• Nenhum resultado encontrado

Após a revisão da literatura e análise baseada em diversos trabalhos de pesquisa é verificado o uso de diferentes recortes tais como área de abrangência, objeto de análise, instrumentos de coleta. Portanto há limitações e inconsistências nos dados, o que não permite uma expansão dos resultados de forma a generalizar o resultado das pesquisas.

Devido a esses fatores citados anteriormente, ocorre à necessidade de uma pesquisa padronizada que seja realizada periodicamente para a possível criação de uma base de dados permanente sobre o perfil do bibliotecário, suas representações e exigências do mercado de trabalho. Uma vez desenvolvida essa base, esta poderá subsidiar novas pesquisas e servir de instrumento de validação para as pesquisas avaliadas neste trabalho de conclusão e para futuras pesquisas.

Dadas essas premissas, e tomando como base as pesquisas analisadas, é feita a sugestão de um questionário como instrumento de pesquisa. O questionário semi-estruturado, ou seja, com perguntas fechadas e abertas, por ser uma ferramenta que permite uma maior agilidade na tabulação de resultados e poder possuir caráter tanto quantitativo quanto qualitativo.

Os apêndices ao final desse trabalho contêm uma sugestão de modelos de questionários a serem aplicados em organizações e com bibliotecários de forma presencial ou on-line. A internet se mostra um instrumento que consegue alcançar um maior número de pessoas como pode ser observado na pesquisa de Figueiredo e Souza (2007), porém deve-se observar a questão da confiança e da fonte das informações respondidas. Em relação às organizações pesquisadas, recomenda-se a aplicação com pessoas pertencentes à parte de contratação dos profissionais.

O questionário aplicado às organizações permitirá a investigação do espaço de atuação do bibliotecário, se este ainda se encontra trabalhando em espaços tradicionais e se há uma

preocupação com a parte de gestão da informação. Serão verificadas as habilidades e competências dos profissionais contratados por essas organizações. Se o trabalho é feito individual ou em equipes da mesma área do conhecimento ou multidisciplinares, bem como os cargos de ocupação. Se já foi feita a contratação de bibliotecários anteriormente e se foi uma contribuição positiva para a organização, de acordo com a avaliação de seu desempenho.

O questionário aplicado aos profissionais da informação bibliotecário irá verificar a idade, sexo, local do Brasil onde atuam, o grau de formação, a instituição onde se formou e quando e se atualmente se encontra empregado. Com isso podemos obter dados se a profissão é em sua maioria realizada por pessoas mais jovens, o que evidenciaria uma procura maior pela profissão ou por pessoas mais velhas, mulheres ou homens e o local do Brasil que forma mais bibliotecário. Com relação ao mercado de trabalho poderão ser encontrados dados sobre o tempo levado para a inserção do bibliotecário, se possui um cargo de destaque ou não em seu local de trabalho e se as atividades desempenhadas ainda se restringem as atividades técnicas e repetitivas. Poderá averiguar se as organizações promovem possibilidades de crescimento e se a remuneração está de acordo com o piso salarial estipulado para o bibliotecário. Por fim, serão vistas questões quanto à satisfação no trabalho, se o bibliotecário pensa em mudar de carreira e como ele vê o mercado de trabalho para a sua profissão.

A adoção de um modelo para pesquisa é uma valiosa colaboração para o aprimoramento do próprio trabalho de coleta sistemática de informações sobre a profissão, que poderá ser aplicada pelos Conselhos Federais de Biblioteconomia e outros órgãos da classe em unidades de informação e organizações diversas. A criação da base a partir da adoção de diretrizes para a pesquisa e sua representatividade por órgãos ligados à classe bibliotecária, irá gerar uma maior visibilidade para a sociedade sobre a importância do trabalho do profissional da informação bibliotecário, objetivo que pesquisas isoladas ainda não conseguiram atingir.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA JR., Oswaldo Francisco de. Profissional da informação: entre o espírito e a produção. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim et al (Org.). Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2002. 156 p.

BLATMANN, Ursula.; RADOS, Gregório J. Varvakis. Bibliotecários na sociedade da

informação: mudanças de rótulos funções ou habilidades? Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.5, n.5, 2000. Disponível em:

<revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/download/344/408>. Acesso em: 13 fev. 2010.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Classificação Brasileira de Ocupações. CBO

2002. Disponível em: <www.mtecbo.gov.br> Acesso em: 17 maio 2010.

CARVALHO. Kátia de. O profissional da informação: o humano multifacetado.

DatGramaZero. v.3, n.5, out. 2002. Disponível em:

<http://dici.ibict.br/archive/00000325/01/O_profissional_da_informa%C3%A7%C3%A3o_o_hu mano_multifacetado.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2009.

CASTRO, César Augusto. Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas. Informação &

Sociedade, João Pessoa, v.10, n.1, 2000. Disponível em:

<http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/346/268>. Acesso em: 12 abr. 2010.

CRUZ, Tadeu. Os profissionais de T. I. e seus relacionamentos. IN: ______. Sistemas de

informação gerenciais: tecnologias da informação e a empresa do século XXI. 2.ed. São Paulo:

Atlas, 2000.

CUNHA, Miriam Vieira da. Perfil do profissional da informação frente às novas tecnologias.

Revista ACB: Biblioteconomia Em Santa Catarina, Florianópolis, v.5, n.5, 2000. Disponível em:

< revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/download/355/419>. Acesso em: 11 mar. 2010.

______. Espaços de trabalho para profissionais da informação no Brasil: resultados preliminares, 2007. Disponível em:

<http://www.portalppgci.marilia.unesp.br/enancib/viewpaper.php?id=60>. Acesso em: 17 maio 2010.

DIAS, Josiane de Oliveira. et al. A importância da remuneração por habilidade e competência.

<http://www.fac.br/Revista_eletronica/A_importancia_da_remuneracao_por_habilidade_e_comp etencia.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2010.

DUTRA, Tatiana N. Augusto. O profissional da informação e as habilidades exigidas pelo trabalho de mercado emergente. Encontros Bibli, Florianópolis, n.22, 2. sem., 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/viewFile/451/437>. Acesso em: 17 dez. 2009.

FIGUEIREDO, Marco Aurélio C. de.; SOUZA, Renato Rocha. Aspectos profissionais do bibliotecário. Encontros Bibli, Florianópolis, n. 24, p.10-31, 2. sem. 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/419/407>. Acesso em: 04 out. 2009.

FLEURY, Maria Tereza Leme. Construindo o conceito de competência. Revista de

Administração Contemporânea, Curitiba, edição especial 2001, p.183-196, 2001. Disponível

em: <http://www.anpad.org.br/rac/vol_05/dwn/rac-v5-edesp-mtf.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2010.

FONSECA, Ângela. M. F.; ODDONE, Nanci. Breves reflexões sobre o profissional da

informação e sua inserção no mercado de trabalho. In: CINFORM – ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 14-17 jun. 2005, Salvador. Anais... Disponível em: <http://www.cinform.ufba.br/vi_anais/docs/AngelaNanci.pdf>. Acesso em: 04 out. 2009.

JAMBEIRO, Othon.; SILVA, Helena Pereira da. A informação e suas profissões: a sobrevivência ao alcance de todos. DataGramaZero. v.5, n.4, ago. 2004. Disponível em:

<http://www.dgz.org.br/ago04/Art_03.htm> Acesso em: 17 maio 2010.

LIMA, Suely Pedrosa da Silva.; SILVA, Alzira Karla Araújo da. O bibliotecário e o marketing pessoal na Biblioteca do UNIPÊ: instrumento de promoção do profissional no mercado de trabalho. Biblionline, João Pessoa, v. 3, n. 1, 2007. Disponível em:

<http://dci2.ccsa.ufpb.br:8080/jspui/bitstream/123456789/174/1/O%20bibliotec%C3%A1rio%20 e%20o%20marketing%20pessoal%20-%20biblionline%202007.pdf> Acesso em: 09 jul. 2010.

LOPES, Fábio Leandro Cerícola. O novo perfil do bibliotecário. 2004. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004. Disponível em:

<http://rabci.org/rabci/sites/default/files/novoperfil.pdf >. Acesso em: 04 out. 2009.

MARTINS, Robson Dias. Perfil do bibliotecário: uma realidade brasileira. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2004. Disponível em: <http://biblioteca.estacio.br/artigos/004.htm>. Acesso em: 12 abr. 2010.

MATTAR, N. F. Pesquisa de marketing, 2.ed. São Paulo: Atlas, 1995.

PENA, Andre de Souza. A evolução do mercado de trabalho formal do profissional da

informação no Brasil: um estudo a partir da RAIS/MTE, 1985 a 2005. 2007. 165f. Dissertação

(Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação da UFMG, Belo Horizonte, 2007. Disponível em:

<http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/ECID-

7BSNSV/1/mestrado___andr__de_souza_pena.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2010.

ROCHA, Maria Meriane Vieira. ; ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. Educação continuada de profissionais da informação: perfil da ação de bibliotecários de instituições de ensino superior privado no município de João Pessoa – PB. Revista Brasileira de Biblioteconomia e

Documentação, São Paulo, v.3, n.2, p.89-99, jul./dez. 2007. Disponível em:

<http://www.febab.org.br/rbbd/ojs-2.1.1/index.php/rbbd/article/view/62/55>. Acesso em: 13 fev. 2010.

SILVA, Luciana Candida da. Competências essenciais exigidas do bibliotecário frente aos

desafios da sociedade da informação: um estudo dos profissionais de Goiânia. 2009. 248f.

Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Nacional de Brasília. 2009. Disponível em:

<http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5044>. Acesso em: 16 out. 2009.

TARAPANOFF, Kira; SUAIDEN, Emir; OLIVEIRA, Cecília Leite. Funções sociais e

oportunidades para profissionais da informação. DataGramaZero, v.3, n.5, 2002. Disponível em:

<http://dici.ibict.br/archive/00000326/01/Fun%C3%A7%C3%B5es_sociais_e_oportunidades_par

a_profissionais_ zda_informa%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2009.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. O moderno profissional da informação: formação e

perspectiva profissional. Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n.9, p.16-28, jun. 2000. Disponível em:

<http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/147/14700903.pdf>. Acesso em 12 dez. 2009.

WALTER, Maria Teresa Machado Teles. Bibliotecários no Brasil: representações da profissão. 2008. 334f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em:

<http://bdtdj.ibict.br/executarAcao.jsp?codAcao=3&codTd=111966&url=http://bdtd.bce.unb.br/t edesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4037>. Acesso em: 19 fev. 2010.

WALTER, Maria Teresa Machado Teles. Os docentes de Biblioteconomia, Documentação e

Ciência da Informação no Brasil: alguns resultados de estudo exploratório sobre as

representações da profissão bibliotecária. Disponível em:

<http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/8248/11015>. Acesso em: 12 mar. 2010.

Nome do entrevistado: Cargo:

Ramo de atividade da organização

1) Tipo de organização ( ) Pública

( ) Privada

2) A organização possui uma preocupação com a gestão da informação?

3) De que forma?

( ) Inteligência competitiva

( ) Biblioteca ou centro de documentação ( ) Arquivos

( ) Espaço de memória da organização

4) A atividade de gestão da informação na empresa está organizada em: ( ) Realizada individualmente

( ) Equipes da mesma área do conhecimento ( ) Equipes de diferentes áreas do conhecimento

5) Que nível de formação esses profissionais devem ter em e que área do conhecimento?

6) Que cargos ocupam esses profissionais?

7) Que características esses profissionais devem ter quanto as suas habilidades e competências?

8) Já houve a contratação de bibliotecários anteriormente? Como você avaliaria seu desempenho?

1) Idade:

2) Sexo:

3) Estado:

4) Município:

5) Grau de formação:

6) Instituição na qual se formou:

7) Ano de formação:

8) Atualmente se encontra empregado? ( ) Sim

( ) Não

9) Quanto tempo levou para se inserir no mercado de trabalho?

10) Cargo ocupado:

11) Atividades desempenhadas:

12) Seu trabalho oferece possibilidade de crescimento profissional ou plano de carreira? ( ) Sim

( ) de 3 a 4 salários mínimos ( ) de 5 a 6 salários mínimos ( ) mais de 6 salários mínimos

14) Qual o seu grau de satisfação com seu trabalho e por quê? ( ) Plenamente satisfeito

( ) Satisfeito ( ) Insatisfeito

13) Existe a vontade de mudar de profissão? Por quê?

Documentos relacionados