• Nenhum resultado encontrado

A realização desse estudo teve o propósito de aprofundar os conhecimentos acerca da Pedagogia Social. No contexto brasileiro este segmento da Pedagogia ganha maior expressão a partir das mudanças ocorridas na sociedade contemporânea. Intensificando a necessidade de ampliação do conhecimento a respeito da Pedagogia Social, como um modelo de educação direcionada às classes menos favorecidas.

O estudo teórico nos permitiu entender que a Pedagogia Social é uma ciência da educação que acontece em âmbitos não escolares. E surgiu a partir das necessidades assistenciais às pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade social. Neste estudo foi possível constatar que existe uma contradição entre o que está previsto na Constituição de 1988 (A sociedade deve ser organizada a partir dos princípios de igualdade social) e o que acontece de fato na sociedade.

Vimos que o trabalho da Pedagogia Social está voltado para práticas educativas intencionais, buscando mecanismos capazes de amenizar a situação de extrema pobreza e miséria na qual vive uma significativa parte da população que se encontrada excluída da riqueza socialmente produzida. Sua condição social lhes faz vivenciar situações de conflitos gerados em decorrência do desemprego, da pobreza, marginalidade, prostituição, violência, drogas, entre outros. Refletindo o lado obscuro da exclusão social, decorrente de uma sociedade capitalista e, também, da fragilidade das políticas públicas relacionadas ao bem- estar social.

O estudo teórico veio ratificar que a Pedagogia Social acontece em diferentes espaços, na perspectiva de responder às questões postas pela sociedade contemporânea com fins de garantir o direito à cidadania de uma parcela significativa de excluídos da sociedade. No que se refere às contribuições do pedagogo social, foi possível perceber que este profissional está apto para atuar em diversos âmbitos. Tal fato foi comprovado mediante os dados coletados na entrevista semiestruturada realizada com a pedagoga que trabalha no Fórum Ferreira Júnior, em Cajazeiras- PB. As informações prestadas revelam a dimensão do seu trabalho junto a Comarca de Cajazeiras.

O trabalho que a pedagoga realiza no âmbito jurídico envolve competência, ética e equilíbrio emocional, requer formação e sensibilidade, isso porque, em muitas situações, envolve a vida de pessoas que estão margem da sociedade. Tal situação exige do profissional um olhar humanizado e uma postura destituída de qualquer tipo de preconceito.

A pedagoga social que desempenha a função de Analista Jurídico no Fórum Ferreira Júnior desenvolve um trabalho que tem relevância social ímpar. Parte do trabalho que desenvolve é entendido como algo de alta complexidade, isso porque, os relatórios e pareceres que elabora subsidia as decisões do Juiz as quais tem impacto direto na vida das pessoas que passam por situações que demandam intervenção judicial. Seu trabalho também requer uma escuta qualificada feita com muita competência, seriedade e sensibilidade isso porque os relatórios produzidos nas visitas que realiza, em parte, ajuda nas decisões processuais dos juízes. Efetivamente seu trabalho pode transformar a vida de uma pessoa. O pedagogo social atua na perspectiva da transformação da realidade de pessoas as quais estejam vivendo em situação de vulnerabilidade social.

Torna-se, necessário lembrar que o objetivo da Pedagogia Social não é realizar somente um trabalho compensatório, mas de prevenção e conscientização da sociedade. No caso investigado a pedagoga desenvolve um significativo trabalho de conscientização em relação ao processo de adoção legal de crianças. Observa-se então, uma especificidade do pedagogo o qual trabalha vinculado ao Fórum, trata-se de um trabalho que requer o conhecimento da legislação e dos trâmites legais. Estes conhecimentos são adquiridos pelo pedagogo no exercício da profissão. Entretanto, não obstante ao local onde se realiza, trata-se de uma prática educativa a qual precisa ser feita com muita competência e seriedade.

Observa-se então que competência, sensibilidade, conhecimento das leis, capacidade comunicativa de falar e de ouvir são características inerentes ao perfil do pedagogo social. Para o melhor desenvolvimento do trabalho desenvolvido no Fórum, a pedagoga necessita de outros conhecimentos, além da formação, que são os conhecimentos adquiridos em serviço com a equipe multidisciplinar, neste sentido a pedagoga relatou durante a entrevista que sente a necessidade de estudar sobre adoção, guarda leis, termos jurídicos, etc.

A realização desse trabalho foi para mim uma experiência gratificante, isso porque era um desejo que tinha de estudar a Pedagogia Social por se tratar de uma área que considero de muita relevância para o ser humano e para a sociedade como um todo, a qual busca a melhoria das condições de vida do sujeito. Por meio da realização desse trabalho foi possível aprimorar os conhecimentos acerca da Pedagogia Social e compreender melhor o contexto histórico brasileiro o qual é permeado por tantas vulnerabilidades de toda ordem.

Neste sentido acredito que esta pesquisa servirá para os graduandos, que assim como eu, também tenham o interesse de conhecer a Pedagogia Social e de modo específico, o trabalho do pedagogo no âmbito jurídico.

REFERÊNCIAS

AMBROSIO, Ana Cristina da Silva. O diálogo em Paulo Freire: Contribuições Para O Ensino De Matemática Em Classes De Recuperação Intensiva Ana Cristina da Silva. Disponível em:

http://www.unoeste.br/site/enepe/2013/suplementos/area/Humanarum/Educação/O%20diálogo%20em

%20Paulo%20Freire%20contribuições%20para%20o%20ensino%20de%20Matemática%20e.

Colloquium Humanarum, vol. 10, n. Especial, Jul.–Dez, 2013, p. 1072-1077. ISSN: 1809-8207. DOI: 10.5747/ch.2013.v10.nesp.000559.Acesso dia 23/08/2017.

BARROS, Daniel Feitosa. COSTA, Marta Gomes. Prática Educativa Em Ambientes Escolares E Não-Escolares: Atribuições Profissionais Do Pedagogo Social, Empresarial E Hospitalar. Disponível em:

http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/d47c6e42015aa9a683be4a38aa581476_.p df. Acesso dia 15/07/2017.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso dia 07/07/2017.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/a- camara/programas-institucionais/inclusao-social-e-equidade/acessibilidade/legislacao-pdf/estatuto-da- crianca-e-do-adolescente. Acesso dia 25/07/2017.

BRITO, Juciara. Caráter pedagógico do ensino. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/ CALIMAN, Geraldo. Pedagogia Social: seu potencial crítico e transformador. Revista de CIÊNCIAS da EDUCAÇÃO - UNISAL - Americana/SP - Ano XII - Nº 23 - 2º Semestre/2010 p. 341-368. Disponível em: http://sites.unicentro.br/wp/cursodepedagogia/files/2011/08/caliman-pedagogia-social- transformadora.pdf. Acesso em: 23/02/2017.

Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno Resolução cne/cp nº 1, DE 15 DE MAIO DE

2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso dia 23/08/17.

Edital TJPB/2012 Atribuições da Equipe. Disponível em: http://www.tjpb.jus.br/wp-

content/uploads/legado/legislacao/1633_Loje_Janeiro_2011_Certificacao_Digital.pdf. Acesso dia 27/08/2017.

DELORS, Jacques. Educação um tesouro a descobrir. ED.96/WS/9- Brasília, 2010.

DORIGONI, Gilza Maria Leite. SILVA João Carlos. Mídia e Educação: o uso das novas tecnologias no espaço escolar. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br.

FELDEN, Eliane de Lourdes. LIMA, Geruza. KRAMER, Graciele Denise. WEYH, Laís Francine. O

Documentos relacionados