• Nenhum resultado encontrado

A atração aos turistas ainda está muito concentrada no turismo de pescando município, mas existe um grande es-forço para aproveitar as oportunidades que estão no turismo de contemplação, turismo rural e de eventos. Investimen-tos serão necessários para organizar melhor o setor, principalmente em ho-téis, restaurantes, receptivos e de ativi-dades complementares.

As unidades de processamento de produtos principalmente em apoio aos agricultores familiares propriciarão inú-meras oportunidades de agregação de valor, inclusive para comercialização lo-cal aos turistas que passam pela lolo-cali- locali-dade. Na cadeia do leite, o laticínio pode contribuir com esta dinâmica quando em funcionamento. As atividades de ex-trativismo de frutos da vegetação nativa da região pode ser um potencial a ser mais explorado. A bocaiuva, mangaba, pequi, jatobá, entre outras espécies po-dem ser objeto de aproveitamento.

As atividades do agronegócio que es-tão concentradas na pecuária, mas em grande parte destinadas para agrega-ção de valor em outros municípios. O frigorífico no município é um investi-mento importante, mas em determina-das épocas paralisa suas atividades pelas dificuldades relativas à matéria--prima, logística e baixa agregação de valor. Diante disso os custos ficam al-tos e a impossibilidade de utilização do gado em pé do Paraguai tem dificultado o funcionamento desta indústria. As atividades de contexto cultural e eventos, principalmente com o festival de pesca, encontro Only Harley, even-tos do Touro Candil e as atividades relacionadas ao aniversário da cidade apresentam destaque significativo e atraem muitos turistas de eventos. Para fortalecer este setor, o município ne-cessita de investimentos e alternativas, pois as atividades noturnas periódicas, os hotéis e restaurantes não apresen-tam capacidade suficiente em caso de permanente circulação de turista em grande quantidade.

As citações em torno de capacitação e de especialização de atividades

desen-volvidas por pequenos empresários, empreendedores individuais e agricul-tores familiares, tornaram-se destaque nos contatos e levantamento de infor-mações no municipio. Portanto estes segmentos apoiados podem ser mais atrativos pela possibilidade de forneci-mento para o Exército, para a Prefeitura e por consequência, uma maior circula-ção de recursos no município.

Considerando a condição geográfica do município, o estudo do Zoneamen-to Ecológico-Econômico do Governo do Estado (2015) recomenda “priorizar programas público-privados, visando inserir os produtos pantaneiros tradicio-nais e os produzidos na própria região, nos mercados nacionais e internacio-nais diferenciados, mediante estímulo aos processos de certificação, de ori-gem ambiental e empresarial, de ado-ção de sistemas de produado-ção orgânica, e mecanismos de desenvolvimento lim-po, entre outros, como forma de alavan-car alternativas viáveis de revitalização econômica, sem agressão da vizinha planície pantaneira”.

Iniciativas no território, alinhadas a esta recomendação, estão sendo

desenvol-vidas abordando segmentos da econo-mia criativa e turismo, pecuária orgânica e o registro de indicação de procedência do Mel do Pantanal. Na área da cultura e turismo, nove municípios pantaneiros do território atuam em associação para a implantação do projeto “Rota Cultural do Pantanal - Fortalecimento das redes de empreendimentos criativos com ên-fase na Cultura Pantaneira”, visando o aumento da competitividade e sustenta-bilidade da cadeia produtiva da cultura e turismo, com a execução de ações ou serviços públicos de interesse co-mum para o desenvolvimento social, a preservação socioambiental e para ini-ciativas integradas de geração de tra-balho e renda. São eles: Aquidauana, Bodoquena, Corumbá, Coxim, Ladá-rio, Miranda, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.

Com o registro de Indicação de Proce-dência (IP) do Mel do Pantanal, con-cedido pelo INPI em 2015, apicultores de Mato Grosso do Sul podem se be-neficiar. Este é o primeiro registro de uma região produtora de mel no Brasil e também a primeira do

Centro-Oes-te. Agora, o Pantanal é reconhecido pelo mel produzido neste território, os produtores comprovaram a excelen-te reputação do mel produzido na re-gião, com características próprias de um ambiente natural, e abrem-se no-vas oportunidades de mercado e valor agregado aos produtos obtidos da me-liponicultura do Pantanal.

O município possui potencial para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negó-cios, está com a Lei Geral implemen-tada, com Agente de Desenvolvimento nomeado e espaço para orientação aos empreendedores. Com estas ini-ciativas atuantes, fomentam além das empresas de menor porte econômico, o desenvolvimento da agricultura fami-liar, através de regras que ampliam as oportunidades às licitações e contra-tações de compras públicas. A maior abertura para as empresas da localida-de nas compras do município faz com que o dinheiro gasto pela Prefeitura fique no próprio município, gerando um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico local.

Lei Geral Implementada promove o desenvolvimento socioeconômico do município fortalecendo as micro e

pequenas empresas por meio das compras públicas.

1

2

3

4

5

6

7

O governo e a prefeitura que implementam a Lei Geral garantem aos pequenos negócios locais a facilidade de acesso às compras públicas.

A Microempresa (ME), a Empresa de Pequeno Porte (EPP) e o Microempreendedor Individual (MEI) for-malizados oferecem produtos e serviços com quali-dade e podem se habilitar para fornecer para órgãos públicos.

Um exemplo é a aquisição de uniformes e material de escritório para órgãos públicos.

Acessando novos mercados, a ME, a EPP e o MEI investem no crescimento e melhoria dos negócios e, podem contratar mais empregados.

A geração de novos empregos propicia o consumo local e a distribuição de renda em outros negócios, movimentando a economia.

Com mais espaço no mercado, as empresas vendem e contratam mais e geram maior arrecadação de impos-tos para a Prefeitura Municipal e Governo do Estado. O dinheiro arrecadado com os impostos volta para o Estado ou para a cidade em forma de investimentos e em melhorias dos serviços públicos.

1

2

3

4

5

6

7

ANOTAÇÕES

Acesse o Núcleo de Inteligência Territorial – NIT,

in-formações de 5.570 municípios para a consulta de indi-cadores municipais ou territoriais. Acesso pelo endere-ço www.nit.sebrae.com.br.

ANOTAÇÕES

Acesse o Núcleo de Inteligência Territorial – NIT,

in-formações de 5.570 municípios para a consulta de indi-cadores municipais ou territoriais. Acesso pelo

endere-ANOTAÇÕES

Acesse o Núcleo de Inteligência Territorial – NIT,

in-formações de 5.570 municípios para a consulta de indi-cadores municipais ou territoriais. Acesso pelo endere-ço www.nit.sebrae.com.br.

ANOTAÇÕES

Acesse o Núcleo de Inteligência Territorial – NIT,

in-formações de 5.570 municípios para a consulta de indi-cadores municipais ou territoriais. Acesso pelo

endere-Descubra que pequenas mudanças podem trazer lucro para as empresas e sustentabilidade para o planeta. Conheça as Dimensões da Sustentabilidade. Material desenvolvido pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade.

Acesse http://sustentabilidade.sebrae.com.br/dimensoes/

Documentos relacionados