• Nenhum resultado encontrado

Por fim, gostaríamos de ter aprofundado mais nas questões de currículo, sabendo que é uma questão que requer muito mais estudos e pesquisas, por conter várias pesquisas, visões e estudiosos na área. Além de querer ter aprofundado em cada curso das instituições pesquisadas realizando a pesquisa com os documentos institucionais (PPP e/ou PPC) de todas as instituições. Mas devido à falta de tempo e a falta de disponibilidade de tais documentos nas paginas ou por meio dos contatos institucionais, não foi possível aprofundar no desenvolvimento da pesquisa. Porém, mesmo com o pouco tempo, e com a indisponibilidade de documentos importantes das instituições. Conseguimos reunir um conjunto de 48 documentos institucionais de 24 cursos, entre observações encontradas nos sites, ementas, PPP/PPC e matrizes curriculares. E a partir disso vimos a semelhança que todos esses cursos possuem, talvez devido as diretrizes e legislações curriculares nacionais. Além de analisar o perfil dos egressos segundo as respostas dos coordenadores, todos buscam fazer com que o formando seja capaz de entender o contexto social e cultural ao qual será inserido, para que a partir disso dê um retorno favorável a população.

Concluímos que parte significativa dos cursos de formação profissional em Educação Física investigados apresentam satisfatoriamente disciplinas e conteúdos da cultura popular, apesar de, também trabalharem com manifestações da cultura corporal e a cultura de massa que é presente em nossa sociedade.

Observamos que uma parte dos respondentes se empenhou com qualidade nas respostas ao questionário. Outros, porém, nem responderam ou o fizeram de forma incompleta, o que pode indicar que não deram a devida importância à pesquisa ou estão sobrecarregados com suas tarefas administrativas e acadêmicas.

As instituições de ensino podem abrir mais as portas para que os povos originários, quilombolas e demais etnias, pobres e ricos, portadores de necessidades especiais e não portadores, tenham o mesmo ensino, com a mesma qualidade, e o mesmo espaço em nossa sociedade. Só assim conseguiremos ser capazes de entender nossa cultura, como uma cultura popular, construída pelo povo, para o povo.

A experiência com uma pesquisa de tamanha relevância, só me fez ter mais vontade de aprofundar cada vez mais nesse âmbito acadêmico e de pesquisa. Espero ter contribuído de maneira satisfatória para o ensino profissional em Educação Física, mostrando a importância da cultura popular em sua formação.

REFERÊNCIAS

ADICHIE, C. ; O perigo de uma historia única. Disponível em:<

https://www.youtube.com/watch?v=EC-bh1YARsc>. Acesso em: 7 de abril de 2015.

BAPTISTA, t. O corpo na tensão entre a produção e o consumo: reflexões a partir da indústria cultural. EDUCATIVA, Goiânia, 2008.

BENITES, L. ; SOUZA, S. ; HUNGER D. O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de Educação Física. EDUCAÇÃO E PESQUISA, São Paulo, 2008.

BETTI, I. ; BETTI, M. ; Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física. v. 2, nº1, São Paulo: Motriz, Junho,1996.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Minuta de Projeto de Resolução para audiência pública de 11/12/2015. Portal do Mec. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=28641- proposta-de-resolucao-pdf&category_slug=dezembro-2015-pdf&Itemid=30192 >. Acesso em 29 Fev. de 2016>.

BRASIL. Diário oficial da União. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/cotas/docs/lei_12711_2012.pdf> Acesso em: 22 de junho de 2015

BRASIL. Diário oficial da União. Disponível em: <

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/003.pdf> Acesso em: 16 de janeiro de 2016

BRASIL. MEC. RESOLUÇÃO CEB nº 3, de 1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Brasília, DF, 1998.

RODRIGUES, A. Currículo e Práticas Escolares, p.83 – 154, In BRASIL. MEC. Educação Física – Licenciatura 2. Ensino a distância. Goiânia, Ed. UFG, 2012.

BRASIL. MEC. Conselho Nacional de Educação nº 274/2011. Disponível em : < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8772 -pces274-pdf&category_slug=setembro-2011-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 02 de fevereiro de 2016.

BRETON, D. Adeus ao corpo. 4º.ed.São Paulo: Papirus, 2009.

BRUM, M. et al. Educação escolar quilombola: Deslocamentos e relações de trabalho no dia a dia da escola, In FALCÃO, J. ; SILVA, A.; Práticas corporais em comunidades quilombolas de Goiás. Goiânia, Ed. Puc Goiás, 2011.

BUENO, S. ; Minidicionário da língua portuguesa. 2ª Ed ,São Paulo, Ed. FTD, 2007.

DIAS, T. ; FREITAS, O. ; Desenvolvimento humano e aprendizagem: Por uma compreensão “desses percursos” na cultura e na ação educativa, In GRANDO, B.; Corpo, Educação e Cultura: Práticas Sociais e Maneiras de Ser. Rio Grande do Sul: Editora UNIJUÍ, 2009

DAOLIO, J. Cultura. In: FENSTERSEIFER, P. ; GONZÁLEZ, F. ; Dicionário crítico de Educação Física. 3ª Ed. , Ijuí – RS: Unijuí, 2014. P. 161 – 162.

GRANDO, B. ; Corpo, educação e cultura: As práticas corporais e a constituição da identidade, In GRANDO, B.; Corpo, Educação e Cultura: Práticas Sociais e Maneiras de Ser. Rio Grande do Sul: Editora UNIJUÍ, 2009, p. 228.

GIL, A. C. Como classificar as pesquisas? . In: Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas S.A. , 2002. p. 41-42 .

L A R A , L . ; C o r p o , s e n t i d o é t i c o – e s t é t i c o e c u l t u r a p o p u l a r . M a r i n g a , E d . U E M , 2 0 1 1 .

LOVISOLO, H. ; MOURA, D. ; Antropologia, Cultura e Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 29, n. 3, p. 137-153, maio 2008.

N U N E S , J . Encontro de saberes: bases para um diálogo interepistêmico. I n M I N I S T E R I O D A C U L T U R A . E n c o n t r o a b o r d a i n s e r ç ã o d o s a b e r t r a d i c i o n a l n a u n i v e r s i d a d e . D i s p o n í v e l e m : < http://www.cultura.gov.br/banner-3/- /asset_publisher/axCZZwQo8xW6/content/encontro-aborda-insercao-do-saber- tradicional-na-universidade/10883?redirect=http://www.cultura.gov.br/banner- 3?p_p_id=101_INSTANCE_axCZZwQo8xW6&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal& p_p_mode=view&p_p_col_id=column- 3&p_p_col_count=2&_101_INSTANCE_axCZZwQo8xW6_currentURL=%252F&_10 1_INSTANCE_axCZZwQo8xW6_portletAjaxable=1>. Acesso em: 22 de junho de 2015.

SILVA, M. ; Racismo à brasileira: Raízes históricas um novo nível de reflexão sobre a história social do Brasil. São Paulo, Ed. Anita Garibaldi, 2009.

SILVA, P. A Formação do Professor de Educação Física no Brasil: avanços e retrocessos. 2002, 313. Tese de Doutorado – Educação Física. Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.2002.

SOARES, N. A pesquisa no currículo de um curso de formação inicial dos professores de Educação Física. v. 14, n. 1; Goiânia, Pensar a Prática, jan./abr. 2011.

SOUZA et all. A formação profissional de Educação Fìsica no Brasil: uma historia sob a perspectiva da legislação federal no século XX. Revista Brasileira de Ciência do Esporte. Campinas, v.25, n.2,p.113-128,mar.2004.

ANEXOS

1. QUESTIONÁRIO

QUESTIONÁRIO

Documentos relacionados