• Nenhum resultado encontrado

A escola é um ambiente físico e humano onde devem acontecer processos educativos de construções de conhecimento, de formação ética, de atitudes e comportamentos voltados para a responsabilidade, num fazer interativo em convivência harmoniosa, ampliando possibilidades do saber. Por isso tem a missão de executar todas as ações, desde a prática pedagógica ao relacionamento da comunidade escolar com o meio ambiente de forma exemplar, buscando sempre a evolução para a excelência.

Na situação da Escola Municipal na qual foi objeto de estudo percebe-se que é necessário atualizar e reformular o Projeto Político Pedagógico. É primordial no primeiro momento a convocação de representantes de toda comunidade escolar. Assim, de forma democrática e participativa, em um plano de ação coletivo, todos poderão analisar e compreender os problemas que entravam o desenvolvimento educativo. A meta para o meio ambiente escolar ideal oferece os subsídios necessários para que aconteçam, com sucesso, as resoluções das causas que promovem todos esses problemas.

O desenvolvimento e realização de projetos paralelos integrantes das propostas estabelecidas na reformulação do PPP, especialmente nos temas ligados ao meio ambiente associando as artes de um modo geral, bem como áreas que estimulem a conscientização do amor e cuidado com o próprio corpo interligada a transformação para o meio ambiente escolar ideal, serão de grande valia para atingir os objetivos desses projetos. Parcerias com Instituições existentes na comunidade, que inclusive possuem espaços para apresentações artísticas e culturais podem e devem ser estabelecidas.

A imprescindibilidade de se efetivar a Educação Ambiental nos diversos graus de ensino é de fundamental importância, pois, é uma única forma de conscientizar os alunos através da ação diária o fundamento da preservação do meio ambiente. É substancial na formação integral, além de possibilitar conhecimentos e habilidades capazes de promover a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida da comunidade. O aprimoramento do meio ambiente escolar atenderá às soluções das principais questões que interferem na evolução da prática pedagógica, sensibilizando e formando futuros cidadãos.

3

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, João Luiz Alves de; BRAGA, Maria Cleude Rodrigues Oliveira; COSTA, Maria Luzinete Alves de Almeida. O PPP E a Modernização da Gestão Democrática. Artigo apresentado ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu no Programa Escola de Gestores do MEC em parceria com a Universidade Federal do Tocantins/Campus de Araguaína, TO. 2010.

ANDRADE, D. F. Implementação da Educação Ambiental em escolas: uma reflexão. In: Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 4.out/nov/dez 2000.

BARCELOS, Valdo H. L. A questão ambiental e a educação: um diálogo necessário. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 21, n. 1, p. 5-21, 1996

BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 1996. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 26/08/15

BRASIL. MEC. Políticas e gestão na educação. 2006. Disponível em: <http://escoladegestores.mec.gov.br/site/4-

sala_politica_gestao_escolar/pdf/texto2_1.pdf>. Acesso em: 13/09/15

BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: agosto de 2015.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: MEC, 1999.

BLOGSPOSSIBILIDADES. Figura Representação - Educação Holística. Disponível em http://blogspossibilidades.blogspot.com.br/p/projeto_08.html> Acesso em: 17 de out de 2015.

CAPRA, Fritjof. Alfabetização Ecológica: O Desafio para a Educação do Século 21. In: TRIGUEIRO, A. (coord.) Meio Ambiente no Século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

3

CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação: A Ciência, a Sociedade e a Cultura emergente. 23. ed. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo, SP: Editora Pensamento-Cultrix Ltda, 2002.

CARDOSO, E. M. A Canção da Inteireza - uma Visão Holística da Educação. São Paulo. SP: Editora Summus, 1996.

CISEKI, A. A. Conselhos de escola: coletivos instituintes da escola cidadã. In: BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Salto para o futuro: construindo a escola cidadã, projeto político-pedagógico. Brasília, 1998. p. 43 - 52.

DALBEN, Ângela I. L. de F. Trabalho escolar e Conselho de Classe. Campinas: Papirus, 1995.

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez p. 89-102, 1996.

DELORS, Jacques (org.). Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 7. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2012.

DELORS, Jacques (coord.) et al. Educação: um tesouro a descobrir - relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 1998. cap. 4, p. 89-102.

DIAS, Genebaldo F. Educação Ambiental, princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004.

DOURADO, L. F. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, N.(org). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

FIGUEIREDO, Maria. Educação no século XXI. 2007. Disponível em <https://fmaria.wordpress.com/visao-holistica-da-educacao/>. Acesso em 13 de agosto de 2015

GESTÃO ESCOLAR. Figura da Estrutura – Gestão democrática. 2013. Disponível em: <http://2013gestaoescolar.blogspot.com.br/> Acesso em: 17 de out de 2015.

3

GOOGLE. Figura - Diagrama Projeto Político Pedagógico. Disponível em <https://www.google.com.br/search?q=projeto+politico+pedagogico&espv=2&biw=12 42&bih=566&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0CAcQ_AUoA moVChMIrzbiKHKyAIVw7geCh3EEAgL#imgdii=b3DBbq0wLeYvyM%3A%3Bb3DBbq 0wLeYvyM%3A%3B6tAVHKH9mubF1M%3A&imgrc=b3DBbq0wLeYvyM%3A> Acesso em: Acesso em: 17 de out de 2015.

MAGALHÃES JR., Carlos Alberto de Oliveira; OLIVEIRA, Mauricio Pietrocola Pinto. A Formação dos Professores de Ciências para o Ensino Fundamental. XVI Encontro Nacional Ensino de Física, 24 a 28 de Janeiro de 2005. Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/dados/snef/_formacaodosprofessoresde.trabalho.pd> Acesso em: agosto de 2015.

MATTOS, José Eduardo. Figura - Os quatro Pilares da Educação. Disponível em <http://www.joseeduardomattos.com.br/quais%20sao%20os%20quatros%20pilares %20da%20educacao.html/> Acesso em: 17 de out de 2015.

MUNHOZ, Tânia. Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental. InformaLista - O Informativo da lista “Educação Ambiental”. n. 02 – 26 de junho de 2000. Texto disponível em: <http://www.apoema.com.br/InformaLista2.htm>. Acesso em setembro de 2015.

NALINI, R. Justiça: Aliada Eficaz da Natureza. In: TRIGUEIRO, A. (coord.) Meio Ambiente no Século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

NASCIMENTO, Célia Regina Pereira do. O Projeto Educativo da Escola e a Questão Ambiental. IN: Textos da Série – Educação Ambiental do Programa Salto Para o Futuro. MEC, SEF, SEED. Brasília:sn, 2000, p.77-80.

PADILHA, Paulo Roberto, 1998. “Diretores escolares e gestão democrática da escola”. In: Salto para o Futuro: construindo a escola cidadã: projeto-político- pedagógico. Brasília, MEC/SEED, p. 67-78.

PENTEADO, H. Dupas. Meio Ambiente e Formação de professores. (coleção questões de nossa época). São Paulo: Cortêz, 1994.

PORTAL CONSCIÊNCIA POLÏTICA. Figura - Esquema Processo Realização Educação Ambiental. Disponível em <http://www.portalconscienciapolitica.com.br/ ci%C3%AAncia-politica/politicas-publicas/meio-ambiente/educa%C3%A7%C3%A3o- ambiental/> Acesso em: 17 de out de 2015.

3

RODRIGUES, Zuleide Blanco. Os quatro pilares de uma educação para o século XXI. .Disponível em: <http://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_ artigo.asp?artigo=artigo0056> Acesso em: 13 de set de 2015.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Escola: Espaço do Projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998. Coleção Magistério Formação e Trabalho Pedagógico.

YUS, R. Educação Integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.

3

Documentos relacionados