• Nenhum resultado encontrado

O planejamento estratégico para reciclagem e aproveitamento dos dejetos gerados em um sistema de criação animal inicia-se com um projeto detalhado das instalações, as quais deverão ser adequadas tanto para os animais como para facilitar a remoção dos resíduos, visando seu aproveitamento.

Nesta pesquisa, trabalhou-se com uma estrutura existente, onde não haviam condições adequadas para aproveitamento dos dejetos. A limpeza das instalações é normalmente realizada com grande quantidade de água, o que além de aumentar o volume dos resíduos gerados proporciona perda de nutrientes, uma vez que o reservatório (esterqueira) é a céu aberto.

Os resultados gerados nesta pesquisa são importantes e úteis para o aproveitamento dos dejetos produzidos em uma unidade de confinamento para novilhos superprecoces, desde que estes possam ser retirados por raspagem e no máximo, em seguida, uma quantidade de água adequada para lavagem do piso. Desta forma, os dejetos poderão ser submetidos aos processos biológicos aqui estudados.

Com relação aos processos de reciclagem avaliados, alguns comentários se fazem pertinentes.

A compostagem mostrou-se viável do ponto de vista do desempenho do processo no sentido de estabilização da matéria orgânica. Entretanto, em termos práticos, algumas características do dejeto podem comprometer a utilização do processo. Em um confinamento comercial a quantidade de dejetos gerados é muito grande. Desde que exista possibilidade de recuperação, serão gerados aproximadamente 3,0 kg de dejeto (MS)/ganho de

peso vivo. A estocagem de todo este material para ser submetido ao processo de compostagem irá requerer grande quantidade de área. Neste período, um problema sério certamente ocorrerá, a proliferação de moscas, com risco de disseminação de doenças por vetores. Em seguida, para a condução do processo de compostagem há necessidade de realização de revolvimentos freqüentes, os quais, de acordo com a quantidade de dejetos, deverão ser realizados mecanicamente. Para facilitar o processo, a utilização de um material rico em Carbono misturado aos dejetos seria importante para aumentar a relação C:N e favorecer a aeração. Entretanto, ao se considerar uma produção industrial de novilhos superprecoces, seria necessária grande quantidade de material vegetal, que além de aumentar a mão de obra envolvida no processo, aumentaria também a área necessária para confecção das leiras, uma vez que este ocuparia mais espaço.

Com relação a vermicompostagem, como dito no trabalho, as características químicas e fisico-químicas dos dejetos não favorecem o processo. Entretanto, algumas alternativas podem ser implementadas com o objetivo de tornar o dejeto mais adequado ao desenvolvimento das minhocas. Tais alternativas seriam a lavagem do material para diminuir a condutividade elétrica e a utilização de material vegetal para melhorar a relação C:N. Em ambas as alternativas a existência de um viveiro para adaptar as minhocas ao esterco antes de inocula-las nos canteiros seria interessante. Com estas medidas, o processo de vermicompostagem poderá ser conduzido. No entanto, outras questões surgem, como a viabilidade técnica e econômica relacionada às perdas de nutrientes ocasionados pela lavagem dos dejetos e a disponibilidade de material vegetal para melhorar a relação C:N e favorecer o processo.

A biodigestão anaeróbia por fim, pode ser a solução mais próxima da ideal para um confinamento de novilhos superprecoces. Uma vez retirados os dejetos por raspagem, a água utilizada para lavagem do piso pode ser utilizada para compor a mistura do substrato, de aproximadamente 2:1, ou seja, duas partes de água para uma parte de dejeto (com teor de sólidos totais em torno de 20%). Desde que as instalações permitam a coleta dos dejetos desta maneira, projeta-se o biodigestor de forma a facilitar a carga bem como o armazenamento e/ou a utilização do biofertilizante de acordo com as características do local, aproveitando inclusive a topografia. O maior inconveniente da biodigestão anaeróbia, encontrado nesta pesquisa, foi o início do processo. Dadas as características dos dejetos, a partida do biodigestor requer alguns

cuidados. Porém a utilização de inóculo, biofertilizante ou mesmo esterco de bovinos com alimentação convencional, favorece a partida. A produção de biogás no início do processo é mais lenta quando comparada à biodigestão anaeróbia de esterco de bovinos convencionais, retardando o começo do abastecimento diário até que as condições estejam favoráveis aos microrganismos.

8. CONCLUSÕES

Os resultados obtidos nos quatro ensaios realizados permitem concluir: - o coeficiente de resíduo em uma instalação para confinamento de novilhos

superprecoces é de 3,03, ou seja, para cada kg de animal produzido gera-se 3,03 kg (matéria seca) de dejeto;

- considerando todo o período de confinamento, 154 dias, cada animal gerou em média, 515,4 kg de dejeto (matéria seca) ou 2577 kg (fezes + urina), os quais em termos de kg nutrientes produzidos por animal representam 12,4 kg N; 8,8 kg P2O5; 6,7 kg K2O; 397,0 kg MO; 219,6 kg C; 13,9 kg Ca; 2,6 kg Mg; 1,6 kg S; 2,2 kg Na; 0,05 kg Cu; 1,0 kg Fe; 0,06 kg Mn; 0,11 kg Zn;

- o processo de compostagem é adequado para promover a reciclagem dos dejetos de novilhos superprecoces, apresentando redução de peso de 44,5%; 40,5% e 43,8% para os dejetos provenientes de animais alimentados com as dietas 1, 2 e 3, respectivamente; e de volume de 44,64%; 50% e 47,97% para os dejetos provenientes de animais alimentados com as dietas 1, 2 e 3 , respectivamente.

- O processo de vermicompostagem, nas condições deste ensaio, mostrou-se inadequado para promover a reciclagem dos dejetos de novilhos superprecoces, dadas suas características físico-químicas e químicas;

- quanto à produção de biogás, tanto para o ensaio com biodigestores batelada como contínuo, os dejetos provenientes de animais alimentados com a dieta 2 produziram maior quantidade de biogás;

- no ensaio com biodigestores batelada, o substrato composto pela dieta 2, sem a utilização de inóculo, na temperatura de 35º C apresentou o maior potencial de produção de biogás por kg de ST adicionado (0,25428 m3 de biogás);

- no ensaio com biodigestores contínuos observou-se efeito positivo da utilização de inóculo, da temperatura e das dietas, ou seja, o maior valor de produção de biogás foi obtidos com a utilização de inóculo, na temperatura de 40º C para o dejeto produzido a partir da dieta 2 (0,5547 m3 de biogás/kg ST adicionados);

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AHRING, B. K.; IBRAHIM, A. A.; MLADENOVSKA. Effect of temperature increase from 55 to 65º C on performance and microbial population dynamics of an anaerobic reactor treating cattle manure. Water Research, v 35, n. 10, p. 2246-2452, 2001.

AMARAL, C.M.C.; AMARAL, L.A.; LUCAS JR., J. et al. Biodigestão anaeróbia de dejetos de bovinos leiteiros submetidos a diferentes tempos de retençào hidráulica. Ciência Rural, v.34, n.6, p.1897-1902.

AMORIM, A.C. Caracterização dos dejetos de caprinos: reciclagem energética e de nutrientes. Jaboticabal, 2002. 92p. Dissertação (Mestrado em Produção Animal). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Universidade Estadual Paulista.

AMORIM, A.C.; ORRICO JR., M.A.P.; LUCAS JR., J. & RESENDE, K.T.R. Biodigestão anaeróbia dos dejetos de cabras Saanen e F1 (Saanen x Boer) alimentadas por três dietas. In: REUNIÃO ANNUAL DA SOCIEDADE BRSILEIRA DE ZOOTECNIA, 41, 2004, Campo Grande, MS.Anais…Campo Grande:SBZ, 2004.

AOAC: Official methods of Analysis of the Association. Washington: Association Official Chemists, 1984.

APHA - American Public Health Association. Standard Methods for the examination of water and wastewater. 18 ed. Washington, 1992, pag. irreg.

ARRIGONI, MARIO DE BENI. Eficiência produtiva de bovinos de corte - modelo

biológico superprecoce; desenvolvimento de linha de pesquisa. Botucatu, 2003. 428p. Tese (Livre-Docência). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Universidade Estadual Paulista.

ATKINSON, D. & WATSON, C.A. The environmental impact of intensive systems of animal production in the lowlands. Animal Science, v.63, n.3, p. 353-61, 1996.

AUSINA, M.C.; MATOS, A.T.; SEDIYAMA, M.A.N. e COSTA, L.M. Dinâmica da decomposição de resíduos orgânicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 29, 2000, Fortaleza. Anais..., Fortaleza:SBEA, 2000. (CD ROM).

BATAGLIA, O. G. et.al. Métodos de análises químicas de plantas. Campinas: Instituto Agronômico, 1983. 48p. (Boletim Técnico)

BATISTA, L.F. Construção e operação de biodigestores. Brasília: EMBRATER, 1981. Não paginado.

BENINCASA, M.; ORTOLANI, A.F. & LUCAS JR., J. de. Biodigestores convencionais? 2. ed. Jaboticabal: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, 1991. 25p. (Boletim Técnico, 8).

BORJA, R.; SÁNCHEZ, E.; WEILAND, P. Influence of ammonia concentration on

thermophilic anaerobic digestion of cattle manure in upflow anaerobic sludge blanket (UASB) reactors. Process Biochemistry, v. 31, n. 5, p. 477-83, 1996.

BRADFORD, G.E. Contributions of animal agriculture to meeting global human food demand. Livestock Production Science, v.59, p. 95-112, 1999.

BURIN, A. Desenvolvimento do sorgo granífero (sorghum bicolor) e do feijão (phaseolus vulgaris) em resposta a diferentes adubações (orgânica e mineral). Marechal Cândido Rondon, 2002, 76p. Trabalho de Graduação (Agronomia) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

CAETANO, L. Proposição de um sistema modificado para quantificação de biogás.

Botucatu, 1985, 75 p. Dissertação (Mestrado em Agronomia/Energia na Agricultura) - Faculdade de Ciências Agronômicas - Universidade Estadual Paulista.

CALLAGHAN, F. J.; WASE, D.A.J.; THAYANITY, K.; FORSTER, C.F. Co-digestion of waste organic solids: batch studies. Bioresource Technology, v. 67, p. 117-22, 1999.

CASTRO, L.R. de. & CORTEZ, L.A.B. Influência da temperatura no desempenho de

biodigestores com esterco bovino. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.2, n.1, p.97-102, 1998.

CEZAR, E. Produtores de gado que não se adequarem às mudanças não sobreviverão. Disponível em: <http://www.cnpgc.embrapa.br/~eliana/informa/dezembro99/

bovinocultura.html> Acesso em 21 Mai. 2002.

CRUZ, M.C.P.; FERREIRA, M.E.; ANDRÉ, E.M.; MANTOVANI, J.R. e ALVES, W.L. Efeito da calagem e do vermicomposto de lixo urbano no enriquecimento de alface em ferro e manganês. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 27, 1999, Brasília. Anais..., Brasília: SBCS, 1999. (CD ROM).

DECARLI, L. Desenvolvimento de metodologia para compostagem de resíduos sólidos de frigorífico. Marechal Cândido Rondon, 1999. 66f. Trabalho de Graduação. (Graduação em Agronomia). Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

EGHBALL, B. Nitrogen mineralization from field-applied beef cattle feedlot manure or compost. Soil Science Society of American Journal, v. 64, p.2024-30, 2000.

ENSMINGER M. E., OLDFIELD, J.E. , W.W. HEINEMANN. Feeds & Nutrition. 2 ed. Clovis, California, The Ensminger Publishing Company, 1990. 1544 p.

FAO. Livestock and environment. Disponível em: <http://www.fao.org/magazine/9809/spot4. htm> Acesso em 15 Mai. 2002.

FEDLER, C.B. & PARKER, N.C. Integrated waste treatments systems. Disponível em: < http://www.tcru.ttu.edu/tcru/kc/pubs/parker/p119.html > Acesso em 16 mai. 2002.

FIGUEIREDO, G.R. de; EUCLIDES FILHO, K.; VAZ, E.C.; SILVA, L.O.C. da; FEIJÓ, G.L.D.A. Raça Valdostana: uma nova opção para linha materna. Disponível em:

<http://www.criadoresdegado.com.br/arttec.htm?artigo=3-35k> Acesso em: 21 mai. 2002. FISHER, D.B. Energy impact on manure nutrient management. Disponível em:

http://www.traill.uiuc.edu//dairynet/paperDisplay.cfm?ContentID=199 Acesso em:12 set.

2005.

FRASER, A. F. Comportamiento de los animales de granja. Zaragosa (España), Editorial Acribia, p. 291, 1980.

GILBERTSON, C.B.; McCALLA, T.M.; ELLIS, J.R. & WOOD, W.R. Characteristics of manure accumulations removed from outdoor, unpaved beef cattle feedlot. In:

MANAGEMENT AND POLLUTION ABATEMENT, 1971, Columbus. Proceedings... Columbus:ASAE, p.56-59, 1971.

GORGATI, C. Q. Resíduos Sólidos Urbanos em Área de Proteção aos Mananciais – Município de São Lourenço da Serra – SP: Compostagem e Impacto Ambiental. 2001. 74f. Tese. (Doutorado em Energia na Agricultura) Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2001.

GOSH, P.K.; BANDYOPADHYAY, K.K; MANNA, M.C.; MANDAL, K.G.; MISRA, A.K. & HATI, K.M. Comparative effectiveness of cattle manure, poultry manure, phosphocompost and fertilizer-NPK on three cropping systems in vertisols of semi-arid tropics. II Dry matter yield, nodulation, chlorophyll conten and enzyme activity. Bioresource Technology, v.95, p. 85-93, 2004.

GUNADI, B.; EDWARDS, C.A. e BLOUNT IV, C. The influence of different moisture levels on the growth, fecundity and survival of Eisenia foetida (Savigny) in cattle and pig manure solids. European Journal of soil biology, v.39, p. 19-24, 2003.

GÜNGÖR-DEMIRCI, G., DEMIRER, G., N. Effect of initial COD concentration, nutrient addition, temperature and microbial acclimation on anaerobic treatability of broiler and cattle manure. Bioresource Technology, v. 93, p. 109-117, 2004.

HARDOIM, P.C. & LUCAR JR., J. de. Efeito da temperatura e da agitação na produção de biogás na fase de partida de biodigestor anaeróbio operado com estrume de bovinos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 27, 1998, Poços de Caldas. Anais...Poços de Caldas:SBEA, p.394-96, 1998.

HARDOIM, P.C. Efeito da temperatura de operação e da agitação mecânica na eficiência da biodigestão anaeróbia de dejetos de bovinos. Jaboticabal, 1999. 88p. Tese (Doutorado

em Produção Animal). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Universidade Estadual Paulista.

HARDOIM, P.C.; LUCAS JR., J. de. & CAMPOS, C.M. Efeito do controle da temperatura e da carga orgânica na redução do teor de sólidos voláteis em biodigestor anaeróbio operado com dejetos de bovinos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 28, 1999,Pelotas. Anais... Pelotas:SBEA, 1999. (CD-ROM).

HARDOIM, P.C.; LUCAS JR., J. de. & CAMPOS, C.M. Efeito do controle da temperatura e da agitação mecânica na produção de metano em biodigestor anaeróbio operado com dejetos de bovinos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 29, 2000, Fortaleza. Anais... Fortaleza:SBEA, 2000. (CD-ROM).

HIRATA, M. et al. Return of dung to behiagrass (Paspalum notatum Fliigge) pasture by dairy catlle. Journal Japan Grass Science, v. 35, n. 4, p.350-57, 1990.

KALIA, A.K. & SINGH, S.P. Horse dung as a partial substitute for cattle dung for operating family-size biogas plants in a hilly region. Bioresource technology, Essex, v. 64, n.1, p.63-66, 1998.

KEARNEY, T. E.; LARKIN, M. J.; LEVETT, P. N. The effect of slurry storage and anaerobic digestion on survival of pathogenic bacteria. Journal of Applied Bacteriology, v. 74, n. 1, p. 86-93, 1993.

KELLEHER, B P., LEAHY, J. J., HENIHAN, A. M, O´DWYER, T. F., SUTTON, D., LEAHY, M. J. Advances in poultry litter disposal technology – a review. Bioresource Technology, v. 83, p. 27-36, 2002.

KELLOGG, L.R.; LANDER, C.H.; MOFFITT, D.C. e GOLLEHON, N. Manure nutrients relative to the capacity of cropland and pastureland to assimilate nutrients: spatial and temporal trends for the United States. USDA - NRCS - ERS, 2000. 140 p.

KIEHL, E. J. Fertilizantes Orgânicos. Piracicaba: Ceres, 1985. 492p.

KRISHNAMOORTHY, U.C.; MUSCATO, T.V.; SNIFFEN, C.J.; et al. Nitrogen fraction in selected feedstuffs. Journal of the Dairy Science, v.65, n.01, p.217, 1982.

LOEHR, R.C. Pollution control for agriculture. 2 ed. Orlando:Academic Press, 1984, 467p. LOH, T.C.; LEE, Y.C.; LIANG, J.B. e TAN, D. Vermicomposting of cattle and goat manures by Eisenia foetida and their growth and reproduction performance. Bioresource Technology, 2004. Available online at www.sciencedirect.com.

LUCAS JR., J. Estudo comparativo de biodigestores modelo indiano e chinês. 1987. 114p. Tese (Doutorado em Energia na Agricultura) - Faculdade de Ciências Agronômicas,

Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 1987.

LUCAS JR., J. de.; BENINCASA, M.; OLIVEIRA, R.A. de. & MIGUELI, E.F. di. Produção de biogás a partir de dois tipos de esterco de suínos, fresco e pré-fermentado em esterqueira, com e sem adição de inóculo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA

AGRÍCOLA, 20, 1991, Londrina. Anais...Londrina:SBEA, p.279-305, 1991.

LUCAS JR., J.; ORTOLANI, A.F.; BENINCASA, M. & IMADA, R.Y. Avaliação do uso de inóculo no desempenho de biodigestores abastecidos com estrume de frangos de corte com cama de maravalha. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 22, 1993, Ilhéus. Anais...Ilhéus:SBEA/CEPLAC, 1993. p.915-930.

LUCAS JR., J. Algumas considerações sobre o uso do estrume de suínos como substrato para três sistemas de biodigestores anaeróbios. Jaboticabal, 1994. 137p. Tese (Livre

Docência da disciplina de Construções Rurais). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Universidade Estadual Paulista.

LUCAS JR., J. de. Biodigestores para o meio rural. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 24, 1995, Viçosa. Palestras... 1995.

LUCAS JR., J. Sistemas de manejo de dejetos - ISO 14000. In: ENCONTRO NACIONAL DE TÉCNICOS, PESQUISADORES E EDUCADORES DE CONSTRUÇÕES RURAIS, 2, 1996, Campinas. Anais...Campinas:ABCP, 1996.

MALAVOLTA, E.; VITTI, G.C.; OLIVEIRA, S.A. Avaliação do estado nutricional das plantas: princípios e aplicações. Piracicaba: Associação Brasileira para pesquisa da Potassa e do Fosfato, 1989, 193p.

MALAVOLTA, E. et al. Micronutrientes, uma visão geral. In: FERREIRA, M.E.; CRUZ, M. C. Micronutrientes na Agricultura. Piracicaba: POTAFOS / CNPq, 1991. p. 1-33.

MALHEIROS, S.M.P. e PAULA JR., D.R. Utilização de resíduos agroindustriais no processo de compostagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 26, 1997, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: SBCS, 1997. (CD-Room).

MARSH, R.; CAMPLING, R. C. Fouling of pasture by dung. Herbace Abstracts. Bucks, v. 40, n. 2, p.123-30, 1970.

MARTINEZ, A.A. Manual prático do minhocultor. Jaboticabal:FUNEP, 1992, 101p. MARTINS, A.R.V. Utilização de dejetos de suínos em dietas de ovinos em sistema de confinamento. Lavras, 1997. 51p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia/Nutrição Animal). Universidade Federal de lavras.

MELLO, S.C. & VITTI, G.C. Efeitos de composto de lodo de cervejaria em propriedades químicas e físicas do solo e em plantas de painço em casa-de-vegetação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 26, 1997, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: SBCS, 1997. (CD-Room).

MINAMI, K.; TANAKA, K. Atmospheric methane: sources, sinks and strategies for reducing agricultural emission. Water Science Technology, v. 36, n. 6-7, p. 509-516, 1997.

MITCHELL, A. Production of Eisenia foetida and vermicompost from feed-lot cattle manure. Soil Biology and Biochemistry, v.29, n.3/4, p.763-66, 1997.

NAKAGAWA, J. Compostagem: obtenção e uso. In: ENCONTRO SOBRE MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO: PROBLEMAS E SOLUÇÕES, 1, 1992, Botucatu. Anais... Botucatu: Champion Papel e Celulose Ltda., 1992. p.159-88.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Soil and Water quality: an agenda for agriculture. Committee on Long-Range Soil and Water Conservation Policy, 1993. 542 p.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Nutrient Requirements of Dairy Cattle. 7.ed. Washington, 2001.

OLIVEIRA, I.P. & ESTRELA, M.F.C. Biofertilizante animal - bovinos e aves potencial e uso. In: ENCONTRO DE TÉCNICOS EM BIODIGESTORES DO SISTEMA EMBRAPA, 2, Brasília. Anais... Brasília: EMBRAPA, 1984. 16p.

OLIVEIRA, R.A. de.; LUCAS JR.,J. de.; BENINCASA, M.; NASCIMENTO, E.F. e MIRANDA, H.A. Desempenho de Biodigestores Rurais modelos Indiano e Chinês abastecidos com cargas diárias aquecidas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE

OMER, A. M.; FADALLA, Y. Biogas energy technology in Sudan. Renewable Energy, v. 28, p. 499-507. 2003.

ORTOLANI, A.F.; BENINCASA, M. & LUCAS JR., J. de. Biodigestores rurais modelos Indiano, Chinês e Batelada. 2.ed. Jaboticabal:FUNEP, 1991. 34p. (Boletim Técnico). OVERCASH, M.R.; HUMENIK, F.J. & MINER, J.R. Livestock waste managment. v. 1, CRC Press: Boca Raton, 1983.

PASCHOAL, A. Minhocultura evermicompostagempara pequenos, médios egrandes produtores: a minhocae seu modo de vida e criação prática. Piracicaba:ESALQ, 1996. 54p. (Apostila).

PEIXOTO, R. T. G. Compostagem: opção para o manejo orgânico do solo. Londrina: IAPAR, 1988.

PELISSON, J.L.; LOURENZON, V.; PRAUCHNER, R.B. e GIRACCA, E.M.

Vermicompostagem como alternativa para o tratamento de lixo urbano. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 27, 1999, Brasília. Anais..., Brasília: SBCS, 1999. (CD ROM).

PEREIRA NETO, J.T. Tratamento, reciclagem e impacto ambiental de dejetos agrícolas. In: Conferência Sobre Agricultura E Meio Ambiente, 1, 1992, Viçosa. Anais... Viçosa: UFV- NEPEMA, 1994. p.61-74.

POORE, M.H.; ECK, T.P.; SWINGLE, R.S.; THEUREN, C.B. Total starch and relative starch availability of feed grains.20: Bienal Conference on Ruimen Function Chicago, 1989.

RAMACHANDRA, T. V.; KAMAKSHI, G.; SHRUTHI, B. V. Bioresource status in Karnataka. Renewable and Sustainable Energy Review’s, v 8, p. 1-47, 2004.

ROCHA, M.H.M. Teores de proteína bruta em dietas com alta proporção de concentrado para cordeiros confinados. Piracicaba, 2002. 73p. Dissertação (Mestrado em

Agronomia/Ciência Animal e Pastagens). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Universidade de São Paulo.

ROCHA, A. Pecuária de corte vai continuar a ampliar mercados em 2005. Disponível em:

http://www.anbacom.br. Acessado em 20 de fev. de 2005.

SANTOS, T.M.B. & LUCAS JR., J. de. Produção de cama e biogás após criação de frangos sob três densidades. In: BALBUENA, R.H.; BENEZ, S.H. & JORAJURÍ, D. (Ed.). Ingeniería Rural y Mecanización Agraria en el ámbito Latinoamericano, La Plata: UNLP, 1998, p. 340-45.

SANTOS, T.M.B.dos. Impactos da produção animal sobre o meio ambiente. Jaboticabal: FCAV-UNESP, 1998. 43p.

SANTOS, T.M.B. dos. Balanço energético e adequação do uso de biodigestores em galpões de frangos de corte. Jaboticabal, 2001. 171p. Tese (Doutorado em Zootecnia/ Produção Animal). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Universidade Estadual Paulista.

SANTOS, T.M.B.dos. Caracterização química, microbiológica e potencial de produção de biogás a partir de três tipos de cama, considerando dois ciclos de criação de frangos de corte. Jaboticabal, 1997. 95p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia/Produção Animal). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Universidade Estadual Paulista.

SARRUGE, J.R,; HAAG, H.P. Ánálises Químicas em plantas. Piracicaba: Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’, 1974, 56p.

SCHOKEN-ITURRINO, R. P.; BENINCASA, M.; LUCAS JUNIOR, J.; FELIS, S.D. Biodigestores contínuos: isolamento de bactérias patogências no efluente. Engenharia Agrícola, v. 15, p. 105-8, 1995.

SERAFIM, R.S. Caracterização e uso dos dejetos de suínos nas fases de crescimento e terminação em três sistemas de manejo dos dejetos. Jaboticabal, 2004. 131p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia/Produção Animal). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Universidade Estadual Paulista.

SESTAK, M. Compostagem de resíduos da indústria de desfibrilação de algodão. Marechal Cândido Rondon, 2002. 50p.Trabalho de Graduação (Agronomia). Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

SILVA, D.J. Análise de alimentos: métodos químicos e biológicos. Viçosa: Editora Universitária, 1981. 166p.

SILVA, C.J. Produtividade de milho em Latossolo Vermelho Eutroférrico em resposta à adubação orgânica e mineral. Marechal Cândido Rondon, 1999. 47p. Trabalho de Conclusão de Curso (Agronomia). Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

SILVA, R.F.; LOHMANN, O.; FONTOURA, T.B.; SILVA, D.M.; JACQUES, R.J.S. e FRIES, M.R. Eficiência da vermicompostagem na redução de microrganismos fecais em lodo de esgoto. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 27, 1999, Brasília. Anais..., Brasília: SBCS, 1999. (CD ROM).

SILVA, E.T. da. & MAGALHÃES, C. de S. Controle de poluição de atividades pecuárias. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v.22, n.210, p.62-76, mai/jun. 2001.

SILVA, M.S.; COSTA, L.A.M.; LUCAS JR., J.; SANTOS, T.M.B. et al. Avaliação de quatro sistemas de compostagem de animais mortos em sistemas avícolas. In: CONGRESSO

BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 29, 2000, Fortaleza. Anais..., Fortaleza: SBEA, 2000. (CD ROM).

SILVA, D.J. e QUEIROZ, A.C. Análise de alimentos – métodos químicos e biológicos. 3 ed. Viçosa:UFV, 2002. 235p.

SORENSEN, P. Short-term nitrogen transformations in soil amended with animal manure. Soil Biology & Biochemistry, v. 33, p.1211-26, 2001.

SOUZA, C.F. Biodigestão anaeróbia de dejetos de suínos: Obtenção de dados e aplicação no desenvolvimento de um modelo dinâmico de simulação na produção de biogás. Jaboticabal, 2001. 132p. Tese (Doutorado em Produção Animal) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista.

Documentos relacionados