• Nenhum resultado encontrado

Os princípios do marketing de relacionamento podem ser utilizados no futebol de forma eficiente, isso ficou comprovado através das estratégias utilizadas por outros clubes na captação e retenção de clientes, estabelecendo relações em longo prazo, mantendo-as até o momento em que ambas as partes tenham benefícios. Baseado nos levantamentos feitos através dessa pesquisa, podemos definir um pouco do perfil dos torcedores do Fortaleza Esporte Clube e os seus anseios em relação à gestão do clube.

Os objetivos da pesquisa foram cumpridos, pois foi possível analisar algumas das estratégias utilizadas pela diretoria de marketing do Fortaleza, foi levantado a visão do torcedor em relação às ações de marketing de relacionamento realizadas pelo clube e foram sugeridas, ao Fortaleza Esporte Clube, estratégias baseadas na confiança e no comprometimento, pressupostos essenciais do marketing de relacionamento, julgando serem essenciais para estabelecimento de relações duradouras.. Pode-se perceber também que existem desconfiança e descontentamento de parte da torcida em relação à gestão atual do clube, dentre os motivos levantados estão os recentes insucessos reunidos pelo clube nos últimos anos. O desempenho em campo influencia no relacionamento da torcida com o clube e mostra que não foi realizado um trabalho por parte da diretoria do clube para desvincular os resultados do clube no campo do comprometimento da gestão para com o clube.

Ficou claro também que o Fortaleza não possui um quadro de associados condizente a grandeza do clube, cabendo à gestão iniciar ações que satisfaçam o principal cliente do produto futebol, os seus torcedores. O estudo atentou para realização de ações que geram experiências, como visitas a concentração dos jogadores, premiações, sorteio da bola utilizada nas partidas, sorteio de camisas oficiais, poderem viajar junto com os jogadores, que são praticadas por outros clubes e apresentaram resultados importantes para engrandecimento desses clubes.

O estudo foi importante para avaliar o relacionamento entre clube e torcida em meio à ausência de título e insucessos nos últimos anos e constitui numa

ferramenta importante para implantação de novas práticas gerenciais no âmbito do futebol, mais precisamente no uso das estratégias de marketing de relacionamento. Contribui para evolução do futebol cearense como negocio, reforçando a satisfação e a lealdade dos clientes como fator fundamental para o estabelecimento de relações duradouras e benéficas para os torcedores e o Fortaleza Esporte Clube. O estudo contribui, se tornando mais uma ferramenta de pesquisa para a academia sobre o marketing no futebol, tendo em vista os levantamentos teóricos obtidos através da opinião dos torcedores em meio as pratica exercidas pelo clube.

Dentre às limitações do estudo pode-se citar a ausência de informações disponibilizadas pelo clube, principalmente no que diz respeito às ações de marketing realizadas e os resultados alcançados e em relação ao questionário aplicado aos torcedores no Estádio Presidente Vargas, muitos ao serem abordados não se disponibilizavam a participar da pesquisa.

Os levantamentos feitos pelo estudo sugerem pesquisas futuras sobre a evolução do marketing no esporte, mais precisamente no futebol cearense e sobre o papel do torcedor na reestruturação dos clubes.

REFERÊNCIAS

AFIF, A. A Bola da vez: o marketing esportivo como estratégia de sucesso. São Paulo: - Infinito, 2000.

AMAZONAS, Márcia. Sensibilidade é essencial no diálogo com o cliente. Revista

Forbes Brasil. São Paulo, 12. mar. 2004, p.38-40.

ARAÚJO, A.G. Placar favorável. Revista Marketing. Fev. 2002. -

BAKER, T; SIMPSON, P; SIGUAW, J. ‘The Impact of Suppliers’ Perceptions of reseller Market Orientation on Key Relationship Constructs, Journal of The

Academy of Marketing Science, v. 27, n. 1, p. 50-57.

BARNES, James G. Segredos da gestão pelo relacionamento com os clientes: é tudo uma questão de como você faz com que eles se sintam. Tradução de Luiz Frazão. Rio de Janeiro: Qualitymark, p. 400, 2002. Tradução de “Secrets of costumer relationship management”.

BEE, Roland. Fidelizar o cliente; tradução Edite Sciulli, São Paulo: Nobel, 2000. BERRY, L. Retailers With a Future: Marketing Management, Spring, V. 5, p.39-46, 1996.

BRETZKE, Mirian, Estratégias de Marketing de Relacionamento. Disponível em: <http://www.bretzke-marketing.com.br/artigos/estrat_mark.html>. Acesso em: 30 out. 2007.

CARDOSO, M, S; GONÇALVES FILHO, C. CRM em ambiente e-business: como se relacionar com clientes aplicando recursos da web. São Paulo: Atlas, 2001. COBRA, M. H. N. Administração de marketing. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1992.- FERRELI, O. C.; HARTLINE, Michael D. Estratégias de Marketing. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

FORTALEZA esporte clube. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Wikimedia, 2006. Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_Esporte_Clube> Acesso em: Mar/2014.

GORDON, Ian. Marketing de Relacionamento: estratégias, técnicas e tecnologias para conquistar clientes e mantê-los para sempre. 6. ed. São Paulo: Futura, 1998. GRÖNROOS, C. Defining marketing: a market-oriented approach. European

Journal of Marketing. V23, n.1, 1989.

GUMMESSON, Evert. Marketing de relacionamento total: gerenciamento de marketing, estratégia de relacionamento e abordagens de CRM para economia de rede. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

LEONCINI, M, P (2001) Entendendo o Negócio do Futebol: Um estudo sobre a

transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol. Tese de

Doutorado, USP, São Paulo.

MARRAMARCO, Lucas Colpo. Marketing esportivo no futebol: a estratégia

adotada pelo Grêmio na busca de novos associados. 2010. Dissertação

(Graduação em Administração) – Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Pontifícia Universidade Católica do rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

MCKENNA, Regis. Marketing de Relacionamento: estratégias bem-sucedidas para a era do cliente: Rio de Janeiro: Campus, 1992.

MELO NETO, F. P. Marketing esportivo. Rio de Janeiro: Record, 1995.

MORGAN, R.M.; HUNT S.D. The commitment-trust theory of relationship marketing.

Journal of Marketing, v. 58, p. 20-38, Jul., 1994

MYSKIM, Mauro. Marketing esportivo no futebol: um olhar à luz do paradigma

do marketing de relacionamento. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração)

– Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2006.

O POVO. Indefinições administrativas causam preocupações e prejuízos ao Fortaleza. Baseado disponível em: < http://esportes.opovo.com.br >. Acesso em Fev/2014.

SANDHUSEN, R. Marketing básico. São Paulo: Saraiva, 2000

SELEME, Acyr et al. O Desenvolvimento do Marketing: Uma Perspectiva Histórica. Revista de Gestão USP. São Paulo, v.16, n.1, p. 89-102, jan-mar 2009. Disponivel em < http://www.revistausp.sibi.usp.br/pdf/rege/v16n1/v16n1a06.pdf >. Acesso em 25 de maio de 2014.

SHAPIRO, Benson e SVIOKLA, John. Mantendo clientes. São Paulo: Makron Books, 1995.

SOUZA, Alessandro. A estratégia de marketing de relacionamento do Sport Club

Internacional: A filosofia Alma Colorada. Central de cases ESPM. 2006.

SOMOGGI, A. As características singulares do esporte como produto de

marketing. Artigo baseado, disponível em: <http://www.arenasports.com.br>.

Acesso em: Jan/2005.

STONE, Bob. Marketing Direto. São Paulo. Nobel, 1992.

STONE, M; WOODCOCK, N; MACHTYNGER, Liz. CRM: Marketing de relacionamento com os clientes. São Paulo: Futura, 2001.

VAVRA, Terry G. Marketing de relacionamento: after marketing. São Paulo: Atlas, 1993.

VAVRA, Terry G. Marketing de relacionamento: after marketing: como manter a fidelidade de clientes através do marketing de relacionamento. São Paulo: Atlas, 1992.

MATTAR, Fauze najib. Pesquisa de marketing. São Paulo, Atlas, 2007.

MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre, Bookman,

ANEXO A – QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO APLICADO AOS TORCEDORES DO FORTALEZA ESPORTE CLUBE

Com que frequência você vai ao estádio? ฀ Regularmente

฀ Um ou dois jogos por mês, em média. ฀ Somente em jogos importantes

฀ Não tenho o costume de ir ao estádio ฀ Nunca fui ao estádio

Se costuma frequentar, geralmente costuma ir: ฀ Sozinho

฀ Acompanhado de um amigo (a) ou namorada (o) ฀ Em grupo de amigos

฀ Em família

฀ Com torcida organizada

O que lhe motiva a frequentar o estádio? ฀ Fazer parte da torcida organizada ฀ Como programa de entretenimento ฀ Preferência de ver o jogo ao vivo ฀ A festa e vibração da torcida ฀ Fase vitoriosa do clube

Quais motivos lhe afastam do estádio?

฀ Estrutura inadequada (assentos, alimentação, condições dos banheiroa,...) ฀ Preço dos ingressos

฀ Dificuldade na aquisição dos ingressos ฀ Descontentamento com a gestão do clube

ANEXO A – QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO APLICADO AOS TORCEDORES DO FORTALEZA ESPORTE CLUBE

Você é sócio torcedor? ฀ Sim

฀ Não

Qual a maior motivação para se tornar ou se manter sócio torcedor? ฀ Comodidade e desconto na aquisição de ingressos

฀ Produtos exclusivos ฀ Desconto em produtos ฀ Orgulho/satisfação ฀ Eventos exclusivos ฀ Apoio financeiro ao clube

Qual o Principal impedimento para torna-se/manter-se sócio? ฀ Preço

฀ Desconfiança quanto ao emprego do investimento ฀ Condição atual do clube no cenário nacional (série C) ฀ Forma de pagamento

Qual o nome do atual programa de sócios do Fortaleza Esporte Clube? ฀ Leão até o fim

฀ Leões do Pici ฀ Exercito Tricolor ฀ Eu sou Tricolor

ANEXO A – QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO APLICADO AOS TORCEDORES DO FORTALEZA ESPORTE CLUBE

Na sua avaliação houve melhora no relacionamento com o torcedor após a implantação do programa de sócios?

฀ Sim ฀ Não

Você costuma comprar a camisa oficial do clube? ฀ Não

฀ Sim, uma camisa por ano (1º uniforme). ฀ Sim, duas por ano (1º e 2º uniforme).

O que lhe motiva a consumir produtos oficiais do clube? ฀ Apoio financeiro ao clube

฀ Fase vitoriosa do clube

฀ Produtos específicos de algum jogador ฀ Presença de ídolos no time

฀ Descontos significativos para sócios

Quais das ações de marketing descritas abaixo foram realizadas pelo Fortaleza Esporte Clube? ฀ Navio Tricolor ฀ Confraria Tricolor ฀ Fala Leão ฀ Batismo Tricolor ฀ Jogo do Século ฀ Democracia Tricolor ฀ Fan Clube Tricolor ฀ Projeto 2000

฀ Compromisso Tricolor ฀ Fortaleza Beer

ANEXO A – QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO APLICADO AOS TORCEDORES DO FORTALEZA ESPORTE CLUBE

Qual meio de comunicação você recorre para se manter informado sobre o clube? ฀ Internet

฀ Televisão ฀ Jornal ฀ Rádio

Enumere de 1 a 9 por ordem de preferência os benefícios citados abaixo que você gostaria que fizessem parte do programa de sócios do Fortaleza Esporte Clube.

฀ Sorteio de prêmios (mensalmente ou em dia de jogos) ฀ Portão de entrada exclusiva no estádio

฀ Uma porcentagem maior de desconto na aquisição de produtos oficiais

฀ Acesso a eventos esportivos do clube (apresentação de jogadores e dos novos uniformes, mesa redonda - torcedores x dirigentes,...)

฀ Caravana para jogos fora da cidade de Fortaleza ฀ Ouvidoria exclusiva para sócios

฀ Telões na sede do clube para transmissão nos dias de jogos fora da cidade de Fortaleza

฀ Construção de uma sede social (piscina, bares,musica ao vivo,...)

฀ Parceria exclusiva do clube com outras empresas para oferecer descontos para os associados.

ANEXO A – QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO APLICADO AOS TORCEDORES DO FORTALEZA ESPORTE CLUBE

Que nota você daria ao desempenho dos perfis oficiais do clube nas redes sociais? ฀ 0 a 2

฀ 3 a 4 ฀ 5 a 6 ฀ 7 a 8 ฀ 9 a 10

Além de jogos, que outros eventos organizados pelo Fortaleza Esporte Clube você já participou?

฀ Jantar ฀ Seminário

฀ Apresentação de novos uniformes ฀ Aniversário do clube

Que nota você dá ao relacionamento da atual gestão do Fortaleza Esporte clube com o torcedor?

฀ 0 a 2 ฀ 3 a 4 ฀ 5 a 6 ฀ 7 a 8 ฀ 9 a 10

Documentos relacionados