• Nenhum resultado encontrado

"Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe" Clarice Lispector

A utilização da internet na sociedade moderna ainda é um tema novo e que merece a atenção de todos, quer sejamos educadores ou não. Essa atenção não diz respeito apenas à formação dos alunos, mas também a formação de professores.

A presente pesquisa teve como foco a compreensão quanto ao desenvolvimento do tema dentro da escola, no ponto de vista dos gestores escolar e, principalmente, dos professores, uma vez que estes sujeitos tem grande envolvimento na educação dos jovens.

No decorrer da pesquisa foi possível notar que tanto professores como gestores, em sua maioria, compreendem a necessidade de trabalhar a ética com os alunos contribuindo para sua formação como cidadão crítico e participante, sendo inclusive citadas algumas intervenções pontuais nesse sentido. Esse é um diagnóstico que indica que mais ações sobre essa temática devem ser propostas e aplicadas nas escolas, sejam elas advindas diretamente das coordenadorias da rede estadual, ou mesmo indicada pela própria comunidade escolar. Esse tipo de iniciativa escolar, refletindo sobre suas necessidades particulares, envolvendo diálogo, diagnóstico, conhecimento e reflexão sobre a própria escola, gera uma maior articulação institucional, e comprometimento dos envolvidos, uma vez que todos se tornam coautores da ação.

Não podemos deixar de notar que alguns dos entrevistados, apesar de citar a prática orientação do uso ético da informação na internet no ambiente familiar, não se enxergam responsáveis pelo mesmo papel no ambiente escolar.

A pesquisa também mostrou a insegurança dos professores em relação a abordagem do tema e, isso é compreensível uma vez que o acesso à

internet, da forma como se dá hoje, é uma novidade, o que ratifica a necessidade de maior orientação para gestores, professores, pais e alunos. Necessidade esta, que se dá em virtude do acesso que os jovens fazem da internet uma vez que essa é uma geração conectada quer seja com dispositivos móveis ou não.

Ações têm sido tomadas para orientar nossos jovens quanto ao uso ético e seguro da internet, mas elas ainda não são suficientes para atingir o objetivo. Ainda de forma tímida elas demonstram necessidade de maior envolvimento por parte de todos os sujeitos ligados à educação e trazem também novos desafios para um novo conceito de currículo, onde as disciplinas curriculares, as metodologias, os projetos, cada componente curricular se responsabiliza pelo enfrentamento de tais realidades dentro das suas especificidades epistemológicas e não apenas como áreas restritas de estudo.

A SEESP tem apresentado iniciativas para o trabalho de formação de professores e alunos. No que diz respeito a formação de usuários digitalmente corretos, registra-se a oferta de um curso para professores e alunos com foco em software e hardware que, embora não abranja todos as dimensões necessárias para era formação, demonstra a preocupação e a ação sobre o tema. Apesar disso o desafio ainda permanece: a mudança de paradigma para o modelo de uma escola baseada no uso intensivo das TIC com propósito pedagógico. Desta forma é possível o trabalho de formação ética digital de maneira interdisciplinar.

Este trabalho não pretende esgotar todos os questionamentos sobre como o uso ético e consciente da informação na internet deve aparecer no contexto escolar. Na verdade propõe-se a fazer um retrato, tecendo considerações acerca de como é desejável e, principalmente emergencial, expandir ações com esse propósito, se desejamos que nossa sociedade tenha cidadãos preparados para viver numa era digital.

1  

REFERÊNCIAS

ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira. WebQuest: um desafio para o professor! São Paulo: Avercamp, 2008.

ABRAMOVAY, Miriam (coord.). Conversando sobre a violência e a convivência nas escolas. Rio de Janeiro: Flacso – Brasil, OEI, MEC, 2012.

Disponível em: <http://www.flacso.org.br/portal/pdf/libros/conversando_sobre_violencia.pdf>.

Acesso em: 28 mai. 2014.

ALMEIDA, Fernando José. Folha explica Paulo Freire. São Paulo: Publifolha, 2009.

________. Computador, escola e vida: Aprendizagem e tecnologias dirigidas ao conhecimento. 2ª ed. São Paulo: Cubzac, 2007.

________. Escola, currículo, tecnologias e desenvolvimento sustentável. In: Revista e-curriculum, São Paulo, v.7, n.1, abril 2011. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum>. Acesso em 08 jun. 2014.

________. Os limites como possibilidades de um currículo web. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth. B. de; DIAS, Paulo; SILVA, Bento Duarte da. (Orgs). Cenários de Inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

ALMEIDA, Maria Elizabeth. B. de; ASSIS, Maria Paulina de. Da exclusão digital na escola: a apropriação das TIC na perspectiva da emancipação. In: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras – TIC Educação 2012. São Paulo: CGI.br, 2012.

_________. Inclusão digital do professor: formação e prática pedagógica. São Paulo: Editora Articulação Escola/Universidade, 2004

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. ARAÚJO, Verônica D. L., O impacto das redes sociais no processo de ensino e aprendizagem. In: Anais Eletrônico do 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias da Educação – redes sociais e aprendizagem. 2010. Disponível em: <http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Veronica- Danieli-Araujo.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014.

BANCO OB - Sinob. Site. Disponível em:

<http://www.bancoob.com.br/bancoob/sobre-o-sicoob>. Acesso em: 11 nov. 2013.

2  

BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. São Paulo: Paulus, 1997.

BOGDAN, Robert; & BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação – Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 03 mai. 2014.

___________. Boas Práticas em Segurança da Informação. Tribunal de Contas da União. 2º ed. Brasília: TCU, Secretaria de Fiscalização de Tecnolofia da Informação, 2007. Disponível em: <http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2059162.PDF>. Acesso em: 18 fev. 2014.

__________. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2014.

BRAVO, R. Sierra. Técnicas de investigação social: Teoria e exercícios. 7ª ed. Ver. Madrid: Paraninfo, 1991

BRESSIANI, D. J. RS: adolescente comete suicídio após ter fotos íntimas divulgadas na web. Site Terra. 2013. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/rs-adolescente-comete-suicidio-apos- ter-fotos-intimas-divulgadas-na-

web,1b975df8bd472410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html>. Acesso em: 15 fev. 2014.

CAETANO, Henrique Daniel Enxuto. A segurança na utilização da internet numa escola de ensino secundário: situação actual e perspectivas futuras. Dissertação de Mestrado – Universidade de Lisboa, 2009. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/2091/1/21909_ulfp034721_tm.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

____________. A sociedade em rede. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. CENTRAL DE PROTEÇÃO E SEGURANÇA. Microsoft. Disponível em: <http://www.microsoft.com/pt-br/security/default.aspx>. Acesso em: 18 nov. 2013.

3  

CHILDHOOD – pela proteção da infância. Site. Disponível em: <http://www.childhood.org.br/quem-somos>. Acesso em: 18 nov. 2013.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL - CGI.br. Cartilha segurança para a internet versão 4.0. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de incidentes de Segurança no Brasil. São Paulo: CGI.br, 2012.

____________. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil - TIC Kids Online Brasil 2012. São Paulo: CGI.br, 2012.

____________. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras – TIC Educação 2012. São Paulo: CGI.br, 2012.

COOL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da Educação Virtual: Aprender e Ensinar com as Tecnologias da informação e da comunicação. Porto alegre: Artmed, 2010.

CORTELLA, Mário Sérgio. A ética e a produção do conhecimento hoje. In: Revista PUC Viva. ano 7, nº 27. 2006. Disponível em: <www.apropucsp.org.br>. Acesso em: 16 out. 2012.

CUNHA, Antonio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2010.

ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES (EFAP). Internet Segura – Bom pra você! Disponível em: <http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=2669>. Acesso em: 12 mai. 2014.

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTONIO CARLOS FERREIRA NOBRE. Progitec. São Paulo, 2012.

____________. Gestão Escolar. São Paulo, 2010.

____________. Plano Gestão: 2007-2020. São Paulo, 2007.

FAGUNDES, Léa da Cruz; JOST, Diuali Fagundes. Que contribuições podemos buscar na experiência piloto “Projeto UCA” proposto pelo MEC no Brasil em 2010-2012. In: TIC Educação 2012. São Paulo: CGI.br, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

4  

____________. Pedagogia do Oprimido. 40ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

____________. Extensão ou Comunicação? 7ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FUNDACIÓN TELEFÔNICA. Educação e Inovação para o Século XXI. Disponível em: <http://www.educared.org/global/educared?CE=br>. Acesso em: 19 nov. 2013.

GODOY, Arilda S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. In: Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, Mai./Jun. p. 20-29, 1995.

GREEN, Duncan. Da pobreza ao poder: Como cidadãos ativos e estados efetivos podem mudar o mundo. São Paulo: Cortez; Oxford: Oxfam Internacional, 2009.

IGEA, D.; AGUSTÍN, J.; BELTRÁN, A.; MARTÍN, A. Técnicas de investigación en ciencias sociales. Madrid: Dykinson,1995.

INTERNET SEGURO. Movimento Internet Segura se consolida com lançamento do site e da campanha publicitária. Disponível em: <http://www.internetsegura.org/institucional/institucional.asp>. Acesso em: 18 nov. 2013.

I.START. Família mais Segura na Internet. Disponível em: <http://www.criancamaissegura.com.br/IStart.php>. Acesso em: 18 nov. 2013. ________. Família mais Segura na internet. Disponível em: <https://pt- br.facebook.com/FamiliaMaisSeguraNaInternet/posts/496409477103530>. Acesso em: 18 nov. 2013.

________. Movimento Criança mais Segura. Disponível em: <http://www.criancamaissegura.com.br/>. Acesso em: 18 nov. 2013.

JUNQUER, Ângela; PAVANI, Cecília; WHONRATH, Eliana, CORTEZ, Elizena; SILVA, Ezequiel Theodoro da; ORMANEZE, Fabiano; DUTRA, Lucimara Melato Luiz Sérgio Vieira; PINHEIRO, Patrícia Peck. Novas competências na Sociedade do Conhecimento. Campinas: Leitura Crítica, 2012.

LEÃO, Emmanuel Carneiro. Ética e Comunicação. In: Ética na comunicação - Organizadora Ester Kosovski. 4ª ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.

5  

___________. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIMA, Ana Lúcia D’Império. Uso das TIC na educação: inclusão digital ou exclusão digital? In: CETIC.br - Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no Brasil: TIC educação 2012. São Paulo: Comitê Gestor da Internet, 2013.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antonio; XAVIER, Antonio Carlos (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS (MPMG). Site. Disponível em: <http://www.mpmg.mp.br/>. Acesso em: 19 nov. 2013.

MONTEIRO, Ana Francisca; OSÓRIO, António José. Mediação no uso da Internet por crianças e jovens: contornos do problema, 2008. Disponível em: <http://www2.fcsh.unl.pt/eukidsonline/docs/ComunicacaoAFM-AJO.pdf>.

Acesso em 21 jan. 2014.

MONTES, Luiz Paulo. Demitido, comentarista da ESPN se arrepende de 'brincadeira' com o Grêmio, 2013. Disponível em: <http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-

noticias/2013/09/09/demitido-comentarista-da-espn-se-arrepende-de- brincadeira-com-o-gremio.htm>. Acesso em: 15 fev. 2014.

NALL, Shu Pin. An Analysis of the Face Threatening Act Strategies Used in International Trade Email Correspondence, s/d. Disponível em:

<http://dept.hku.edu.tw/eng/downloads/Symposium/7.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2013.

NEVES, José L. Pesquisa Qualitativa: Características, Usos e Possibilidades. In: Caderno De Pesquisas Em Administração, São Paulo, V. 1, Nº 3, 2º Sem./1996.

NIC.BR. I Semana de Segurança e privacidade na Internet no Brasil. Disponível em: <http://nic.br/segurancaeprivacidade/>. Acesso em: 18 nov. 2013.

NOVO INTERNET SEGURA.BR. Site. Disponível em: <http://internetsegura.br/>. Acesso em: 18 nov. 2013.

NÓVOA, Antonio. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo: SINPRO, 2007.

6  

OGILVY, David. Confissões de um Publicitário. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2001.

PATRICIA PECK PINHEIRO. Movimento Criança Mais Segura na Internet lança “Guia de Postura em Redes Sociais”. Disponível em: <http://www.pppadvogados.com.br/Publicacoes.aspx?v=1&nid=872>. Acesso em: 18 nov. 2013.

PINHEIRO, Patricia Peck (org.). Direito Digital Aplicado. São Paulo: Intelligence, 2012a.

PINHEIRO, Patrícia Peck; SLEIMAN, Cristina Moraes. Tudo o que você precisa saber sobre direito digital no dia a dia. São Paulo: Saraiva, 2009. __________. Família Digital - Uso ético e legal da Internet. JUNQUER, Ângela; PAVANI, Cecília; WHONRATH, Eliana, CORTEZ, Elizena; SILVA, Ezequiel Theodoro da; ORMANEZE, Fabiano; DUTRA, Lucimara Melato Luiz Sérgio Vieira; PINHEIRO, Patrícia Peck. Novas competências na Sociedade do Conhecimento. Campinas: Leitura Crítica, 2012b.

PINTO, Heldina Pereira. O educador frente ao conflito dos saberes do aluno e os saberes escolares. In: SAUL, Ana Maria (org.). Paulo Freire e a formação de educadores: múltiplos olhares. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola, 2004.

PONTE, Cristina; VIEIRA, Nelson. Crianças e internet, riscos e oportunidades. Um desafio para a agenda de pesquisa nacional. 2008. Disponível em:

<http://www.fcsh.unl.pt/eukidsonline/docs/EU_Kids_OnlineVersao170707.pdf> Acesso em: 01 fev. 2014.

RECUERO, Raquel. Atos de ameaça à face e à conversação em redes sociais na internet. In: PRIMO, Alex (Org.). Interações em Rede. Porto Alegre: Sulina, 2013.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 2011. ROSA, Fernanda Ribeiro; DIAS, Maria Carolina Nogueira. Por um indicador de letramento digital: uma abordagem sobre competências e habilidades. Dissertação de mestrado profissional. EAESP-FGV, 2010. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/10143>. Acesso em: 10 jun. 2013.

SACRISTÁN, Gimeno J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

7  

SAFERNET BRASIL. Site. Disponível em: <http://www.safernet.org.br/site/>. Acesso em: 19 nov. 2013.

SÃO PAULO (Estado). Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Linguagens e códigos e suas tecnologias. FINI, Maria Inês de (Coord. Geral). 2ª ed. São Paulo: SEE, 2012.

SAVATER, Fernando. Ética para meu filho. São Paulo: Planeta do Brasil, 2005.

SCHWARTZ, Gilson. Educar para a Emancipação Digital. SANTOS, Emerson (Org.). Reescrevendo a educação. São Paulo: Scipione, 2006.

SICOOB. Entenda sobre segurança. Disponível em:

<http://www.sicoob.com.br/seguranca-na-internet>. Acesso em: 18 nov. 2013. SILVA, Libório; REMOALDO, Pedro. Introdução à Internet. 3ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1997.

SILVA, Lidiane Rodrigues Campêlo da; DAMACENO, Ana Daniella; MARTINS, Maria da Conceição Rodrigues; SOBRAL, Karine Martins; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Pesquisa Documental: Alternativa Investigativa Na Formação Docente. In: XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2009.

Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3124_1712.pdf>.

Acesso em 15 fev. 2014.

SILVA, Maria Beatriz Gomes da. Organização Curricular da escola e avaliação da Aprendizagem. 2010. Disponível em: <http://pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo5/organizacao_escola/modulo2/text

o_base.pdf>. Acesso em 04 mai. 2014.

SPYER, Juliano. Conectado: O que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

SODRÉ, Muniz. Ética, Política e Psicanálise. In: KOSOVSKI, Ester (Org.). Ética na comunicação. 4ª ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.

TORRES, Lívia. Advogado ironizado por professora no Rio pensou que fosse 'gozação'. 2014. Disponível em:

<http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/02/advogado-ironizado-por- professora-no-rio-pensou-que-fosse-gozacao.html>. Acesso em: 20 fev. 2014. TREND MICRO. Internet Segura para Crianças e Famílias. Disponível em: <http://www.trendmicro.com.br/br/sobre-nos/cidadania-global/seguranca-na- internet-para-criancas-e-familias/>. Acesso em: 18 nov. 2013.

8  

9