• Nenhum resultado encontrado

O mundo atual vem sendo acompanhado de transformações significativas no âmbito dos negócios, com as barreiras diminuindo, pessoas e bens podem circular livremente por todos os lugares. As tecnologias de informação e comunicação possibilitaram um acesso maior dos consumidores a informações e novos conhecimentos fazendo com que se tornassem mais exigentes e vigilantes, e trazendo para as empresas a necessidade de traçar estratégias proativas para se manterem atuantes no mercado.

A competitividade afeta não apenas as grandes empresas mas principalmente as MPE´s que precisam criar vantagem competitiva frente aos concorrentes, para não perder seu espaço no mercado. Assim, para as organizações vigentes constituírem seu diferencial é preciso uma gestão eficiente de seus bens intangíveis que nos dias de hoje se tornaram mais importantes que os físicos.

No tocante a pesquisa realizada é possível afirmar que a mesma atingiu seus objetivos, pois foi identificada a atividade central da empresa e os principais agentes desse processo, constatou-se também que a UDI faz uso da GC tendo está uma contribuição significativa em suas decisões, tornando-a, portanto uma ferramenta estratégica para a MPE em foco manter-se atuante no mercado que se encontra inserida.

Por meio do estudo pode-se verificar que a organização em questão considera seus ativos intangíveis, clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros como importantes fontes de informação e conhecimento, tanto que no ato da seleção e do recrutamento de acordo com as informações ela prioriza a escolha de pessoas mais proativas e flexíveis, já que apresenta uma cultura aberta que beneficia os indivíduos a obter novos conhecimentos.

Nota-se também que a UDI adquiri muitos conhecimentos mas filtra esses conhecimentos para utilizar apenas aqueles que são importantes para as estratégias da empresa, evitando que aquelas informações não desejadas atrapalhem o bom funcionamento do negócio. Através dos dados pode-se deduzir que a instituição incentiva seus colaboradores a apresentar melhorias nos processos internos da empresa e novas idéias, estando sempre atento as suas sugestões, todavia não as aplica regularmente em suas estratégias mas somente diante daquelas decisões mais complexas que exige conhecimentos mais específicos, porém é interessante que a empresa busque sempre o auxílio de seus membros, pois decisões pequenas, mas tomadas de maneira errônea podem causar resultados indesejados.

No cenário atual dos negócios a inovação passou a ser uma necessidade contínua para que as empresas não se tornem estagnadas e os colaboradores precisam ser preparados

diariamente para lidar com as mudanças, na análise observou-se que sempre que ocorre algum tipo de inovação nos processos a UDI capacita seus funcionários para lidar com as mudanças, mais da metade dos respondentes da pesquisa afirmaram que há, de certo modo, um estímulo a aprendizagem e a capacitação, o que é essencial já que favorecer a qualificação, a criatividade e a ação propiciam novos conhecimentos que colaboram para a evolução da empresa. Os dados mostram que a organização transfere de forma clara os conhecimentos necessários para a execução das tarefas o que viabiliza um serviço prestado com maior qualidade e competência.

No que se refere à questão de compartilhar conhecimentos, missão, visão e objetivos estratégicos a organização pratica tal ato com eficiência, pois na pesquisa os respondentes afirmaram que recebem tais informações desde o momento que passa a integrar a empresa. Outro fato interessante identificado na análise é que a UDI busca explorar todo conhecimento de seus membros alocando-os nos cargos compatíveis com os conhecimentos que detém, evidenciando um dos motivos de seu crescimento diário, visto que, destinar uma pessoa para a área de seu conhecimento, faz com que ela se desenvolva melhor e traga maiores benefícios para a empresa.

A UDI demonstra ter, de acordo com as respostas colhidas, uma estrutura adequada que serve de auxílio para a uma boa gestão estratégica do conhecimento na empresa. Manter o fluxo veloz de informações e reter as mais relevantes é uma tarefa complexa, mas que, segundo os dados colhidos, a empresa em questão vem conseguindo realizar dado que a mesma faz uso de uma memória eletrônica a qual armazena conhecimentos estratégicos importantes da organização. Também foi comprovado que a UDI socializa seus conhecimentos e não os esconde, pois mais de 60% dos respondentes concordaram com a afirmação de que o conhecimento obtido após a finalização de tarefas e a conclusão de projetos é registrado e compartilhado por todos.

No que diz respeito às metas, os resultados mostram que a organização distribui-as conforme as habilidades de seus colaboradores o que é crucial para o desenvolvimento da empresa que precisa motivar seus funcionários a aplicarem seus conhecimentos e caminhar juntos para o alcance dos objetivos gerais da instituição. Por fim, não basta apenas captar o conhecimento de toda a equipe da empresa é preciso reconhecer e recompensar o compartilhamento e a criação de conhecimento, e segundo a pesquisa a UDI gratifica sim aqueles indivíduos que buscam conhecimentos novos, com base neles produzem soluções eficazes e compartilham o que sabem com seus colegas de trabalho objetivando o bem da empresa.

O estudo teve como limitação a disponibilidade do tempo dos colaboradores para a coleta dos dados da pesquisa, e sabendo que o tema em questão estar se tornando cada vez mais relevante nos dias atuais, é recomendável para futuros trabalhos, uma investigação da gestão estratégica do conhecimento também nas grandes empresas, bem como no setor público.

Portanto, conclui-se que a UDI é uma MPE que está se destacando no mercado em que se encontra inserida devido à aplicação de estratégias eficientes que tem como base o conhecimento, sendo considerada uma organização que busca constantemente a inovação e a excelência nos serviços prestados, com profissionais capacitados e uma estrutura apropriada que auxilia a empresa a gerir estrategicamente o conhecimento considerado hoje o bem mais valioso para as empresas obterem sucesso em seus negócios.

REFERÊNCIAS

ALARCON, Tatiana. Micro e pequenas empresas geram 67% dos empregos em abril. 2011.

Revista EXAME, 20/05/2011. Disponível em:

<http://exame.abril.com.br/pme/noticias/micro-e-pequenas-geram-67-dos-empregos-em- abril> Acesso em: 12 julho. 2014.

ALMEIDA, João Flávio de Freitas. A importância das metas nas organizações. Blog. 2012. Disponível em: < http://joaoflavio.com.br/blog/aimportanciadasmetasnasorganizacoes > Acesso em: 30 mar. 2015.

ANGHINONI, Ediane Márcia Lazzari. A importância estratégica do conhecimento nos

diferentes níveis organizacionais em empresas do agronegócio de Rondonópolis.

Monografia.Faculdade do Sul de Mato Grosso – FACSUL. Rondonópolis – MT, 2005.

BEAL, Adriana. Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a

tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. 6. reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.

BEDÊ, Marco Aurélio. Onde estão as Micro e Pequenas Empresas no Brasil. 1º ed. São Paulo: SEBRAE, 2006. Disponivel em:

http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/biblioteca/EstudosPesquisas/mpes_numeros/onde_ mpes_brasil.pdf. Acesso em: 30 maio. 2014.

BERTERO, Carlos Osmar. Gestão empresarial: estratégias organizacionais. São Paulo:

Atlas, 2006.

BONAFIN, Leandro Marcos. A gestão do conhecimento como fator contribuinte para o

alcance dos objetivos estratégicos nas organizações modernas. Monografia do curso de

Pós-Graduação “lato sensu”: especialização MBA em Gestão Empresarial: Finanças e Controladoria. São Paulo, 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 2. ed.rev. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como

incrementar talentos na empresa. 7. ed. rev. e atual. Barueri, SP: Manole, 2009.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação

para criar significados, construir conhecimento e tomar decisões. Tradução de Eliana

Rocha. São Paulo: Senac São Paulo, 2006. Disponível em: <

Conhecimento-Como-as-Organizacoes-Usam-a-Informacao-Para-Criar-Significado- Construir-Conhecimento-e#scribd> Acesso em: 30 abril. 2014.

CRUZ, Claudia Andressa. Gestão estratégica do Conhecimento: estudo exploratório em

empresas instaladas nos parques tecnológicos do estado de São Paulo. Dissertação:

(Mestrado em Engenharia de Produção). Universidade de São Paulo, 2007.

DUARTE, Jorge. BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2.ed. 6. reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.

DUARTE, Pedro. O Novo Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno

Porte e seus reflexos nos Juizados Especiais Cíveis. E-GOV- Portal de e-governo, inclusão

digital e sociedade do conhecimento. 26/06/2012. Disponível em:

<http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/o-novo-estatuto-nacional-da-microempresa-e-da- empresa-de-pequeno-porte-e-seus-reflexos-no-0> Acesso em: 12 julho. 2014.

FIORENTINO, Yamê Sousa. Gestão do conhecimento nas organizações: uma

possibilidade de gerar vantagem competitiva. Monografia UFRN. Natal/RN, 2010.

FLEURY, Maria Tereza Leme. OLIVEIRA JUNIOR, Moacir de Miranda. Gestão

estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências.

1.ed. – 7. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.

GRANDO, Nei. A Gestão do Conhecimento deve começar pela estratégia. Adminsbgc. Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento – SBGC, 2012. Disponível em:

<http://www.sbgc.org.br/sbgc/blog/gestao-do-conhecimento-deve-comecar-pela-estrategia> Acesso em: 24 mar. 2015.

LIMA, Amadeu Nascimento; IMONIANA, Joshua Onome. Um estudo sobre a importância do uso das ferramentas de controle gerencial nas micro, pequenas e médias empresas industriais no município de São Caetano do Sul. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v.2, n.3, p.28-48, 2008.

LIMA, José Aniceto de; Santiago, Pietro Otávio. Gestão do conhecimento: dos primórdios

a aplicabilidade organizacional. Universidade Federal do Maranhão. XIV Encontro

Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação. Janeiro, 2011.

MARTINS, Gilberto de Andrade; LINTZ, Alexandre. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. 2. ed. 5. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.

MEDEIROS, Isabella. A Importância das pessoas e a resistência a mudança na

implantação de um sistema de gestão da qualidade. 2008. Disponível em:

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-importancia-das-pessoas-e-a-

resistencia-a-mudanca-na-implantacao-de-um-sistema-de-gestao-da-qualidade/21078/ Acesso em: 12 de abril. 2015.

MENDES, Giselly Santos; SCHREIBER, dusan. O compartilhamento do conhecimento em

uma organização do Vale dos Sinos: uma abordagem orientada ao processo produtivo.

XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Artigo ENEGEP. 2012.

MIRANDA, Roberto Campos da Rocha. Gestão do Conhecimento Estratégico: uma

proposta de modelo integrado. Tese de doutorado. Universidade de Brasília- UNB.

Brasília, 2004.

NONAKA, I e TAKEUCHI, H. Criação do conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

OLIVEIRA, Marília Marinho de Andrade; FORTE, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante. Gestão estratégica do conhecimento: um estudo da gestão do conhecimento e estratégia empresarial nas maiores empresas do estado do ceará. Revista Eletrônica de

Administração- REAd. Edição 38. Vol. 10. No. 2. Fortaleza: 2004.

PICININ, Claudia Tânia; KOVALESKI, João Luíz; RAIMUNDI, Claudiani Vieira. Gestão do Conhecimento e Inovação: um enfoque logístico. Revista eletrônica FAFIT/FACIC.

Faculdades Integradas de Itararé- SP, 2010.

PONCHIROLLI Osmar. FIALHO, Francisco Antônio Pereira. Gestão Estratégica do

Conhecimento como parte da estratégia empresarial. Revista FAE. Curitiba. v.8. n. 1. 2005.

PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Gestão do Conhecimento – Os elementos

construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.

PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho

científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REIS, Zenaide Radanesa. Micro e Pequenas Empresas: a importância de aprender a

empreender. Dissertação (mestrado em Gestão Empresarial – MINTER). Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 2006.

RICCIARDI, Rita Izabel. Gestão Estratégica do Conhecimento: uma metodologia de

estruturação e analise dos recursos de conhecimento. Tese (doutorado em Ciências na área

de Tecnologia Nuclear- Reatores). Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares - autarquia associada à Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração:

guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3.ed. 7. reimpr

- São Paulo: Atlas, 2012.

SANTOS, Janice de Almeida. O capital intelectual nas organizações. Monografia do curso de Administração apresentada a Universidade Veiga de Almeida. Rio de Janeiro, 2007.

SANTOS, Leomar dos. Modelo de avaliação de capital intangível baseado em medidas

não financeiras. Tese (doutorado em engenharia e gestão do conhecimento) – UFSC. Florianópolis – SC, 2008.

SANTOS, Marcelo Barbosa dos. A Gestão do Conhecimento como prática corporativa

geradora de vantagem competitiva sustentada. FACOM-FAAP, nº 15. São Paulo,2005.

SCHLESINGER et al. Gestão do Conhecimento na Administração Pública. Curitiba. Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP, 2008.

SILVA JÚNIOR, José Antônio da. Gestão do conhecimento: Análise numa agência

bancária da Caixa Econômica Federal. Monografia (graduação em Administração) – UEPB. Patos- PB, 2014.

SILVA, Heide Miranda da. Gestão do Conhecimento e inteligência competitiva em

organizações: uma abordagem conceitual. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 7, n.1, p. 84-93. 2007.

SILVEIRA, Rosana Rosa. Diretrizes para mitigar as barreiras à implementação da gestão

do conhecimento em organizações. Tese (doutorado) – UFSC. Florianópolis – SC, 2011.

SOUZA, Daniela Borges Lima. Gestão do conhecimento nas organizações: desafios e oportunidades. Estação Científica. Juiz de Fora, nº 03. 2006.

SOUZA, Helcimara Affonso de. Gestão do conhecimento na pequena empresa: a

modelagem organizacional como ferramenta para gerir seu conhecimento e capital intelectual. Dissertação: (Mestrado em Engenharia de Produção). Universidade de São Paulo.

TERRA, José C.C. Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial. 2.ed. São Paulo: negócio, 2001.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. – 13. ed. – São Paulo: Atlas, 2011.

VILAÇA, Débora Barbosa Guedes de Oliveira. Alinhamento entre gestão do conhecimento

e estratégia competitiva: um estudo de caso numa empresa de telecomunicações.

APÊNDICE A: Questionário

Campus VII – Patos

Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas Curso de Bacharelado em Administração Aluna: Sabrina Kyev de Araújo Lima Costa

Parte I – Perfil Sociodemográfico

Documentos relacionados