• Nenhum resultado encontrado

Esse Capitulo apresentou as taxas de velocidades obtidas na realização dos testes de leitura e escrita, tanto de modo sequencial quanto de modo aleatório. Os resultados obtidos nos dispositivos foram bastante equilibrados e chegaram a taxas de leitura de 165 MB/s e com 155 MB/s na escrita. Apenas o BTRFS apresentou desempenho significativamente pior que os outros competidores. O Capitulo seguinte apresentará as conclusões obtidas desse trabalho.

37

5 CONCLUSÃO

Esse trabalho buscou mostrar as principais diferenças entre alguns sistemas de arquivos. Entre essas diferenças estão a velocidade de escrita e leitura tanto de modo sequencial quanto de modo aleatório.

Com exceção do Btrfs, os outros sistemas de arquivos demonstraram desem- penho muito equilibrados, com isso não houve um único sistema de arquivo que se destacou em todos os testes. O sistema de arquivo JFS obteve as mais altas taxas de escrita aleatória, chegando a ser 14 vezes mais rápido que o Btrfs, e 2 vezes mais rápido que o Ext4.

Já no teste de leitura aleatória o Ext4 obteve os melhores resultados, porém somente nos dispositivos SSDs. Nos dispositivos HDDs o Btrfs atingiu as melhores taxas - cerca de 1,62 vezes mais rápido no dispositivo HDD1 e 1,82 no dispositivo HDD2.

No teste de escrita sequencial, novamente o sistema de arquivo JFS alcançou as taxas de velocidades mais alta, chegando a 155,23 MB/s combinado com o SSD2. Na leitura sequencial o sistema de arquivo Ext4 foi superior aos outros sistemas em todos os dispositivos de armazenamento.

Comparando a família dos sistemas de arquivos Ext2, Ext3 e Ext4, o sistema Ext4 obteve as taxas mais altas em todos os testes. Demonstrando assim, possuir maior eficiência que seus antecessores.

Uma das diferenças que justificam o melhor desempenho do Ext4, é que no Ext3, quando um programa fosse utilizar um espaço no dispositivo de armazenamento, ocorria uma pré-alocação, no qual os inodes eram preenchidos com zeros. Já o Ext4 permite fazer a pré-alocação de arquivos sem fazer o preenchimento, o que garante uma melhor performance.

Considerando os dispositivos de armazenamento, os SSDs mostraram ser significativamente mais rápidos em todos os testes, em função de não possuírem partes mecânicas e conterem memórias flash. Em relação aos HDDs, o HDD1 apresentou leve vantagem quando comparado ao dispositivo HDD2, sendo que nos testes de leitura sequencial chegou a ser 43% mais veloz. Uma das vantagens do HHD1 é que apresenta 7.200 rpm (rotações por minuto) diminuindo assim o tempo de latência, ou seja, o tempo necessário para atingir o início do setor a ser lido ou escrito, já o HDD2 apresenta 5.400 rpm.

38 Considerando todos os testes realizados nesse trabalho, Ext4 e JFS obtiveram os melhores resultados. Porém, a velocidade não deve ser o único fator na escolha do sistema de arquivos, fatores como suporte a atributos estendidos e ao redimensiona- mento do sistema de arquivos, seja online ou offline, além de estabilidade, têm papéis mais importantes que o desempenho.

5.1

Trabalhos Futuros

Como trabalho futuro pretende-se expandir a análise a outros sistemas de arquivos, levando em consideração a ampla diversidade desses sistemas.

Outra proposta seria analisar o consumo energético dos sistemas de arquivos, considerando os que utilizam journal tendem a ter um processamento mais alto. Do mesmo modo, pode-se expandir o estudo aos dispositivos de armazenamento, pois os dispositivos SSDs são concebidos de memórias flash diferentemente do HDD, o qual é composto por partes mecânicas.

Em suma, por meio dessas propostas de estudos, seria possível identificar o melhor sistema de arquivo a ser instalado para um determinado tipo de aplicação.

39

REFERÊNCIAS

BIERMAN, M. Começando com o Btrfs Sistemas de Arquivos no Oracle Linux. 2012. Disponível em: <http://http://www.oracle.com/technetwork/articles/ servers-storage-admin/gettingstarted-btrfs-1695246.html>. Acesso em: 21 out. 2016. CARD, R.; TS’O, T.; TWEEDIE, S. Design and implementation of the second extended filesystem. In: Proceedings of the first Dutch international symposium on Linux. [S.l.: s.n.], 1994. v. 1.

DEITEL, H.; DEITEL, P.; CHOFFNES, D. Sistemas operacionais. [S.l.]: PRENTICE HALL BRASIL, 2005. ISBN 9788576050117.

GRAPHICS, S. XFS: A journaling do sistema de arquivos de alto desempenho. [S.l.], 2006. Disponível em:<http://oss.sgi.com/projects/xfs/>. Acesso em: 08 maio 2016. HILZINGER, M. O futuro dos seus arquivos. Linux Magazine, v. 54, p. 47–49, 2009. HILZINGER, M. Qual é o melhor? Linux Magazine, v. 54, p. 40–44, 2009.

INFOWESTER. Sistema de arquivos ext3. [S.l.], 2007. Disponível em: <http: //www.infowester.com/linext3.php>. Acesso em: 09 ago. 2016.

INFOWESTER. O que é SSD (Solid-State Drive)?? [S.l.], 2010. Disponível em:

<http://www.infowester.com/ssd.php>. Acesso em: 08 ago. 2016.

JONES, M. T. Anatomia dos Sistemas de Arquivos de journaling do Linux. 2008. Dispo- nível em:<https://www.ibm.com/developerworks/br/library/l-journaling-filesystems/>. Acesso em: 21 ago. 2016.

KOPYTOV, A. Sysbench manual. MySQL AB, 2012.

MACHADO, F. B.; MAIA, L. P. Arquitetura de sistemas operacionais. [S.l.]: LTC, 2004. v. 4.

MATHUR, A. et al. The new ext4 filesystem: current status and future plans. In: CITESEER. Proceedings of the Linux symposium. [S.l.], 2007. v. 2, p. 21–33.

MICHELONI, R.; MARELLI, A.; ESHGHI, K. Inside solid state drives (SSDs). [S.l.]: Springer Science & Business Media, 2012. v. 37.

OLIVEIRA, R. S.; CARISSIMI, A. S.; TOSCANI, S. S. Sistemas Operacionais-Vol. 11: Série Livros Didáticos Informática UFRGS. [S.l.]: Bookman Editora, 2010.

REITTER, J. Qual é o melhor? Fundamentos dos sistemas de arquivos com journaling, v. 02, p. 19–22, 2004.

TANENBAUM, A. S.; FILHO, N. M. Sistemas operacionais modernos. [S.l.]: Prentice-Hall, 1995. v. 3.

TANENBAUM, A. S.; WOODHULL, A. S. Sistemas Operacionais: Projetjos e Implementação. [S.l.]: Bookman Editora, 2009.

40 TECMUNDO. Como funciona um disco rígido? [S.l.], 2013. Disponível em: <http://www. tecmundo.com.br/aumentar-desempenho/3469-como-funciona-um-disco-rigido-. htm>. Acesso em: 10 ago. 2016.

TECMUNDO. O que é HDD? Conheça a tecnologia que guarda seus dados ‘para sempre’. [S.l.], 2015. Disponível em:<http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/ 12/o-que-e-hdd-conheca-tecnologia-que-guarda-seus-dados-para-sempre.html>. Acesso em: 11 ago. 2016.

Documentos relacionados