• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5 – OBJETIVOS E ANÁLISES DAS SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pesquisa forneceu subsídios para relatar a importância do uso do software gráfico nas aulas de Matemática no estudo da função seno, as visualizações das conversões fizeram com que os alunos trabalhassem com diferentes registros de representação semiótica.

Investigar os alunos ao realizarem estas sequências de atividades, reforça a ideia da importância do uso de softwares nas aulas de Matemática, pois os alunos muitas vezes, antes ou após as sequências de atividades, ficavam explorando o

software e acabavam analisando outras expressões e gráficos que não foram

pedidos na pesquisa.

Assim, retomam-se as hipóteses da pesquisa:

 O uso do software gráfico Winplot pode contribuir com o aprendizado do aluno no estudo da função seno?

 Acredita-se que as sequências a serem apresentadas podem contribuir para que o aluno consiga analisar e verificar as mudanças de registros de representação semiótica de forma autônoma.

 O aluno conhecerá a função seno num contexto físico-matemático e fará a leitura e a análise das ondas sonoras?

Para as hipóteses levantadas foi observado nesta pesquisa que a utilização do

software Winplot auxilia nas aulas de Matemática quando trata-se do estudo da

função seno, podendo ajudar na interpretação dos gráficos e na compreensão dos registros de representação semiótica.

Ressalta-se que o software não substitui o uso do lápis e do papel para a construção de gráficos, porém o estudante precisa ter acesso, vivenciar esta tecnologia a qual o auxilia na compreensão do estudo da função seno e das suas propriedades.

Para esta investigação utilizou-se como referencial teórico a Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (1986) sendo as cinco sequências de atividades

adidáticas, ou seja, sem a interferência do professor e o aluno como responsável

Em cada parte das sequências de atividades buscou-se utilizar a Teoria das Situações Didáticas desenvolvida por Brousseau (1986) tentado fazer com que o aluno progrida, por meio de perguntas, respostas, provocando situações de ação, formulação, validação e institucionalização a qual foi realizada pela pesquisadora após a última sequência de atividades.

Com base no referencial teórico retoma-se uma das questões da pesquisa:

De que modo uma estratégia pedagógica, apresentada na forma de sequência de atividades, com uso do software Winplot, pode promover a aprendizagem da função seno para o aluno da 2ª série do ensino médio?

Os resultados mostraram que as sequências de atividades apresentadas na forma de situação adidática podem ser uma das estratégias a promover a aprendizagem do aluno no estudo da função seno em conjunto com o uso do

software Winplot e ainda auxiliar a compreensão, num contexto interdisciplinar com

a Física.

Utilizou-se também a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (2003) em que as sequências de atividades continham conversões de registros algébricos para gráficos e vice-versa, de registros gráficos para o da língua natural e vice-versa e do registro da língua natural para o algébrico e vice-versa.

Foram percebidas as dificuldades dos alunos ao registrarem corretamente no registro algébrico, sendo habilidades apontadas pelos documentos oficiais que precisam ser desenvolvidas ao longo da educação básica como exprimir-se com correção e clareza, tanto na língua materna como na linguagem matemática, usando terminologia correta.

Algumas habilidades segundo os PCNEM (1999) de Matemática foram evidenciadas durante as sequências de atividades como:

No Eixo Representação e Comunicação:

 Leituras, interpretações e utilizaram representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões etc).

 Utilizaram adequadamente os recursos tecnológicos como instrumentos de produção e de comunicação, no caso o computador.

Algumas habilidades neste eixo que precisam ser mais trabalhadas, como:

 Transcrever mensagens matemáticas da linguagem corrente para linguagem simbólica e vice-versa.

 Exprimir-se com correção e clareza, tanto na língua materna, como na linguagem matemática, usando terminologia correta.

No eixo Investigação e Compreensão:

 Identificações dos problemas (compreender enunciados, formular questões etc).

 Procurar, selecionar e interpretar informações relativas ao problema.  Formular hipóteses e prever resultados.

Neste eixo algumas das habilidades precisam ser mais vivenciadas em sala de aula, como:

 Fazer validar conjecturas, experimentando, recorrendo a modelos, esboços, fatos conhecidos, relações e propriedades.

 Discutir ideias e produzir argumentos convincentes.

Na última sequência de atividades, parte V que é a integração da Matemática com a Física, notou-se que os alunos de imediato reconheceram a função seno, respondendo à questão de pesquisa: Pode ainda contribuir na compreensão num

contexto físico-matemático?

E assim foi abordada no eixo Contextualização Sociocultural:

 Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas de conhecimento.

Os alunos reconheceram a função seno e conseguiram analisar a onda sonora que é um fenômeno físico e as suas propriedades como amplitude, período, frequência, empregaram o registro na língua natural usando algumas habilidades do conjunto representação e comunicação.

Como metodologia foram utilizados alguns princípios da Engenharia Didática com base em Artigue (1988) nas análises preliminares, pesquisados nos documentos oficiais PCNEM, OCEM, Proposta Curricular e Currículo do Estado de

São Paulo, Caderno do Aluno e do Professor, dissertações correlatas, todas abordam as funções trigonométricas com uso de softwares gráficos e também da interdisciplinaridade.

Quanto ao investigar, a pesquisadora acessou vários trabalhos e passou a conhecer teorias e metodologias diversas que provocaram reflexões e mudanças quanto ao ensino da Matemática.

A busca de novos conhecimentos foram encontrados no curso de Mestrado Profissional na PUC-SP, por meio das aulas, das orientações, no grupo GPEA, fez com que a pesquisadora mudasse completamente sua postura profissional e com este aprimoramento passou a ter um novo olhar com relação ao ensino da Matemática

Notou-se que outros pesquisadores como Borges (2009), Ribeiro (2011), Campos (2000) preocuparam-se com a representação algébrica na escrita dos estudantes nas pesquisas que tratam de função trigonométrica, e o fato dos alunos não registrarem o conjunto imagem corretamente aparece em vários trabalhos.

Acredita-se que estas sequências de atividades possam ser utilizadas na sala de aula modificando-as ou não. Ressalta-se que com relação ao período que precisava ser identificado pelos alunos as sequências de atividades não foram suficientes para que eles validassem corretamente as respostas.

Enfim para futuros trabalhos, durante a elaboração desta pesquisa constatou- se a carência de pesquisas que analisam a interdisciplinaridade entre conteúdos da Matemática com a Física, ressalta-se a importância desta articulação que pode levar o aluno a compreender o sentido da interpretação de fenômenos físicos, sabendo representar por meio de registros de representação semiótica oferecidos pela Matemática.

Logo, os softwares precisam ser adequados para cada tipo de conteúdo e/ou situação, também antes do seu uso é importante que o professor conheça todas as possibilidades oferecidas pelo mesmo, promovendo ao estudante possibilidades de aprendizagens.