• Nenhum resultado encontrado

Diagrama 1: O engajamento e o processo de relacionamento interno mediado pela

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

No contexto organizacional atual, altamente influenciado por fatores externos (economia local e global, acesso irrestrito a informações pela internet, impactos de ações internacionais em âmbito nacional, entre outros) que implicam o ambiente interno das organizações, um dos processos mais desafiadores para o atingimento de resultados sustentáveis é a comunicação interna, como meio de mobilização de pessoas, considerando os interesses institucionais, assim como reconhecendo que cada pessoa conta, também, com interesses próprios, promovendo uma sinergia capaz de impulsionar a todos num senso comum de alto desempenho pelo engajamento organizacional.

Os desafios que envolvem o processo de comunicação interna, a partir dos seus fatores externos, exigem uma nova visão sobre a importância das relações humanas nas organizações. E isso passa por valorizar os aspectos que envolvem a dimensão humana da comunicação, como mediadora das relações no ambiente de trabalho.

Essa nova concepção coloca a dimensão da comunicação humana em uma posição de destaque em relação às dimensões mais valorizadas nas organizações em geral: a estratégica e a instrumental. Com base na fala dos participantes durante a realização dos seminários, em especial, durante o 2° Seminário, foi possível perceber, através do processo reflexivo, a importância das relações, mediada pela comunicação humana, a partir do contato face a face. Porém, percebe-se a falta de estratégias de comunicação interna previamente e planejadamente previstas para a sua aplicação. Porém, percebe-se claramente a importância para os mesmos, no papel de líderes, principalmente, como fator de engajamento das pessoas no ambiente de trabalho.

Isso se evidencia, especialmente, a partir da concentração das falas dos entrevistados, conforme demonstrado nas Figuras 6 e 8, com base na análise das unidades de significado construídas a partir do o Seminário 2.

Considerando-se os cinco fatores de engajamento presentes nas falas dos entrevistados (processos de comunicação interna que valorizem o relacionamento humano, lideranças, processos de identificação organizacional, avaliação de desempenho e valorização das pessoas), é possível afirmar que todos são diretamente ou indiretamente fatores que integram um plano estratégico de comunicação interna que tenha como dimensão central a comunicação humana, levando-se em conta que:

os processos de comunicação interna que valorizem o relacionamento

humano são, normalmente, considerados como estratégia

comunicacional para o exercício da comunicação humana, na busca do engajamento organizacional, dentro do plano de comunicação eficaz; as lideranças são os agentes principais, para a promoção do

engajamento, através do seu papel de comunicadores, com base na comunicação humana, ao serem considerados como foco de aplicabilidade do plano de comunicação interna, dentro do plano maior de comunicação da organização em que atuam;

os processos de identificação organizacional servem como forma estruturada de disseminar cultura, missão, visão, valores e estratégias, como forma de criar vínculos de identificação entre o empregado e a organização, como sustentação ao processo de engajamento organizacional;

a avaliação de desempenho serve como forma de promover a prática do

feedback através do relacionamento entre líderes e liderados, no

ambiente de trabalho, considerado-se como ferramenta fundamental para a facilitação do engajamento organizacional, com o uso intenso da dimensão da comunicação humana;

a valorização das pessoas, como forma de reconhecer os empregados formalmente (estratégias de recompensa pelo atingimento de resultados) e informalmente (atos de agradecimento pessoal do líder ao liderado).

Em suma, os fatores de engajamento identificados neste estudo, a partir das falas dos entrevistados nos seminários, fazem sentido se conectados a um plano de

comunicação interna que considere a relevância da dimensão humana para o atingimento de resultados para a organização.

Esta dissertação, que permitiu estas considerações, foi norteada pela seguinte questão: Quais são os fatores de engajamento das pessoas no processo de relacionamento nas organizações?

Considerando-se os resultados das aplicações práticas em relação à problemática estabelecida, o objetivo deste estudo foi atingido através de uma pesquisa do tipo social com base empírica, denominada metodologicamente pesquisa-ação, em que foram identificados os fatores de engajamento das pessoas, considerando-se o relacionamento interno mediado pela comunicação nas organizações, tendo como diretrizes: o engajamento das pessoas contribui para o atingimento dos resultados esperados pelas organizações; o relacionamento entre lideranças e empregados é fundamental para o processo de engajamento organizacional; e a comunicação é mediadora no relacionamento entre lideranças e empregados no processo de engajamento na organização.

Para isso, foram adotados os seguintes objetivos específicos para viabilizar operacionalmente o estudo:

aprofundar a relação entre engajamento e relacionamento, na comunicação interna das organizações;

analisar a relação existente entre engajamento e relacionamento, com a aplicação da estratégia de pesquisa-ação em uma organização.

A interpretação dos resultados permitiu evidenciar unidades de significados que possibilitaram identificar os fatores de engajamento das pessoas no ambiente de trabalho a partir do estudo realizado.

Considerando-se que os fatores de engajamento organizacional de maior concentração nas falas dos entrevistados no Seminário 2 foram processos de comunicação interna que valorizem o relacionamento humano e lideranças, destaca- se a necessidade de valorizar esse tipo de comunicação como meio de potencializar

o engajamento das pessoas em uma organização, como base no relacionamento entre líderes e empregados, mediado pela comunicação, especialmente na dimensão humana.

Cabe ressaltar, também, que uma ou mais releituras poderiam ser feitas a partir das unidades de significados, podendo ser aproveitadas em novos estudos sobre o tema.

Finalmente, a partir dos resultados deste estudo, espera-se que o mesmo possa contribuir para futuras pesquisas no âmbito acadêmico, que aprofundem o tema e gerem conteúdo bibliográfico que sirva como suporte para a utilização de metodologias que facilitem os processos de relacionamento e engajamento nas organizações para o atingimento de resultados.

Documentos relacionados