• Nenhum resultado encontrado

Neste capítulo, o método proposto foi apresentado e todas as etapas recomendadas foram seguidas, de modo a garantir a eficácia do mesmo.

Inicialmente através da criação de uma equipe multinível e multifuncional e um estudo detalhado dos processos internos da empresa, pode-se ter um bom entendimento do atual modelo de negócios, possibilitando a elaboração de um Business Model Canvas atual da organização.

Em seguida, uma análise e pesquisa detalhada, com a ajuda de algumas ferramentas do ramo da administração, foi possível um bom entendimento do mercado em que a empresa atua e alguns insights foram coletados e organizados.

tormings, pode-se transformar os insights em ideias para modelos de negócios.

Com o auxílio da ferramenta BMC, foi possível criar protótipos de novos modelos de negócios que posteriormente foram avaliados através de uma análise SWOT. Por fim, o novo modelo de negócios foi definido pela equipe.

Portando, evidencia-se a elaboração de uma metodologia que auxilia a criação de um novo modelo de negócios a partir da mentalidade do Design Thinking e a ferramenta Business Model Canvas.

5 CONCLUSÕES E TRABALHOS FUTUROS

Chega-se portanto ao final deste trabalho constatando-se que todos os objetivos foram atingidos, conforme será discutido a seguir.

Quanto ao primeiro objetivo específico, constatou-se que a mentalidade do Design Thinkine sua metodologia divida em 4 fases, imersão, análise e síntese, ideação e prototipagem, auxiliam o processo de criação e desenvolvimento de ideias inovadoras.

Quanto ao segundo objetivo específico, percebeu-se que a ferramenta Business Model Canvas, com seus nove componentes, proporciona uma visão ampla para a análise de modelos de negócios.

O terceiro objetivo específico foi atingido através do estudo de caso proposto pelo estudo. O cumprimento de todas as etapas sugeridas no método possibilitou-se uma visão ampla do funcionamento da empresa, um bom entendimento do atual modelo de negócios e o mercado em que a organização está inserida, e criou soluções para novos modelos de negócios para a empresa estudada.

Por fim, retomando a pergunta de partida: ’Como criar um novo modelo de negócios para a empresa a partir da mentalidade do Design Thinking e a ferramenta Business Model Canvas?’, têm-se que a mentalidade e metodologia do Design Thinking cria um processo de desenvolvimento de ideias inovadoras, que aliado à ferramenta de Business Model Canvas, possibilita a criação de novos modelos de negócios para uma organização.

Em relação à sugestões para trabalhos futuros, tem-se:

a) utilização de um método mais específico para a análise e escolha das ideias, como por exemplo o Balanced Scorecard que faz uso de indicadores da organização, em conjunto à mentalidade do Design Thinking e a ferramenta Business Model Canvas;

b) desenvolver um método que consiga integrar todos os colaboradores da empresa para a criação de insights na fase de imersão, ao invés de uma pequena equipe selecionada;

c) realizar a etapa de prototipagem com o restante das ideias geradas na fase de ideação.

REFERÊNCIAS

ABEPRO. Áreas da engenharia de produção. 2008. Disponível em: <http://portal.abepro.org. br/a-profissao/#1521896790619-c29714ce-c6b0>. Acesso em: 28 abr. 2019.

BROWN, T. Design Thinking - Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. [S.l.]: Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

CARVALHO, L. Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios: Um manual para visionários, inovadores e revolucionários. [S.l.]: Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. v. 1.

CHIAVENATO, I. Administração - Teoria, processo e prática. [S.l.]: Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. v. 4.

DRUCKER, p. O Melhor de Peter Drucker: a Administração. [S.l.]: São Paulo: AMPUB Comercial, 2008. v. 1.

EXAME. 1 a cada 4 empresas fecha antes de completar 2 anos no mercado, segundo Sebrae. 2018. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/dino/

1-a-cada-4-empresas-fecha-antes-de-completar-2-anos-no-mercado-segundo-sebrae/>. Acesso em: 29 abr. 2019.

G1. Por três anos seguidos, Brasil fecha mais empresas do que abre, diz IBGE. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/10/03/

por-tres-anos-seguidos-brasil-fecha-mais-empresas-do-que-abre-diz-ibge.ghtml>. Acesso em: 29 abr. 2019.

GAVA, E. M. Concepção e análise do modelo de negócios por meio do Business Model Canvas. Dissertação (Mba em Gestão Empresarial) — Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. [S.l.]: São Paulo: Atlas, 2002. v. 4.

GITAHY, Y. Startup: entenda o que é modelo de negócios. [S.l.]: Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KOTLER, p. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. [S.l.]: São Paulo: Atlas, 2009.

KRIPPENDORF, K. The Semantic Turn: A New Foundation for Design. [S.l.]: Florida: Taylor and Francis, 2006.

MARCONI, M.; LAKATOS, E. Fundamentos da metodologia científica. [S.l.]: São Paulo: Atlas, 2003. v. 5.

OROFINO, M. A. R. Técnicas de criação do conhecimento no desenvolvimento de modelos de negócio. Dissertação (Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia e Gestão do conhecimento) — Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation - Inovação em modelos de negócios. [S.l.]: Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. v. 1.

PINHEIRO, T.; ALT, L. Design Thinking Brasil: Empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. [S.l.]: Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

PORTER, M. Estratégia competitiva. [S.l.]: Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. v. 1.

SEBRAE. Sobrevivência das empresas no Brasil. 2016. Disponível em: <https://m.sebrae. com.br/Sebrae/Portal20Sebrae/Anexos/sobrevivencia-das-empresas-no-brasil-102016.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2019.

SILVA, E.; MENEZES, E. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. [S.l.]: Florianópolis: UFSC, 2005. v. 4.

VIANNA, M. Design Thinking: Inovação em negócios. [S.l.]: Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. v. 1.

Documentos relacionados