• Nenhum resultado encontrado

Essa pesquisa abordou a informação jurídica em meio eletrônico sob o aspecto da Representação da Informação, utilizando o Projeto LexML Brasil como objeto de estudo.

95 Na primeira seção, foram apresentados aspectos da literatura que compõem o cenário para o entendimento dos conceitos e contextos propostos nesta pesquisa. Na segunda seção, apresentamos os aspectos metodológicos que caracterizam essa pesquisa bem como o percurso para a construção das duas fases de análise de dados.

Em seguida, foram mapeados os padrões bibliográficos do Projeto LexML Brasil a partir dos níveis aplicações informáticas, de representação de dados e abstrato. Além disso, foi analisada como se dá a presença de objetivos bibliográficos e princípios da Representação da Informação nos registros do Portal LexML Brasil, sendo este um produto do Projeto.

O objetivo geral de analisar os padrões da Representação da Informação utilizados no Projeto LexML Brasil foi satisfatoriamente realizado, uma vez que no recorte teórico proposto, por meio da categorização dos padrões bibliográficos, princípios da representação e objetivos bibliográficos, foi possível analisar sob o prisma teórico o objeto de estudo.

Cabe ressaltar que nesta pesquisa foi elaborada uma metodologia para analisar os padrões da Representação da Informação, construída a partir de conceitos advindos da área, principalmente acerca dos padrões bibliográficos, objetivos bibliográficos e princípios da Representação. Dessa forma, esperamos contribuir para alimentar a pratica futura no que concerne ao uso de instrumentos metodológicos para a análise de padrões da Representação da Informação em catálogos, portais, bibliotecas digitais ou em objetos semelhantes.

Apesar da pesquisa abordar um estudo de caso de determinado objeto, sua metodologia é passível de ser aplicada em outros projetos, uma vez que a construção da análise foi pautada em teorias gerais da área da Representação da Informação. Além disso, o objeto de estudo em questão se assemelha com outros esforços ou projetos no âmbito internacional, situados principalmente na Europa, que utilizam a linguagem XML na organização da informação jurídica em meio eletrônico, principalmente em relação a informação legislativa.

No que tange a análise de dados, o número de registros utilizados mostrou-se suficiente, uma vez que se fosse realizadas análises com mais registros, as características observadas poderiam se repetir. Isso acontece devido à presença intensa da padronização dos dados.

96 Apesar de não abordar os registros da jurisprudência na segunda etapa de análise, as informações advindas da legislação e da doutrina apresentaram-se como insumo para a compreensão sobre como se manifestam os princípios de descrição e os objetivos bibliográficos.

Os estudos de cunho teórico também são necessários. Por meio da teoria abordada, foi proposta a metodologia de análise de dados que considerou os elementos de classificação dos padrões bibliográficos, bem como nos conceitos relacionados aos objetivos bibliográficos e princípios de descrição para a construção do quadro de análise utilizado no Portal. Ademais, foi necessário recorrer à literatura, especificamente aos estudos relacionados ao projeto, para complementar a discussão dos dados obtidos.

Para atender ao objetivo geral, foram propostos objetivos específicos. Em relação ao primeiro objetivo de mapear os padrões bibliográficos subjacentes ao LexML Brasil, foram identificados a presença de outros padrões e instrumentos utilizados para representar as obras, bem como para estruturar a informação que exercem as mesmas funções de padrões bibliográficos comumente utilizados.

Em relação ao segundo objetivo de “identificar a presença de princípios de representação da informação presentes LexML Brasil”, estes foram identificados. Contudo, observamos a presença mais intensa do princípio da Representação, isto se deve por este encontrar-se presente em toda as categorias de análise.

No que concerne ao objetivo de “identificar objetivos bibliográficos presentes no LexML Brasil”, estes também foram mapeados, seja em menor ou maior intensidade. Os objetivos bibliográficos de adquirir e escolher, apesar de não estarem explícitos por meio do quadro de análise construído, também apresentam traços operacionais nos registros. Cabe ressaltar a forte influência do objetivo bibliográfico navegar, principalmente, a partir dos relacionamentos apresentados entre os registros da legislação e da doutrina.

A partir dos aspectos abordados nessa pesquisa, compreendemos que o Projeto LexMl Brasil é um instrumento que possui aspectos multidisciplinares, como é o caso de padrões possuem influência da Ciência da Computação, bem como as diretrizes possuem influência do Direito, além da Representação da Informação. Ou seja, observamos que o Projeto LexML possui multifaces e influências de diversos

97 instrumentos que se complementam e contribuem para a organização da informação jurídica.

A área jurídica é um campo em constante desenvolvimento. A Representação da Informação necessita ser observada não isoladamente, mas como uma área que está atrelada à contribuição de outras, principalmente em meio eletrônico. Isto posto, a Representação da Informação sofre influência de outras áreas do conhecimento, que em conjunto com estas, possui o objetivo de contribuir para a organização e o acesso à informação.

Essa pesquisa propôs um recorte conceitual para a análise de aspectos específicos de um objeto de estudo inerente à Organização da Informação jurídica no âmbito nacional. Apesar de ter sido utilizado um estudo de caso, entendemos ainda que essa pesquisa contribuiu para a área, uma vez que o próprio projeto LexML possui influência direta de outros projetos e, portanto, a semelhança de determinados instrumentos utilizados. Além disso, foi observada a teoria operacionalizada por meio dos instrumentos de Representação a Informação.

Documentos relacionados