• Nenhum resultado encontrado

Em vista dos argumentos apresentados, a educação qualifica o cidadão e promove sua participação na sociedade de forma efetiva e racional, como um direito fundamental no qual existem leis protetoras para assegurar o acesso, em especial, ao ensino básico. Diante disso, o estudo foi desenvolvido com o intuito de discorrer a respeito da efetividade da Constituinte de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no que tange o direito à educação básica.

Deste modo, a partir do desenvolvimento, verificou-se que todas as constituições brasileiras foram marcadas por avanços e recuos ao longo da história, no que concerne o direito à educação.

Com o advento da Constituinte de 1988, a educação passou a ser vista sob uma perspectiva política e de interesse público, que assim, passou a ser tratada como um direito social. Sob essa perspectiva, a educação adquiriu status constitucional, a escola passou a ser vista como um espaço protetivo de direitos. Verificou-se ainda que o direito à educação um direito fundamental, esta constitui uma condição imprescindível para o pleno desenvolvimento da personalidade humana.

Já no que diz respeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), principal lei que regula a educação no país, veio reafirmar o direito à educação, assegurado pela Constituinte de 1988. Juntos, esses mecanismos garantem o acesso à educação básica a todo cidadão brasileiro.

No entanto, mesmo diante de todo o esforço das nossas Constituições em proteger a questão do direito à educação, ela ainda está longe de alcançar os objetivos propostos.

É importante notar que há uma crescente omissão do Estado em promover, garantir e proteger os direitos fundamentais dos cidadãos. Embora, o Brasil invista uma parcela alta de seu PIB no setor educacional, ainda é o país que menos gasta por aluno.

Em suma, com o desenvolvimento do trabalho, verificou-se que apesar de o direito à educação ser um direito social, é necessária mais ações por parte do Estado. Visto que esse direito é condição legal para o total exercício da dignidade humana e de uma cidadania participativa. É evidente a necessidade do Estado, como o responsável pela promoção à educação, promova ações não só no âmbito da elaboração de políticas públicas e da elaboração de leis, mas também exercendo o papel de protetor e fiscalizador, de modo a assegurar ao cidadão o acesso a este direito fundamental de forma mais ágil, responsável e efetiva.

REFERÊNCIAS

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação. 2ª Ed. São Paulo: Moderna, 2005. AZEVEDO, Rodrigo. A história da Educação no Brasil: uma longa jornada rumo à

universalização. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/a-historia-da-

educacao-no-brasil-uma-longa-jornada-rumo-a-universalizacao. Acesso em Mar. de 2020. BARROSO, Luís Roberto. A Dignidade da Pessoa Humana no Direito Constitucional

Contemporâneo: A Construção de um Conceito Jurídico à Luz da Jurisprudência Mundial. Belo Horizonte: Fórum, 2013.

BITTAR, Marisa; BITTAR, Mariluce. História da Educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedade. Acta Scientiarum. Education, v. 34, n. 2, 2012. BORGES, Maria Creusa de Araújo. O direito à educação na normativa internacional de

proteção dos direitos humanos e sua regulação no ordenamento jurídico nacional: análise preliminar a partir da declaração universal dos direitos humanos e do pacto internacional dos direitos econômicos, sociais e culturais. In. III Encontro de

Internacionalização do Conpedi, v. 03. , 2015, Madri. Anais [...]. Madri: UCM, 2015.p. 219 – 234.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.

______. LDB - Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei nº 9.394, de 20 de

dezembro de 1996. 13. Ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016.

BULHÕES, Raquel Recker Rabello. A educação nas constituições brasileiras. Revista Lex

Humana, vol. 01, nº 1, Petrópolis, 2009.

CAMARA, Luciana Borella. A Educação na Constituição Federal de 1988 como um direito social. Direito em Debate - Revista do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da

Unijuí, ano XXII n. 40, 2013.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, 2012.

CLAUDE, Richard Pierre. Direito à educação e educação para os direitos humanos. SUR -

Revista Internacional de Direitos Humanos, ano 2, n. 2, 2005.

CRETELLA Jr., José. Comentários à constituição brasileira de 1988, Rio de Janeiro: Forense, 1991.

JUSTINO, Guilherme. Quanto e como é o gasto do Brasil com Educação. Zero Hora – RS, 2019. Disponível em: https://www.fundacred.org.br/site/2019/04/16/quanto-e-como-e-o- gasto-do-brasil-com-educacao. Acesso em Maio de 2020.

LA BRADBURY, Leonardo Cacau Santos. Direito à Educação: judicialização, políticas

LANA, Zilda Maria de Oliveira. Os avanços dos direitos sociais e da educação na Constituição Federal de 1988 e a judicialização como remédio para a má gerência do Estado.

Arquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, 2017.

LIBERATI, Wilson Donizeti. Direito à educação: uma questão de justiça. Malheiros Editores, 2004.

MARTINES JÚNIOR, Eduardo. Educação, cidadania e ministério público: o artigo 205 da

constituição e sua abrangência. São Paulo: Verbatim, 2013.

NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. UNIC/ Rio, 2009. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf. Acesso em: Mar. 2020.

OLIVEIRA, Kelly. Brasil gasta 6% do PIB em educação, mas desempenho escolar é

ruim. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-07/brasil-gasta-

6-do-pib-em-educacao-mas-desempenho-escolar-e-ruim. Acesso em Mar. de 2020.

OLIVEIRA, Romualdo Portela. O Direito à Educação na Constituição Federal de 1988 e seu restabelecimento pelo sistema de Justiça. Revista Brasileira de Educação, n. 11, 2017. PILETTI, Nelson. História da educação no Brasil, 7ª Ed. 4ª imp. São Paulo: Ática, 2003. RIBEIRO, Lauro Luiz Gomes. Direito educacional – educação básica e federalismo. São Paulo: QuartierLatin, 2009.

ROCHA, Marcelo Hugo. Direito à educação digna e ação civil pública. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. 27ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

SANTOS, Clóvis Roberto dos Santos. Direito à educação – a LDB de A a Z. São Paulo: Avercamp, 2008.

SAVELI, Esméria Lourdes. A educação obrigatória nas constituições brasileiras e nas leis educacionais delas derivadas. Revista Contrapontos - Eletrônica, v. 10 - n. 2, 2010.

______, Émina. A educação como direito social e a escola como espaço protetivo de direitos: uma análise à luz da legislação educacional brasileira. Educ. Pesqui., v. 45, 2019.

SCHÜTZ, Jenerton Arlan; FUCHS, Cláudia. Educação escolar e direitos humanos: necessidades de uma aproximação. Revista Perspectiva Sociológica, n. 20, 2º sem., 2017. SDH. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Por uma cultura de

direitos humanos – direito à educação. Secretária de Direitos Humanos: Brasília – 2013.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 23ª Ed. São Paulo, Malheiros Editores, 2004.

SILVA, Odair Vieira. Trajetória histórica da educação escolar brasileira: análise reflexiva sobre as políticas públicas de educação em tempo integral. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, Ano VIII n, 16, 2010.

SILVIO, Solange Almeida Holanda. Importância da educação como direito subjetivo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016.

SOUSA, Eliane Ferreira. Direito à educação: requisito para o desenvolvimento do país. São Paulo: Saraiva, 2010.

TEIXEIRA, Maria Cristina. O direito à educação nas constituições brasileiras. Portal Metodista. Revista do Curso de Direito, v. 5, n.5, 2008.

TJDFT. Matrícula de criança em creche ou pré–escola pública. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/consultas/jurisprudencia/jurisprudencia-em-temas/entendimentos- divergentes-no-TJDFT/direito-administrativo-e-constitucional/copy_of_teste-gratificacao-de- ensino-especial. Acesso em: 01 de maio de 2020

VIEIRA, Andréa Fioroti Zacarias Vieira. O direito à educação básica na Constituição

Documentos relacionados