• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV – PESQUISA EM CAMPO: APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta pesquisa teve como proposta realizar um estudo de caso comparativo entre duas instituições de Educação Infantil, uma pública e outra privada, no que concerne à prática pedagógica de duas professoras em relação aos conteúdos matemáticos desenvolvidos com crianças de três anos de idade. Foi, ainda, intenção verificar quais estratégias são utilizadas pelas professoras, ou seja, como elas realizam suas aulas abordando conceitos matemáticos, desde o planejamento até o momento de sua prática com as crianças.

O que tínhamos inicialmente como ponto de partida, a partir da nossa prática, era que os professores preocupam-se mais com a leitura e a escrita das crianças e com o ato de alfabetizar, enquanto as outras áreas do conhecimento são minimizadas. Mas, e quanto à Matemática? Será que o seu aprendizado, desde cedo, é tão importante quanto a leitura e a escrita? Sabe-se que a Matemática tem uma grande importância na vida de todo ser humano, até porque, a todo momento, mesmo sem perceber, estamos usando a Matemática.

Observamos que os conceitos matemáticos no contexto pesquisado estão sendo inseridos no cotidiano das crianças, e que estão sendo trabalhados não somente nos momentos destinados às aulas dessa área, mas a todo momento se inserem nas atividades pedagógicas. Desde o início das atividades, na acolhida, até o momento da saída das crianças, bem como na roda de conversa, no momento da contação de histórias, na distribuição do material escolar, quando se trabalha a lista de frequência, a leitura do calendário, nas atividades recreativas, na arte e nos momentos de brincadeiras ela se faz presente.

Apesar de todas as dificuldades relacionadas à ausência de material didático, de livros, de sala apropriada, de brinquedos adequados e em quantidades desejadas; ao fato de haver turmas com mais de uma série; à falta de uma preparação mais apropriada para melhorar o conhecimento e suas metodologias de ensino, as professoras pesquisadas tentam realizar um trabalho que incluam conhecimentos matemáticos e outros que consideram significativos para as crianças.

No entanto, ainda existem práticas tradicionais, concepções equivocadas, atividades desestimulantes, carência de brincadeiras e pouca interação das crianças. Os processos formativos e de acompanhamento também são frágeis e isso

reflete consequentemente na ação junto às crianças. Assim, seus direitos essenciais são negados e o seu desenvolvimento integral é comprometido.

Esperamos, com esta pesquisa, ter contribuído com os profissionais dessa área para o repensar das suas práticas. Quanto à nossa ação, acreditamos que o ato de observar e refletir sobre isso qualificou os nossos conhecimentos e, por conseguinte, terá respaldo na nossa prática. Pretendemos aplicar esses conhecimentos junto aos professores, bem como na Secretaria de Educação na elaboração de políticas públicas.

Finalizamos o trabalho com o desejo de continuidade da pesquisa, seja no campo acadêmico, seja no ambiente profissional. Também pretendemos dar retorno às instituições acerca das observações realizadas e dos achados da pesquisa, sem, no entanto, configurar-se como uma avaliação do trabalho, mas como contribuição para reflexão das práticas pedagógicas na Educação Infantil.

REFERÊNCIAS

ANDRÉ, Marli E. D. Afonso de. Etnografia da Prática escolar. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.

AQUINO, Ligia Maria Leão de. Ordenamento legal para Educação Infantil e desafios para os gestores municipais. In. VASCONCELOS, Tânia de (Org.). Reflexões sobre infância e cultura. 1ª Ed. – Niterói: EDUFF, 2008.

ARIÉS, Philippe. A História Social da criança e da Família. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1981.

BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.

BOGDAH, Robert C.; BIKLEH, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

______. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: n° 9394/96. Brasília, 1996.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação

Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Conselho Nacional de Educação. Parecer 020/2009 – CEB/CNE. Brasília: 2009.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

CARVALHO. Mercedes; BAÍRRAL, Marcelo Almeida (Org). Matemática e Educação Infantil: Investigações e possibilidades de práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

CARVALHO, Maria Vilani Cosme; MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org). Psicologia da educação: teoria do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão. Fortaleza: Edições UFC, 2009.

ESCHER, Maurits. Gravura e desenhos. Köln: Evergreen, 1994 [1959].

FERRARI, Mônica. Observar, planejar, avaliar e documentar. In: BECCHI, Egle. Ideias orientadoras para a creche: a qualidade negociada. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

GALEFFI, Dante. O rigor nas pesquisas qualitativas: uma abordagem

fenomenológica em chave transdisciplinar. In: MACEDO, Roberto Sidnei. Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas. Salvador: EDUFBA, 2009.

GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1995.

IBGE — Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Perfil do município de Ibaretama-CE. Disponível em: www.cidades.ibge.gov.br. Acesso em: 10 mar. 2015. KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 1991.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneiro Thomson Learning, 2002.

KRAMER, Sonia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

KULMANN, Jr., Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.

LIEURY, Alain.Memória e sucesso escolar.In:SAMPAIO, Patrícia. A Matemática através da Arte de M. C. Escher. Millenium, 42 (janeiro/junho).

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. Temas básicos de Educação e Ensino. São Paulo: EPU Editora Pedagógica e Universitária LTDA, 2011 [1986].

MACEDO, Roberto Sidnei. Um rigor sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação em ciências humanas. Salvador: EDUFBA, 2009.

MARINHO, Fundação Roberto. Professor da pré-escola. Vol. 1, Rio de Janeiro: FAE, 1991.

MONTEIRO, Priscila. Texto elaborado para consulta pública sobre temas incluídos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil. Site do Ministério da Educação (MEC), 2010. As Crianças e o Conhecimento Matemático: Experiências de Exploração e Ampliação de Conceitos Matemáticos.

MONTENEGRO, Priscila. A matemática nas histórias infantis. In: REAME, Eliane. Matemática no dia a dia da educação infantil: rodas, cantos, brincadeiras e histórias. São Paulo: Livraria Saraiva, 2012.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MUNARI, Bruno.Design e comunicação visual. In:SAMPAIO, Patrícia. A Matemática através da Arte de M. C. Escher. Millenium, 42 (janeiro/junho).

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

_______, Zilma Ramos de (Org). A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a Educação Infantil. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PIAGET, Jean. O Juízo Moral Na Criança. São Paulo: Summus, 1994.

PINTO, M.; SARMENTO, M. J. (Orgs.) As crianças: Contextos e identidades. Braga: Centro de Estudos da Criança, Universidade do Minho, 1997.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP. Centro de Educação Criança Feliz. Ibaretama, 2013/2016.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da Educação. Petrópoles, RJ: Vozes, 1995.

RIZZO, Gilda. Educação Pré-Escolar. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989. SMOLE, Kátia Stocco (org.) Por que Brincar e as Brincadeiras. In: Brincadeiras Infantis nas aulas de Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 4. ed. Livraria Martins Fontes: São Paulo, 1991.

WAJSKOP, Gisela. Brincar na Educação Infantil: uma história que se repete. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

WALLON, H. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1989. WIKIPÉDIA. Ibaretama. Disponível em: pt.wikipedia.org/wiki/Ibaretama. Acesso em: 03 mar. 2015.

APÊNDICE A – ROTEIRO DE ENTREVISTAS REALIZADO COM PROFESSORES

Documentos relacionados