• Nenhum resultado encontrado

O objetivo desta pesquisa, que era explicitar as práticas de disseminação de informações dos contratos administrativos utilizadas pelas universidades federais da região sudeste através de seus portais, conclui-se que foi plenamente atingido, pois foi possível evidenciar as práticas utilizadas pelas universidades, em seus portais, para divulgação das informações sobre os contratos administrativos. Apresentando-se, também, as respostas aos objetivos específicos:

expondo as características que os portais apresentam na disponibilidade e acesso ao cidadão usuário;

destacando pontos que podem fortalecer a participação popular, como: audiências, consultas públicas, clareza das informações com linguagem simples e de fácil compreensão;

 e apontando a possibilidade de buscar práticas que vão além da divulgação de resumos de contratos, tal como determina a Lei 8.666/93, reforçando a necessidade de proatividade e espontaneidade na disponibilidade das informações detalhadas, como define a Lei 12.527/2011.

A disponibilização de informações relacionadas aos atos públicos, com a transparência prevista nas legislações, contribui no aumento da participação da sociedade no controle e fiscalização dos atos públicos, melhorando, significativamente, a interação entre cidadão e administração pública. Essas práticas na gestão pública podem melhor a eficiência administrativa, a accountability, possibilitando o enriquecendo da democracia, auxiliando no combate à corrupção e, dessa forma, ocorrer a manutenção do Estado.

Durante a pesquisa realizada, notou-se que a maioria dos sites e portais eletrônicos, das universidades estudadas, utiliza de meios para que o usuário entre em contato com o governo ou instituição, através de e-mail, telefone e formulários eletrônicos. Todos esses meios apontam que há um interesse por parte do governo, em saber a opinião do cidadão e, de alguma forma, manter uma comunicação com a sociedade. Porém, ressalta-se a importância da transparência ativa, que minimiza o número de questionamentos nos links de transparência passiva.

Atualmente, os portais de acesso eletrônicos são os meios mais fáceis para que o governo publique seus dados e os mais acessíveis ao cidadão, uma vez que a Internet permite acesso em tempo real às informações, facilitando tanto a atualização como o acesso pela população às informações públicas. Amparados aos portais de acesso, os governos

criaram programas de governo eletrônico que também contribuíram para a maior interação com a população, sem gerar custos para o poder público e tornando o cidadão usuário parte da gestão dos atos públicos.

Sobre as penalidades aplicadas, no caso das universidades estudadas, poucas divulgam em seu site as sanções aplicadas às empresas vinculadas aos contratos administrativos, dificultando, inclusive, um levantamento sobre essas punições e as possíveis soluções. Esta disponibilidade, onde o usuário terá acesso a todas as informações pertinentes a cada contrato, trará um aumento na participação e controle social, criando um cenário que ampliará a fiscalização e accountability dos contratos realizados pelas universidades.

Com base neste trabalho e na experiência prática como fiscal de contratos, considerando a perspectiva de um cidadão usuário, no quadro 12, expõem-se algumas sugestões que podem, de alguma forma, corroborar as práticas na disseminação das informações sobre os contratos administrativos nos portais das universidades estudadas. Porém, não se pretende, com isso, esgotar as possibilidades de melhorar a disponibilização e acesso das informações sobre os contratos administrativos nos portais das universidades federais estudadas.

Quadro 12- Sugestões de melhoria nas práticas na disseminação das informações sobre os contratos administrativos nos portais das universidades estudadas

Item Sugestões

1 No Portal, evitar página inicial muito longa, onde o excesso de informações e imagens atrapalha o usuário na busca pela informação.

2 Destaque nas informações sobre os contratos administrativos: ilustrações, cor, fonte, banner etc

3 Disponibilizar no site, de cada universidade, todas as informações relativas aos contratos administrativos, mesmo os finalizados, rescindidos ou suspensos, ampliando a heterogeneidade

4 Disponibilizar informações sobre os contratos administrativos de despesas e de receitas.

5 Disponibilizar, deixando com fácil acesso, todos os detalhamentos e informações adicionais integralmente, evitando-se a divulgação parcial que caracteriza restrição às informações sobre os contratos administrativos.

6 Detalhamentos e informações adicionais: aditivos, edital, Termo de Referência, planilhas, especificações, acordos, portarias, pareceres, anexos, proposta, nota jurídica, empenho, seguro garantia, penalidades e demais informações (quando necessárias) para levantamentos, comparações e análises diversas.

7 Ordenamento dos contratos administrativos, por ano e número, de despesa e de receita, com atualização de todas as informações adicionais, conforme são adicionadas e ou emitidas.

8 Disponibilizar arquivos que sejam passíveis de importação, facilitando análises diversas e contribuindo para melhora na interação com o cidadão.

9 Solucionar o problema da instabilidade que ocorre, na maioria das vezes, quando se é remetido a outro link de instituição que detém a informação.

10 Buscador interno eficaz, direcionando o usuário ao link/página que trará todas as informações relativas aos contratos administrativos.

11 Diminuir a burocracia no preenchimento de formulários, quando da solicitação de informações adicionais relacionadas aos contratos administrativos.

12 Na página inicial, links que fortaleçam a participação social, como: audiências e consultas públicas. Fonte: elaborado pelo autor

Por meio deste estudo, espera-se ter contribuído para demonstrar a complexidade da disponibilização e acesso dos contratos administrativos nas universidades federais da região sudeste, podendo, inclusive, auxiliar no desenvolvimento de boas práticas que possam auxiliar a disseminação de informações sobre os contratos administrativos, incluindo, igualmente, os convênios na instituição que trabalho.

Almeja-se que esta pesquisa possa auxiliar os órgãos públicos desejosos em melhorar as suas práticas de disseminação de informação sobre os contratos administrativos em seus portais. Deseja-se, também, que este trabalho possa ser insumo para futuras pesquisas com visões distintas desta, talvez, limitada pelo perfil pragmático deste servidor técnico administrativo. As limitações desta pesquisa estão vinculadas à região de análise, porém poderá criar oportunidade para futuros trabalhos, considerando análise de outras regiões do país, nas quais apresentarão um quadro mais amplo de possibilidades para pesquisas.