• Nenhum resultado encontrado

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No documento 2016.1 Anderson Cerqueira Guedes (páginas 51-75)

Como resultados da elaboração deste trabalho, destaca-se a elaboração do Censo da Educação Superior 2015 da UEFS utilizando o Codec Desktop, sem o auxílio de outras ferramentas ou a necessidade de preenchimento de formulários online. Com esta solução, foi possível obedecer os prazos do Inep e contornar as dificuldades de acesso e integração de dados apresentadas na Instituição. De acordo com a equipe responsável pela elaboração do Censo, houve um ganho significativo no processo como um todo. Mesmo considerando a necessidade imposta por esta solução em utilizar o console de linha de comando e transferir manualmente os arquivos do sistema GeDE (gerador dos arquivos de dados) para o Codec Desktop (codificador dos arquivos), os benefícios obtidos com esta aplicação foram superiores às limitações observadas. A maior das vantagens foi o mapeamento das inconsistências que se apresentaram nos arquivos codificados. Esse mapeamento só foi possível pois as soluções utilizadas estavam sob o domínio do grupo de implementação. Desse modo, pode-se garantir onde a inconsistência estava sendo produzida, a exemplo de CPFs inválidos, situação de alunos no curso diferentes de situações de anos anteriores, titulações de docentes divergentes das informadas em anos anteriores, dentre outras. Com isso, o número de inconsistências foi reduzido de forma bastante expressiva em relação aos Censos anteriores: de 1.007 páginas (Censo 2014) para 7 páginas (Censo 2015).

Indiretamente, a existência do Codec induziu a construção de uma base de dados objetivando a integração dos dados necessários ao Censo. Através das interfaces criadas para manipulação destes dados, foram facilitados: a verificação das informações, correção (quando necessárias), complementações e extração de estatísticas diversas, além de cruzamento de dados resultando em informações úteis aos trabalhos realizados no setor demandante das soluções. Pode-se citar ainda o que se julga mais importante no referido setor: o início do processo de qualificação dos dados, através da sistematização das informações de determinados setores, atualização de dados (usualmente cadastrais), eliminação de duplicidade de dados que geravam inconsistências e possibilidade de mapeamento dos erros. A partir desses resultados, foi possível responder os questionamentos iniciais sobre a natureza da ocorrência de eventuais problemas no processamento.

Com a revisão e requalificação do Codec, fruto desta etapa do trabalho, constatou-se que os resultados permanecem coerentes. Não foram observadas discrepâncias quando os

arquivos, já submetidos ao Inep na versão anterior, foram novamente codificados e decodificados na nova versão.

Ainda foram obtidos como resultados os documentos de levantamento de requisitos, que serviram para sistematizar os dados correspondentes na Instituição (UEFS) de acordo com a visão do Inep.

Outra vantagem provém do fato que o Codec Desktop foi projetado para suportar eventuais alterações em Censos futuros, minimizando o custo de manutenção ao permitir a reutilização de código. Um programador que deseje codificar ou decodificar arquivos para o Censo 2016, por exemplo, pode reutilizar a implementação padrão dos layouts e seus processadores. Será possível ainda estendê-las ou sobrescrever os métodos totalmente no escopo da nova classe, onde a decisão dependerá somente das especificações relatadas pelos manuais e layouts oficiais dos novos censos.

A interface Censo Codec Web integrou o sistema GeDE com o Codec Desktop, otimizando a produção de arquivos codificados. De acordo com os testes realizados, não foram necessários ajustes no Codec para o funcionamento integrado ao GeDE. A produção dos arquivos do Censo 2015 da UEFS utilizando esta abordagem resultou em um ganho significativo de tempo para a geração dos arquivos codificados. Além disso, a solução propiciou simulações de inconsistências, onde observou-se a facilidade em identificá-las e corrigi-las.

O Censo Codec Cloud estendeu a funcionalidade do Codec Web, favorecendo a disponibilidade dos serviços de codificação e decodificação em Nuvem. Existem vários aspectos vantajosos na utilização do processamento em Nuvem: a colaboração entre os usuários no uso da aplicação; disponibilidade para uso apenas utilizando-se de uma conexão de internet aliado a liberdade de localização geográfica para acesso; gerenciamento dos serviços são gerenciados de forma transparente para o usuário; os aspectos relacionados a virtualização, onde cada usuário utiliza os recursos oferecidos como se fossem únicos, independente do arranjo físico dos dispositivos físicos.

No entanto, embora o Codec Cloud satisfaça os requisitos funcionais essenciais, algumas dificuldades foram apresentadas no processo de implantação na Nuvem. Em dado momento, dois servidores apresentaram falhas na inicialização das máquinas virtuais e o acesso ao servidor front-end foi obstruído por problemas na autenticação. A ocorrência destes fatos, resultou na inviabilização da disponibilização do Codec Cloud nesta estrutura. Consequentemente, não foi possível aplicar os testes propostos, tais como foram realizados nas abordagens desktop e web. Novas tentativas de recuperação da Nuvem estão sendo realizadas.

Para trabalhos futuros, destaca-se a possibilidade de complementações do Codec para codificação de mais de um arquivo simultaneamente, ou ainda, a escolha de mais de um curso por arquivo no escopo do Censo da UEFS, por exemplo. Em relação ao Codec Cloud, devem ser tratados os aspectos de segurança considerando o uso de uma estrutura de Nuvem. Além disso, deve-se considerar os demais aspectos relacionados a este tipo de estrutura, tais como confiabilidade, controle de recursos, latência, privacidade, dentre outros.

REFERÊNCIAS

ARMBRUST, M. et al. Above The Clouds: A Berkley View of Cloud Computing. Berkley: University of California, 2009. Disponível em:

<https://www2.eecs.berkeley.edu/Pubs/TechRpts/2009/EECS-2009-28.pdf>. Acesso em: 28 de julho de 2016.

BYCHKOV, D. Desktop vs. Web Applications: A Deeper Look and Comparison. 2013. Disponível em: <http://www.seguetech.com/desktop-vs-web-applications-a-deeper-look-and- comparison/>. Acesso em: 31 de agosto de 2016.

Inep. Censo da Educação Superior. 2016. Disponível em:

<http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior>. Acesso em: 28 de julho de 2016.

Inep. Censo da educação superior: 2010 – Resumo Técnico. Brasília: Inep, 2012. Disponível em:

<http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2010/resumo_tecnico_censo_educaca o_superior_2010.pdf>. Acesso em: 19 de agosto de 2016.

Inep. Manual do usuário: Módulo de Migração do Censo do Ensino Superior 2015. Disponível em:

<http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/questionarios_e_manuais/20 15/Manual_Migracao_2015.pdf>. Acesso em: 18 de agosto de 2016.

Inep. Migração – Documentos. 2015. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/censo- da-educacao-superior/migracao>. Acesso em: 18 de agosto de 2016.

BRASIL. Decreto nº 6.425, de 4 de abril de 2008. Dispõe sobre o censo anual da educação. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-

2010/2008/Decreto/D6425.htm>. Acesso em: 19 de agosto de 2015.

BRASIL. Portaria nº 794, de 23 de agosto de 2013. Dispõe sobre o Censo da Educação

Superior. Disponível em:

<http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/legislacao/2014/portaria_n_7 94_26_agosto_2013_censo.pdf>. Acesso em: 19 de agosto de 2016.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007. Republicada com correção. Diário Oficial da União. Brasília, DF: 29 dez. 2010. Seção 1. p. 39-43. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2014-pdf/16763- port-norm-040-2007-seres>. Acesso em: 19 de agosto de 2016.

ERL, T.; PUTTINI, R.; MAHMOOD, Z. Cloud Computing: Concepts, Technology &

GAMMA, E. et al. Padrões de Projeto – Soluções Reutilizáveis de Software Orientado a

Objetos. Reading, MA: Addison Wesley, 1995.

LEWIS, G. Basics About Cloud Computing. Software Engineering Institute. Pittsburgh: 2010. Disponível em:

<http://resources.sei.cmu.edu/asset_files/WhitePaper/2010_019_001_28877.pdf>. Acesso em: 04 de setembro de 2016.

ORACLE. The Java Technology Phenomenon. 2016. Disponível em:

<https://docs.oracle.com/javase/tutorial/getStarted/intro/definition.html>. Acesso em: 28 de julho de 2016.

POP, P. Compairing Web Applications with Desktop Applications: An Empirical Study. Linköping University, Sweden: 2000. Disponível em:

<http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.421.5230&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 02 de setembro de 2016.

STROWD, H.; LEWIS, G. T-Check in Systems-of-Systems Technologies: Cloud Computing. Pittsburgh, PA: Software Engineering Institute, Carneggie Mellon University: 2010. Disponível em: <http://resources.sei.cmu.edu/asset_files/TechnicalNote/2010_004_001_15167.pdf>. Acesso em: 02 de setembro de 2016.

No documento 2016.1 Anderson Cerqueira Guedes (páginas 51-75)

Documentos relacionados