• Nenhum resultado encontrado

A partir de um painel de 160 municípios cearenses para o período entre 2003 e 2007, avalia-se o cumprimento da LRF e o possível trade-off entre o atendimento às necessidades de investimentos das administrações públicas locais e o cumprimento do dispositivo cuja meta principal é disciplinar os gastos públicos com funcionalismo. A pesquisa buscou desta forma contribuir com subsídios para atestar a eficácia da LRF enquanto instrumento disciplinador de gastos sem deixar de lado as possíveis ineficiências geradas pelo rigor previsto em suas diretrizes.

Dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) deram suporte à criação de variáveis sócio-econômicas para estimação de modelos econométricos em diferentes especificações e cuja variável dependente comum foi o índice da Lei de Responsabilidade Fiscal (ILRF) que corresponde ao limite de gastos com pessoal previsto na LRF.

Foram estimados modelos a efeitos fixos e a efeitos aleatórios, por não dispor de todos os dados de corte transversal para os municípios. Tomando como critério o teste de Hausman cuja hipótese nula é a estimação a efeitos aleatórios, o processo de inferência foi realizado a partir de uma estimação a efeitos fixos.

Constata-se a existência do trade-off entre responsabilidade fiscal e social, haja vista que maiores investimentos em áreas sociais implicam em maiores índices de gastos com pessoal relativo à receita corrente líquida em períodos subseqüentes e assim corrobora-se a intuição de que atender aos interesses relacionados a investimentos em áreas sociais pode comprometer o atendimento à LRF. Gastos em áreas como habitação e urbanismo, por outro lado, não contribuem com o aumento do índice de gastos com pessoal, por outro lado, até influenciam a redução do índice.

Com relação a variável arrecadação (rtrib) seu impacto é positivo no modelo, indicando que os municípios que arrecadam mais têm maior índice de gastos com pessoal relativo à receita corrente líquida, fato que, longe de ser um mau, pode refletir displicência do administrador público em relação a contratações, face à maior receita tributária.

Por fim, ressalta-se o papel disciplinador da LRF em termos de evitar o uso da máquina pública com fins eleitorais, haja vista que nos períodos de eleição constata-se uma redução no índice de gastos com pessoal previsto neste dispositivo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMORIM Neto, SIMONASSI, Andrei G. Bases Políticas das Transferências Intergovernamentais no Brasil (1985-2004). Mimeo, 2008.

ANGÉLICO, João. Contabilidade Pública. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 1994. 271 p.

ACQUA, Fernando M. Dall. A Lei de Responsabilidade Fiscal e ao Aumento da Carga Tributária. Conjuntura Econômica. Vol. 63, n° 02, FGV, Rio de Janeiro.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Secretaria do Tesouro Nacional. Manual das Receitas Públicas: manual de recebimentos aplicados à União, estados, Distrito Federal e Municípios, Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. 1ª ed. Portaria Conjunta STN/SOF n° 3, 14.10.2008. Brasília: Secretaria do Tesouro Nacional, Coordenação Geral de Contabilidade, 2008. 330p.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Secretaria do Tesouro Nacional. Base de Dados dos Municípios. Disponível em: http://www.stn.fazenda.gov.br. Acesso em outubro de 2008. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 25ª ed. Atual. Ampl. São Paulo, Saraiva, 2004. 307 p.

BRASIL. Lei Complementar nº. 101, de 4 maio 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 05 mai. 2000.

CARVALHO, Deusvaldo. Orçamento e contabilidade pública. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

COSSÍO, Fernando Andrés Blanco. Comportamento Fiscal dos Governos Estaduais Brasileiros: Determinantes Políticos e Efeitos sobre o Bem Estar dos seus estados. Brasília: Editora UNB, 2000, 63p. Monografia agraciada menção honrosa no V Prêmio de Monografia. Tópicos Especiais de Finanças Públicas. Disponível em: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/PremioSTN/vpremio/financas . Acesso em: 04 fev. 2009. CRUZ, Flávio et al. Lei de Responsabilidade Fiscal Comentada: Lei Complementar n.° 101 de 04 de maio de 2000. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2001. 221p.

CRUZ, Flávio; ROSSI, Sérgio Ciquera. Lei de Responsabilidade Fiscal Comentada: Lei Complementar n.° 101 de 04 de maio de 2000. Revista e Atualizada. 3ª ed. São Paulo: NDJ, 2005. 420p.

FERNANDES, Jorge Ulisses Jacoby. Responsabilidade Fiscal, questões práticas na função do ordenador de despesa; na terceirização da mão-de-obra; na função do controle administrativo. 2ª ed. rev., atual. e ampl. Brasília, Brasília Jurídica, 2002. 393 p.

FIGUEIRÊDO, Carlos Maurício Cabral; NÓBREGA, Marcos Antônio Rios. Os Municípios e a Lei da Responsabilidade Fiscal: perguntas e respostas. Ministério do Planejamento e Desenvolvimento e ENAP, 2001. 78 p.

___________________________. A Lei de Responsabilidade Fiscal e a Experiência Brasileira: O Caso do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Brasília, 2001. GOMES, Gustavo Maia; Mac Dowell, Maria Cristina. Descentralização Política, Federalismo Fiscal e Criação de Municípios: O que é Mau para Econômico Nem Sempre é Bom Para o Social. Texto para Discussão (IPEA), 2000.

IPEA. Exibição de Notícias. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/003/00301009. Acesso em 13 mar. 2009.

KOHAMA, Heilio. Contabilidade Pública: Teoria e Prática. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2003. LAKATOS, Eva Maria, Marconi, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6ª ed., São Paulo: Atlas, 2001. 219p.

LOSARDO, Ernesto. Desequilíbrio Global. Conjuntura Econômica. Vol. 63, n° 02, FGV, Rio de Janeiro, 2009.

MACRUZ, João Carlos; Macruz, José Carlos; Castro, Marcos José de. Dúvidas e Soluções da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ministério do Planejamento e Desenvolvimento e ENAP, 2001. 50 p.

MARTINS, Ives Gandra da Silva, Nascimento, Carlos Valder do - organizadores. Comentários a Lei da Responsabilidade Fiscal. São Paulo, Saraiva, 2001.

PIANCASTELLI, Marcelo; PEREIRA, Francisco. Texto para Discussão n° 431: Radiografia do Gasto Público Federal. IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília, agosto 1996.

PIANCASTELLI, Marcelo; Boueri, Rogério. Texto para Discussão n° 1.366: Em uma Década, despesa com pessoal nos estados aumenta só 0,34%. IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília, agosto 1996. acesso em 05.01.2009 in www.ipea.gov.br

SILVA, Moacir Marques da; Amorim, Francisco Antônio de; Silva, Valmir Leôncio da. Lei da Responsabilidade Fiscal para os Municípios: uma abordagem prática. São Paulo, Atlas, 2004. 246 p.

WOOLDRIDGE, Jeffrey M., 1960. Introdução à Econometria: Uma Abordagem Moderna. Tradução Rogério César de Souza, José Antônio Ferreira. Revisão técnica Nelson Carvalheiro. São Paulo: Cengage Learning, 2002.

Documentos relacionados