• Nenhum resultado encontrado

É visível que o mercado do agronegócio é fundamental e de grande importância para a economia brasileira. Visando isso, é relevante aprofundar-se na causa e estudar a mesma para obter melhores informações de todo o processo e através disso conseguir observar quais as melhores maneiras de comunicação para as empresas agrícolas se promoverem fortemente no mercado mostrando a qualidade e tecnologia de seus produtos.

Dessa forma, nessa monografia foi revisado através de outros autores conteúdos teóricos sobre a comunicação no agronegócio, quais são as mídias mais relevantes junto de suas características e objetivos, como o marketing funciona, qual a importância da publicidade e propaganda, o que é o agronegócio e quais são os seus nichos de mercado e por fim como é e o que é um dia de campo feito pelas empresas agrícolas.

Analisou-se neste trabalho um Dia de Campo feito pela Empresa DuPont-Pioneer, que é uma marca sólida e de credibilidade no mercado. Através dessa análise foi mostrado que o Dia de Campo é um evento importantíssimo dentro da área agrícola e que existe uma forte interação entre a empresa e seu cliente e a sua intenção é mostrar para os agricultores, que são o público-alvo da feira, as novas tecnologias de produtos através de parcelas já testadas e seus resultados, para assim conquistar novos clientes e reforçar contato com os já existentes.

Durante o evento, circulou em nédia de 100 participantes agricultores, mais os representantes de cada marca e os organizadores. No caso da DuPont-Pioneer, a forma de convite foi através da feira Expodireto Cotrijal, onde o público que visitou o stand da marca foi convidado a participar do dia de campo. Foi percebido que a divulgação do evento foi eficaz e as mídias utilizadas para isso foram através de distribuição de folders durante a Expodireto Cotrijal e convites direcionados para os agricultores em suas casas.

Como foi a empresa Cotriel que organizou o evento, foi ela quem disponibilizou a área experimental, porém cada empresa organizou sua estação, no caso da DuPont-Pioneer, eles seguem uma referência de organização da própria empresa, que são lonas próprias contendo o nome da marca, cadeiras para o conforto do público, uniforme para o apresentador, distribuição de água e materiais com informações sobre os produtos que ali foram demonstrados.

Como a comunicação é um forte elemento onde possui diferentes ferramentas para envolver e persuadir inúmeras pessoas, a ideia do método observacional dessa monografia teve o intuído de perceber como é feita a comunicação e se os participantes estavam envolvidos com a marca DuPont-Pioneer através dela. E ao que pode-se concluir, é que a marca e seus clientes

estão em constante envolvimento, pois além da marca passar credibilidade ao seu público-alvo, a sua comunicação funciona, pois são usadas formas de mídias em que os agricultores gostam de levar para casa, como foi dito no capítulo de análise e discussões de resultados “foi observado que os materiais distribuídos são de fundamental importância para os participantes do evento e os mesmos pedem folhetos, catálogos e folders informativos no final de cada palestra”.

Por fim, conclui-se que a marca DuPont-Pioneer no dia de campo em que foi observado, executou as propostas de comunicação voltadas ao agronegócio através de mídias como, folders, catálogos, sacolas, brindes e chapéu, conforme os capítulos precedentes sugerem.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGROW. Importância do dia de campo. 2015. Disponível em: http://agrownegocios.com.br/ blog/revendas/a-importancia-do-dia-de-campo-para-alavancar-seu-negocio. Acesso em 7 abril 2018.

AZEVEDO, Paulo Furquim. Concorrência no agribusiness. In: ZYLBERSZTAJN, Décio; NEVES, Marcos Fava (orgs). Economia & gestão dos negócios agroalimentares. São Paulo: Pioneira, 2000.

BACKES, Karina. Estratégias persuasivas utilizadas pela DuPont-pioneer em suas

campanhas publicitárias. Universiadade de Passo Fundo UPF, p. 12.

BATISTELLA, Edna Lopes: Manual de metodologia: Curitiba, 2016, p. 8, 19, 21. Disponível em:<http://www.emater.pr.gov.br/arquivos/File/Biblioteca_Virtual/Publicacoes_Tecnicas/Met odologia/Manual_MetodologiaExtensaoRural.pdf>. Acesso em 29 maio 2018.

BORDERNAVE, Juan E. Diaz. O que é a comunicação rural?. São Paulo: Brasiliense, 1983. BRITO, Breno. Práticas de Propaganda: Associação de ensino superior do Piauí, 2008, p. 1, 4 e 6. Disponível em: http://www.brenobrito.com/files/prat_propaganda_apostila01.pdf . Acesso em 06 de junho de 2018.

CAMPOS, Lara: Comunicação: São Paulo, 2015, p. 7. Disponível em: http://periodicos .anhembi.br/arquivos/ebooks/437581.pdf. Acesso em 20 maio 2018.

CHURCHILL JR., Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.

DUPONT-PIONEER. DuPont Pioneer. Disponível em: http://www.pioneersementes.com.br/ institucional/o-grupo-DuPont. Acesso em 20 março 2018. Acesso em 03 abril 2018.

DE EMPRESAS.NET. A importância da publicidade. Disponível em: http://gestaodeem presas.net/a-importancia-da-publicidade-para-a-empresa-e-consumidores . Acessado em 06 junho de 2018.

ECOAGRO. O agronegócio no Brasil. Disponível em:

http://www.ecoagro.agr.br/agronegocio-brasil/. Acesso em 02 junho 2018.

ESKENAZI INDUSTRIA GRÁFICA. Catálogo. São Paulo, 2018. Disponível em: http://blog. lojagraficaeskenazi.com.br/o-que-e-um-catalogo/. Acessado em 06 de junho de 2018.

FERREL, O. C.; HARTLINE, M. D.; LUCAS JR., G. H.; LUCK, D. Estratégia de marketing. São Paulo: Atlas, 2000.

GESTÃO NO CAMPO: Conceito de agronegócio. Disponível em: http://www.gestaono campo.com.br/conceito-de-agronegocio/. Acesso em 02 junho 2018.

GUANZIROLLI, Carlos Henrique: Agronegócio no Brasil, perspectivas e limitações. Universidade Federal Fluminense, 2006, p. 16. Disponível em: http://www.uff.br/econ/ download/tds/UFF_TD186.pdf. Acesso em 02 junho 2018.

GOMES, Ana Paula e GOMES, Genil: Planejando e executando o dia de campo. Recife, 2013, p. 7. Disponível em: http://www.ipa.br/novo/arquivos/paginas/3-ipa-planejandoeexe cutando.pdf. 07 de junho de 2018.

HOOLEY, Graham J.; SAUNDERS, John A.; PIERCY, Nigel F. Estratégia de marketing e

posicionamento competitivo. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2001.

JAKUBASZKO, Richard: Marketing Rural: como se comunicar com o homem que fala com

Deus, 2ed, Minas Gerias, Editora: Universidade Federal de Viçosa, 2006.

JMK DESIGNE. O que é um stand?: São Paulo, 2016. Disponível em: http://jmkdesign. com.br/blog/o-que-e-um-stand/. Acesso em 06 de junho de 2018.

KARTZ, Helen E. Media handbook: um guia completo para eficiência em mídia. São Paulo: Nobel, 2004. 207 p. (biblioteca grupo de mídia) ISBN 8521312806

KOTLER, philip: Marketing para o século XXI: Como criar conquistar e denominar

mercados. São Paulo, Ediouro:2009.

LUCENA, Adriana.; LEITE, Sandra Nunes. Comunicação Rural no Brasil: O papel das

Relações Públicas no Agronegócio. Disponível em:

< http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-0076-1.pdf>. Acesso em 15 maio de 2018.

MAGALHÃES, Hélio Augusto. Comunicação e desenvolvimento no meio rural. Universidade UFG, p. 4.

MENDES, David. Gêneros Textuais:2013. Disponível em: http://portgeneros.blogspot.com /2013/03/convite.html. Acesso em 06 de junho de 2018.

MENEGUETTI, Luiz Eduardo. A comunicação de um dia de campo de inverno da embrapa

trigo 2013. Universidade de Passo Fundo, 2013, p. 20.

MENEGUETTI, Luiz Eduardo. A comunicação de um dia de campo de inverno da embrapa

trigo 2013. Universidade de Passo Fundo, 2013, p. 16.

FREITAS EDUARDO DE, Agronegócio. MUNDO EDUCAÇÃO: Agronegócio. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/agronegocios.htm>. Acesso em 02 junho 2018.

NETO, Hermano Balbino dos Santos e BARBOSA, Ivan Santo. Propaganda e Publicidade,

Linguagem e Identidade, Consumo e Cidadania: articulação entre conceitos e suas

com.br/wp-content/uploads/2011/10/Propaganda-e-Publicidade-Linguagem-e-Identidade.pdf. Acesso em 14 abril 2018.

PRIOTTO, Fernanda. Estratégias de publicidade marketing da monssanto para promover o

produto intacta rr2 pro na expointer cotrijal 2013. Universidade de Passo Fundo, 2013, p. 19.

22. 24.

REVISTA GALILEU. O desafio do Agronegócio. Ediçao 16, junho de 2008. Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG83944-7943-216,00-

O+DESAFIO+DO+AGRONEGOCIO.html>. Acesso em 04 de junho de 2018.

SAMARA & BARROS: Pesquisa de Marketing: Conceitos e Metodologia, 3 ed. São Paulo: Person Education, 2002.

SANT’ANNA, Armando; ROCHA JÚNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando. Propaganda:

teoria, técnica e prática. 8. Ed. São Paulo: Cengage Leraning. 2009. 437 p.

SANTOS, Anderson Inácio e CÂNDIDO, Danielle. Por um conceito de Propaganda e

Publicidade: divergências e convergências. Intercom, 2017, p. 2. Disponível em: http://portal

intercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-1973-1.pdf. Acesso em 14 abril 2018. SIGINIFICADOS. Significado de folder. 2013. Disponível em: https://www.significados. com.br/folder/. Acesso em 06 de junho de 2018.

SISSORS, Jack Zanville. Planejamento de mídia. São Paulo: Nobel, 2000. 498 p..

STRAUBHAAR, Joseph D.; LAROSE, Robert; DUARTE, Luiz Guilherme(Ver.).

Comunicação, mídia e tecnologia. São Paulo: Thomson Learning, 2004. Xxii, 303 p.

TEJON, M. L. José: Marketing e Agronegócio a nova gestão: dialogo com a sociedade, São Paulo: Person, 2009.

Documentos relacionados