• Nenhum resultado encontrado

O presente relatório fruto do desenvolvimento de um projeto que incidiu numa investigação documental que proporcionou o conhecimento específico das características histórico-artísticas da pintura e que permitiu definir uma correta metodologia de intervenção de conservação e restauro, resultante de um estudo aprofundado das particularidades técnicas e materiais que individualizam o conjunto pictórico. Mencione-se que a intervenção da

Coroação da Virgem, com o milagre da Trasladação da Casa de Nazareth correspondeu

apenas a uma fração das pinturas murais intervencionadas durante o projeto de comemoração dos 500 anos da igreja italiana de Nossa Senhora do Loreto.

Ao longo deste documento, encontram-se apresentadas várias considerações de ordem histórica, artística, técnica e formal referente tanto à conservação e restauro como à própria história de arte promovendo a análise histórica e o enquadramento da obra no tempo e no espaço, caracterizando as suas envolvências, as técnicas construtivas e o seu estado de conservação. A pintura apresenta vários pormenores de interesse quer em relação aos elementos técnicos e materiais quer em relação à sua monumentalidade e historicidade. Relativamente à degradação associada à obra destaca-se sobretudo os problemas relacionados com a falta de aderência entre estratos originado destacamentos e lacunas e o amarelecimento e escurecimento da camada de proteção.

No que se refere à fase de pesquisa o desafio consistiu na inexistência de informações e argumentações que comprovem as preferências técnicas e materiais do pintor. Devido a esta carência não foi possível chegarmos a conclusões concretas. Porém, através da realização de uma vasta investigação foi possível apresentar algumas conjeturas e possibilidades para as particularidades expostas. Permitiu ainda concluir que, as especificidades técnicas e materiais aplicadas pelo pintor durante a realização deste mural, atestam a sua interligação e aproximação com os métodos utilizados na realização das suas pinturas sobre tela.

Os resultados apurados através da aplicação das diferentes técnicas de exame e análise ao conjunto de amostras recolhidas da pintura estudada possibilitaram adquirir informações relevantes sobre a sua materialidade, compreendendo a técnica de produção artística e as intervenções posteriores à execução da obra. Porém, as informações apresentadas são apenas hipóteses. Para se obter resultados mais aprofundados, os resultados

expostos teriam de ser complementados com o método de cromatografia gasosa e espectrometria de massa. Se tivesse disso possível a realização destes métodos de exame e análise possivelmente haveria muito mais a dizer sobre a pintura, permitia um estudo mais profundo e possibilitava a confirmação de alguns dados apresentados.

Importa ter presente que apesar da pintura alvo de intervenção ser perfeitamente delimitada faz parte de um conjunto decorativo global e coeso recentemente intervencionado, o que obrigou a uma constante articulação com os restantes elementos da equipa responsáveis pelos restantes trabalhos da obra. O projeto englobou a intervenção de todos os bens que decoram a nave, a capela-mor, o coro e o subcoro do imóvel, ou seja, inclui toda a pintura mural, pedra, pintura sobre tela, madeiras e os estuques presentes nas áreas anteriormente mencionadas.

A realização do estágio na empresa Conservação e Restauro - Elvira Barbosa, Lda. permitiu a aquisição de novos conhecimentos na área da conservação e restauro, particularmente relacionados com a pintura mural. Possibilitou, inclusivamente, perceber a dinâmica de trabalho exigida por uma obra de grandes dimensões e as suas especificidades. Quanto ao trabalho prático desenvolvido, refira-se que todos os procedimentos de conservação e restauro que asseguravam a estabilidade e a restituição da unidade potencial do medalhão central da igreja foram realizados na totalidade. A metodologia de intervenção relevou-se um exercício fundamental de enriquecimento profissional durante toda a sua execução e desenvolvimento. Apesar de existir uma metodologia geral definida que se deve seguir, existiu a consciencialização de que não há tratamentos modelo definidos para cada problema tal como defende Brandi (1999): «Não existe um tratamento unitário». Ou seja, cada obra é um caso único, a sua singularidade deve ser considerada; possui um conjunto de características artísticas, materiais e conservativas únicas. Tendo em conta estes critérios, a metodologia de intervenção implementada foi adaptada à pintura em causa, considerando essencialmente a sua atual função e o seu valor histórico e artístico.

Com possibilidades de intervenção limitadas, a empresa LLEDÓ – Iluminação

Portugal, Lda. desenvolveu um sistema de iluminação inovador para o teto da igreja do

Loreto que permite admirar a pintura e o seu meio envolvente em todo o seu esplendor. A grandiosa estrutura e todos os outros sistemas implementados asseguram uma uniformidade luminosa que valoriza individualmente cada um dos bens culturais que incorporam o espólio artístico desta edificação. O projeto implementado respeita as necessidades funcionais do

97 espaço e de segurança, sublinhando e valorizando as características cenográficas essenciais às imposições deste edifico religioso. Todo o trabalho desenvolvido foi minuciosamente calculado e executado na totalidade com tecnologia LED, com regulação de fluxo. O projeto acompanha o conceito da edificação e garante a sua perfeita funcionalidade.

Importa relembrar que a salvaguarda do Património inclui não só o respeito pela dignidade da obra, mas também a sua manutenção, conservação e medidas de intervenção necessárias para a preservação e manutenção do estado de conservação do bem cultural. Assim sendo, apesar de existirem algumas limitações foram apresentadas algumas recomendações de preservação para garantir a longevidade da pintura, fazendo-a perdurar no tempo.

Atendendo a que os objetivos propostos para o estágio foram cumpridos, resta referir que o presente trabalho poderá ser um ponto de partida para um estudo mais aprofundado acerca da obra de Pedro Alexandrino no âmbito da pintura mural, um tema atualmente pouco estudado.

Por fim realço que sinto um enorme orgulho pela oportunidade que me foi dada. Ter tido a possibilidade de fazer parte deste projeto e a responsabilidade de intervir nesta obra de autoria de um dos pintores de maior relevo no panorama artístico nacional da época da reconstrução pombalina foi muito enriquecedor profissionalmente. Para estudos futuros sugere-se que algumas questões que ficaram em aberto sejam aprofundadas para adquirir um maior conhecimento da pintura em questão e, porque não, da obra do pintor.