• Nenhum resultado encontrado

Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e analisar um texto didático e demais materiais didáticos usados em uma aula do conteúdo da área de Produção e Operações, especificamente para o conteúdo de Plane- jamento Mestre da Manufatura, cuja estética estivesse à luz da teoria da

RACE, Chapecó, Ed. Especial Anpad, p. 265-308, 2013

atividade proposta por Leontiev (1978) e na perspectiva da metáfora do professor-pesquisador de sua prática docente.

A elaboração de um texto didático como apoio pedagógico ao en- sino/aprendizado do conteúdo de Planejamento Mestre de Manufatura à luz dessas teorias demonstrou ser uma opção didática dinâmica na forma- ção participativa do conhecimento, mesmo na estratégia de ensino do tipo expositivo-dialogada. Ainda em relação às questões didáticas se verificou a necessidade de outros materiais didáticos auxiliares para o desenvolvi- mento da aula, como a organização de apresentações de slides que estives- sem interligados com o texto e as indicações de leituras complementares para estudo extraclasse.

Ao assumir o perfil de professor pesquisador da própria prática do- cente com o intuito de propor, desenvolver e executar inovações curricu- lares, o docente assume alguns ricos e necessita estar disposto a conviver com situações imprevistas, e com as incertas inerentes às mudanças oriun- das dos resultados da pesquisa da prática pedagógica.

Como resultados gerais da pesquisa, observou-se, inicialmente, que o professor, ao propor novas didáticas, necessita estar ciente que nem todas as suas propostas irão acontecer conforme os resultados previstos tanto para a melhoria do processo de ensino quanto das aprendizagens. Quando as atividades propostas não apresentam os resultados esperados, o professor necessita estar aberto às pressões oriundas de diferentes fato- res e realizar os ajustes necessários.

Ao propor novas estratégias de ensino, o professor pesquisador da prática docente também necessita estar preparado para o fracasso de suas ações de pesquisa em aula. Frente a essa situação, o docente necessita dia- logar com os estudantes sobre como a aula havia sido planejada e quais fo- ram os aspectos educacionais atingidos e aqueles que não o foram. Debater com a turma de estudantes sobre essas incompletudes ocorridas durante o desenvolvimento dessas novas propostas exige uma postura serena, ma-

RACE, Chapecó, Ed. Especial Anpad, p. 265-308, 2013

dura e profissional do docente. É preciso ter discernimento para entender os comentários dos estudantes e ouvir sugestões de melhorias para, poste- riormente, analisá-las com a devida atenção à realização das necessárias melhorias, caso elas sejam pertinentes, como os relatos observados pelos estudantes da turma envolvida na pesquisa.

Constatou-se também que essa forma de abordar o conteúdo pos- sibilita uma mediação de conhecimentos teóricos e práticos, pela qual os estudantes conseguem associar os conteúdos e os processos para a sua re- alização e as questões das relações humanas envolvidas. Ressalta-se que esse tipo de atividade exige do docente um tempo considerável no momen- to da preparação inicial da aula, pois a proposta de texto se encontra em um foco diferente dos padrões estabelecidos na área. Também exige que o estudante esteja participando ativamente na aula expositivo-dialogada.

No aspecto relacionado ao processo de estudo pelo uso de textos di- dáticos que busquem relacionar os motivos pelos quais o estudante o está realizando, a sua aprendizagem lhe oportuniza mobilizar os conhecimen- tos para atingir os objetivos conscientes ao seu desenvolvimento. Isso ocor- re quando os estudantes fazem um esforço para que os conteúdos passem a ter sentidos e a serem entendidos por meio de uma elaboração mental lógica e ativa destes conhecimentos, mesmo que este seja desenvolvido em um sentido teórico e cognitivo de seu aprendizado.

Assim, a participação ativa do estudante ocorre quando ele alia os motivos do conteúdo com os seus objetivos de aprendizagem. Para isso, ne- cessita assumir uma postura de realizar uma leitura prévia e atenta dos conteúdos do texto-base e do material complementar para lhe propiciar subsídios conceituais ao debate acerca do tema tratado em aula. Na aula, ele também necessita acompanhar as explicações e demais comentários re- alizados, proferir comentários e debates acerca do tema pela realização e correção de exercícios que reforçam o seu aprendizado e pelo interesse ativo

RACE, Chapecó, Ed. Especial Anpad, p. 265-308, 2013

em aprender os conteúdos tanto no desenvolvimento acadêmico quanto nas possíveis relações destes com as situações/problemas da vida profissional.

Como resultado final, este estudo contribui com uma didática dife- renciada do estudo do conteúdo de Planejamento Mestre de Manufatura, demonstrando que, por meio do desenvolvido de um material didático à luz da teoria da atividade, elaborado pelo docente, é possível o desenvolvimen- to de ações cognitivas do conteúdo associadas às relações humanas envol- tas nestes processos dentro das organizações. Como oportunidade a novas pesquisas, este estudo pode ser expandido para outros tópicos da área de Administração da Produção e para o desenvolvimento de outras didáticas que possam complementar e aprofundar o entendimento do conteúdo por parte dos estudantes de graduação.

Development of teaching text for Operations Management: one other signification within theory of activity

Abstract

This study proposes the development of educational material for the develo- pment of the content of Operations Management and its implementation in class, with a research in the activity theory perspective. It is a qualitative re- search which employs an exploratory study through Action Research whose research strategy requires the active participation of the actors during the activities performance and their contributions to the achievement of results. It delimited to the contents of Master Production Schedule with students from two classes of Management Course in a Brazilians’ federal university. As a result we can verify an involvement and active participation of stu- dents during class. As limitations, pointing to the high initial time requi- red for the development of such materials, by the teacher. It provided many opportunities with moments of interaction as actions to complement the material, the exercises and the debate about the content developed.

RACE, Chapecó, Ed. Especial Anpad, p. 265-308, 2013

REFERÊNCIAS

BOYER, Kenneth; VERMA, Rohit. Operations & supply chain man-

agement for the 21th century. Mason: Cengage, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 4, de 27 de outubro de 2005. Inclui novo dispositivo à Resolução CNE/CEB 1/2005, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação para o Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de nível médio às disposições do Decreto n. 5.154/2004. Diário Oficial da

União, Brasília, DF, 11 nov. 2005.

CEDRO, Wellington Lima; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. O espaço de aprendizagem e a atividade de ensino: o clube de matemática. In: EN- CONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM MATEMÁTICA, 8., 2004, Recife. Anais... Recife, 2004.

CUNHA, Maria Isabel da. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de

Educação, Campinas, v. 11, n. 32, p. 258-371, maio/ago. 2006.

______. O professor universitário na transição de paradigmas. Ara- raquara: JM Editora, 1998.

CUNHA, Maria Isabel da; ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib. A problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitário. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 189-197, set./dez. 2010.

DA VEIGA, Cristiano Henrique Antonelli et al. Horizontes do professor- -pesquisador no contexto de sua prática docente. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul.

RACE, Chapecó, Ed. Especial Anpad, p. 265-308, 2013

DIAS, Fernando Peceguini et. al. Análise da administração da produção de Nigel Slack et al. à luz da psicologia sócio-histórica. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 12., 2005, Bauru. Anais... Bauru, 2005.

DUARTE, Newton. A teoria da atividade como uma abordagem para a pesquisa em educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 279- 301, jul./dez. 2002.

______. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Caderno CEDES, Campinas, v. 24, n. 62, p. 44-63, abr. 2004.

EIDT, Nadia Mara. Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contem- porâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 157-188, ago. 2010.

ELLIOTT, J. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e pró- prio. In: GERALDI, C.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. (Org.). Carto-

grafias do trabalho docente: professor(a) – pesquisador(a). São Paulo:

Mercado de Letras, 1998.

ENGESTRÖM, Yrjö. Activity theory and individual and social transfor- mation. In: ENGESTRÖM, YRJÖ; MIETTINEN, REIJO; PUNAMÄKI, RAIJA-LEENA (Ed.). Perspectives on activity theory. New York: Cambridge University Press, 1999.

FONTANA, Roseli A. Cação. A constituição social da subjetividade: notas sobre Central do Brasil. Educação & Sociedade, ano 21, n. 71, jul. 2000.

FRÖNER, Felipe. Qualidade do ambiente laboral e relações de trabalho.

Revista do processo de trabalho e sindicalismo, n. 4, Porto Alegre:

RACE, Chapecó, Ed. Especial Anpad, p. 265-308, 2013

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GRIPP, Glícia. A prática dos professores de ensino superior. Estudos de

Sociologia, Araraquara, v. 15, n. 28, p. 61-85, 2010.

JARAUTA-BORRASCA, Beatriz; MEDINA-MOYA, José Luís. La forma- ción pedagógica inicial del profesorado universitario. Repercusión en las concepciones y prácticas docentes. Magis, Revista Internacional de

Investigación en Educación, Bogotá, v. 1, n. 2, p. 357-370, 2009.

KREUZBERG, Fernanda; RAUSCH, Rita Buzzi. Compreensões de professores que atuam na pós-graduação stricto-sensu sobre professor reflexivo e professor pesquisador. Administração: ensino e pesquisa, Curitiba, v. 14, n. 1, p. 99-121, 2013.

KRAJEWISKI, Lee J.; RITZMAN, Larry; MALHOTRA, Manoj. Adminis-

tração de produção e operações. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice

Hall, 2009.

LAUGENI, F. P.; MARTINS, P. G. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

LAURINO, Débora Pereira; DUVOISIN, Ivone Almeida; ARAÚJO, Maria Santiago. Compreendendo a proposta de projetos de aprendizagem. In: GALIAZZI, Maria do C. et al. (Org.) Aprender em rede na educação

nas ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008.

LEITE, Ronaldo Landin. Análise dos desperdícios da manufatura de

calçados de acordo com a lógica JIT: estudo de casos múltiplos em

empresas fabricantes de sandálias de Juazeiro do Norte. 2006. Disser- tação (Mestrado em Engenharia de Produção)–Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.

LEONTIEV, Alexis Nikolaievtch. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

RACE, Chapecó, Ed. Especial Anpad, p. 265-308, 2013

______. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, Lev. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendiza-

gem. São Paulo: Ícone, 1998.

LOULY, Mohamed-Aly; DOLGUI, Alexandre. Optimal time phasing and periodicity for MRP with POQ policy. International Journal of Pro-

duction Economics, v. 131, n. 1, p. 76-86, 2011.

LURIA, Alexander Romanovitch. O cérebro humano e a atividade cons- ciente. In: VYGOTSKY, Lev. S. Linguagem, desenvolvimento e

aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998.

MARTINS, Carlos Fernando. Evolução funcional do planejamento

e controle da produção: um estudo de múltiplos casos. 2007. Tese

(Doutorado em Engenharia Mecânica)–Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

MARTINS, Lígia Márcia; EIDT, Nádia Mara. Trabalho e atividade: categorias de análise na psicologia histórico-cultural do desenvolvimento.

Psicologia em Estudo, Maringá, v. 15, n. 4, p. 675-683, out./dez. 2010.

MARTINS, Petrônio Garcia; ALT, Paulo Renato Campos. Administra-

ção de materiais e recursos patrimoniais. 2. ed. São Paulo: Saraiva,

2006.

MATTOS, Pedro Lincoln C. L. de. “Relações Teoria-Prática” em Admi- nistração: o que desaparece nesse “Buraco Negro”. In: ENCONTRO DA ANPAD, 31., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2010. MEDINA-LÓPES, Carmen; ALFALLA-LUQUE, Rafaela; MARIN-GAR- CIA, Juan A. La investigación en docencia en dirección de operaciones: tendencias y retos. Intangible Capital, v. 7 n. 2, p. 507-548, 2011.

RACE, Chapecó, Ed. Especial Anpad, p. 265-308, 2013

MELO, Ilma Cantuária Alves; ROBLES, Léo Tadeo; ASSUMPÇÃO, Ma- ria Rita Santos. A Relação entre a Teorização dos Acadêmicos e a Prática dos Executivos nas Organizações. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRA- ÇÃO, 13., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo, 2010.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discur-

siva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

MOREIRA, Daniel A. Administração da Produção e Operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MORGAN, Gateth. Imagens da organização: edição executiva. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MORIN, André. Pesquisa-ação integral e sistêmica: uma antropope- dagogia renovada. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

NUÑEZ, Isauro Beltan; RAMALHO, Betânia Leite. A pesquisa como re- curso da formação e da construção de uma nova identidade docente: notas para uma discussão inicial. Eccos Revista Científica, São Paulo, v. 7, n. 1, jun. 2005.

OLIVEIRA, Murilo Alvarenga; SAUAIA, Antônio Carlos Aidar. Implan- tando o Laboratório de Gestão: um Programa Integrado de Educação Gerencial e Pesquisa em Administração. In: SEMINÁRIOS EM ADMI- NISTRAÇÃO, 13., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo, 2010.

OLIVEIRA, Murilo Alvarenga et al. Relação entre Conhecimento e De- sempenho Gerencial: Análise do Aprendizado dos Participantes de um Jogo de Empresas. In: ENCONTRO DA ANPAD, 31., 2010, Rio de Janei- ro. Anais... Rio de Janeiro, 2010.

PEDROSO, Maísa Beltrame; CUNHA, Maria Isabel da. Vivendo a ino- vação: as experiências no curso de nutrição. Interface – Comunicação,

RACE, Chapecó, Ed. Especial Anpad, p. 265-308, 2013

PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. A gestão de operações nos melhores cursos de graduação em Administração do Brasil. In: SIM- PÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPE- RAÇÕES INTERNACIONAIS, 15., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor refle-

xivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez,

2006.

REPKIN, V. V. Developmental teaching and learning activity. Journal

of Russian and East European Psycology, v. 41, n. 5, p. 10-33, 2003.

RIBEIRO, Marivalda Lopes; CUNHA, Maria Isabel da. Trajetórias da docência universitária em um programa de pós-graduação em saúde pú- blica. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 14, n. 32, p. 55-68, jan./mar. 2010.

ROMAN, Darlan José; MARCHI, Jamur Johnas; ERDMANN, Rolf Hermann. A abordagem qualitativa na pesquisa em Administração da Produção no Brasil. Revista de Gestão, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 131- 144, jan./mar. 2013.

ROSA, R. U. A qualidade política da pesquisa: promover a transformação de conhecimentos e práticas. In: GALIAZZI, M. C. Aprender em rede

na educação nas ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008.

ROSSLER, João Henrique. O desenvolvimento do psiquismo na vida coti- diana: aproximações entre a psicologia de Alexis N. Leontiev e a teoria da vida cotidiana de Agnes Heller. Cadernos CEDES, Campinas, v. 24, n. 62, p. 100-116, abr. 2004.

RUSSOMANO, H. R. Planejamento e Controle da Produção. 5. ed. São Paulo: Pioneira, 1995.

RACE, Chapecó, Ed. Especial Anpad, p. 265-308, 2013

SALVADOR, César Coll. Aprendizagem escolar e construção do

conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

SANTOS, Jorge Alberto. Learning Environments in Management Educa- tion: in Search of Meaning. In: ENCONTRO DA ANPAD, 33., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo, 2009.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo de- sign para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. SHULMANN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nue- va reforma. Revista de currículum y formación del profesorado, Granada, v. 9, n. 2, 2005.

SILVA, Vantielen da Silva; KLÜBER, Tiago Emanuel. Formação e docência no ensino superior: uma meta-análise de artigos publicados em revistas brasileiras de educação. Acta Scientiarum Education, Marin- gá, v. 34, n. 1, p. 87-97, jan./jun. 2012.

SILVEIRA, Mário. Painel apresentará perspectivas para jovens. Cader-

no Contabilidade, n. 16, set. 2009.

SLACK, N.; LEWIS, M.; BATES, H. The two worlds of operations man- agement research and practice. Can they meet, should the meet? Inter-

national Journal of Operations & Production management, v. 24,

n. 4, p. 372-387, 2004.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administra-

ção da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

SLOMISKI, Vilma Geni. Saberes e competências do professor universi- tário: contribuições para o estudo da prática pedagógica do professor de ciências contábeis do Brasil. Revista de Contabilidade e Organiza-

RACE, Chapecó, Ed. Especial Anpad, p. 265-308, 2013

TALIZINA, Nina F. Manual de psicología pedagógica. México: Edito- rial Universitaria Potosina, 2000.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2008.

VANDERLEI, Marcelo Leite. Implantação de controle baseado no

sistema de execução da manufatura (MES): análise em empresa de

usinagem no setor aeronáutico. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica)–Universidade de Taubaté, Taubaté, 2009.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o de- senvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WERTSCH, James V. A necessidade da ação na pesquisa sociocultural. In: WERTSCH, J. V.; DEL RIO, P.; ALVARES, A. Estudos sociocultu-

rais da mente. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZANELLA, Andréia Vieira; BALBINOT, Gabriela; PEREIRA, Renata Su- san. A renda que enreda: analisando o processo de constituir-se rendeira.

Educação & Sociedade, ano 21, n. 71, jul. 2000.

ZINCHENKO, Vladimir P. A psicologia histórico-cultural e a teoria psi- cológica da atividade: retrospectiva e prospectos. In: WERTSCH, James V.; DEL RIO, Pablo; ALVARES, Amelia. Estudos socioculturais da

mente. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Recebido em 31 de julho de 2013 Aceito em 25 de março de 2014

Documentos relacionados