• Nenhum resultado encontrado

Neste estudo procuramos investigar e identificar as principais estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas pelos professores de Biologia da escola Orlando Venâncio dos Santos que facilitam e/ou contribuem para a aprendizagem dos conteúdos dos alunos.

Sabemos que as atividades desenvolvidas em sala de aula são fundamentais para que os alunos tenham maior ou menor interesse, pois a vontade de aprender não surge espontaneamente nos alunos para a construção de conhecimentos e novos saberes.

Abreu e Masetto (1990, p. 115) afirmam que é o modo de agir do professor em sala de aula, mais do que suas características de personalidade que colabora para uma adequada aprendizagem dos alunos; fundamenta-se numa determinada concepção do papel do professor, que por sua vez reflete valores e padrões da sociedade. Portanto, de acordo com as informações fornecidas pelos participantes da pesquisa chegamos as seguintes considerações:

No estudo realizado com os docentes constatou-se que:

i. 66,66% das respostas apontam que o processo de ensino aprendizagem acontece no cotidiano escolar através de vivências entre alunos e professores, no entanto, as horas semanais não são suficientes para trabalhar os conteúdos; ii. Na fala dos professores, as estratégias de ensino aprendizagem são atividades

que possibilitam oportunidades de se alcançar determinados resultados;

iii. Utilizam diversas estratégias de ensino aprendizagem, tais como a apresentação de vídeos, aulas expositivas, uso do laboratório, aulas de campo, cartazes, modelos didáticos, filmes, atividades em grupo, perguntas e respostas, além de slides. Os alunos mais participam de aulas em laboratório, produção de modelos didáticos, aulas de campo e seminários e menos participam de aulas expositivas;

iv. Todos os professores responderam que as estratégias são escolhidas de acordo com o conteúdo e a turma e que os alunos aprendem com o uso diversificado de estratégias de ensino aprendizagem. No entanto, apenas 66,66% dos professores disseram que as estratégias por eles utilizadas são boas.

i. A grande maioria dos alunos pesquisados se avalia como bons alunos, que gostam da disciplina de biologia, gostam de estudá-la e a consideram uma disciplina importante;

ii. As estratégias utilizadas pelos professores em sala de aula são a apresentação de seminários, slides, uso de livro didático, trabalhos em grupo, exercícios, aulas expositivas, uso do laboratório, resumos, apresentação de vídeos, palestras, mapas conceituais, produção de cartilhas, pesquisas, produção de maquetes, cartazes, apostilas, perguntas e respostas, provas e debates. Para os alunos, as atividades que eles mais participam são: aulas de campo, uso do laboratório, apresentação de slides e vídeos e as atividades que eles menos participam são aulas expositivas, uso do livro didático, exercícios e resumos; iii. 67,45% afirmam que as estratégias facilitam a aprendizagem dos conteúdos de

biologia;

iv. 54,43% avaliam as estratégias utilizadas pelos professores como boas; v. 56,80% dos alunos participam das atividades nas aulas de biologia;

vi. 68,05% afirmam que as diversas estratégias utilizadas pelos professores resultam em uma aprendizagem significativa.

Diante disto, chegamos ao consenso de que os resultados obtidos nesta pesquisa indicam que os docentes utilizam diversas formas de estratégias de ensino e aprendizagem para motivarem seus alunos a aprender. No entanto, nem todas as estratégias de ensino utilizadas pelos docentes conseguem despertar no aluno, o interesse pelo estudo dos conteúdos abordados, pois os colocam como sujeitos passivos.

Ficou evidenciado nesse estudo que os alunos são mais participativos em atividades dinâmicas e motivadoras que trabalha a sua criatividade. Portanto, o grande desafio para esses docentes é desenvolver estratégias inovadoras que promovam a aprendizagem do aluno, tornando-os capazes de desenvolver competências e habilidades, tal que, sintam-se sujeitos atuantes e capacitados para desenvolver um pensamento crítico.

Por outro lado, acreditamos que o processo de ensino e aprendizagem não pode ser uma via de mão única, pois, se os docentes se sentirem estimulados pelo entusiasmo de seus alunos, encontrará estratégias que mais se adequem ao seu perfil, de tal forma que estimule ainda mais o interesse do aluno em aprender.

REFRÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABREU, Maria C.; MASETTO, M. T. O professor universitário em aula. São Paulo: MG Editores Associados, 1990.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate ( Orgs. ). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em sala. 3ª edição. Joinville: Univille, 2004.

AYRES, A. T. Prática pedagógica competente: ampliando os saberes do professor. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

BORGES, Regina Maria Rabello; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Tendências contemporâneas do ensino de Biologia no Brasil. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências. Vol. 6 Nº 1 Porto Alegre: 2007.

BRASIL, Secretaria de Educação do Ensino Médio. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 1999.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CAMPOS, D. M. de S. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1987.

CARVALHO, W.L.P. de. Cultura científica e cultura humanística: espaços, necessidades e expressões. 2005. p. 147. Tese apresentada para a obtenção de livre docência. Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Ilha Solteira.

DALBEN, Ângela Imaculada L. F. Reflexões sobre a Prática Pedagógica /Secretaria de Estado de educação. Belo Horizonte, SEE/MG, 1997

DURKHEIM E. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREITAS, M. T. A. de Vygotsky e Bakhtin: Psicologia e Educação. São Paulo: Editora Ática, 2000.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez: 1994.

MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora. 1999

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nocoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MOREIRA, M. A. Teorias da aprendizagem. São Paulo: E. P. U, 1999.

NEUNER, G. et al. Pedagogia. La Habana: libros para la educacion, 1981.

MUGRABI, E. DOXSEY, R.D , Introdução a Pesquisa Educacional, Vitória: UFES, 2003.

PIAGET, J. A equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária Ltda, 1964.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Pimenta, S. G. (Org.) Saberes Pedagógicos e atividades docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PORTO, Lízia Ramos, Sheila Goulart. Um olhar comprometido com o ensino de ciências. Belo Horizonte: Editora FAPI, 2009.

POZO, J.I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RODRIGUES, N. Por uma nova escola: o transitório e o permanente na educação. 11 ed. São Paulo: Cortez, 1997.

SANTOS, Roberto Vatan dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, 2005. Ano XI, Nº 40.

SERVILHA, Emilse Aparecida Merlin; MONTEIRO, Ana Paula da Silva.Estratégias para obter a atenção discente no contexto universitário: o papel da voz do professor. São Paulo: Distúrb Comun, 2007.

SILVA; SÁ. Saber estudar e estudar para saber. 2. ed. Porto: 1997.

SLONGO, I. I. P. A produção acadêmica em Ensino de Biologia: um estudo a partir de teses e dissertações. Florianópolis, 2004. Tese (Doutorado em Educação – Ensino de Ciências Naturais). Universidade Federal de Santa Catarina.

SOUSA, Clariza Prado de. (org.). Avaliação do rendimento escolar. 3. ed. Campinas - SP: Papirus, 1994.

VYGOTSKY, L. S. Mind in Society – The Development of Higher Psychological Process. Cambridge MA: 1978, Harvard University Press.

APÊNDICE A – Questionário dos Professores

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE

UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM

Questionário - Professores de Biologia

Prezado colega, este questionário tem por objetivo coletar informações para a elaboração da minha monografia de conclusão do curso de Especialização com foco em Ensino e Aprendizagem, cujo objetivo é investigar quais são as estratégias de ensino- aprendizagem desenvolvidas pelos professores de Biologia da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos, situada no município de Cuité/PB. Sendo assim, solicito por gentileza que preencha os campos abaixo. Informo que sua identidade será mantida em total sigilo e que as informações aqui prestadas serão utilizadas única e exclusivamente para execução do presente trabalho. Desde já agradeço sua colaboração no desenvolvimento desta pesquisa.

1-Ficha Identitária

Nome completo (opcional):

______________________________________________________________________ Sexo: ( ) Masculino ( )Feminino

Idade: _____________________ Endereço Residencial Rua: __________________________________________________________________ Bairro: ________________________________________________ Cidade: _______________________________________________ 2-Identificação Acadêmica 2.1 Sua formação ( ) Magistério

( ) Nível Superior Completo Em que? ______________________________ ( ) Nível Superior Incompleto Em que? ______________________________ ( ) Sem Formação

2.2 Há quanto tempo você atua como professor? ____________________________

2.3 Há quanto tempo atua nessa escola?____________________________________

2.4 Séries que leciona _________________________________________________

2.5 Número de turmas que atende nessa escola_____________________________

2.6 Número de alunos por turma_______________________________________

2.7 Situação empregatícia: ( ) concursado ( ) contratado

3-Estratégias de Ensino e Aprendizagem

3.1 Em sua opinião, qual é o papel do professor em sala de aula?

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _________________________________________________

3.2 Em sua concepção, como acontece o processo de ensino-aprendizagem de biologia? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _________________________________________________

3.3 Pra você, o que é avaliar?

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ _________________________________________________

3.4 Em sua concepção, quais os fatores que afetam o processo de ensino-aprendizagem de biologia no primeiro ano do ensino médio?

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _________________________________________________

3.5 A quantidade de hora semanal é suficiente para trabalhar o conteúdo de biologia? ( ) sim ( ) não

3.6 Para você, o que são estratégias de ensino e aprendizagem?

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _________________________________________________

3.7 Que tipos de estratégias você utiliza em sala de aula?

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _________________________________________________

3.8 Como são escolhidas as estratégias para serem utilizadas em sala de aula?

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _________________________________________________

3.9 Em sua opinião, que tipos de estratégias os alunos mais participam? E as que menos participam?

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _________________________________________________

3.10 Em sua opinião, os alunos aprendem com o uso diversificado das estratégias de ensino aprendizagem? ( )Sim ( )Não Justifique: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ______________________________________________________

3.11 Como você avalia as estratégias utilizadas por você na sala de aula? ( )Excelente ( )Ótimo ( )Bom

APÊNDICE B: Questionário dos alunos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE

UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM

Questionário - Alunos

1-Identificação do Aluno

Nome (opcional): ______________________________________________________ Série: ________________________________________________________________ Sexo: ( ) Masculino ( )Feminino

Idade:__________________________

Período em que você estuda: ( ) Integral Manhã e Tarde ( )Noite Como você se avalia como aluno?

( ) Péssimo ( ) Ruim ( )Regular ( )Bom ( )Excelente

2-Caracterização da disciplina de Biologia e das Estratégias de Ensino e Aprendizagem utilizadas pelos professores

2.1 Você gosta da disciplina de Biologia? ( ) Sim ( )Não

2.2 Você gosta de estudar Biologia? ( ) Sim ( )Não

2.3 Você considera a Biologia uma disciplina importante? ( )sim ( )Não Em caso afirmativo, qual a importância do ensino de biologia pra você?

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________

2.4 O seu professor utiliza alguma estratégia de ensino ou recursos didáticos que facilitem a aprendizagem dos conteúdos de biologia?

( ) Sim ( ) Não Em caso afirmativo, qual/is?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ____________________________________________________________

2.5 Você participa das estratégias e/ou atividades desenvolvidas nas aulas de Biologia? ( )Sim ( )Não ( )As vezes

2.6 Que tipos de estratégias e/ou atividades o professor de Biologia utiliza em sala de aula? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________

2.7 Como você avalia as atividades desenvolvidas pelo professor de Biologia em sala de aula? ( )Péssima ( )Ruim ( ) Regular ( )Boa ( )Excelente

2.8 Que tipos de estratégias e/ou atividades desenvolvidas pelo professor de Biologia você mais se identifica? E a que menos se identifica?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ____________________________________________________

2.9 Em sua opinião, as diversas atividades aplicadas pelo professor resultam em uma aprendizagem significativa?

( ) Sim ( )Não ( )As Vezes

2.10 A sua maior dificuldade na disciplina biologia, é?

( ) Entender os conteúdos

( ) Interpretação da teoria exposta no livro didático ( ) A relação entre a teoria e prática com o cotidiano ( ) a empatia ao professor da disciplina

( ) Outros. Qual/is________________________

2.11 Quais estratégias de ensino são mais utilizadas por seu professor:

( ) aulas expositivas (aulas teórica) ( ) apostilas

( ) Seminários

( ) aulas práticas (em sala de aula) ( ) aulas práticas (no laboratório) ( ) debates

( ) resolução de problemas em sala de aula ( ) trabalhos acadêmicos extra-classe ( ) apresentação de slides

( ) aulas de campo ( ) uso de tabletes

( ) visitas (museus, universidades, etc.) ( ) uso de mapas conceituais

( ) Outros. Qual/is________________________

Documentos relacionados