• Nenhum resultado encontrado

Como podemos confirmar nesta pesquisa, a partir do referencial teórico e dos relatos dos professores, que há uma gama de possibilidades de se trabalhar com a educação física escolar, sendo que aqui houve o interesse de pensar o ritmo como uma temática primordial dentro deste universo.

Apesar disto, nota-se que o ritmo é um elemento ainda pouco explorado e aprofundado. Desenvolver várias modalidades e inserir o ritmo neste contexto não é algo tão fácil quando não se tem intimidade com a temática, quando a formação não foi suficiente. Mesmo assim, entendo não ser impossível lidar com este conteúdo. Há uma necessidade fundamental de tê-lo incluído no planejamento geral de aulas, para uma formação mais completa dos alunos.

As entrevistas trazem informações importantes para uma análise do contexto profissional da área escolar da Educação Física, uma vez que o objetivo geral da pesquisa é diagnosticar o interesse e a inserção do conteúdo ritmo na prática docente.

Na introdução desta pesquisa foi explanado sobre a importância e a necessidade de se trabalhar o ritmo; porém, como dito no texto minha expectativa é que a realidade era diferente. Diante dos dados, todos os exemplos negativos citados na introdução se confirmaram na pesquisa, como a formação ineficiente, dificuldade em lidar com aspectos musicais, falta de materiais e espaços adequados, pouco repertório de alunos e professores.

Em relação ao primeiro objetivo específico que tinha como propósito: comparar o entendimento entre as falas dos professores recém-formados e experientes quanto à temática “ritmo” nas aulas de Educação Física, é notório que o tempo de formação não é um fator que influi na compreensão e aplicação do tema pelos professores.

Quanto ao segundo objetivo específico, que buscava verificar o grau de conhecimento das possibilidades de trabalho com o tema “ritmo” nas aulas de Educação Física, é evidente que mais da metade dos professores não aproveitam as inúmeras possibilidades que há de se trabalhar com o ritmo e se restringem apenas as atividades óbvias, ou as modalidades que são mais intimas a eles. Apenas um professor conseguia driblar as adversidades e diversas vezes por esforço e interesse próprio era capaz de realizar atividades diferentes, construir materiais, buscar conhecimento que tenham relação com a temática ritmo.

Então, posso concluir que o conteúdo ritmo é um elemento ainda pouco explorado na Educação Física escolar, poucos professores sabem realmente a quantidade de possibilidades que podem e devem ser trabalhadas no ritmo, e principalmente que a formação não proporcionou que o docente se interessasse e não exibiu a fundamental importância que ele possui dentro da área da Educação Física.

REFERÊNCIAS

ARTAXO, Inês e MONTEIRO, Gisele de Assis. Ritmo e Movimento. São Paulo: Phorte, 2008.

Braga, Joseni Marlei Paula. Elementos musicais a serem abordados na formação profissional em Educação Física / Joseni Marlei Paula Braga. – Campinas, SP : (s. n.), 2002.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução: Brasília: MEC/SEF, 1998.

Camargo, Maria Lígia Marcondes de Música/Movimento: Um universo em duas dimensões; aspectos técnicos e pedagógicos na Educação Física/ Maria Lígia Marcondes de Camargo. – Belo Horizonte: Villa Rica, 1994.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

CORDERO, O.H.G. A Música, o ritmo e a Educação Física. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente 5(2): 173-186, jul-dez, 2014.

Fernandes, José Luís, 1947- Atletismo: os saltos: técnica, iniciação, treinamento / José Luís Fernandes. – São Paulo: Epu: Ed. Da Universidade de São Paulo, 1978. FERNANDES, M. E. (1991. Memória Camponesa. Anais da 21ª Reunião Anual

de Psicologia, SPRP, Ribeirão Preto, 20 pags. (no prelo).

Martins C O. A influência da música na atividade física. 1996.[Dissertação] Santa Catarina( SC)- Centro de Desportos - UFSC ; 1996.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo-Rio de Janeiro, HUCITEC-ABRASCO, 2010. MONTEIRO, Gisele Assis. Ritmo e movimento. São Paulo: Phorte Editora, 2000. NASPOLINI, Rodrigo de Luca. A contribuição das atividades rítmicas nas aulas de Educação Física para o desenvolvimento da aprendizagem corporal das crianças da 3ª e 4ª série das séries iniciais do ensino fundamental da EEB. Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC , 2011.

NEGRINE, A. Instrumentos de coleta de informações na pesquisa qualitativa.In MOLINA NETO, V.; TRIVIÑOS, A. N. S. (Org.). A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Parâmetros curriculares nacionais : Educação Física /Secretaria de Educação Fundamental. . Brasília : MEC /SEF, 1998

ANEXO I – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Universidade Federal do Ceará

Instituto de Educação Física e Esportes

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO Entrevistado:

Pesquisador: Caio Alencar Fernandes

Orientador. Prof. Ms. Marcos Antônio Almeida Campos

Carta de apresentação e consentimento aos professores entrevistados destinados a participar como voluntário da entrevista:

Sr.(a).________________________________________________________. Senhor (a) Professor (a),

Estou concretizando uma pesquisa que se intitula “Diagnóstico do interesse e da inserção do conteúdo ritmo na prática de professores de educação física em escolas públicas e particulares de fortaleza.” como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Ceará.

Objetiva-se verificar através da entrevista e de questionário fechado, as impressões do profissional de Educação Física do âmbito escolar com a temática ritmo e suas possibilidades na área. Solicito sua cooperação, para concretizar informações viabilizando a coleta de dados dessa pesquisa, autorizando o entrevistador do curso de Educação Física da Universidade Federal do Ceará a realizar a entrevista.

Informo que a participação é voluntária, propiciando ao pesquisado a livre interferência de querer deixar de participar da entrevista ou retirar o consentimento, desvinculando qualquer prejuízo ao mesmo.

Documentos relacionados