• Nenhum resultado encontrado

ESTÁGIO I – GESTÃO EDUCACIONAL: O PROJETO “HORTA ESCOLAR”

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na parte específica desse trabalho procuramos abordar a relação dessa prática de observação com a literatura infantil, com a intervenção e a observação conclusiva dessa prática pedagógica no ambiente escolar.

Este trabalho permitiu fazer uma reflexão sobre a importância da literatura infantil na formação de alunos leitores. A escola, desde muito cedo, deve disponibilizar e estimular o contato da criança com livros, com histórias e outros textos. Já os professores torna-se importante que sempre estejam desenvolvendo projetos estimulantes para despertar nos seus alunos o gosto pela leitura.

A experiência docente aponta que apenas oferecer livros aos alunos não é suficiente. O que torna necessário o uso de recursos que motive o aluno e, dentre estes, a contação de história é uma das estratégias em que o aluno tem um contato lúdico com a literatura. As atitudes desenvolvidas na dramatização incentiva a imitação e, principalmente, suscita a criatividade do aluno. Do mesmo modo, a aprendizagem interdisciplinar com a estratégia de contação de história o aluno tem uma visão mais global das disciplinas e seus conteúdos ministrados. Estes procedimentos fizeram os alunos mais motivados e melhor aprendizagem

Do mesmo modo, é muito importante quando deixamos as crianças livres para contar sua própria versão da história, fazendo a leitura com as imagens que o livro está remetendo. Enfim, estas são maneiras eficazes que possibilitam o hábito e o gosto pela leitura e, consequentemente, a formação de leitores.

33

REFERÊNCIAS

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipicione, 1997.

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. 4. ed. São Paulo: Ática, 1988.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencias Curriculares Nacionais para Educação Infantil. (V.I, II e III). MEC/SEF. Brasília, DF., 2001.

BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2003.

CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2009.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 18. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.

MAURICIO, Aline Cristina Lofrese. Psicologia da aprendizagem. São Paulo: Know Know, 2010.

OSTETTO, Luciana E. (Org.). Educação infantil - saberes e fazeres da formação de professores. 5. ed. Campinas São Paulo: Papirus, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

REVISTA ESCOLA. Palavra de especialista - língua portuguesa-desafios- formação de

leitores-escola. Disponível em:. https://novaescola.org.br/conteudo/953/entrevista-com-

regina-zilberman. acessado em: 20 set. 2017.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução de Claúdia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003.

34

APÊNDICE A – Projeto “Horta Escolar”

Objetivo

Construir uma horta horizontal na Escola Estadual Frei Alberto, situada na rua Plínio Lemos na cidade de Fagundes, cuja finalidade é utilizar na merenda escolar, além de proporcionar o desenvolvimento de práticas pedagógicas, servindo como laboratório ao ar livre possibilitando a interdisciplinaridade, onde os professores irão auxiliar os alunos no desenvolvimento das atividades.

Público alvo

Comunidade escolar, Alunos, Familiares, Professores, funcionários e estagiários.

Justificativa

Conforme observação realizada durante o período de estágio na escola, foi possível identificar um amplo espaço disponível ao qual poderia favorecer a comunidade escolar, com uma horta horizontal. Tendo em vista a necessidade das hortaliças a serem utilizadas na alimentação enriquecendo a merenda escolar proporcionando a participação coletiva da comunidade. Assim como introduzindo o desenvolvimento de práticas pedagógicas onde os professores poderão usar a horta como laboratório estimulando a interdisciplinaridade, desenvolvendo o interesse dos alunos pelo trabalho no solo, percebendo que é do solo que retiramos nosso alimento diário, promovendo a cooperação e integração através do trabalho coletivo.

Metodologia

 Conversa informal com o gestor;  Parceria com a EMATER (técnico);  Reunião com a comunidade escolar;

 Seleção das sementes (alface, coentro, couve, tomate, cebolinha);

 Observação e planejamento do solo e do espaço para a realização da horta;  Culminância do projeto com participação do técnico da EMATER.

35

APÊNDICE B - Educação Infantil: Literatura Infantil - A contação de História JUSTIFICATIVA

A contação de histórias auxilia na formação humana e, portanto, tem que ser valorizada e desenvolvida na sala de aula a fim de desenvolver a imaginação, a memória, a atenção, a linguagem, o gosto pela leitura e outras habilidades. Propicia também a criança inúmeras possibilidades de se desenvolver, promovendo a interação e a oportunidade que muitas crianças têm de ter contatos com livros. E quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade de ela tornar – se um adulto leitor. A leitura de histórias é um momento em que as crianças podem conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores, costumes e comportamentos de outras culturas.

Assim, a partir das observações realizadas no Estágio Supervisionado II na educação Infantil o nosso Projeto de Intervenção cujo tema “Contação de História, através do Conto “Branca de Neve e os Sete Anões”, surgiu da necessidade de proporcionar as crianças a vivencias com o fazer literário, em momentos lúdicos, criativos, poético, imaginário, simbólico, prazeroso e também de aprendizado. Nesse sentido, a função do professor é garantir às crianças pequenas no seu cotidiano da sala de aula o contato com ás obras e apresentar diversos gêneros para que seja sensibilizada com as imagens para criar enredos em suas brincadeiras.

Os procedimentos metodológicos dos trabalhos terão como foco os eixos temáticos: Movimento- Psicomotricidade, Música, Artes Visuais, língua Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Matemática, com base na proposta pedagógica da escola, envolvendo poesia, desenho, pintura, jogos, brincadeiras e histórias, sempre respeitando as experiências das crianças e seus conhecimentos da realidade que estão inseridas. A avaliação será de forma contínua com registro reflexivo sobre as conquistas das crianças, seus avanços, interesses e participação, para melhor acompanhamento individual ou nos grupos.

OBJETIVOS Gerais

Produzir textos com significado, mesmo sem o domínio da escrita; Desenvolver o gosto pela leitura ou por ouvir histórias;

36

Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente;

Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas ás diferentes intenções e situações de comunicação.

Específicos:

Resgatar os clássicos da literatura infantil;

Estimular a criatividade e a imaginação das crianças; Desenvolver a linguagem oral;

Envolver as crianças num mundo de fantasias e imaginação; Proporcionar momentos de contação de história;

Desenvolver o interesse pela leitura ou por ouvir histórias; Explorar as dimensões artísticas;

Reconhecer e valorizar os números. ATIVIDADES:

EIXO DE TRABALHOS - REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL( RCNEI)

MOVIMENTO- PSICOMOTRICIDADE MUSICA

ARTES VISUAIS

LINGUA ORAL E ESCRITA NATUREZA E SOCIEDADE MATEMATICA

CAMPO DE EXPERIÊNCIA- BASE NACIONAL COMUM

CURRICULAR (BNCC) EU, O OUTRO E O NÓS

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO TRAÇOS, SONS, CORES E IMAGENS

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E

37

JUSTIFICATIVA

A necessidade do projeto surgiu a partir das observações no campo de Estágio III, no Ensino Fundamental como objetivo de despertar o interesse desses alunos no desenvolvimento da linguagem oral e escrita através da contação de história visando auxiliar na formação humana promovendo o estímulo, a imaginação, a atenção, a linguagem e o gosto pela leitura assim como outras habilidades. É importante desenvolver o gosto pela leitura para que possa escrever corretamente e ter habilidade de interpretar, criando situações para que o aluno não só aprenda a conhecer, mas também aprenda a fazer, a ser e a viver junto.

OBJETIVO GERAL

Despertar o interesse dos alunos no desenvolvimento da linguagem oral e escrita através da contação da história “Branca de Neve”

PROJETO PEDAGÓGICO- ENSINO FUNDAMENTAL I ÁREA DE ESTUDO: LINGUAGENS

LINGUA PORTUGUESA- ARTE- EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

Contação da história Branca de Neve Interpretação da história lida

Produção textual

Coordenação motora e lateralidade OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Despertar o gosto por ouvir histórias;

Compreender a história Branca de Neve a partir do reconto ilustrado, oral e escrito; Despertar o ato de escrever;

Experimentar a capacidade de movimentar-se de maneira coordenada através dos jogos.

ATIVIDADES: Roda de conversa e antecipação sobre os contos conhecidos pelos alunos, introdução do conto a partir da caixa surpresa com uma maçã, para que eles associem a alguma história, iniciar a contação da história Branca de Neve, logo após a socialização do

38

que eles entenderam direcionamento de atividades escritas relacionadas a história, o reconto oral e escrito com produção verbais e não verbais.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada continuamente priorizando a aprendizagem significativa no dia-a-dia em sala de aula.

PROJETO PEDAGÓGICO- ENSINO FUNDAMENTAL I ÁREA DE ESTUDO: MATEMÁTICA

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: Situações problemas de adição e subtração OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Resolver situações problemas de adição e subtração, a partir da leitura da história Branca de Neve.

ATIVIDADES: A partir da releitura de trechos do conto “ Branca de Neve” resolver situações problemas de adição e subtração apresentadas.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada continuamente priorizando a aprendizagem significativa no dia-a-dia em sala de aula.

PROJETO PEDAGÓGICO- ENSINO FUNDAMENTAL I ÁREA DE ESTUDO: CIÊNCIAS DA NATUREZA

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: Alimentação Saudável Receita: salada de frutas OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer a importância de ter uma alimentação saudável; Preparar uma salada de frutas junto com os alunos.

ATIVIDADES: Conversa informal sobre a importância de ter uma alimentação saudável , apresentação do vídeo sobre alimentação saudável e logo em seguida na cozinha com o auxilio da merendeira preparar uma salada com os alunos com frutas trazidas por eles e a partir daí escrever a receita com os ingredientes e o modo de fazer.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada continuamente priorizando a aprendizagem significativa no dia-a-dia em sala de aula.

39

ÁREA DE ESTUDO: CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: Paisagem natural e modificada Genealogia

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Perceber a diferença entre os conceitos de paisagem natural e modificada; Reconhecer as semelhanças e as diferenças entre as diferentes famílias.

ATIVIDADES: Roda de conversa sobre o cenário do conto da Branca de Neve, identificando os elementos naturais e modificados, representando no caderno através de desenhos, atividade relacionada na folha. Conversa informal sobre família e as diferentes formas de organização dos grupos familiares.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada continuamente priorizando a aprendizagem significativa no dia-a-dia em sala de aula. Durante o período de observação no estágio surgiu a necessidade da elaboração execução do projeto foram elaborados planos de aula para cada dia de intervenção com o tema: Leitura e Escrita: Branca de Neve e os Sete anões cujo objetivo de despertar o interesse dos alunos no desenvolvimento da linguagem oral e escrita através da contação de história “Branca de Neve”.

Documentos relacionados