• Nenhum resultado encontrado

O tema abordado neste Trabalho de Conclusão de Curso levou em consideração a nova configuração das princesas nos contos maravilhosos contemporâneos, as quais surgem a partir dos contos clássicos, com um padrão estereotipado em suas belezas, indefesas, frágeis, personagens representadas em contos infantis tradicionais.

Ao investigar histórias da literatura contemporânea, a pesquisa desenvolveu-se a partir da leitura, análise e interpretação das obras: O Fantástico Mistério de Feiurinha; Príncipes e

Princesas, Sapos e Lagartos: Histórias Modernas de Tempos Antigos; As Belas Adormecidas (e algumas acordadas); Até as princesas soltam pum.

Nesse contexto, pode-se conferir o surgimento de princesas mais corajosas e livres em suas características, cooperando com a qualidade intertextual da literatura infantojuvenil. Nas narrativas, a atitude das princesas é formada de coragem, força e inteligência, qualidades, até então, atribuídas ao sexo masculino. As histórias apresentam, a partir desse argumento, princesas autônomas e não mais submissas aos príncipes.

De acordo com o marco teórico de referência, assim como existe a diferença das duas princesas em A Bela Adormecida, no conto clássico e no contemporâneo, os leitores, com o passar do tempo, transformam-se, podendo ou não, seguir os novos exemplos de comportamentos impostos pela sociedade.

Para ajudar na resolução de conflitos humanos, entre outras razões, é que a literatura infantojuvenil se faz necessária. Prova disso são as princesas apresentadas na literatura contemporânea, que surgem como recurso para abordagem, tanto no ambiente familiar quanto no escolar, de temas problemáticos, dentre eles, a união homem-mulher, entre tantos outros temas pertinentes à nossa atualidade.

A personagem literária é moldada pelos escritores para desempenhar um papel de suma importância, enriquecendo a literatura contemporânea, evidenciando um novo homem com qualidades e defeitos e contribuindo, dessa forma, para que o leitor possa superar seus conflitos.

Também é importante enfatizar, ao finalizar este trabalho, que as personagens princesas destacadas nas obras selecionadas estão mais próximas da personagem- individualidade, pois buscam suas identidades pessoais, seus sonhos e seus próprios caminhos, distanciando-se das personagens-tipo que deram origem às histórias contemporâneas. As novas princesas fogem, portanto, da figura engessada da princesa que fica esperando pelo príncipe e só a ele se dedica, esquecendo, muitas vezes, de si própria.

Pode-se afirmar que os contos maravilhosos contêm diversos problemas do cotidiano, com os quais a criança se depara com frequência. São esses contos contemporâneos que facilitam o entendimento de valores tais como: bem/mal, certo/errado, ajudando-a a resolver seus próprios dilemas e construindo a sua personalidade de maneira equilibrada.

Os autores, de acordo com concepções e apontamentos analisados, procuram, em suas obras, narrar que é viável e oportuno ao leitor compreender o sentido da vida por intermédio dos contos, ou seja, da literatura infanto-juvenil. Oportuno, também, destacar a importância da criança extrair suas próprias conclusões, com uma visão crítica do que foi lido, podendo aprimorar seus conhecimentos para amadurecimento de conceitos, de pontos de vista e de opiniões.

Com o objetivo de enfatizar a desconstrução de estereótipos de perfeição e beleza impostos pela sociedade, os autores das obras analisadas levam o leitor a refletir sobre o perfil das princesas no período clássico, estabelecido como perfeito. Diferentemente e de modo comparativo, a literatura contemporânea apresenta transformações, inclusive, defeitos, semelhantes aos seres humanos, como na história As Princesas soltam pum.

Trabalhar com os contos contemporâneos e com as personagens princesas viabilizou, neste estudo, a compreensão do quanto os mesmos podem ser utilizados como ferramenta essencial para a família e para o educador reforçarem as descobertas da criança, de si própria e do mundo.

A integração da criança em atividades de leitura e contação de histórias contemporâneas nos contextos escolar e familiar propicia um melhor desenvolvimento emocional e intelectual da criança. Ao iniciar o contato com o mundo imaginário da literatura, a criança pode adquirir o gosto pela leitura, imprescindível em todas as esferas humanas.

Diante do exposto, resta apenas salientar que a literatura infantojuvenil contribui, essencialmente, para formação crítica da criança, futura leitora competente. O tema desenvolvido neste trabalho, além de instigante e agradável, estimula novas leituras, novas análises, enfim, futuros estudos e pesquisas, sempre pensando na contribuição que se pode dar para o processo educativo.

REFERÊNCIAS

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5 ed. São Paulo: Scipione, 2005.

AGUIAR, Vera Teixeira; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

AMARILHA, Marly. Estão mortas as Fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. Natal: EDUFRN, 2001.

BANDEIRA, Pedro. O fantástico mistério de Feiurinha. 8. ed. São Paulo: FTD, 1991.

BARBOSA, Ângela Márcia Damasceno Teixeira. Antigos Contos Novas Histórias na

Literatura Infantil Brasileira. São Paulo: Travessia, 1982.

BARBOSA, Ângela Márcia Damasceno Teixeira. A literatura Infantil e a Construção da

Identidade Feminina e Masculina. V ENECULT- Encontro de Estudos Multidisciplinares

em Cultura. Salvador, 2009.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fada. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

BORGES, Andréa Keane Lima. Readequando Estereótipos: Novos Príncipes e Princesas. Monografia. Catolé do Rocha: PB, 2014.

BRENMAN, Ilan. Até as princesas soltam pum. São Paulo: Brinque-Book, 2008.

CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil? 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

CÂNDIDO, Antonio [et.al.] A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2005.

CHIAPPINI, Lígia. Reinvenção da Catedral: língua, literatura, comunicação: novas tecnologias e políticas de ensino. São Paulo: Cortez, 2005.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

DIAS, Camila. Análise do livro: Até as princesas soltam pum. Bahia: Pet Pedagogia UFBA, 2012.

FREITAS, Tino; SISTO, Celso. A história fora do papel: a oralidade e multiplicação dos espaços. Passo Fundo: Ed. UPF, 2013.

KHEDE, Sonia Salomão. Personagens da Literatura Infanto-juvenil. São Paulo: Ática, 1986.

LUIZ, Fernando Teixeira. Desvendando o Mistério de Feiurinha: uma proposta de leitura para a narrativa de Pedro Bandeira. Trama, Marechal Cândido Rondon, PR, vol 2, 2015.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Texto, crítica, escritura. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

NEULS, Janaína Souza. Contos de fadas modernos: ensinando modos de ser homem e mulher. Seminário Internacional Fazendo Gênero 7- Gênero e Preconceitos. Anais. Florianópolis: EDUFSC, 2006.

SILVA, Claudia Jamille da. Reflexões sobre dialogismo e contação de histórias: recepção da obra até as princesas soltam pum. 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015.

SOUZA, Flávio de. Príncipes e princesas, sapos e lagartos: histórias modernas de tempos antigos. 6ª edição. São Paulo: FTD, 1996.

TOMAZELLI, Alessandra Zahn. Literatura Infantil: A contação de histórias enquanto ferramenta auxiliar no desenvolvimento do gosto pela leitura. Monografia. Erechim, 2015.

TORERO, José Roberto; PIMENTA, Marcus Aurelius. As Belas Adormecidas (e algumas acordadas). São Paulo: Companhia das letrinhas, 2017.

Documentos relacionados