• Nenhum resultado encontrado

5.1. CONSIDERAÇÕES GERAIS

Este trabalho, representa uma tentativa de com o campo da Educação Física no Peru, pais de origem do autor da presente tese. Esta contribuição não se restringe somente a área de atuação do autor, mas também aspectos mais gerais da Educação Física do país, como área de saúde. Pode-se destacar a contribuição direta do intercambio para a pratica profissional do autor, e, esta experiência pode subsidiar novas ações no Peru para avanço da pesquisa científica.

Uma destas novas ações, por exemplo, seria a inserção da temática “saúde e atividade física” para a Educação Física peruana. Destaca-se que historicamente os cursos de graduação e pós-graduação em educação física possuem viés pedagógico de forma hegemônica. Este fato contribui para que o tema “saúde e atividade física” tenha um papel secundário tanto na formação do profissional de Educação Física no Peru.

No campo acadêmico cientifico, destaca-se que o autor pode tomar contato com referências técnicas, testes para avaliação física e do funcionamento mental, bem como, procedimentos e metodologias de pesquisa (sobretudo, o ensaio clínico randomizado duplo-cego) que aumentaram o escopo teórico-prático do autor. A partir destes conhecimentos adquiridos com o intercambio, o autor poderá contribuir com o desenvolvimento da área em seu país. Por exemplo, a Universidad Nacional

San Cristóbal de Huamanga, instituição de origem do autor não possui Comitê de

Ética para gerenciar as pesquisas realizadas. Este fato, indubitavelmente, se constitui em uma barreira para o avanço da produção acadêmico - cientifica em Educação Física. Com base na vivencia nas instalações da UNESP RIO CLARO; no Instituto de Biociências e no Departamento de Educação Física especialmente no Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento, o autor poderá contribuir, por exemplo, para a construção e consolidação de um Comitê de Ética em sua universidade e implantar a temática supracitada

No que se refere, especificamente ao presente estudo, nota-se o intento de desenvolver um aprofundamento acerca da temática “atividade física e saúde” envolvendo aspectos da motricidade, funções cognitivas e sintomas do climatério, que na realidade são elementos complexos de relações adaptativas das mulheres a uma nova faixa etária. Este estudo também possibilitou ampliar o conhecimento na saúde da mulher, sobretudo do climatério, assim como nos temas relacionados aos

hormônios e neurotransmisores. Um aspecto importante foi a aproximação da metodologia de pesquisa clínica, com o estudo duplo cego randomizado.

A oportunidade de produção de uma revisão sistemática possibilitou não apenas conhecer o tema, como também conhecer a metodologia para realização de revisões sistemáticas. Durante a revisão de literatura, foram encontrados diversos estudos que verificaram os efeitos benéficos do extrato da soja na saúde da mulher que não só implicavam na reposição ou modulação da queda dos hormônios femininos, mas também estudos que destacaram os efeitos do extrato de soja na massa corporal, na densidade óssea, na prevenção de câncer e outras doenças, bem como na manutenção das funções cognitivas, motricidade e no tratamento dos sintomas do climatério. O extrato de soja contendo estrogênios naturais tem sido proposto como uma alternativa ao tratamento convencional de reposição hormonal. Em contrapartida, também na literatura científica foram observados estudos que não encontraram efeitos na motricidade, nas funções cognitivas e sintomas do climatério, colocando em evidencia a importância da metodologia em pesquisa científica, bem como, evidenciando a necessidade de realizar novas pesquisas para estudar os efeitos do extrato de soja.

Durante o desenvolvimento do estudo, que teve delineamento duplo cego, o pesquisador principal não tinha acesso a identificação das participantes nos grupos. Porém, através do seguimento e acompanhamento de tratamento durante as 12 semanas, as participantes relataram melhoras ou não ter mudança alguma, dando a perceber as possíveis identificações do grupo a que pertenciam. Os relatos favoráveis no seguimento a longo do tratamento criaram expectativas boas que despertaram suspeitas de obter benefícios significativos na motricidade, na cognição assim como nas melhoras dos sintomas, aspecto não alcançado estatisticamente, podendo este ser decorrente do tempo de tratamento empregado no estudo.

Alguns estudos apresentam benefícios do extrato de soja, o presente estudo apesar de ter limitações de uma análise de laboratório clínica (níveis hormonais, sangue, plasma), posiciona a questão da dosagem adequada, sendo que nosso resultado indica uma dosagem elevada de isoflavona. Uma possível explicação é que o organismo seja modulado com dose media (de 60 a 80 mg dia) pelas evidencias de maior quantidade dos estudos que utilizaram tais dosagens e obtiveram melhoras em alguma capacidade cognitiva. Apontando com isso a necessidade de realização de novos estudos buscando identificar a dosagem ideal

para obtenção de possíveis benefícios, bem como, evidenciar também se há um tempo mínimo ou máximo de tratamento para ter efeitos benéficos e não ter efeitos colaterais, assim como, definir uma metodologia ampla que contemple aspectos biológicos de dosagens hormonais e demais medidas laboratoriais para acompanhar os efeitos do tratamento sobre estes parâmetros. Também seria interessante a realização de estudos com uma bateria mais extensa de testes cognitivos a fim de compreender se os resultados de não beneficio se devem mesmo a ineficácia do extrato ou a inadequação dos instrumentos de mensuração de habilidades cognitivas. Finalizando, seria importante também controlar de forma mais intensa a ingesta de soja e seus derivados, bem como fazer a dosagem hormonal antes e após o tratamento com isoflavona.

Finalizando, os sintomas de desconforto relatados por mulheres no climatério, produzem desconfortos que afetam a qualidade de vida das mulheres, segundo relatos que motivaram um maior numero de mulheres do grupo placebo a abandonar o estudo. Não é possível ainda atestar os benefícios do extrato de soja (isoflavonas) como uma alternativa natural ao tratamento convencional de Terapia deReposição Hormonal, porém, certos benefícios foram evidenciados, como redução da ansiedade e nervosismo e isso, per se, já coloca em evidencia certos benefícios do extrato de soja (glycine max) de 150mg por dia em alguns sintomas do climatério.

Documentos relacionados