• Nenhum resultado encontrado

A partir da análise de conteúdo foi possível perceber diversos aspectos que fizeram com que as cenas pós-créditos dos nove filmes envolvendo a saga dos Vingadores até Ultimato contribuíssem na fidelização de público. Isso só foi possível devido às informações coletadas na etapa de revisão bibliográfica, que forneceram ao pesquisador, a possibilidade de olhar além do óbvio, por meio da decupagem do

corpus da pesquisa.

Com isso, foi estabelecida para essa pesquisa a seguinte questão norteadora:

De que forma as cenas pós-créditos do universo cinematográfico Marvel contribuem para a estratégia de fidelização de público na trajetória dos Vingadores até Ultimato?

A partir da Análise de Conteúdo foi possível chegar na resposta de que, as cenas contribuem para a estratégia de fidelização à medida que presenteiam o espectador com um conteúdo exclusivo, que conecta e complementa a experiência audiovisual. Essas informações, por vezes contendo detalhes importantes sobre os futuros acontecimentos deste Universo, guiam o espectador durante essa jornada e podem ocasionar diferentes estados emocionais, assim como estimular o interesse e envolvimento deste consumidor para com a marca e seus outros produtos.

Também foram desenvolvidas três hipóteses para auxiliar na resposta da questão norteadora. A primeira diz que as cenas pós-créditos dos nove filmes da

saga Vingadores cumprem um papel importante para o processo de fidelização do público no Universo Cinematográfico Marvel porque se utilizam da narrativa e do audiovisual para conectar as histórias até Ultimato. Essa hipótese pode ser

confirmada visto que o uso de diversas técnicas de roteirização, como a antecipação e o suspense, bem como a solidez do conceito visual entre as cenas e filmes, torna a experiência única para o espectador, podendo assim, fidelizá-lo.

A segunda hipótese, se as cenas pós-créditos dentro do Universo

Cinematográfico Marvel podem servir como prêmio para o público que acompanha a saga, também pôde ser confirmada. No capítulo dois, Kotler (2019) diz que,

recompensar o cliente que compra com frequência com algum benefício único faz parte do desenvolvimento de um programa de fidelidade. As cenas pós-créditos podem ser consideradas produtos únicos pois apresentam conteúdo exclusivo referente a esse universo para aqueles que ficam após os créditos.

Por fim, a terceira hipótese, se ao presentear o espectador com cenas pós-

créditos, a Marvel consegue gerar no público a expectativa para os próximos filmes,

também se confirmou. A partir de uma informação apresentada nas cenas pós- créditos, uma série de questionamentos sobre a ação dramática pode surgir no espectador. As discussões geradas a partir dela também contribuem para que essa expectativa se mantenha presente durante o espaço de tempo entre uma cena e o próximo filme.

É possível, agora, afirmar que todos os objetivos dessa pesquisa foram atingidos: o objetivo geral - investigar de que forma as cenas pós-créditos do

Universo Cinematográfico Marvel contribuem para a estratégia de fidelização de público na trajetória dos Vingadores até Ultimato; e os específicos - conhecer como se dá o processo de produção audiovisual para o cinema; pesquisar sobre a história do Universo Cinematográfico Marvel; conceituar e caracterizar marketing estratégico; conceituar e caracterizar o processo de fidelização do cliente; analisar como as cenas pós-créditos nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel podem contribuir para o processo de fidelização do público por meio da decupagem das cenas dos nove filmes envolvendo a saga dos Vingadores até Ultimato.

Com essa pesquisa foi possível observar com mais clareza como se dá o processo de produção audiovisual e também perceber que o produto oriundo dele pode fazer parte de uma estratégia de marketing vencedora, agregando valor às empresas e fidelizando o consumidor.

Para futuras pesquisas, sugere-se um estudo netnográfico dos canais de mídia especializada e da participação dos fãs do Universo Cinematográfico Marvel a partir dos conteúdos gerados.

REFERÊNCIAS

ADOROCINEMA. Confira a bilheteria do filme: "Homem de Ferro". Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-53751/bilheterias/>. Acesso em: 7 jul. 2019.

AGUIAR, Adriana. Instagram: saiba tudo sobre esta rede social!. Disponível em: <https://rockcontent.com/blog/instagram/>. Acesso em: 10 nov. 2019.

AGUIAR, Maria Renally da Silva. Excelsior [manuscrito]: Estratégias de narrativas transmídia na construção do universo cinematográfico Marvel. Universidade

Estadual da Paraíba: 2018.

AMERICAN MARKETING ASSOCIATION. Definitions of Marketing. Disponível em: <https://www.ama.org/the-definition-of-marketing-what-is-marketing/>. Acesso em: 20 nov. 2019.

ANT-MAN and the Wasp. Produção de Kevin Feige. Direção: Peiton Reed. California. Marvel Studios, c2018. 1 DVD (118 min.). son., color.

AVENGERS: Age of Ultron. Produção: Kevin Feige. Direção: Joss Whedon. Califórnia. Marvel Studios, 2015. 1 DVD (143 min.). son., color.

AVENGERS: Endgame. Produção: Kevin Feige. Direção: Antony Russo, Joe Russo. California. Marvel Studios, 2019. 1 DVD (181 min.). son., color.

AVENGERS: Infinity War. Produção: Kevin Feige. Direção: Antony Russo, Joe Russo. California. Marvel Studios, 2018. 1 DVD (149 min.). son., color.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2004.

BARNWELL, Jane; Fundamentos de Produção Cinematográfica. Porto Alegre: Bookman, 2013.

BLACK Panther. Produção: Kevin Feige. Direção: Ryan Coogler. California. Marvel Studio, c2018. 1 DVD (134 min.).

CAPTAIN Marvel. Produção: Kevin Feige. Direção: Anna Boden, Ryan Fleck. California. Marvel Studios, c2019. 1 DVD (124 min.).

CARVALHO, Luan; GONÇALVEZ, Sarah; RODRIGUES, Rafael. Cenas pós-

créditos e uma análise da narrativa como estratégia publicitária. Universidade

Federal do Ceará: 2015.

CHALRÉO, Fernando; Distribuição Cinematográfica: Como um filme chega a um cinema perto de você. Disponível em: <https://www.ilos.com.br/web/distribuicao- cinematografica-como-um-filme-chega-um-cinema-perto-de-voce/>. Acesso em: 19 nov. 2019.

COLLUSSO, Larissa Cecilia. O produtor e o processo de produção de filmes no

Brasil. Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc Campus de Joaçaba:

2009.

COSTA, Flávia Cesarino. Primeiro cinema, In: MASCARELLO, Fernando (Org).

História do cinema mundial. São Paulo: Papirus, 2006. p. 17-51.

COSTA, Robson Santos. Informação e memória cultural na era transmidiática: As adaptações dos quadrinhos Marvel para o cinema. Universidade Federal do Rio de Janeiro: 2017.

DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em

Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.

ÉPOCA NEGÓCIO. Bilheteria de Vingadores: Ultimato já faz história; veja os números. Disponível em:

<https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2019/04/bilheteria-de-

vingadores-ultimato-ja-faz-historia-veja-os-numeros.html>. Acesso em: 23 nov. 2019. FERREIRA, Antonio Davi Delfino. Uma nova linha no multiverso: a transcriação do universo Marvel dos quadrinhos para o cinema. Universidade Federal do Ceará: 2018.

FERREIRA, Kellison. O que é um teaser e como sua empresa pode usá-lo. Disponível em: <https://rockcontent.com/blog/teaser/>. Acesso em: 10 nov. 2019. FONTENELE, Amanda. Narrativa transmídia: Um passeio pelo Universo Marvel

Cinematográfico. Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo:

2017.

FIELD, Syd. Manual do Roteiro: Os fundamentos do Texto Cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GONÇALVES, Helmer José. Fidelização de Clientes. Helmer José Gonçalves, 2007.

GUARDIANS OF the Galaxy Vol. 2. Produção: Kevin Feige. Direção: James Gunn. California. Marvel Studios, c2017. 1 DVD (137 min.). son., color.

HOWE, Sean; Marvel: a história secreta. São Paulo: Texto Editores Ltda, 2013. IRON Man. Produção: Avin Arad e Kevin Feige. Direção: Jon Favreau. California. Marvel Studios, 2008. 1 DVD (127 min.). son., color.

KELLISON, Cathrine. Produção e direção para TV e vídeo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane; Administração de Marketing. 15. ed São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan; Marketing 3.0: as

forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de

Janeiro: Elsevier, 2012.

__________. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

LEONE, Eduardo; MOURÃO, Maria Dora. Cinema e montagem. 2. ed. São Paulo: Ática S.A., 1993.

MARCH, Julia. The Marvel Encyclopedia: The definitive guide to the characters of

the Marvel Universe. New York: DK Publishing, 2010.

MARVEL. Canal oficial no Youtube. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=QwievZ1Tx-8>. Acesso em: 10 nov. 2019. MARVEL. Explore the universe. Disponível em: <Marvel.com/explore>. Acesso em: 2 nov. 2019.

MARVEL. Página oficial da Marvel no Instagram. Disponível em:

<https://www.instagram.com/marvel/?hl=pt-br>. Acesso em: 10 nov. 2019. MARVEL. Página oficial da Marvel no Twitter. Disponível em:

<https://twitter.com/marvel>. Acesso em: 28 out. 2019.

MCKENNA, Regis. Marketing de Relacionamento: Estratégias bem-sucedidas para a era do cliente. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

MEDEIROS, Esther. Marketing de relacionamento e fidelização de clientes na

internet: estudo de caso iBest. Universidade do Rio de Janeiro: 2006.

MICHAELIS ON-LINE. Significado de dramaturgia. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues- brasileiro/dramaturgia/>. Acesso em: 10 nov. 2019.

OMELETE. Canal oficial do Omelete no Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/user/omeleteve>. Acesso em: 10 nov. 2019.

OMELETE. Página inicial. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/>. Acesso em: 23 nov. 2019.

OMELETE. Vingadores: Guerra Infinita - Trailer Comentado. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vRDoZKIMbGo>. Acesso em: 13 nov. 2019.

PAULA, Lidiane; SOUZA, Antonio. Fidelização de clientes e marketing de

relacionamento: Um estudo de caso sobre a visão do consumidor na perspectiva

de gênero na cidade de Valença/RJ. Revista Episteme Transversalis, Geraldo Di Biasi, v. 10, n. 1, p. 62-83, 2016.

QUINTANA, Haenz. Marketing de cinema: a promoção de filmes na era digital. 2005. G985m. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2005

__________. O trailer no sistema de marketing de cinema: À procura do quinto elemento. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2003.

RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

SIGNIFICADOS.COM. Significado de Twitter. Disponível em: <https://www.significados.com.br/twitter>. Acesso em: 28 out. 2019. SIGNIFICADOS.COM. Significado de Youtube. Disponível em: <https://www.significados.com.br/youtube/>. Acesso em: 28 out. 2019.

SILVA NETO, Maurício Ribeiro da. Universo Cinematográfico Marvel como fonte

de soft power dos Estados Unidos da América. 2018. 30 f. Trabalho de

Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.

STUMPF, Ida Regina. Pesquisa bibliográfica, In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. p. 51-61.

THE AVENGERS. Produção: Kevin Feige. Direção: Joss Whedon. California. Marvel Studios, 2012. 1 DVD (143 min.). son., color.

THIRD MILLENNIUM ENTERTAINMENT. Make Mine Marvel Stan!. Disponível em: <http://www.teako170.com/mmms.html>. Acesso em: 14 nov. 2019.

THOR: Ragnarok. Produção de Kevin Feige. Direção: Taika Waititi. California. Marvel Studios, 2017. 1 DVD (130 min.). son., color.

THOR: The dark world. Produção: Kevin Feige. Direção: Alan Taylor. California. Marvel Studios, 2013. 1 DVD (114 min.). son., color.

TOLEDO, L. A. Marketing Estratégico: da teoria à prática empresarial no ramo

de telecomunicação. Revista Inteligência Competitiva, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 244-

264, jan/mar. 2018.

ZANGALO, Nelson. O futuro da Marvel em Hollywood. Disponível em:

<pt.ign.com/behind-media/12957/opinion/o-futuro-da-marvel-em-hollywood>. Acesso em: 13 nov. 2019.

GLOSSÁRIO

CHICOTE: Panorâmica rápida.

CONTRA PLONGÉE: Enquadramento de baixo para cima.

GRANDE PLANO GERAL: Mais aberto que o plano geral. Comumente utilizado

para mostrar em que cidade, país ou planeta se desenvolve a cena.

PANORÂMICA: No sentido horizontal, a câmera se move sobre seu próprio eixo.

PLANO CONJUNTO: Enquadra dois ou mais atores.

PLANO DETALHE: É bastante utilizado para destacar objetos ou expressões do

ator.

PLANO GERAL: É aquele utilizado para situar o espectador do lugar onde a cena

se desenvolve. Por exemplo: Casa, prédio, parque, etc.

PLANO MÉDIO: Enquadra o personagem da cintura para cima.

PRIMEIRO PLANO: Enquadra o personagem do busto para cima, dando evidência

às suas características e atitudes.

PLANO SEQUÊNCIA: A câmera se desloca no espaço cênico em uma única

tomada.

PLONGÉE: Enquadramento de cima para baixo.

TILT IN/OUT: Movimento de câmera feito de cima para baixo em seu próprio eixo.

TRAVELING: Movimento feito sobre uma plataforma, indo para frente ou para trás,

ZOOM IN/OUT: Movimento de aproximação ou distanciamento do objeto e/ou ator

feito através de diferentes lentes.

OVER-THE-SHOULDER: Câmera sobre o ombro, focando a outra pessoa do

diálogo.

Termos retirados do livro Cinema e Produção (2007), do autor Chris Rodrigues.

APÊNDICE A

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

RICARDO ALANO DA SILVA

CENAS PÓS-CRÉDITOS COMO ESTRATÉGIA DE FIDELIZAÇÃO DE PÚBLICO NO UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO MARVEL

CAXIAS DO SUL 2019

RICARDO ALANO DA SILVA

CENAS PÓS-CRÉDITOS COMO ESTRATÉGIA DE FIDELIZAÇÃO DE PÚBLICO NO UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO MARVEL

Projeto de Monografia apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Monografia I – COM0491AA

Orientador(a): Adriana dos Santos Schleder

CAXIAS DO SUL 2019

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...5 2 TEMA...7 2.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA...7 3 JUSTIFICATIVA...8 4 QUESTÃO NORTEADORA...10 5 HIPÓTESES...11 6 OBJETIVOS...12 6.1 OBJETIVO GERAL...12 6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS...12 7 METODOLOGIA...13 8 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA...23 8.1 MARKETING…………...23 8.1.1 Marketing Estratégico...25 8.1.2 Marketing 1, 2, 3 e 4.0...26 8.1.3 Fidelização...27

8.2 MARVEL E O INÍCIO DO UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO...29 8.3 PROCESSO DE PRODUÇÃO PARA O CINEMA...31

8.3.1 Roteiro...32 8.3.2 Processo de Produção...36 9 ROTEIRO DOS CAPÍTULOS...39 10 CRONOGRAMA...40

LISTA DE FIGURAS

1 INTRODUÇÃO

Pode-se dizer que a fidelização de clientes sempre foi um dos objetivos mais buscados por empresas de todos os ramos. Philip Kotler, autor do livro Administração de Marketing (2017), considerado um dos maiores teóricos da área, descreve que “conquistar novos clientes pode custar cinco vezes mais do que satisfazer e reter os já existentes” (KOTLER, 2017, p. 150).

No cinema também é assim. Com o passar do tempo as produtoras se apropriaram de diversos artifícios com o objetivo de engajar e fidelizar o público, fazendo com que ele desperte interesse por todo o universo que rodeia a marca. Talvez o melhor exemplo disso seja a Marvel Studios, que vem acumulando milhões de dólares, filme após filme.

Tudo isso é fruto de estratégias de marketing bem elaboradas e também de uma construção de valor, feita no passado com produção de histórias em quadrinhos, que acarretou em uma base de fãs consolidada.

Com o intuito de analisar a interferência na construção dessa fidelidade, o presente projeto monográfico tem como objetivo investigar de que forma as cenas pós-créditos do Universo Cinematográfico Marvel contribuem para a estratégia de fidelização de público na trajetória dos Vingadores até Ultimato.

Também foram designados objetivos específicos, que são conhecer como se dá o processo de produção audiovisual para o cinema; pesquisar sobre a história do Universo Cinematográfico Marvel; conceituar e caracterizar marketing estratégico; conceituar e caracterizar o processo de fidelização do cliente e analisar como as cenas pós-créditos nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel podem contribuir para o processo de fidelização do público por meio da decupagem das cenas dos dez filmes envolvendo a saga dos Vingadores até Ultimato.

Junto a isso, também serão pontuados as razões que fazem com que elas se tornem uma ferramenta de fidelização, usando técnicas de roteirização, técnicas de filmagem, linguagem cinematográfica e contexto, tudo por meio do método de Análise de Conteúdo e das técnicas de revisão bibliográfica e observação simples.

Com isso, o desenvolvimento desta monografia pode ser muito importante no que tange o mercado publicitário, justamente pela aplicabilidade dessa técnica em diversos tipos de comunicação.

2 TEMA

As cenas pós-créditos como estratégia de fidelização de público no Universo Cinematográfico Marvel: a trajetória dos Vingadores até Ultimato.

2.1 Delimitação do tema

Neste projeto monográfico serão analisadas as cenas pós-créditos de nove filmes envolvendo a saga Vingadores e a forma com que elas contribuem para a estratégia de fidelização de público no Universo Cinematográfico Marvel, por meio do roteiro e edição utilizada nas mesmas.

3 JUSTIFICATIVA

Desde criança, sempre fui fã de histórias em quadrinhos e tudo que girava em torno desse universo. Quando as adaptações mais recentes dessas histórias começaram a se tornar uma febre, esse fanatismo aumentou e, com ele, a esperança de ver minhas sagas favoritas nos cinemas. Por ser um universo grande - e complexo - me intrigava a maneira como os produtores iriam interligar os filmes sem deixar de lado as histórias particulares de cada herói - que outrora ocorriam em paralelo. Foi então que, em Homem de Ferro (2008) eles apresentaram uma das estratégias que seria usada em todos os seus próximos filmes: a cena pós-créditos.

Mais do que apenas uma teia que envolve todo esse universo, as cenas pós- créditos também podem atuar como agente de fidelização de público, afinal, tendo uma prévia do que está por vir, a expectativa do consumidor pode aumentar e, com isso, o interesse dele em tudo que envolve esse universo.

Para mim, a pesquisa sobre essas cenas pós-créditos é importante para entender como funcionou essa ferramenta e também analisar o conteúdo visual, roteiro, cores e planos de câmera escolhidos para essas cenas, bem como a importância de cada uma delas para a compreensão dos acontecimentos no filme Vingadores: Ultimato, responsável pelo desfecho da saga.

Sendo, até o presente momento desta pesquisa, a segunda maior bilheteria da história do cinema, Vingadores: Ultimato pode nos ensinar muito sobre mercado e sucesso das estratégias de marketing adotadas pela empresa Marvel Studios. Essa pesquisa será importante para a academia e o mercado publicitário pela aplicabilidade dessa técnica em diversos tipos de comunicação, visto que a produção seriada e a transmidialidade de conteúdos podem ser verdadeiros aliados quando falamos em reforço de marca e fidelização.

Com tudo isso, a comunidade, em especial os fãs que ficam até o final dos créditos, são presenteados com um conteúdo de alta qualidade, que por vezes serve

até como amostra grátis16 do que está por vir, fazendo com que a ansiedade pelo

próximo filme seja ainda maior.

16 amostra grátis - produto sem valor comercial destinado a dar conhecimento da mercadoria

fabricada ou comercializada pelo contribuinte para fins exclusivamente promocionais, como forma de propaganda ou divulgação. (RICMS-MA/2003, Anexo 1.1, art.1º)

4 QUESTÃO NORTEADORA

De que forma as cenas pós-créditos do Universo Cinematográfico Marvel contribuem para a estratégia de fidelização de público na trajetória dos Vingadores até Ultimato?

5 HIPÓTESES

As cenas pós-créditos dos nove filmes da saga Vingadores cumprem um papel importante para o processo de fidelização do público no Universo Cinematográfico Marvel porque se utilizam da narrativa e do audiovisual para conectar as histórias até Ultimato.

As cenas pós-créditos dentro do Universo Cinematográfico Marvel podem servir como prêmio para o público que acompanha a saga.

Ao presentear o espectador com cenas pós-créditos, a Marvel consegue gerar no público a expectativa para os próximos filmes.

6 OBJETIVOS

6.1 OBJETIVO GERAL

Investigar de que forma as cenas pós-créditos do Universo Cinematográfico Marvel contribuem para a estratégia de fidelização de público na trajetória dos Vingadores até Ultimato.

6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Conhecer como se dá o processo de produção audiovisual para o cinema; b) Pesquisar sobre a história do Universo Cinematográfico Marvel;

c) Conceituar e caracterizar marketing estratégico;

d) Conceituar e caracterizar o processo de fidelização do cliente;

e) Analisar como as cenas pós-créditos nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel podem contribuir para o processo de fidelização do público por meio da decupagem das cenas dos dez filmes envolvendo a saga dos Vingadores até Ultimato.

7 METODOLOGIA

No intuito de investigar se as cenas pós-créditos, dos nove filmes envolvendo a saga dos Vingadores até Ultimato, contribuem para a estratégia de fidelização de público no Universo Cinematográfico Marvel, será utilizado como método da pesquisa a Análise de Conteúdo, da autora Laurence Bardin, bem como as técnicas

revisão bibliográfica e observação simples.

7.1 MÉTODO

A Análise de Conteúdo é um método de pesquisa usada para descrever e interpretar conteúdos científicos. Ela auxilia na interpretação das mensagens visando atingir uma compreensão aprofundada de seus significados, a uma esfera que vai além do óbvio.

Documentos relacionados