• Nenhum resultado encontrado

Ao declarar a hipótese deste estudo, quando o mesmo era somente um projeto, não imaginava o longo percurso a percorrer a fim de concluir este trabalho.

A resposta à pergunta de pesquisa – Uma capacitação estruturada na modalidade virtual de ensino estruturado no Moodle® para o manejo da ferramenta RIPSA é eficiente para instrumentalizar os enfermeiros que atuam na atenção primária? – mostrou-se positiva em vários aspectos e a hipótese pôde ser aceita como verdadeira, pois um ambiente virtual de ensino e aprendizagem elaborado no Moodle® para capacitar enfermeiros para utilização da RIPSA mostrou-se eficiente.

O processo de construção do AVEA agregou muito conhecimento pedagógico à pesquisadora, bem como domínio da ferramenta Moodle®, que cada vez mais será objeto de estudo e aliado na ocupação docente. A estruturação de uma plataforma de capacitação é tarefa que exige domínio do tema e esforço em conhecer e utilizar as diversas opções apresentadas pela plataforma pela qual se opta para o desenvolvimento do mesmo.

Tanto aspectos técnicos quanto pedagógicos devem ser levados em conta, adequando à realidade virtual, em que o profissional capacitado não terá contato com o autor do curso, e, portanto, o mesmo deve ser autoexplicativo e passível de condução sem exigir um completo domínio da informática.

A comparação de duas metodologias – presencial e a distância – permitiu a visualização de necessidades específicas do público profissional a ser formado e instigou para a continuidade deste tipo de estudo. Quando comparadas duas metodologias para a capacitação no tema RIPSA, metodologia presencial e online (Moodle®), ambas demonstraram-se efetivas na capacitação dos enfermeiros ao aumentarem significativamente os escores obtidos nos testes, porém, a metodologia a distância apresentou um ganho estatisticamente significante superior, e, quando analisadas questões específicas que envolveram o manejo do computador, o ganho foi ainda maior.

A modalidade a distância (online) apresenta desafios na preparação e manutenção dos usuários ao longo do curso, porém, tem um alcance maior e, é, portanto, uma opção viável para difusão do tema entre enfermeiros e outros profissionais de saúde.

As limitações deste estudo consistem em aspectos comparativos que não podiam ser controlados pelo pesquisador, como a atuação dos educadores na modalidade presencial e empecilhos tecnológicos na

modalidade a distância. Embora a amostra se refira a um grupo restrito de enfermeiros, a realização do estudo permitiu testar a eficácia da ferramenta Moodle® como aliada à capacitação de profissionais em saúde.

Capacitar os enfermeiros da Rede de Atenção Primária para a utilização da RIPSA, em três municípios do Estado de Santa Catarina, foi uma tarefa desafiadora e complexa. Todo o processo de realização do estudo, que envolveu a estrutura de conteúdo, a criação do Ambiente Virtual, o contato e seleção dos grupos de estudo, encontros presenciais e aplicação dos testes, bem como da capacitação virtual somaram 14 meses de estudo. Ao final deste período, perceber que ambas as modalidades colaboraram para o conhecimento prático dos enfermeiros referente à RIPSA, uma ferramenta útil e importante para estes profissionais, estimula ao aprimoramento destas ferramentas e à adoção do modelo virtual como opção de escolha devido ao alcance que esta modalidade possui, sem diferir nos resultados para a modalidade presencial.

Torna-se importante definir um modelo de política de formação/capacitação e educação em saúde para os recursos humanos, ao lado de um modelo de gestão. As capacitações na área da saúde devem ser consideradas estratégicas para a consolidação do SUS, podendo constituir-se num espaço concreto de construção de competência técnica, política e ética para o fortalecimento dos recursos (SILVA, OGATA e MACHADO, 2007).

O uso da norma ISO/IEC 25040:2011 agregou conhecimentos referentes à criação de ambientes virtuais e softwares, bem como qualificou de modo quantitativo tanto o AVEA quanto o próprio sítio da RIPSA, objeto temático desta capacitação. Considerando a crescente apropriação de novas tecnologias educacionais, que cada vez mais transformam a maneira como se desenvolve o processo de ensino- aprendizagem em Enfermagem, incluindo a educação continuada para profissionais, afirma-se que o AVEA desenvolvido com auxílio da ferramenta Moodle® contribui com o desenvolvimento profissional, na construção dos saberes, na capacitação prática para manuseio da RIPSA com interatividade e compartilhando o conhecimento.

A avaliação dos aspectos de funcionalidade, usabilidade e eficiência do AVEA revelou que a produção tecnológica atende as características e subcaracterísticas determinadas pela norma ISO/IEC 25040: 2011 e, portanto, possui características técnicas adequadas para aplicação na área de capacitação e educação em enfermagem.

O estudo apontou ajustes que serão feitos no ambiente, a fim de torná-lo ainda mais adequado ao processo de instrumentalizar os enfermeiros e outros profissionais de saúde na utilização, manuseio, acesso e troca de informações na plataforma RIPSA.

Faz-se necessário que cada vez mais estudos avaliem as ferramentas tecnológicas disponíveis para educação e capacitação de profissionais de saúde. Considerando-se o desafio de alcance destes profissionais, a educação a distância com interfaces adequadas e cuidadosamente desenvolvidas pode suprir esta crescente demanda na difusão do conhecimento.

Foi um grande desafio encontrar e manter o público-alvo deste estudo interessado e participante, porém, concluir este estudo com uma amostra que, mesmo pequena, permite análises estatísticas e importantes suposições neste campo do conhecimento é satisfatório.

A experiência de discutir esta temática em uma universidade estrangeira trouxe muito aprendizado e reflexões para o resultado final desta tese, bem como um artigo publicado em conjunto com o grupo de pesquisadores da City London University (Apêndice 5).

Reconhecem-se as limitações deste estudo, porém, dois aspectos importantes podem ser concluídos a partir do mesmo: a RIPSA é pouco conhecida e utilizada entre os Enfermeiros e as ferramentas de Educação a Distância (AVEA - Moodle®) são eficientes para capacitação profissional.

Estudos referentes à utilização do Moodle® como aliado na capacitação profissional devem ser continuados e conduzidos no rigor científico.

A RIPSA, como ferramenta para profissionais da área da saúde, deve ser divulgada e utilizada para seu constante aprimoramento.