• Nenhum resultado encontrado

O segmento de cruzeiros marítimos apresenta significativo crescimento a cada ano no mundo, e no Brasil é um fator que movimenta a economia de diversas localidades com o expressivo aumento de interesse e de condições por parte dos brasileiros pela atividade percebidos nas últimas temporadas de operação nos principais portos do Brasil.

Dado o fato de que ainda existem poucos estudos sobre o assunto, a presente pesquisa teve a finalidade de acrescentar ao meio acadêmico conhecimentos sobre as motivações e os fatores que influenciam nas percepções dos passageiros de cruzeiros.

A pesquisa realizada no porto do Rio de Janeiro somente para brasileiros buscou mensurar o nível de expectativas dos passageiros antes do embarque e o nível de satisfação com relação á experiência após a viagem.

Os resultados foram obtidos através de dois diferentes questionários adaptados de um estudo dos autores Hosany e Witham (2009), com foco em quatro dimensões de experiência: educação, entretenimento, estética e escapismo.

O resultado mostra que em alguns itens houve uma diferença estatisticamente significativa com relação ao que o entrevistado esperava da experiência e o que realmente vivenciou.

Porém, em todos os quesitos analisados o resultado foi satisfatório ficando acima da média e mostrando que a experiência de viagem em um cruzeiro, no caso do estudo em questão, no navio MSC Orchestra é satisfatória e atende as expectativas dos passageiros tanto com relação as dimensões da experiência como em relação aos equipamentos e serviços.

Na avaliação de equipamentos e serviços o item de preço de bebidas foi o que revelou um nível de insatisfação mais alto com relação aos outros itens avaliados.

Houve um alto índice de aprovação, intenção de recomendar e intenção de refazer o cruzeiro na mesma companhia marítima, o que mostra que a viagem foi satisfatória e atendeu as expectativas da maioria dos entrevistados, independente de idade, gosto ou expectativa.

Atualmente há uma grande preocupação por parte das empresas em oferecer lazer, comodidade, interação cultural e segurança aos passageiros aliados á

com menor poder aquisitivo e de diferentes classes sociais nesta atividade turística que a pouco tempo atrás estava ao alcance apenas de pessoas com poder aquisitivo elevado.

De acordo com o levantamento bibliográfico feito nesta pesquisa, a tendência para o mercado de cruzeiros marítimos é o crescimento gradual abrangendo diferentes classes sociais com empresas buscando o fortalecimento de suas marcas através da satisfação dos seus clientes com os serviços oferecidos.

Os resultados obtidos nesta pesquisa não correspondem a todos os consumidores de cruzeiros marítimos, já que se trata de um estudo baseado em um grupo de trezentos passageiros, porém é uma contribuição para as pesquisas neste tema, fazendo uma análise atual do cenário desta atividade turística na cidade Rio de Janeiro.

REFERÊNCIAS

ABREMAR; IPETURIS; FIPE: Pesquisa: Caracterização da demanda e dimensionamento de impactos econômicos das viagens de cruzeiros marítimos no Brasil. São Paulo, 24 mai. 2006. Disponível em: <http://www.abremar.com.br/sites/download/Pesquisa_FIPE_USP.pdf> Acesso em: 07 Out. 2013.

AMARAL, Ricardo Costa Neves do. Cruzeiros Marítimos. 2. ed. São Paulo, Barueri: Manole, 2006.

BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: Ufmg, 1999. (Coleção Aprender).

BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. 7 Ed Florianópolis: Ed da Ufsc, 2008. (Série Didática).

BEARD, Jacob G. and Ragheb, Mounir G. Measuring leisure motivation. Journal of Leisure Research. 15: 219-228, 1983.

CARTWRIGHT, R., BAIRD, C., 1999,The development and growth of the cruise industry - Leisure & tourism, Butterworth-Heinemann.

ENGEL, James F.; BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W. Comportamento do consumidor. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

ERBELE,Luciene;MILAN, Gabriel Sperandio ;LAZZARI, Fernanda . Identificação das dimensões da qualidade em serviços: Um estudo aplicado em uma instituição de ensino superior. In : RAE-eletrônica, v. 9, n. 2, Art. 7, Jul/Dez. 2010. Disponível em <www.fgv.br/raeeletronica>. Acesso em 5 Nov. 2013.

ESCUDERO, Fabiana Thiele; PRADO, Paulo Henrique Muller. Análise das metas do consumidor: Uma contribuição metodológica. In RAE- eletrônica v. 7, n. 2, Art. 22, jul./dez. 2008. Disponível em <www.fgv.br/raeeletronica>. Acesso em 19 Out. 2013

FGV. Cruzeiros marítimos: Estudo de perfil e impactos econômicos no Brasil. 2011. Disponível em: <http://abremar.com.br/pdf/ESTUDO.pdf> Acesso em: 29 Set. 2013.

GIGLIO, Ernesto Michelangelo. O comportamento do consumidor. 3 ed. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2005

GRÖNROOS, Christian. Marketing: Gerenciamento e Serviços: A competição por serviços na hora da verdade. Rio de Janeiro: Campus, 1993. (11 Tiragem)

HOSANY, Sameer: WITHAM, Mark. Dimensions of cruisers' experiences, satisfaction, and intention to recommend. Journal of Travel Research, 2010, originalmente publicado online em 6 de Outubro de 2009.

KOTLER, Philip – Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip; KELLER, Kelvin Lane.Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006

LEAL, Fabiana Braga et al. O mercado de cruzeiros marítimos no Brasil: uma análise da demanda potencial no estado do Rio de Janeiro. Fgv: Observatório de Inovação do Turismo, Rio de Janeiro, v. , n. 3, p.01-22, 01 mar. 2013. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/>. Acesso em: 10 nov. 2013.

LEVIN, Jack. Estatística Aplicada a Ciências Humanas. Editora Harbra.

MONTEIRO, Plínio Rafael Reis; VEIGA, Ricardo Teixeira; GONÇALVES, Carlos Alberto. Previsão de comportamentos de consumo usando a personalidade. in: RAE-eletrônica, v. 8, n. 2, Art. 13,Jul./Dez. 2009. Disponível em: <www.fgv.br/raeeletronica>. Acesso em 10 Out. 2013.

MSC Cruzeiros. Disponível em: <www.msccruzeiros.com.br>. Acesso em 08 Jul. 2013.

Oh, H., Fiore, A. M., & Jeong, M. (2007). Measuring experience economy concepts: tourism applications. Journal of Travel Research, 46, 119-131.

PIER MAUA (Rio de Janeiro) (Ed.). Histórico das Temporadas. Disponível em: <www.piermaua.com.br>. Acesso em: 15 set. 2013.

PINE, Joseph; GILMORE, James. The experience economy – work is theater & every business a stage. – Massachusetts: Harvard Business School Press, 1999. RONÁ, R. - Transportes no Turismo. São Paulo, Brasil: Editora Manole, 2002.

SEGMENTO marítimo movimenta R$ 1,3 bilhão na economia brasileira. Viagens de navio, São Paulo, 01 jun. 2011. Disponível em: <http://www.viagensdenavio.com.br/ cruzeiros.noticias>. Acesso em 12 Out. 2013.

SERRANO, Daniel Portillo. Teoria de Maslow - A Pirâmide de Maslow. Portal do Marketing, São Paulo, n. , p.01-12, 30 out. 2011. Disponível em: <www.portaldomarketing.com.br/Artigos/maslow>. Acesso em: 21 out. 2013.

SOLOMON, Michael - O Comportamento do Consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5ª.Edição. Porto Alegre: Bookman, 2002.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9ª. Edição. Porto Alegre: Bookman, 2011.

SWARBROOKE, John; HORNER, Susan. Consumer Behaviour in Tourism. Second Edition Oxford, Uk: Butterwrth-heinemann Elsevier, 2007.

TORRE, F.- Sistemas de Transportes Turísticos. São Paulo, Brasil: Editora Roca, 2002.

TORRE F. - Sistemas de Transporte Turístico. São Paulo, Brasil: Editora Roca, 2009.

MSC Orchestra – Temporada 2012/2013

Estação Marítima de Passageiros do Porto do Rio de Janeiro Destino:________________________

Tipo de cabine: 1) Interna 2)Externa 3)Suíte com varanda

1. Em relação a suas expectativas com este cruzeiro, indique com um (X) o

Documentos relacionados