• Nenhum resultado encontrado

OPORTUNIDADES Conscientização sobre a

12. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não se tem conhecimento da existência desse tipo hospedagem em Brasília para que fosse feito um parâmetro de comparação de pontos positivos e negativos ou que orientassem para a elaboração de sugestões relevantes para os Apartamentos da UnB.

Foram consultados todos os itens da Matriz de Classificação buscando de alguma forma posicionar e identificar a possibilidade de enquadrar esse pequeno Meio de Hospedagem numa das categorias propostas pelo Sistema de Classificação.

Verificou-se que a hospitalidade do DEMAT difere dos demais meios de hospedagem por adotar critérios, padrões de instalações e serviços fora do regulamento que dispõe o Sistema Oficial de Meios de Hos pedagem. Entre essas instalações incomuns se insere os banheiros coletivos onde pessoas de sexos opostos passam pelo constrangimento de usarem a mesma unidade.

Da mesma forma em relação à sustentabilidade a falta de conscientização e de procedimentos para orientação a colaboradores e usuários mostrou-se incompatível com os padrões de alto conhecimento no uso de recursos tecnológicos da Universidade.

Em relação à qualificação e treinamento de colaboradores dentro da própria Universidade é possível conseguir cursos e estagiários para o melhoramento dos serviços, pois isto iria minimizar a insatisfação dos hóspedes e trazer benefícios também aos moradores permanentes do prédio que se mostram insatisfeitos com a forma de utilização dos apartamentos de trânsito.

A avaliação realizada com base na Matriz de Classificação, constituiu uma oportunidade para a promoção das melhorias e mudanças nos serviços prestados e no produto oferecido.

Vale lembrar que o que se buscou com este estudo não foi uma mera classificação do pequeno meio de hospedagem da Universidade de Brasília, mas, buscar formas de contribuir para as mudanças na infra-estrutura e na qualidade de serviços ofertados aos visitantes institucionais de Universidade.

Apesar da subjetividade do julgamento envolvido na avaliação dos aspectos relacionados à qualidade dos serviços e atributos físicos dos apartamentos pretendeu-se

oferecer dados e informações sobre a hospitalidade na Universidade de Brasília para torná-la mais acessível e transparente àqueles que se propõem a conhecer sua dinâmica e realizações.

Os estudos bibliográficos sobre a hospitalidade, sustentabilidade, hotelaria bem como a contextualização dos apartamentos no âmbito da Universidade serviram para dar orientação e embasamento à propostas apresentadas.

O levantamento das condições físicas dos apartamentos, as operações de rotina para funcionamento do serviço e a disponibilidade, tudo foi feito para avaliação da qualidade do fornecimento ou da consistência da prestação de serviços.

Ao finalizar a comparação entre serviços oferecidos com os parâmetros da Matriz de Classificação pôde-se elaborar as sugestões para as reformas e a implantação de serviços com base em padrões mínimos do serviço de hotelaria.

A análise das informações coletadas e das condições dos apartamentos levou automaticamente às ações apresentadas.

Apesar dos gastos para troca de lâmpadas comuns por lâmpadas econômicas, substituição de torneiras e de chuveiros comuns por equipamentos de tecnologia econômica, pinturas nas lixeiras e apartamentos, as mudanças representam benefício para a Universidade.

A troca de equipamentos obsoletos por equipamentos econômicos trará economia considerável na parte de energia elétrica e consumos de água além de manutenção da imagem positiva da Universidade perante seu cliente interno e externo e contribuindo para ampliar a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente.

Deve-se ressaltar que a Universidade de Brasília, como uma Instituição Federal de Ensino Superior de relevância e destaque nacional e internacional, deve primar por receber seus visitantes Institucionais, sejam eles nacionais ou internacionais, mantendo um sistema de acolhimento com nível diferenciado em atendimento e oferecendo conforto e requinte. Em se tratando de um público altamente instruído da área acadêmica que, na maioria dos casos, mantém uma relação estreita com o exterior e que traz consigo uma bagagem de conhecimentos e experiências, faz-se necessário adequar o serviço de hospitalidade para bem recebê-los a fim de que permaneça uma boa impressão do serviço e que a satisfação do hóspede se transforme em referências.

REFERÊNCIAS

BRASILEIRO, I. L.G. Desenvolvimento Sustentável. Apostila do Curso de Especialização lato sensu em Gestão Hoteleira Sustentável . Brasília: CET/UnB, 2008, 30p.

CARTAXO, M.A. Planejamento Estratégico para meios de Hospedagem. Apostila do Curso de Especialização lato sensu em Gestão Hoteleira Sustentável. Brasília: CET/UnB, 2007, 26p.

CASTELLI, G. Administração Hoteleira . Caxias do Sul: EDUCS, 1998, 5ª edição.

____________. Administração Hoteleira. Caxias do Sul: EDUCS, 2003, 9ª edição,732 p.: il

____________. Excelência em Hotelaria: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed. 2002.

DENCKER, A. de F. M.; BUENO, M. S. Hospitalidade: cenários e oportunidades. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003, 148p.

DUARTE, V. V. Administração de Sistemas Hoteleiros. São Paulo: Ed. SENAC, 1996

GONÇALVES, L. C. Gestão ambiental em meios de hospedagem. São Paulo: Aleph, 2004 (Série Turismo)

MARCELINO, G. F. Gestão estratégica de Universidade / Gileno Fernandes Marcelino (Org.). Brasília: Editora de Universidade de Brasília, 2004. 240p.

MEDLINK, S.; INGRAM, H. Introdução a Hotelaria: Gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Campus, 2002, 235p.:il

MOHRY, L. Universidade no Mundo – Universidade em Questão/ Lauro Mohry (org). Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2004, 608 p.:il

RAMOS, M. C. Sonho e Realidade – O movimento docente na Universidade de Brasília. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994, ADUnB. 225 p

RIBEIRO, D. UnB: Invenção e Descaminho. Brasília: Avenir Editora, 1978. 139 p.

SALIM, C. S. Construindo Planos de Negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005, 3ª Ed. Revisada e atualizada.

PONTALTI, M.. Logística na Hotelaria. Apostila do Curso de Especialização lato sensu em Gestão Hoteleira Sustentável. Brasília: CET/UnB, 2007, 20p.

Documentos relacionados