• Nenhum resultado encontrado

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mapa 1 Concentrações de usinas produtoras – 2017

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O setor sucroenergético, por ser uma atividade agroindustrial, é diretamente influenciado por uma característica intrínseca: a sazonalidade da produção da matéria-prima. A produção sazonal dissocia o período de colheita, que se concentra em alguns meses do ano- safra, das necessidades do consumo que se prolongam por todos os meses do ano. De praxe, é necessário formar estoques no período da colheita para regularizar a oferta, particularmente no período da entressafra, quando as destilarias estão desligadas e não há produção.

Indubitavelmente, o setor sucroenergético por décadas tem sido o alicerce da economia alagoana bem como o maior gerador de empregos no estado, tem uma participação significativa no PIB estadual e faz com que Alagoas seja o maior produtor de cana-de-açúcar do nordeste.

Porém, tendo em vista a atual situação do estado de alagoas, no que diz respeito às questões socioeconômicas, principalmente à má distribuição de renda com uma alta concentração no litoral e zona da mata, regiões onde se localizam as usinas canavieiras e a crise que assola este setor que é considerada a maior dos últimos tempos e vem aumentando a taxa de desemprego no estado, é notório a necessidade de inovações, de abrir as portas para a atuação de novos setores e resgatar a confiabilidade dos investidores.

A dinâmica da economia alagoana requer uma reciclagem que abranja o estado como um todo, não apenas o litoral, mas também o sertão e o agreste que tem muito a ser explorado. Os passos que estão sendo dados com os polos industriais são um grande avanço e exemplos de motivação para a atração de incentivos políticos, no entanto, Alagoas bem como grande parte dos estados brasileiros, tem sua característica econômica forte no setor agropecuário com a produção de commodities para exportação e não pode e nem deve perdê-la.

Nos últimos anos, o turismo tem crescido,nas praias do estado com a chegada de

brasileiros e também de estrangeiros, graças a melhorias no aeroporto de Rio Largo e na infra- estrutura hoteleira. O litoral norte, especialmente Maragogi e Japaratinga tem recebido nos últimos anos grandes empreendimentos de resorts.

52

O reaproveitamento das terras danificadas para a produção de eucalipto com o objetivo de produzir madeira e energia, portanto, pode ser uma inovação na dinâmica econômica do estado, se tiver incentivos e apoio do governo com investimentos e políticas públicas.

53

Referências

UFAL. Disponível em :http://www.ufal.edu.br/noticias/2011/12/ceca-tem-o-maior-projeto- do-pais-para-pesquisa-na-area-de-cana-de-acucar./. Acesso em 28 de maio de 2018.

RIDESA. Disponível em https://www.ridesaufscar.com.br/historico/. Acesso em 28 de maio de 2018.

INFO ESCOLA. Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/economia-de- alagoas/. Acesso em 06 de março de 2018.

TRIBUNA HOJE. Disponível em: http://tribunahoje.com/noticias /economia/2017/12/28/ alagoas-e-o-5o-estado-em-empregos-formais /. Acesso em 06 de março de 2018.

SANTOS,Sergio silva dos. “O cultivo da cana-de-açúcar no estado de alagoas. Uma análise comparativa dos efeitos da mecanização no estado de São Paulo”. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/9843/3/2011_SergioSilvadosSantos.pdf. Acesso em: 27 de março de 2018.

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Engenho de Açúcar"; Brasil Escola. Disponível em

<http://brasilescola.uol.com.br/historiab/engenho-acucar.htm>. Acesso em 03 de

novembro de 2017.

INMETRO. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/acucar.asp. Acesso em 13 de abril de 2017.

NOVACANA. Disponível em: https://www.novacana.com/sustentabilidade/demanda-terras- aumento-producao-etanol-acucar/. Acesso em 01 de março de 2018.

IPEA. Disponível em : http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option =comcontent &view=article&id=2321:catid=28&itemid=23. Acesso em 05 de março de 2018.

54

AGENCIA ALAGOAS. Disponível em: http://www.agenciaalagoas.al

.gov.br/noticia/item/ 19576-mapa-do-turismo-de-alagoas-cresce-139-em-comparacao-ao- mesmo-periodo-do-ano-passado. Acesso em 05 de março de 2018.

IBGE. Produto Interno Bruto (valor adicionado). Disponível em:

<http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/economia.php?lang=&codmun=270030&search=alag oas|arapiraca|infogr%E1ficos:-despesas-e-receitas-or%E7ament%E1rias-e-pib> Acesso em: 19 jan. 2017.

JÚNIOR, Edivaldo. Crise se agrava e setor sucroenergético do nordeste pede socorro ao governo federal. Disponível em:

<http://blogsdagazetaweb.com.br/edivaldojunior/politica/crise-se-agrava-e-setor-

sucroenergético-do-nordeste-pede-socorro-ao-governo-federal> Acesso em: 19 jan. 2017.

SINDAÇÚCAR. O açúcar e o álcool desenvolvendo Alagoas. Disponível em: <http://www.sindacucar-al.com.br/> Acesso em: 18 de jun. 2017.

CARVALHO,CÍCERO PÉRICLES DE,Análise da reestruturação produtiva da agroindústria sucroalcooleira alagoana,Alagoas,2009.3ªed.

ÚNICA,Disponível em http://www.unica.com.br/linha-do-tempo/. Acessado em: 17 de out de 2017.

FGV.Disponível em http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/instituto- do-acucar-e-do-alcool-iaa. Acessado em 18 de out de 2017.

CONAB.Disponível:http://www.agricultura.gov.br\assuntos\sustentabilidade\agroenergia\arq uivos-fundamentos-da-crise-do-setor-sucroenergético-no-brasil-conab.pdf.Acessado em 07 de outubro de 2017.

SCOPINHO, R. A.; EID, F.; VIAN, C. E. F.; SILVA, P. R. C. Novas tecnologias e saúde do trabalhador: a mecanização do corte da cana-de-açúcar. Cad. Saúde Pública, Rio de

55

Janeiro, v. 15, n. 1, p. 147-161, jan-mar, 1999. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/csp/v15n1/0044.pdf> Acesso em: 16 jan. 2016

BORBA, F.V. N.; BERTOLDO E.; SILVA, S.C. A reestruturação produtiva do setor sucroenergético e os impactos sobre o trabalhador do corte da cana. Disponível em: <http://www.estudosdotrabalho.org/anais-vii-7-seminario-trabalho-ret-

2010/fernanda_valeria_do_nascimento_borba_edna_bertoldo_simone_da_costa_silva.pdf> Acesso em: 16 jan. 2016.

OMENA, Ana Paula. Atividade da cana-de-açúcar perde espaço em Alagoas. Disponível em: <http://valeagoraweb.com.br/economia/atividade-da-cana-de-acucar-perde-espaco-em- alagoas/> Acesso em: 18 jan. 2017.

NETO, M. N. O.; SILVA, T. R. P. A expansão do setor sucroenergético e os impactos sócio-ambientais no leste Alagoano. Porto Alegre/RS: Encontro nacional dos geógrafos, 2010. Disponível em: <file:///C:/Users/cce/Downloads/download(1468).PDF> Acesso em: 19 jan. 2015.

SIQUEIRA, Vanessa. Crise no setor sucroenergético força mudanças na economia de AL. Disponível em: <http://cadaminuto.com.br/noticia/247454/2014/05/18/crise-no-setor-

Documentos relacionados