• Nenhum resultado encontrado

Este projeto de investigação pretendeu fazer uma breve abordagem sobre o processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental (séries finais/ 3ª e 4ª etapas) e do Ensino Médio no CEEJA através do Ensino Personalizado.

Com este trabalho pretendeu-se analisar se a opinião dos alunos do Ensino Fundamental e Médio sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do CEEJA de Santarém.

A partir da análise dos dados coletados através dos gráficos elaborados em planilhas do Excel chegou-se as seguintes conclusões:

Em relação ao primeiro objetivo específico: Identificar os motivos que levam os

alunos a frequentar o ensino personalizado e as principais dificuldades sentidas quer neste tipo de ensino quer no CEEJA, comparando com os resultados obtidos

concluiu-se que o principal motivo que levou os alunos do Ensino Fundamental a estudarem no CEEJA foi o tempo de conclusão dos estudos ser mais rápido do que na

84

escola regular, sendo que 40% dos alunos participantes optaram por essa resposta. Em relação aos alunos do Ensino Médio constatou-se 46% dos alunos participantes afirmaram que o motivo que levou-os a estudarem no CEEJA foi a falta de disponibilidade de tempo para estudar em escola regular em função do trabalho ou de outra atividade que desenvolve.

Quanto a principal dificuldade que os alunos apresentam em relação ao ensino personalizado desenvolvido pelo CEEJA concentra-se na falta de autodisciplina para estudar sozinho. No Ensino fundamental 36% dos alunos optaram por essa resposta e no Ensino Médio 24%. Portanto, o motivo foi o mesmo em ambos níveis de ensino.

Ao mesmo nível que estes verificam-se que 24% dos alunos do Ensino Fundamental e 26% dos alunos do Ensino Médio não sentem nenhuma dificuldade.

No que concerne ao segundo objetivo específico: Analisar a opinião dos alunos

sobre a prática pedagógica dos docentes junto aos alunos da EJA, observou-se que

100% dos alunos do Ensino Fundamental e do Médio responderam que os docentes quando solicitados por eles, esclarecem suas dúvidas e auxilia-os nas atividades escolares. Portando, não há queixas em relação ao trabalho docente, no entanto, 44% dos alunos do Ensino Médio apontam que um dos principais problemas da instituição de ensino é a falta de professores suficientes das diferentes disciplinas para atender a demanda de alunos nos três turnos.

Ao que corresponde ao terceiro objetivo específico: Observar se as normas

referentes ao tempo de estudo e frequência são suficiente para o aluno aprender de forma significativa. Analisando-se as respostas dos alunos do Ensino Fundamental e do

Médio o resultado foi o mesmo, pois 96% dos alunos concordam com o prazo de dois anos estipulado pela instituição de ensino para os alunos concluírem seus estudos.

Em relação a frequência mínima que é exigida pela instituição, 96% dos alunos do Ensino Fundamental responderam que a frequência mínima exigida para os alunos frequentarem o CEEJA é suficiente para ter-se o atendimento individual com os professores, para assimilarem conhecimentos e alcançarem a nota de aprovação, assim como 94% dos alunos do Ensino Médio concordaram com essa afirmação.

É notório observar que o grau de satisfação dos alunos pelo tipo de ensino que é ofertado pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos de Santarém é significativo, visto

85

consiste em uma forma de educação a distância semipresencial que permite a flexibilidade de frequência e de horário para os estudos dos alunos.

Os alunos também sentem-se satisfeitos com o trabalhos dos docentes, visto que dão auxílio necessário nas atividades escolares, ajudando-os a torná-los mais autônomos para elaborarem seu cronograma de estudos e para desenvolverem seus próprios meios de aprendizagens.

Os alunos também concordam com as normas da instituição, principalmente no que se refere a questão da frequência e do tempo para conclusão do curso. Eles tem consciência que é preciso cumprir com os prazos determinados para alcançarem a nota de aprovação e concluir os estudos em tempo hábil. Além de que sabem da importância de ter disciplina para estudar sozinho, interagir com os colegas e com os professores, assim como fazer uso de outras fontes de pesquisas, além dos seus módulos de estudos para obterem melhores resultados em seu processo de estudo.

Outro aspecto relevante é que apesar de a escola não possuir uma infraestrutura adequada para atender à grande demanda de alunos, os alunos sentem-se bem acolhidos na instituição e almejam ver melhorias para desfrutarem de ambientes pedagógicos que favoreçam maiores aprendizagens.

No diálogo com a direção da escola observou-se que e a equipe gestora está sem empenhando em buscar junto a Secretaria Estadual de Educação a reforma e ampliação do espaço para proporcionar um lugar mais aprazível e favorável a aprendizagem dos alunos.

Conclui-se que a percepção que os alunos da EJA tem em relação ao ensino personalizado é positiva, pois muitos acreditam no potencial dos docentes e nas propostas educativas que o CEEJA vem oportunizando a muitas pessoas. Observa-se, no entanto, que é preciso superar algumas fragilidades existentes na instituição para tornar a Educação de Jovens e Adultos mais atraente e eficiente. Também é perceptível que a instituição de ensino tem proporcionando maior acesso a educação, assim como tem resgatado a autoestima de muitos alunos.

Outro aspecto relevante é que o percentual de alunos concluintes do Ensino Fundamental e Médio tem aumentado nos últimos anos, assim como os que ingressam no

86

nível superior comprovando que os alunos da EJA e da Educação a Distância são capazes de atingirem outros níveis de estudos, de desenvolverem competências e habilidades que favoreçam seu desenvolvimento cognitivo e profissional.

Neste sentido, os alunos da EJA não podem serem excluídos e marginalizado pelo fato de estarem fora da faixa etária adequada no nível de ensino. Eles precisam serem tratados com dignidade e equidade para que não tenha mais perdas e possam ter novas oportunidades de estudos e de qualificação profissional.

A educação de Jovens e Adultos faz parte da educação básica e, é amparada por lei, contudo, é preciso garantir aos alunos o direito a educação de qualidade através do ensino regular ou a distância para que eles não fiquem a margem sociedade e possam usufruir de seus direitos.

Portanto, é preciso que as esferas federal, municipal e estadual invistam maiores recursos nesta modalidade de ensino e criem políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento global dos alunos. Pois, na concepção de Haddad (2017 p. 29) a educação em todas formas e em todos os níveis, deve ter disponibilidade, acessibilidade material e econômica, aceitabilidade e adaptabilidade para de fato se garantir o direito humano à educação sem distinção nenhuma a quem quer seja.

87

Documentos relacionados