• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este capítulo pretende analisar e concluir os processos comunicativos implicados na realização de pesquisa participante, que buscou elaborar o Jornal Comunitário Pisa Ligeiro com os protagonistas da ocupação Nova Primavera, no sentido de ampliar a voz dos moradores e divulgar as ações do movimento organizado. Para isso, nos capítulos 2, 3 e 4 analisamos o contexto geral em que os movimentos sociais, cidadania e as questões do direito à moradia estão inseridos, além de apresentar as características da ocupação Nova Primavera. Nos capítulos 5, 6 e 7 detalhamos os conceitos de comunicação comunitária e mídia-educação, bem como os passos dados para a realização da pesquisa participante. Abaixo, confrontaremos o processo vivido com as referências metodológicas que adotamos.

A proposta dessa pesquisa surge como desdobramento do envolvimento da autora com os movimentos populares e envolveu a mobilização dos moradores da ocupação na organização de um grupo que assumisse o planejamento e a produção de um processo comunicativo comunitário, para responder à questão norteadora: de que forma que o processo comunicativo comunitário, na perspectiva da mídia-educação, pode incitar a cidadania. O objetivo desta pesquisa consistiu em avaliar a possibilidade da comunicação comunitária incorporar em sua prática a mídia educação e, consequentemente, incitar a promoção de um sujeito atuante, crítico e comprometido com a sua realidade.

Dada a condição objetiva apresentada, nossa intenção objetivou também produzir conhecimentos no campo das ciências sociais aplicadas, principalmente na comunicação comunitária e mídia educação, tendo a cidadania como eixo balizador que articule os dois conceitos. Fundamentadas principalmente no pensamento de Paulo Freire, Mônica Fantin e Cicilia Peruzzo, cujas contribuições permitiram construir um arcabouço teórico metodológico para análise das questões abordadas nos capítulos anteriores e que serviram de linha condutora para as escolhas das técnicas para a construção do conhecimento a que nos desafiamos.

Responder à questão norteadora é a dimensão mais desafiadora dessa ação dialógica, pois pressupões a superação de uma situação de opressão, e nesse sentido não podemos afirmar que a pesquisa propiciou efetivamente processos emancipatório. Porém, a comunicação comunitária, na perspectiva da mídia educação, foi capaz de dar início a um processo que não estava em curso.

Conseguimos superar a barreira do silêncio existente na região e realizar ações participativas que antes não eram implementadas. Assim, ao dar voz à uma população que vive no esquecimento da sociedade, incitamos um processo de ampliação da cidadania. Já que como ressaltamos nos capítulos anteriores, a cidadania jamais será plena somente no âmbito político, civil e social. Ela necessariamente envolve a comunicação, no sentindo mais amplo do conceito, e torna-se questão fundamental para conscientizar a população de seus direitos e deveres.

As palavras de Paulo Freire (1982. p, 54) expressam com precisão o processo provocado pela pesquisa:

A desesperança das sociedades alienadas passa a ser substituída por esperança quando começam a se ver com os seus próprios olhos e se tornam capazes de projetar. Quando vão interpretando os verdadeiros anseios do povo. Na medida em que vão integrando com seu tempo e seu espaço e em que, criticamente, se descobrem inacabados. Realmente não há por que desesperar se tem uma consciência exata, crítica, dos problemas, das dificuldades e até dos perigos que se tem a frente.

Os conteúdos identificados no jornal indicam que a comunicação comunitária possibilita a atuação dos acampados como agentes comunicativos e transformadores da sua realidade. Tendo em vista a potencialidade da comunicação comunitária para a difusão de informações e conhecimento, não seria errado afirmar que a mesma contribui significativamente para a promoção da cidadania, principalmente, de populações que sofrem com a exclusão por falta de políticas públicas e desinteresse do Estado.

Com a implantação do Jornal Pisa Ligeiro o processo comunicacional se tornou real, melhorando o fluxo das informações e da comunicação, sendo o mesmo considerado pelos acampados como um espaço para fomentar o conhecimento, a informação e história da comunidade, proporcionando o desenvolvimento e a promoção da cidadania. Isso confirma o que Peruzzo (2007) diz sobre a importância dos meios de comunicação para a promoção do desenvolvimento, disseminando informações e proporcionando oportunidade de participação.

Esse processo só foi possível através do processo de educação informal ocorrida, que resultou em um maior comprometimento dos envolvidos no projeto, no sentido de que contribui com o desenvolvimento intelectual ao selecionar conteúdo ou discutir a linha editorial dos veículos de comunicação. As oficinas para construir um

processo de apropriação das metodologias de pesquisa participativa e produção do jornal foram realizadas dentro de uma proposta educativa pedagógica. Pessoas informadas são preparadas para lutarem por seus direitos e deveres, ampliando, consequentemente o exercício da cidadania, e isso não seria diferente nem mesmo numa ocupação.

No início pensávamos em desenvolver a pesquisa numa localidade mais restrita, na ocupação Nova Primavera, porém percebemos o interesse das outras comunidades muito tarde. Ainda com todos esses desafios houve avanços significativos na construção de vínculos e identidade com moradores. Se por um lado o trabalho de comunicação comunitária poderia ser mais dialógico caso a pesquisa fosse realizada com todas ocupações, por outro, ao abranger somente os coordenadores da Nova Primavera, reforçou o espírito de comunidade aqueles.

De um modo geral foi muito positivo finalizar o processo com os coordenadores, da presença daqueles que estiveram desde o primeiro momento, dos que foram chegando durante e os que compareceram pela primeira vez, todos muito interessados em continuar com a experiência, com a consciência que ela precisa ser aprimorada. A caminhada segue adiante.

Documentos relacionados