• Nenhum resultado encontrado

A Educação Física como uma das disciplinas que pelas suas características, objetivos e área de atuação traz uma importante contribuição para escola, no exercício de sua função social de preparar o aluno para exercer seu papel na sociedade.

Surgiu, então o questionamento, como a Educação Física pode contribuir para promover a emancipação social do aluno, seria somente focar nos aspectos preventivos para a saúde e no desenvolvimento de habilidades especifica para os esportes?

Buscou-se, portanto, na revisão da literatura resultados de pesquisas, estudos e publicações que pudessem direcionar novas pesquisas e análises.

Respaldados com a referência bibliográfica nos remetemos a pesquisa de campo, cujo objetivo foi trazer a realidade de duas escolas para um estudo comparativo.

Porém, percebeu-se que não adianta analisar a percepção de um só segmento da comunidade escolar (aluno), a primeira conclusão redimensionou a prática que estava sendo desenvolvida, pois chegou-se a conclusão, que era preciso saber o que pensa o gestor, o professor e não só ir buscar e entender a forma como o professor entende a Educação Física e seus aspectos formativos, mas observar e analisar como esse profissional atua na prática de sala de aula.

Muitos aspectos foram observados, em primeiro lugar pode-se concluir que os objetivos traçados na delimitação do tema e abrangência da pesquisa foram alcançados. Ao definir como meta identificar como a educação física pode auxiliar na emancipação social dos alunos através dos conteúdos, a proposta era saber como o professor podia contribuir em situação de aprendizagem a formação do aluno. Encontramos nesse item nosso maior entrave, pois não se trata do conteúdo, mas da proposta teórico-matodológica que o professor utiliza para chegar ao seu objetivo que é ensinar o aluno.

Definir pela pesquisa de campo conseguiu abranger numa só ação os objetivos específicos traçados, daí surgiu a proposta da observação

47

sistematizada, que nos forneceu subsídios para refletir sobre como anda a pratica desse professor. A partir dessa prática, percebeu-se que existe uma diferença entre propor e executar, planejar e colocar em prática. O professor precisa, urgentemente, repensar sua prática, reformular objetivos, elaborar novas estratégias, tirando dessa forma a Educação Física escolar do foco restrito à esportivizaçao.

A proposta, por exemplo, da metodologia Crítico-superadora (Oliveira, 1997), “que prega que os conteúdos devem emergir da realidade social concreta do aluno” não é explorado devidamente pelos professores. E, que ao invés de preocupar com o condicionamento físico, deve procurar meios de formar um aluno crítico e participativo, por isso o gráfico 04 tornou-se tão importante para esclarecer o resultado dessa pesquisa.

Nesse trabalho foi feita referência aos pilares da formação do professor de Educação Física: “E necessário que, promova-se uma transformação didático-pedagógica do esporte de modo que a Educação Física contribua na reflexão critica e emancipatória das crianças e jovens”. (ELENOR KUNZ).

A questão que permeou todo essa pesquisa foi: O professor das escolas que constitui o universo dessa pesquisa está preparado para fundamentar sua prática pedagógica, nessa concepção e percepção critica? E, lembrando que o professor não atua sozinho, que faz parte de um contexto educador, esta escola, na figura de seus gestores estão preparados e comprometidos para subsidiar e incentivar essa prática do professor?

Trazendo Darido (2003) que contribui com esses questionamentos, acrescentando que: não adianta mudar só a proposta da Educação Física, é preciso que essa mudança abra espaço para a luta de melhores condições, redimensionar programas, objetivos e metodologias, dessa forma trará a formação critico-emancipatória da escola, e não somente da disciplina.

48

REFERÊNCIAS

BORGES, Célio José. Educação Física para o pré-escolar. Rio de Janeiro:

Sprint, 1998.

BORGES, Cecília Maria Ferreira. O professor de Educação Física e a construção do saber. 2 ed. Campinas: Papirus, 2001.

BUSSO, Gilberto Leandro; JÚNIOR, Rubens Venditti. Sistematização epistemológica da Educação Física brasileira: concepções Pedagógicas Crítico-Superadora e Crítico-Emancipatória. Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - N° 83 - Abril de 2005. Disponível em http://www.efdeportes.com Acesso em 20/09/2012.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Ensino Fundamental de 9 anos, Brasília, 2006.

_______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.

________. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRACHT, V. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1999.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física – São Paulo: Cortez, 1992-(Coleção magistério 2°grau. Série formação do professor) CHICATI, Karen Cristina. Motivação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 11, n. 1, p. 97-105, 2000.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanambara Koogan S. A., 2003.

____________. Os conteúdos da Educação Física Escolar: Influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói, v. 2, n. 1 (suplemento), 2001.

DUCKUR, Lusirene Costa Bezerra; "Em Busca da Formação de Indivíduos Autônomos nas de aulas de Educação Física". Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

49

FERREIRA, Lílian Aparecida. Reencantando o corpo na Educação Física: uma experiência com as práticas corporais alternativas no ensino médio. Rio Claro:

Programa de Pós-graduação em Motricidade Humana, Unesp, 2006.

GHIRALDELLI JR., Paulo. Educação física progressista: a pedagogia crítico social dos conteúdos e a educação física brasileira. 7. ed. vol. 10. São Paulo:

Loyola, 2001.

KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino e mudanças. 3. ed. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2004b.

___________. Ciência e interdisciplinaridade. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Santa Catarina: NEPEF/UFSC, v.17, n.2, jan., 1996, (p.138-142) ___________. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.

NEAD, CED. Núcleo de Educação à Distância, 2007 disponível em www.ufjf.br/.../2007/09/.../nucleo-seleciona-tutores-para-educacao-fi...

LOVISOLO, Hugo Rodolfo. Mediação: Esporte rendimento e esporte da escola.

Revista Movimento. Porto Alegre, Ano VII, n. 15, p.107-117. 2001.

OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 12 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

REVERDITTO, Riller Silva: SCAGLIA .A.J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. Editora Phorte, São Paulo, 2009.

SILVA, Diego Andrade da; CRUS, Paula Gomes da. Cidadania como elemento integrante na Educação Física para o Ensino Médio. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 149, Octubre de 2010.

http://www.efdeportes.com/ Acesso em 15/09/2012.

SILVA, et al. Teorias Críticas da Educação Física: das discussões acadêmicas à prática escolar. Monografia apresentada ao Departamento de Educação da UNEB, Granambi-BA, 2005.

SILVEIRA, Juliano. A Educação Física Escolar nas Escolas Públicas e os seus Conteúdos: uma análise sobre a postura dos educadores acerca de seu campo de trabalho. Trabalho realizado sob orientação do Prof. Dr. Giovani de Lorenzi Pires – Docente do Departamento de Educação Física da UFSC. Tutor do Programa Especial de Treinamento em Educação Física, 2008. Disponível em

http://cev.org.br/biblioteca/a-educacao-fisica-escolar-nas-escolas-publicas-os-50

seus-conteudos-uma-analise-sobre-postura-dos-educadores-acerca-seu-campo-trabalho acesso em 12/05/2012

SHIGUNOV, Viktor; FARIAS, Gelcemar Oliveira & NASCIMENTO, Juarez Vieira. O percurso profissional dos professores de Educação Física nas escolas. In A Shigunov Neto, V. Shigonov (Org). Educação Física:

conhecimento teórico x prática pedagógica (p. 19-53). Porto Alegre: Mediação, 2002.

VIGOTSKY, Lev. A formação social da mente. SP, Martins Fontes, 1987

51

LISTA DE APÊNDICES Página

Apêndice A - Roteiro de Observação... 52

Apêndice B - Entrevista Semi-Estruturada destinada ao Professor... 54

Apêndice C - Questionário destinado ao aluno... 57

Apêndice D - Entrevista Semi-Estruturada destinada aos Gestores... 59

Apêndice E - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE (alunos)... 61

Apêndice F - Termo de Ciência da Instituição... 63

52

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

FACULDADE DE EDUAÇÃO FÍSICA

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – PÓLO ALTO PARAÍSO - GO

APÊNDICE A - ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO 1) Relacionamento aluno x aluno

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

2) Relacionamento professor x aluno

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

3) Proposta teórico metodológica adotada nas aulas:

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

4) Conteúdo trabalhado na aula (verificar se está sendo aplicado de forma que favoreça a formação crítica do aluno, se existe espaço para debate/teoria/reflexão):

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

5) Verificar se a aula tem planejamento e se isso ocorre na prática:

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

53

6) Verificar se a aula é dividida em início/meio/fim:

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

7) Verificar se o professor explica o que vai trabalhar, se os alunos tem espaço para debater:

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

8) Verificar se as questões polêmicas são debatidas em grupo para resolução de tais questões:

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

9) Verificar a forma de avaliação que o professor aplica:

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

54

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

FACULDADE DE EDUAÇÃO FÍSICA

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – PÓLO ALTO PARAÍSO - GO

APÊNDICE B - ENTREVISTA SEMI-ESTRUATURADA DESTINADA AO PROFESSOR

Senhor (a) Professor (a)

A sua participação na pesquisa, muito enriquecerá o meu Trabalho de Final de Curso, cujo tema é: A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EMANCIPAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS, pois tem como objetivo trazer a vivência da prática do professor de Educação Física no contexto da escola.

1. FORMAÇÃO:

( ) Graduação em Educação Física ( ) Graduação em outras áreas da Educação

( ) Pós graduação concluído ( ) Cursando Pós-graduação ( ) Cursando Mestrado

( ) Mestrado concluído

2. ANO QUE TERMINOU A GRADUAÇÃO: ____________________________

3. RECONHECE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUADA?

( ) Sim ( ) Não

Quantos cursos de capacitação já participou?

55

( ) 80 horas ( ) 100 horas ( ) 180 horas ( ) 300 horas

Qual área? ______________________________________________________

4. TEMPO DE ATUAÇÃO EM OUTRAS ÁREAS, FORA DA ESCOLA? _______

Qual área? ______________________________________________________

5. QUANTOS ANOS DE ATUAÇÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA? _____

6. QUANTOS ANOS DE ATUAÇÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM OUTROS AMBIENTES (ACADÊMIA, CLUBE, EMPRESAS)? ______________

7. QUANTOS ANOS DE ATUAÇÃO NESSA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NESSA MESMA ESCOLA? _________________________________________

8. MINISTRA OU JÁ MINISTROU AULAS DE OUTRAS DISCIPLINAS?

( ) Sim ( ) Não

Se respondeu sim: Qual? ______________________ E, por que?

______________

9. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DENTRO DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA. PREFERE TRABALHAR?

( ) E sporte ( ) Ginástica e treinamento ( ) Lazer ( ) Cultura Corporal

10. METODOLOGIA QUE TRABALHA:

( ) Esporte ( ) Aulas teóricas ( ) Aulas práticas e teóricas 11. QUAIS OS MATERIAIS QUE VOCÊ MAIS UTILIZA?

( ) Bola ( ) Corda ( ) Espaço Livre ( ) Bastão ( ) Material didático 12. SEGUE ALGUM TIPO DE PLANEJAMENTO?

( ) Sim ( ) Não Por que? _______________________________________

56

13. PARTICIPA DE REUNIÕES DE PAIS E PROFESSORES?

( ) Sim ( ) Não Por que? _______________________________________

14. PARTICIPOU DA CONSTRUÇÃO DO PPP DA ESCOLA?

( ) Sim ( ) Não Por que? _______________________________________

15. PARTICIPA DE ALGUM PROJETO SOCIAL DESENVOLVIDO NA ESCOLA?

( ) Sim ( ) Não Por que? _______________________________________

Qual acredita ser a melhor forma de promover a emancipação social do aluno, dentro da proposta teórico-metodológica da Educação Física na escola.

( ) através de palestras

( ) priorizando os jogos cooperativos

( ) incentivando a competição entre grupos de alunos ( ) trabalhando o tema nas aulas teóricas

De acordo com Vigotsky a criança e o adolescente é fortemente influenciado pelo meio (contexto). Como o professor de EF pode contribuir na formação social desses sujeitos:

( ) trabalhando temas do interesse dos alunos no desenvolvimento de projetos

( ) preparando gincanas e atividades de competição ( ) aplicando teste de aptidão física

57

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

FACULDADE DE EDUAÇÃO FÍSICA

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – PÓLO ALTO PARAÍSO - GO

APÊNDICE C - QUESTIONÁRIO DESTINADO AO ALUNO

1) Qual as atividades que você mais gosta nas aulas de Educação Física : ( ) esportes ( ) brincadeiras e jogos

( ) exercícios físicos (ginástica) ( ) pesquisas e aulas teóricas

2) Durante as atividades de jogos, para você, o mais importante é:

( ) desenvolver as atividades com os colegas ( ) competir para vencer

( ) sair da rotina da sala de aula

( ) aprender e aplicar as regras do jogo

3) Você acha que nas nas aulas de EF, o professor trabalha a formação cidadã dos alunos?

( ) sim porque trabalha de forma lúdica as atividades ( ) ensina a respeitar os colegas e as regras do jogo

( ) obriga a todos os alunos a participarem dos projetos da escola ( ) valoriza o aluno pelas notas nas outras disciplinas

4) Qual é o conteúdo abordado com mais freqüência, na sua escola?

( ) Futebol ( )

Basquetebol

( ) Dança ( ) Jogos Lúdicos

( ) Voleibol ( ) Lutas ( ) Atletismo

Outro: ______________

( ) Handebol ( ) Ginástica ( ) Natação ( ) Saúde e Qualidade de Vida

5) Nas aulas de Educação Física existe espaço para:

58 ( ) opinar e/ou fazer escolhas

( ) todos devem participar de todas as atividades planejadas

( ) conscientização, pois somos informados sobre os objetivos da escolha de cada atividades

59

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

FACULDADE DE EDUAÇÃO FÍSICA

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – PÓLO ALTO PARAÍSO - GO

APÊNDICE D - ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA DESTINADA AOS GESTORES

Senhor (a) Gestor (a)

A sua participação na pesquisa, muito enriquecerá o meu Trabalho de Final de Curso, cujo tema é: A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EMANCIPAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS, pois tem como objetivo analisar o envolvimento da gestão da escola com o professor de EF e os alunos.

1) O Projeto Político Pedagógico prevê o desenvolvimento de projetos sociais envolvendo a Educação Física escolar e a comunidade:

( ) Sim ( ) Não Por que ?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

2) Os professores e os alunos de EF são frequemente convidados a participar de projetos interdisciplinares?

( ) Sim/sempre ( ) Sim/às vezes ( ) Não Por que ?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

60

3) Acredita que a aulas de EF (6º ao 9º ano) , da forma como é desenvolvida nessa escola, favorece a emancipação social do aluno

( ) Sim/sempre ( ) Sim/às vezes ( ) Não Por que ?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

4) Tem proposta para melhor as aulas de Educação Física, visando a formação cidadã dos alunos. Como?

( ) incentivando a participação dos alunos em jogos interescolares ( ) buscando a parceria dos pais e da comunidade

( ) promovendo palestras educativas ( ) prevendo sanções disciplinares

( ) orientando os professores nesse sentido

5) Acredita que os professores trabalharem a EF de forma interdisciplinar melhora o rendimento do aluno nessa e nas outras disciplinas:

( ) Sim ( ) Nâo

Por que ?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

6) Como avalia a disciplina dos alunos nas aulas de Educação Física

( ) Ótima ( ) Boa ( ) Regular ( ) Péssima

Por que ?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

61 APÊNDICE E

Universidade de Brasília PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PÓLO DE ALTO PARAÍSO - GO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO DE

PARTICIPAÇÃO NA PESQUISA

Você está sendo convidado (a) para participar, como voluntário, em uma pesquisa. Após ser esclarecido (a) sobre as informações a seguir, no caso de aceitar fazer parte do estudo, assine o documento de consentimento de sua participação, que está em duas vias. Uma delas é sua e a outra é do pesquisador responsável. Em caso de recusa você não será penalizado de forma alguma. Em caso de dúvida você pode procurar o Pólo de Alto Paraíso - GO do Programa UAB da Universidade de Brasília pelo telefone (62) 3446-1371.

INFORMAÇÕES SOBRE A PESQUISA:

Título do Projeto: A Contribuição da Educação Física para a Emancipação Social dos Alunos

Responsável: Dorveci Ferreira de Souza

Descrição da pesquisa:

Observações importantes:

A pesquisa não envolve riscos à saúde, integridade física ou moral daquele que será sujeito da pesquisa. Não será fornecido nenhum auxílio financeiro, por parte dos pesquisadores, seja para transporte ou gastos de qualquer outra natureza. A coleta de dados deverá ser autorizada e poderá ser acompanhada por terceiros. O resultado obtido com os dados coletados, bem como possíveis imagens, serão sistematizados e posteriormente divulgados na

62

forma de um texto monográfico, que será apresentado em sessão pública de avaliação disponibilizada para consulta através da Biblioteca Digital de Monografias da UnB.

TERMO DE CONSENTIMENTO DA PARTICIPAÇÃO NA PESQUISA

Eu,_______________________________________________________,

RG_____________________, CPF_______________________, abaixo assinado, autorizo a utilização para fins acadêmico científicos do conteúdo do questionário para a pesquisa: A Contribuição da Educação Física para a Emancipação Social dos Alunos.

Fui devidamente esclarecido pelo aluno Dorveci Ferreira de Souza sobre a pesquisa, os procedimentos nela envolvidos, assim como os seus objetivos e finalidades. Foi-me garantido que poderei desistir de participar em qualquer momento, sem que isto leve à qualquer penalidade. Também fui informado que os dados coletados durante a pesquisa, e também imagens, serão divulgados para fins acadêmicos e científicos, através de Trabalho Monográfico que será apresentado em sessão pública de avaliação e posteriormente disponibilizado para consulta através da Biblioteca Digital de Monografias da UnB.

Planaltina – DF ___ de ______________ de 2012.

__________________________________________

63 APÊNDICE F

Universidade de Brasília PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PÓLO DE ALTO PARAÍSO - GO

TERMO DE INFORMAÇÃO À INSTITUIÇÃO DE ENSINO

De: Dorveci Ferreira de Souza

Para: __________________________________________________________

Assunto: Participação na pesquisa “A contribuição da Educação Física na emancipação social dos alunos”.

Venho por meio desta, solicitar autorização para a realização da pesquisa “A contribuição da Educação Física na emancipação social dos alunos” com alunos e professores da escola.

Os alunos e professores serão submetidos a um questionário e devidamente esclarecidos pelo aluno Dorveci Ferreira de Souza sobre a pesquisa, os procedimentos nela envolvidos, assim como os seus objetivos e finalidades. Serão lhes garantido que poderão desistir de participar em qualquer momento, sem que isto leve a qualquer penalidade. Também serão informadas que os dados coletados serão divulgados para fins acadêmicos e científicos, através de Trabalho Monográfico que será apresentado em sessão pública de avaliação e posteriormente disponibilizado para consulta através da Biblioteca Digital de Monografias da UnB.

Formosa – GO ___ de ______________ de 2012.

Assinatura do Aluno: ______________________________________________

Assinatura do Diretor: _____________________________________________

Documentos relacionados