• Nenhum resultado encontrado

A tentativa de conhecer as representações sociais de homens e mulheres do Município de Coari-AM sobre QV, descrevê-las e compará-las constituiu-se em três grandes desafios. O primeiro está relacionado com a falta de experiência na realização de investigação com a TRS; o segundo com a ousadia de incluir o ser humano, com gênero diferente do feminino, como sujeito da pesquisa, e o terceiro o modus operandi para articular as duas abordagens, quantitativa, e qualitativa tendo o multimétodo como suporte metodológico nesta operação.

Com vistas a um maior embasamento, revisamos a literatura pertinente quanto à Promoção da Saúde, Programa Saúde da Mulher, Programa Saúde do Homem e Teoria das Representações Sociais, além de temas que facilitaram melhor a compreensão do instrumento e técnicas utilizados: o WHOQOL-Bref, TALP e fotografia.

A compreensão dos resultados, quer de maneira isolada, baseado em cada instrumento e técnicas, quer de maneira complementar por meio da triangulação de dados, possibilitou assimilar as nuanças da TRS e seu caráter “construcionista”, assim como o de elevar a cummunis oficio ao estatuto de ciência, a despeito da escassa produção científica do objeto de estudo investigado e ora concluído.

Ao relacionarmos as categorias resultantes das imagens com as palavras evocadas nos TALP 1 e 2, identificamos o fato de que as representações sociais de qualidade de vida são igualmente elaboradas por homens e mulheres no que diz respeito a família, moradia, alimentação e emprego.

Além das técnicas que buscaram apreender a subjetividade dos sujeitos, incluímos o uso de um instrumento criado pela OMS e utilizado em 56 países, para mensurar QV - o WHOQOL-Breef - analisado nos domínios físico, psicológico, de relações sociais e meio ambiente.

As respostas de homens e mulheres não apresentaram diferenças estatisticamente significativas em nenhum dos domínios, mas permitiram elucidar aspectos mais gerais que não seriam cobertos pelas técnicas, o que possibilitou assimilar melhor o que o grupo estudado compreende por QV.

A TRS demonstrou-se como técnica adequada a este estudo. A complexidade da analise dos dados foi sendo superada à medida que os resultados foram se desenhando. Certamente, no entanto, muitas nuanças do pensamento humano não foram captadas neste trabalho, nem mesmo tivemos tal ousadia.

Incluir o ser humano do sexo masculino foi surpreendentemente gratificante, desmistificando muitos tabus, quando demonstraram sua sensibilidade, disponibilidade e esforço na tentativa de serem compreendidos na exatidão dos seus pensamentos.

O uso de multimétodos foi tarefa desafiadora, tanto na hora da coleta e principalmente, no momento de adentrar a subjetividade do que foi expresso por parte de cada sujeito. Também foi fruto, todavia, de satisfação plena, pois, observando os indicadores, não vislumbramos a captura desses com uso de instrumentos aquém dos escolhidos

Acreditamos que esta investigação elucidou, em grande parte, o modo como as pessoas de Coari expressam seus pensamentos e representam a qualidade de vida, com vistas à organização de um conhecimento científico, cujos resultados poderão subsidiar ações e projetos de extensão e pesquisa, que se aproximem mais do eu verdadeiro desses cidadãos e, depois, talvez contribuir com as enfermeiras e acadêmicos que se iniciam nessa jornada.

REFERÊNCIAS

ALVES, Maria Dalva Santos. Mulher e Saúde: representações sociais no ciclo vital. 1996. 84p. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1996.

ALVES, Maria Dalva Santos. Papiloma vírus humano e mal-estar:

representações sociais de homens e mulheres. 2003. 115p. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.

ALVES, Maria Dalva Santos; BARROSO, Maria Grasiela Teixeira; ORIÁ, Mônica Oliveira Batista; TEIXEIRA, Maria Cristina Trigueiro Veloz. A teoria das

representações sociais na pós-graduação em enfermagem: a realidade brasileira.

R. Enferm. UERJ, v.13, n.3, p. 331-339, 2005.

AMENDOLA, F.; OLIVEIRA, M. A. C.; ALVARENGA, M. R. M. Qualidade de vida dos cuidadores de pacientes dependentes no programa de saúde da família. Texto

Contexto Enferm., v.17, n. 2, p. 266-272, 2008.

ANDRADE, E. R. G. O fazer e o saber docente: a representação social do processo de ensino-aprendizagem. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.

ANDRADE, Márcia Tatiana Vilhena Segtowich; TAVARES, Milene Pimentel; SEDOVIM, Waldelice Maria da Rocha; MAGALHÃES, Luiz Marconi Fortes.

Representação social de meio ambiente como estratégia para a prática da educação ambiental em meio escolar. 2007. Disponível em: <http://www.seb-

ecologia.org.br/viiceb/resumos/>. Acesso em: 23 de mar. de 2010.

AQUINO, E. M. L. Saúde do homem: uma nova etapa da medicalização da sexualidade? Ciênc. Saúde Coletiva, v. 10, n. 1, p. 19-22, 2005.

ARRUDA, A. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. Cad. Pesqui., São Paulo, n. 117, p. 127-147, nov. 2002.

BARRÊTO, S. M.; CUSTÓDIO, T. V. O.; GERMANO, S. N. F.; MERINE, L. R.; BRITO, L. S. O reconhecimento da feminilidade como auxiliar no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis e prevenção das reincidências. In:

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 59., 2007, Brasília. Anais... Brasília, 2007.

BARROSO, M. G. T.; VIEIRA, N. F. C.; VARELA, M. V. V. (Org.). Educação em

saúde no contexto da promoção humana. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2003.

BATISTA, L. E. Masculinidade, raça/cor e saúde. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 10, n.1, p. 71-80, 2005. Disponível em:<http://www.scielo.br>. Acesso em: 22 jan. 2010.

BERNARDES, Margarida Maria Rocha; LOPES, Gertrudes Teixeira. Enfermeiras do Exército Brasileiro no transporte aéreo de feridos: um desafio enfrentado na 2a. Guerra Mundial. Rev. Bras. Enferm., v.60, p.1, p. 68-72, Feb. 2007.

BERNARDES, Margarida Maria Rocha; LOPES, Gertrudes Teixeira; SANTOS, Tânia Cristina Franco. A visibilidade da atuação de uma enfermeira do Exército Brasileiro a um ferido na 2ª Guerra Mundial. Rev. Esc. Enferm., v.39, n.1, p.62-67, Mar. 2005.

BERNARDES, Margarida Maria Rocha; LOPES, Gertrudes Teixeira; SANTOS, Tânia Cristina Franco. Base de sustentação militar de Vargas durante a 2ª guerra e a soberania bélica alemã: percepções de enfermeiras e militares. Texto Contexto -

Enferm., v.14, n.4, p.544-550, Dec. 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério recebe sugestões para saúde do homem.

Informe ENSP, 2008c. Disponível em:<http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/

informe/materia/index.php?matid=12938>. Acesso em: 22 jan. 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política nacional de atenção integral à saúde da

mulher: princípios e diretrizes. Brasília, DF, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Norma operacional da Assistência à Saúde-SUS nº 01/01, anexo PT MS/GM n.° 95, de 26 de janeiro de 2001. Diário Oficial [da]

República Federativa do Brasil, Brasília, 29 jan. 2001a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução nº 196 de 10 de outubro de 1996: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, 1996. BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. O desenvolvimento

do Sistema Único de Saúde: avanços, desafios e reafirmação dos seus princípios

e diretrizes. Brasília, DF, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação de Gestão da Atenção Básica. Programação em

Gestão por Resultados da Atenção Básica - ProGRAB. Brasília, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção À Saúde. Departamento de Atenção Básica. Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família.

Situação de Implantação de Equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e Agentes Comunitários de Saúde. Brasília, 2008a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção À Saúde. Departamento de Atenção Básica. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política

nacional de atenção integral à saúde do homem. Brasília, 2008b.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Promoção da

Saúde: declaração de Alma-Ata: Carta de Ottawa: declaração de Adelaide:

declaração de Sundsvall: declaração de Santafé de Bogotá: declaração de Jacarta: rede dos Megapaíses: declaração do México. Brasília, 2001b.

BRAZ, M. A construção da subjetividade masculina e seu impacto sobre a saúde do homem: reflexão bioética sobre justiça distributiva. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 10, n. 1, p. 97-104, 2005.

BUSS, P. M. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 5, n. 1, p. 163-177, 2000.

CAMARGO, B. V. Sexualidade e representações da aids. Rev. Ciênc. Humanas, Florianópolis, n. 3, p. 97-110, 2000.

CARDOSO, G. P.; ARRUDA, A. As representações sociais da soropositividade e sua relação com a observância terapêutica. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 10, n. 1, p. 151-162, 2005.

CARRARA, S. Comentários diagonais sobre a emergência dos homens na pauta da Saúde Coletiva. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 10, n. 1, p. 28-29, 2005.

CAVALCANTI, Ludmila Fontenele; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Representações sociais de profissionais de saúde sobre violência sexual contra a mulher: estudo em três maternidades públicas municipais do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública, v. 22, n. 1, p. 31-39, 2006.

CARVALHO, Maria Luiza Mello de. Participação dos pais no nascimento em maternidade pública: dificuldades institucionais e motivações dos casais/ Fathers' participation in childbirth at a public hospital: institutional difficulties and motivations of couples. Cad. Saúde Pública, v. 19, p. S389-S398, 2003

CHÁVEZ ALVAREZ, Rocío Elizabeth; ARCAYA MONCADA, Maria Josefa; GARCIA ARIAS, Gladys; SURCA ROJAS, Teresa Catalina; INFANTE CONTRERAS, Maria Virginia. Rescatando el autocuidado de la salud durante el embarazo, el parto y al recién nacido: representaciones sociales de mujeres de una comunidad nativa en Perú. Texto Contexto - Enferm., v. 16, n.4, p.680-687, 2007.

COLLIER JR., J.; COLLIER, M. Visual anthropology: photography as research method. New York: University of New Mexico Press, 1986.

COSTA, E. C.; JORGE, M. S. B. Quando os afetos implicam em riscos à saúde do idoso: representação socioafetiva elaboradas através do tri-deux-mots. In:

JORNADA INTERNACIONAL, 5.; CONFERÊNCIA SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, 3., 2007, Brasília. Anais... Brasília, 2007.

CYRINO, Rafaela. Trabalho, temporalidade e representações sociais de gênero: uma análise da articulação entre trabalho doméstico e assalariado. Sociologias, v. 21, p. 66-92, 2009.

DI GIACOMO, J.-P. Aspects méthodologiques de l´analyse dês répresetations sociales. Cahiers Psychologie Cognitive, v. 1, n. 1, p. 397-422, 1981.

DOMINGOS, Álvaro Luiz. Qualidade de vida: concepções e representações

sociais. 1997. 138 p. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1997.

FERREIRA, Victor Cláudio Paradela; AZEVEDO, Raquel Campanate de; SANTOS JÚNIOR, Ary Ferreira dos; VALVERDE, Graziella. A representação social do trabalho: uma contribuição ao estudo da motivação. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO (ENBRA), 1., 2004, Natal. Anais... Natal, 2004.

FIGUEIREDO, W. Assistência à saúde dos homens: um desafio para os serviços de atenção primária. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 10, n. 1, p. 105-109, jan./mar. 2005.

FLECK, M. P. A. A avaliação de qualidade de vida: guia para profissionais de saúde. Porto Alegre: Artmed, 2008. v. 1.

FLECK, M. P. A.; LEAL, O. F.; LOUZADA, S.; XAVIER, M.; CHACHAMOVICH, E.; VIEIRA, G.; SANTOS, L.; PINZON, V. Desenvolvimento da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da OMS (WHOQOL-100). Rev.

Bras. Psiquiatr., v. 21, n. 1, p. 19-28, 1999.

GARCIA, R. W. D. Representações Sociais da Comida no Meio Urbano: algumas considerações para o estudo dos aspectos simbólicos da alimentação. Rev. Cad.

Debate, v. 2, p.12-40, 1994.

GIFFIN, K. A inserção dos homens nos estudos de gênero: contribuições de um sujeito histórico. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 10, n. 1, p. 47-57, 2005.

GOMES, R. Sexualidade masculina e saúde do homem: proposta para uma discussão. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 8, n. 3, p. 825-829, 2003.

GOMES, Mônica Araújo; PEREIRA, Maria Lúcia Duarte. Família em situação de vulnerabilidade social: uma questão de políticas públicas. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, Apr. 2005. Disponível em: <http://www.scielosp.org/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000200013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 2 jan. 2010.

GONÇALVES, Lucia Hisako Takase; ALVARES, Angela Maria; SENA, Edite Lago da Silva; SANTANA, Luzia Wilma da Silva; VICENTE, Fernanda Regina. Perfil da familia cuidadora de idoso doente/fragilizado do contexto sociocultural de

Florianopolis, SC. Texto Contexto – Enferm., v. 15, n. 4, p. 570-577, 2006. HIGA, Karina; KOST, Michele Tavares; SOARES, Dora Mian; MORAIS, Marcos César de; POLINS, Bianca Regina Guarino. Qualidade de vida de pacientes

portadores de insuficiência renal crônica em tratamento de hemodiálise. Acta Paul.

Enferm., v. 21(especial), p. 203-206, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Divisão Territorial

do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Disponível em:

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Produto Interno

Bruto dos municípios 2002-2005. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em:

<http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 11out. 2008.

LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J.-P. Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

LAURENTI, R.; JORGE, M. H. P. M.; GOTLIEB, S. L. D. Perfil epidemiológico da morbi-mortalidade masculina. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 10, n. 1, p. 35-46, 2005. MAKSUD, Ivia. O discurso da prevenção da Aids frente às lógicas sexuais de casais sorodiscordantes: sobre normas e práticas. Physis, v. 19, n. 2, p. 349-369, 2009.

MELLEIRO, Marta Maria; GUALDA, Dulce Maria Rosa. Explorando a "fotovoz" em um estudo etnográfico: uma estratégia de coleta de dados. Rev. Bras. Enferm., v. 58, n. 2, p. 191-193, 2005.

MENDONÇA, Eliana Azevedo Pereira de. Representações médicas e de gênero na promoção da saúde no climatério. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 9, n. 3, p. 751-762, 2004.

MINAYO, M. C. S. Laços perigosos entre machismo e violência. Ciênc. Saúde

Coletiva, v. 10, n. 1, p. 23-26, 2005.

MINAYO, M. C. S.; HARTZ, Z. M. A.; BUSS, P. M. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 5, n. 1, p. 7-18, 2000.

MOSCOVICI, S. Prefácio. In: JOVCHELOVITCH, S.; GUARESCHI, P. Textos em

representações sociais. Petrópolis: Rio de Janeiro, 1994.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, Brasil, 1978.

MOURÃO, T. M. F.; GALINKIN, A. L. Equipes gerenciadas por mulheres:

representações sociais sobre gerenciamento feminino. Psicol. Reflex. Crit., v. 21, n. 1, p. 91-99, 2008.

NASCIMENTO, P. Homens e saúde: diversos sentidos em campo. Ciênc. Saúde

Coletiva, v. 10, n. 1, p. 26-28, 2005.

NEIVA-SILVA, L; KOLLER, S. H.; O uso da fotografia na pesquisa em psicologia.

Estud. Psicol. Natal, v.7, n.2, jul. 2002.

NIETSCHE, E. A. Aplicabilidade da teoria das representações sociais na

NUNES, Maria de Fatima; FREIRE, Maria do Carmo Matias. Qualidade de vida de cirurgiões-dentistas que atuam em um serviço publico. Rev. Saude Publica, v. 40, n. 6, p. 1019-1026, 2006.

OLIVEIRA, Maria Helena Pessini de; ROMANELLI, Geraldo. Os efeitos da

hanseníase em homens e mulheres: um estudo de gênero. Cad. Saúde Pública, v. 14, n. 1, p. 51-60, 1998.

OLIVEIRA, D. C. O.; MARQUES, S. C.; GOMES, M. T.; TEIXEIRA, M. C. T. V. Análise das evocações livres: uma técnica de análise estrutural da representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P. (Org.). Perspectivas teórico-metodológicas em

representações sociais. João Pessoa: UFPB Editora Universitária, 2005.

OLIVEIRA, Alexandre Barbosa de; SANTOS, Tânia Cristina Franco; BARREIRA, Ieda de Alencar; LOPES, Gertrudes Teixeira; ALMEIDA FILHO, Antônio José de; AMORIM, Wellington Mendonça de. Exemplo Enfermeiras brasileiras na retaguarda da Segunda Guerra Mundial: repercussões dessa participação. Texto Contexto –

Enferm., v. 18, n. 4, p. 688-696, 2009.

OTT, R. W. Ensinando crítica nos museus. In: BARBOSA, A. M. (Org.). Arte-

educação: leitura no sub-solo. São Paulo: Cortez, 1997. p. 111- 139.

PARADA, Cristina Maria Garcia de Lima; TONETE, Vera Lúcia PAMPLONA. O cuidado em saúde no ciclo gravídico-puerperal sob a perspectiva de usuárias de serviços públicos. Interface, Botucatu, v. 12, n. 24, p. 35-46, 2008.

PELUSO, Marília L. O potencial das representações sociais para a compreensão interdisciplinar da realidade: Geografia e Psicologia Ambiental. Estud. psicol.

(Natal), v. 8, n. 2, Aug. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.

php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2003000200014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 2 jan. 2010.

PEREIRA, R.; COTTA, R.; FRANCESCHINI, P.; RIBEIRO, R.C.L.; PRIORE, S.E.; CECON, P.R. Contribuição dos domínios físico, social, psicológico e ambiental para a qualidade de vida global de idosos. Revista de Psiquiatria RS, v. 28, n. 1, p. 27- 38, jan./abr. 2006.

POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em

enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Porto alegre: Artmed, 2004.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD).

Atlas do Desenvolvimento Humano: Ranking decrescente do IDH-M dos

municípios do Brasil. 2000. Disponível em:< http://www.pnud.org.br/>. Acesso em: 11 out. 2008.

RAMOS, Carmen V.; ALMEIDA, João A.G. Alegações maternas para o desmame: estudo qualitativo. J. Pediatr., v. 79, n. 5, p. 385-390, 2003.

REIS, Cássia Barbosa; ANDRADE, Sônia Maria Oliveira de. Representações sociais das enfermeiras sobre a integralidade na assistência à saúde da mulher na rede básica. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 13, n. 1, p. 61-70, 2008.

RIZZI, C. Contemporaneidade (mas não onipotência) do sistema de leitura de

Obra de Arte Image Watching. 2008. Disponível em:<http://www.artenaescola.

org.br>. Acesso em: 27 jan. 2009.

RODRIGUES, Dafne Paiva; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho; SILVA,

Raimunda Magalhães da; RODRIGUES, Maria Socorro Pereira. O domicílio como espaço educativo para o autocuidado de puérperas: binômio mãe-filho. Texto

Contexto - Enferm., v. 15, n. 2, p. 277-286, 2006.

SÁ, C. P. A construção do objeto de pesquisa em Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.

SÁ, C. P. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1996. SANTOS, Mauro César de Oliveira. A Representação Social da moradia. Estud.

Pesqui. Psicol., v.7, n.2, dez. 2007. Disponível em: <http://pepsic.bvs-

psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812007000200018 &lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 2 jan. 2010.

SEMINÁRIO HOMENS, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS, 1., 2008, Recife.

Livro de resumos... Recife: Instituto PAPAI, 2008.

SCARDUA, A.; SOUZA FILHO, E. A. O debate sobre a homossexualidade mediado por representações sociais: perspectivas homossexuais e heterossexuais. Psicol.

Reflex. Crit., v. 19, n. 3, p. 482-490, 2006.

SCHRAIBER, L. B.; GOMES, R.; COUTO, M. T. Homens e saúde na pauta da Saúde Coletiva. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 10, n.1, p. 7-17, jan./mar. 2005.

SILVA, Diocleide; ROCHEMBACH, Ângela; COMIRAN, Francielle; SCANDOLARA, Ana Silvia. O masculino em mutação: representações sociais do homem na

sociedade atual. Akrópolis Umuaram, v. 15, n. 1/2, p.84. 2007.

SILVA, Lúcia Maria Alves e; GOMES, Edvânia Torres Aguiar; SANTOS, Maria de Fátima de Souza. Diferentes olhares sobre a natureza: representação social como instrumento para educação ambiental. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 10, n. 1, Apr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S1413-294X2005000100006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 2 abr. 2010. PAIVA, Anabela. Felinos e as janelas da mente: Nise da Silveira, veterana no combate aos métodos tradicionais de psiquiatria, escreve um pequeno e encantador tratado sobre gatos. Época, 2002. <http://editoraglobo.globo.com/ assinaturas/>. Acesso em: 2 jan. 2010.

SOUZA, Edinilsa Ramos de. Masculinidade e violência no Brasil: contribuições para a reflexão no campo da saúde. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 10, n. 1, p. 59-70,

SPRANGERS, M. A.; DE PEGT, E. B.; ANDRIES, F.; VAN AGT, H. M.; RIJL, R. V.; DE BOER, J. B. Which chronic conditions are associated with better or poorer quality of life? J. Clin. Epidemiol., v. 53, n. 9, p. 895-907, 2000.

TORALLES-PEREIRA, Maria Lúcia Toralles; SARDENBERG, Trajano; MENDES, Heloísa Wey Berti. Fotografia na Enfermaria de Ortopedia: pesquisando espaços de comunicação. Interface, Botucatu, v. 6, n. 11, p. 153-156, 2002.

TORALLES-PEREIRA, Maria Lúcia; SARDENBERG, Trajano; MENDES, Heloisa Wey Berti; OLIVEIRA, Reinaldo Ayer de. Comunicação em saúde: algumas

reflexões a partir da percepção de pacientes acamados em uma enfermaria. Ciênc.

Saúde Coletiva, v. 9, n. 4, p. 1013-1022, 2004.

ULLMANN, R. A. Antropologia: O homem e a cultura. Rio de Janeiro: Vozes, 1991.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Projeto político pedagógico: Unidade de Coari. Coari, 2006

VIEIRA, Carolina Pasquote; QUEIROZ, Marcos de Souza. Representações sociais sobre o câncer feminino: vivência e atuação profissional. Psicol. Soc., v. 18, n. 1, p. 63-70, 2006.

VILLELA, W. Gênero, saúde dos homens e masculinidades. Ciênc. Saúde

Coletiva, v. 10, n.1, p. 29-32, jan./mar. 2005.

APÊNDICE A – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (T.C.L.E.)

Convidamos o (a) Sr.(a) para participar do Projeto de Pesquisa intitulado:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE HOMENS E MULHERES DE COARI SOBRE QUALIDADE DE VIDA, que será desenvolvido em unidades básicas de saúde da

cidade de Coari/Am pela pesquisadora Suélida Menezes Barrêto com o objetivo de conhecer as representações sociais de homens e mulheres desta cidade sobre qualidade de vida. Você terá como benefício a aquisição de informações e não será exposto a nenhum risco ou desconforto. A qualquer momento, você poderá se recusar a continuar participando do estudo e, também, poderá retirar seu consentimento, sem que isso lhe traga qualquer penalidade ou prejuízo. As informações conseguidas através da sua participação não permitirão a identificação da sua pessoa, exceto aos responsáveis pelo estudo, e que a divulgação das mencionadas informações só será feita entre os profissionais estudiosos do assunto. Os instrumentos de pesquisa selecionados para a coleta dos dados envolvem as técnicas de aplicação de questionário, associação livre de palavras e fotografia.Sua participação é importante, porém, você não deve participar contra a sua vontade. Leia atentamente as informações abaixo e faça qualquer pergunta que desejar, para que todos os procedimentos desta pesquisa sejam esclarecidos. Para qualquer outra informação, o(a) Sr.(a) poderá entrar em contato com a pesquisadora no Instituto de Saúde e Biotecnologia – Campus do Médio Solimões/Coari situado a Estrada Coari-Mamiá, 305, Espírito Santo, ou pelos telefones: (97) 3561-2363 ou 3561-4162.

Fui informado sobre o que as pesquisadoras querem fazer e porque precisam da minha colaboração, e entendi a explicação. Por isso, concordo em participar do projeto, sabendo que não vou ganhar nada e que posso sair quando quiser. Estou recebendo uma cópia deste documento, assinada, que manterei sob minha guarda.

Assinatura do(a) Participante

Pesquisadora Responsável Impressão datiloscópica Caso não saiba assinar

___-___-_____ Data

___-___-_____ Data

APÊNDICE B - Teste de Associação Livre de Palavras

Documentos relacionados