• Nenhum resultado encontrado

CONSELHO DE CONTROLE DE ATIVIDADES FINANCEIRAS (COAF)

No documento Sistema Financeiro Nacional (páginas 27-63)

• O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) foi criado pela Lei n. 9.613, de 03 de março de 1998.

• O COAF regula e supervisiona setores obrigados que não possuem órgão supervisor próprio, tais como as empresas de fomento mercantil ou factoring, loterias, comerciantes de obras de arte e antiguidades, comerciantes de joias e metais preciosos, entre outros previstos na Lei n. 9.613/98.

• Na Regulação:

• COAF expede Resoluções que estabelecem as regras para que os setores obrigados cumpram com os deveres de manter registro de transações, de conhecer o cliente, de comunicar situações suspeitas de lavagem de dinheiro ou de financiamento do terrorismo, entre outros requisitos.

• Na Supervisão:

• O COAF conduz averiguações preliminares para verificar o devido cumprimento de suas Resoluções. Por decisão do Plenário, também instaura e julga processos administrativos sancionadores.

• Na prevenção:

• O COAF auxilia as autoridades competentes no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

• A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é uma entidade autárquica, vinculada ao Ministério da Fazenda, dotada de personalidade jurídica de Direito Público, com autonomia administrativa e financeira e sede no Rio de Janeiro. A Superintendência de Seguros Privados : Competências

• processar os pedidos de autorização, para constituição, organização, funcionamento, fusão (união de duas seguradoras, por ex.), encampação (tomada de controle, pela Susep, de entidade por ela autorizada a funcionar), grupamento, transferência de controle acionário e reforma dos Estatutos das Sociedades Seguradoras, opinar sobre os mesmos e os encaminhar ao CNSP; • baixar instruções e expedir circulares relativas à regulamentação das operações

de seguro, de acordo com as diretrizes do CNSP;

• fixar condições de apólices, planos de operações e tarifas a serem utilizadas obrigatoriamente pelo mercado segurador nacional;

• aprovar os limites de operações das Sociedades Seguradoras, de conformidade com o critério fixado pelo CNSP;

• examinar e aprovar as condições de coberturas especiais, bem como fixar as taxas aplicáveis;

• autorizar a movimentação e liberação dos bens e valores obrigatoriamente inscritos em garantia das reservas técnicas e do capital vinculado (o dinheirinho – na verdade um dinheirão – guardado pelas seguradoras para poder liquidar eventuais sinistros, ou seja, eventos que geram o pagamento do valor previsto no seguro);

• fiscalizar a execução das normas gerais de contabilidade e estatística fixadas pelo CNSP para as Sociedades Seguradoras;

• fiscalizar as operações das Sociedades Seguradoras, de acordo com as leis e regulamentações vigentes, e aplicar as penalidades cabíveis;

• proceder à liquidação (venda de bens e cumprimento das obrigações pendentes) das Sociedades Seguradoras que tiverem cassada a autorização para funcionar no País.

IADES - Analista Técnico (FUNPRESP)/Auditoria/2014

para adequar os próprios instrumentos normativos e implementar efetivamente a supervisão baseada em riscos. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta as diretrizes de supervisão baseada em riscos que a SUSEP adotou com o objetivo de preservar a solvência e a capacidade econômico-financeira das entidades supervisionadas.

a)Divulgar e implementar a cultura de riscos; monitorar os controles internos das empresas; e, monitorar a adequação de capital, o passivo atuarial e a qualidade dos ativos.

b)Divulgar a política de controles internos das empresas; monitorar o volume dos ativos; e, divulgar o cenário econômico nacional e o internacional e os respectivos efeitos sobre o mercado.

c) Implementar a cultura de controle e de governança; monitorar o gerenciamento de problemas das empresas; e, monitorar a adequação de capital e o passivo atuarial.

d)Acompanhar o cenário econômico nacional e o internacional e os respectivos efeitos sobre o mercado; divulgar e implementar a cultura de governança corporativa; divulgar a política de controles internos das empresas; e, monitorar a adequação de capital e o passivo atuarial.

e)Orientar e regulamentar diretrizes de governança corporativa; divulgar a política de controles internos das empresas; definir diretrizes de gerenciamento de riscos; e, monitorar o passivo atuarial e a qualidade dos ativos.

Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC • Vinculada ao Ministério da Economia

• fiscalização e supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar e na execução das polı́ticas para o regime de previdência complementar operado pelas entidades fechadas de previdência complementar.

• Dependem de prévia e expressa autorização da PREVIC:

• a constituição e o funcionamento da entidade fechada, bem como a aplicação dos respectivos estatutos, dos regulamentos dos planos de benefícios e suas alterações;

• as operações de fusão, cisão, incorporação ou qualquer outra forma de reorganização societária, relativas às entidades fechadas;

• as retiradas de patrocinadores;

• as transferências de patrocínio, de grupo de participantes, de planos e de reservas entre entidades fechadas.

FCC - AP (MANAUSPREV)/MANAUSPREV/Economia/2015 Autoridade de apoio que faz parte do Sistema Financeiro Nacional:

a)A Superintendência de Seguros Privados − SUSEP − autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguro, previdência aberta e capitalização.

b)A Comissão de Valores Mobiliários − CVM − responsável pela regulação e fiscalização do mercado de capitais, especialmente no que se refere às sociedades de capital aberto.

c) O Banco do Brasil − BB − tem função tı́pica de autoridade monetária, sendo o banco responsável pela emissão de moeda, via ajustamento das contas das autoridades monetárias e do Tesouro Nacional.

d)As caixas econômicas − são instituições de cunho eminentemente social, concedendo empréstimos e financiamentos a programas e projetos de assistência social, saúde, educação, trabalho, transportes urbanos e esporte. e)A Secretaria de Previdência Complementar − SPC − órgão do Ministério da

Previdência Social, responsável por fiscalizar as atividades das entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão).

BACEN Area 3, 2013

Julgue o item a seguir, relativo às finanças públicas e à ordem econômica e financeira. Ao BACEN, integrante da administração pública centralizada, é vedado comprar e vender tı́tulos de emissão do Tesouro Nacional.

BACEN, Area 1, 2013

Acerca do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), julgue o item subsecutivo.

Entre as funções do BACEN, o monopólio de emissão envolve o meio circulante e destina-se a satisfazer a demanda de dinheiro necessária para atender à atividade econômica. Nesse sentido, a emissão de moeda ocorre quando a Casa da Moeda do Brasil entrega papel-moeda para o BACEN.

(CESPE – Banco do Brasil – 2009)

O Comitê de Polı́tica Monetária (COPOM) do BACEN foi instituı́do em 1996, com os objetivos de estabelecer as diretrizes da polı́tica monetária e de definir a taxa de juros. A criação desse comitê buscou proporcionar maior transparência e ritual adequado ao processo decisório do BACEN. Acerca do COPOM e da taxa básica de juros, julgue os próximos itens.

I. O COPOM, constituı́do no âmbito do BACEN, tem como objetivo implementar as polı́ticas econômica e tributária do governo federal.

II. Desde a adoção da sistemática de metas para a inflação como diretriz de polı́tica monetária, as decisões do COPOM visam cumprir as metas para a inflação definidas pelo CMN. Se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do BACEN divulgar, em carta aberta ao ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, as providências e o prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.

CESPE - Especialista (FUNPRESP)/Investimentos/2016

Julgue o item a seguir, relativo ao Sistema Financeiro Nacional (SFN) e ao mercado de valores mobiliários.

O Banco Central do Brasil e a Comissão de Valores Mobiliários supervisionam as corretoras e as distribuidoras de tı́tulos e valores mobiliários, as quais

prestam, entre outros serviços, consultoria financeira e custódia de tı́tulos e valores mobiliários dos clientes.

CESPE - TBN (CEF)/CEF/Administrativa/2014

Com relação às caracterı́sticas e funções do mercado monetário e do mercado de crédito, julgue o item que se segue.

São operações tı́picas do mercado monetário e conhecidas como operações compromissadas as operações de compra com compromisso de revenda, assumido pelo comprador, ou venda com compromisso de recompra, assumido pelo vendedor.

CESPE - Técnico Bancário Novo (CEF)/Administrativa/2010/RJ e SP

A Lei n.o 6.385/1976 criou a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, dotada de autoridade administrativa independente, ausência de subordinação hierárquica, mandato fixo — vedada a recondução —, estabilidade de seus dirigentes, além de autonomia financeira e orçamentária. Com relação aos membros do colegiado da CVM, assinale a opção que apresenta, respectivamente, o tempo de duração do mandato de cada um e a proporção de membros que deve ser renovada anualmente.

a)dois anos - metade b)três anos - um terço c) quatro anos - um quarto d)cinco anos - um quinto e)seis anos - um sexto

CESPE - TBN (CEF)/CEF/Administrativa/2014

A respeito das funções da CVM, julgue o próximo item.

A CVM é uma entidade privada sem fins lucrativos, com personalidade jurı́dica e patrimônio próprios, dotada de autoridade administrativa independente. CESPE - TBN (CEF)/CEF/Administrativa/2014

A respeito das funções da CVM, julgue o próximo item.

Compete à CVM manter o registro de companhias para negociação em bolsa e em mercado de balcão.

CESPE - Perito Criminal Federal/Área 1/2013/

Com referência a conceitos e aplicações do mercado de capitais, julgue o item que se segue.

A Comissão de Valores Mobiliários tem competência para apurar e punir condutas fraudulentas no mercado de valores mobiliários, como atos ou omissões relevantes praticadas no Brasil ou danos a residentes no Brasil, independentemente do local de ocorrência dos fatos.

CESPE - TBN (CEF)/CEF/Administrativa/2014 Com relação ao CRSFN, julgue o item a seguir.

Constitui atribuição do CRSFN julgar a aplicação de multas e custos financeiros associados a recolhimento compulsório.

CESPE - TBN (CEF)/CEF/Administrativa/2014 Com relação ao CRSFN, julgue o item a seguir.

Compete ao CRSFN julgar, em primeira instância, as infrações e penalidades relativas à legislação cambial.

Instituições Operadoras

Instituições financeiras

• Instituições financeiras são as pessoas jurídicas públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros.

• bancos comerciais; • caixas econômicas; • cooperativas de crédito;

• bancos comerciais cooperativos; • bancos de investimento;

• bancos de desenvolvimento;

• sociedades de crédito, financiamento e investimento; • sociedades de crédito imobiliário;

• associações de poupança e empréstimo; • bancos múltiplos;

• agências de fomento; • bancos de câmbio;

• BNDES;

• companhias hipotecárias;

• sociedades de crédito ao microempreendedor. Instituições não-Financeiras

• sociedades de arrendamento mercantil;

• sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; • sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; • bolsas de valores;

• bolsas de mercadorias e de futuros; • administradoras de consórcio; • sociedades corretoras de câmbio; • resseguradores;

• sociedades seguradoras;

• sociedades de capitalização; entidades de previdência complementar. Instituições Financeiras Monetárias

• Recebem depósitos à vista • Bancos Comerciais; • Cooperativas de Crédito; • Caixas Econômicas.

Instituições Financeiras não-Monetárias • bancos de investimento;

• bancos de desenvolvimento;

• sociedades de crédito, financiamento e investimento; • sociedades de crédito imobiliário;

• associações de poupança e empréstimo bancos múltiplos; • agências de fomento;

• bancos de câmbio; • BNDES;

• companhias hipotecárias;

• sociedades de crédito ao microempreendedor.

(CESPE; CEF 2010)

1 - As pessoas jurídicas públicas ou privadas que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros são consideradas

a) A entidades abertas de previdência complementar. b) B bolsas de mercadorias e futuros.

c) C sociedades de capitalização. d) D instituições financeiras. e) E bolsas de valores.

(CESPE; BB 2009)

2 - São consideradas instituições financeiras as pessoas jurídicas, públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, a intermediação ou a aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros.

(CESGRANRIO; BACEN 2010)

3 - Considere a relação de instituições financeiras a seguir. I – Banco do Brasil

II – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social III – Bancos Comerciais

IV – Bancos Regionais de Desenvolvimento

V – Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento VI – Bancos de Investimento São consideradas instituições financeiras monetárias APENAS as nomeadas em

a)I e II. b)I e III. c) III e IV. d)I, III e V. e)I, III e VI. Bancos Comerciais

• Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral.

• A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial;

• O Banco Comercial pode também captar depósitos a prazo • CDB, comercializável

• RDB, não comercializável

• O banco comercial deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco"

(CESPE; BRB 2009)

5 - A captação de depósitos à vista representa a atividade básica dos bancos comerciais e os qualifica como instituições financeiras monetárias.

6 - Os bancos comerciais podem captar depósitos à vista, mas não podem captar depósitos a prazo, o que está facultado apenas aos bancos de investimento.

Cooperativas de Crédito

jurídicas de uma mesma atividade econômica ou, excepcionalmente, de diversas atividades econômicas) à vista ou a prazo e fornecem crédito para os associados que precisarem.

• investir o dinheiro que está sobrando do seu caixa no mercado financeiro; • repassar financiamentos de outras instituições financeiras nacionais ou

estrangeiras;

• podem receber doações de qualquer entidade e recursos de fundos oficiais; • prestar garantias, somente a associados, inclusive em operações realizadas ao

amparo da regulamentação do crédito rural em favor de associados produtores rurais.

Tipos de cooperativas de crédito

• Cooperativas de crédito singulares • Cooperativas centrais de crédito

• Confederações de cooperativas centrais

(CESPE; BB 2009)

7 - O segmento de crédito cooperativo brasileiro conta com mais de três milhões de associados em todo o Brasil, número que se encontra em significativa expansão. O segmento tem-se caracterizado, nos últimos anos, por uma trajetória de crescimento e constante mudança em relação ao perfil das cooperativas. A participação das cooperativas de crédito nos agregados financeiros do segmento bancário é crescente. As cooperativas de crédito observam, além da legislação e das normas do SFN, a Lei nº 5.764/1971, que define a política nacional de cooperativismo e institui o regime jurídico das sociedades cooperativas. Com relação às cooperativas de crédito, julgue os próximos itens.

As cooperativas de crédito podem conceder crédito somente a brasileiros maiores de 21 anos de idade, por meio de desconto de títulos, empréstimos e financiamentos, e realizar aplicação de recursos no mercado financeiro.

• As Cooperativas Centrais de Crédito podem constituir Bancos Comerciais • Funciona como um banco comercial

As Caixas Econômicas

• focadas no crédito habitacional e em penhores, podiam receber depósitos à vista ou em poupança e não tinham fins lucrativos.

• Atualmente, só existe a CEF

• especializada na intermediação dos poupadores interessados em financiar bens imóveis principalmente por meio de Letras Hipotecárias e os investidores que querem comprar prédios e habitações.

As Caixas Econômicas • Serviços Financeiros:

• captação de depósitos à vista

• captação de depósito em poupança

• crédito direto ao consumidor, financiando bens de consumo duráveis • empréstimo sob garantia de penhor industrial

• e caução de títulos

• tem o monopólio do empréstimo sob penhor de bens pessoais • tem o monopólio da venda de bilhetes de loteria federal

• centraliza o recolhimento e posterior aplicação de todos os recursos oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

Instituições Operadoras Bancos de Investimento

• Os bancos de investimento não recebem depósito à vista e, portanto, são Instituições Financeiras Não-Monetárias.

• Os bancos de investimento funcionam principalmente como intermediários entre aqueles que têm dinheiro sobrando e não estão com pressa para recebê-lo de volta e as empresas que precisam comprar prédios, máquinas etc. e,

portanto, precisam de um prazo bem grande para pagar o financiamento. De acordo com o CMN

• os bancos de investimento são instituições financeiras de natureza privada especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros e devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima.

Origem dos recursos

• depósitos a prazo, com ou sem emissão de certificado (podem emitir CDBs ou outros títulos semelhantes);

• recursos oriundos do exterior, inclusive por meio de repasses interbancários; • repasse de recursos oficiais;

• depósitos interfinanceiros ;

• outras formas de captação autorizadas pelo BACEN

(CESGRANRIO; BACEN 2009)

13 - As instituições financeiras não monetárias a)incluem os bancos comerciais.

b)incluem as cooperativas de crédito. c) incluem as caixas econômicas.

d)captam recursos através da emissão de títulos. e)captam recursos através de depósitos à vista. (ESAF; BACEN 2002)

14 - Com relação às funções, objetivos e regulamentação dos Bancos Comerciais e dos Bancos de Investimento, avalie as afirmações a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. Em seguida, assinale a opção que contém a sequência correta de avaliações:

( ) Os bancos comerciais recebem depósitos a vista e atuam na concessão de empréstimos de curto e médio prazos.

capitais e na concessão de empréstimos e financiamentos de médio e longo prazos. ( ) Ambas as instituições, bancos comerciais e bancos de investimento podem captar recursos por meio de depósitos a prazo.

( ) Os bancos comercias não podem captar recursos por meio da emissão de debêntures, porém os bancos de investimento podem captar recursos por meio da emissão de debêntures próprias.

a) a) V, V, F, F b) b) V, V, V, F c) c) F, F, V, V d) d) V, V, F, V e) e) V, F, V, F Bancos de Desenvolvimento

• O objetivo principal dos Bancos de Desenvolvimento é proporcionar o suprimento dos recursos necessários ao financiamento, a médio e longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social dos respectivos Estados da Federação onde tenham sede, cabendo-lhes apoiar prioritariamente o setor privado.

Modalidades de operações ativas: • Empréstimos

• Financiamentos

• Prestação de garantias • Investimentos

• Arrendamento mercantil

• Outras modalidades autorizadas pelo BACEN

Recursos de terceiros: • depósitos a prazo fixo; • operações de crédito

• operações de crédito ou contribuições do setor público federal, estadual ou municipal;

• emissão ou endosso de cédulas hipotecárias ;

• (as cédulas e os títulos hipotecários são títulos de crédito que as IFs emitem para se financiar e que são garantidos por hipotecas em posse dessas IFs)

• outras modalidades de captação

Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento • Financeiras (BMG, Cacique)

• objetivo básico a realização de financiamento para a aquisição de bens (geralmente carro, moto, geladeira), serviços e capital de giro.

• Captação de recursos

• Recibos de Depósito Bancário • Letras de Câmbio Financeiras

(CESGRANRIO; BACEN 2009)

15 - Considere a relação de instituições financeiras a seguir. I – Banco do Brasil

II – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social III – Bancos Comerciais

IV – Bancos Regionais de Desenvolvimento

V – Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento VI – Bancos de Investimento

São consideradas instituições financeiras monetárias APENAS as nomeadas em a) I e II.

b) I e III. c) III e IV.

d) I, III e V. e) I, III e VI.

Sociedades de Crédito Imobiliário

• financiamento para construção de habitações, abertura de crédito para compra ou construção de casa própria, financiamento de capital de giro a empresas incorporadoras, produtoras e distribuidoras de material de construção.

• Formas de captação de recursos: • depósitos de poupança; • letras hipotecárias; • letras imobiliárias;

• repasses e refinanciamentos contraídos no País, inclusive os provenientes de fundos nacionais;

• empréstimos e financiamentos contraídos no exterior, inclusive os provenientes de repasses e refinanciamentos de recursos externos.

• depósitos interfinanceiros, nos termos da regulamentação em vigor; • outras formas de captação de recursos, autorizadas pelo Banco Central

do Brasil.

Associações de Poupança e Empréstimo

• As Associações são sociedades civis (não é uma pessoa jurídica e, portanto, não é uma S/A como a maioria das IFs), sendo de propriedade comum dos seus associados, que são as pessoas físicas e jurídicas que depositam dinheiro a prazo na Associação.

• As Associações de Poupança e Empréstimo atuam no financiamento imobiliário principalmente dos seus associados

• Captação de recursos

• Emissão de letras e cédulas hipotecárias,

• Recebimentos de depósitos interfinanceiros e empréstimos externos

Sociedades de Arrendamento Mercantil • Leasing

• No arrendamento mercantil, o arrendador (uma Sociedade de Arrendamento Mercantil, por exemplo) compra o bem financiado (um avião, por ex.) e o

No documento Sistema Financeiro Nacional (páginas 27-63)

Documentos relacionados