• Nenhum resultado encontrado

A pesquisa abordou os conhecimentos associados aos ternos pitagóricos, os quais podem ser utilizados de forma significativa como disciplina auxiliar no ensino de diversos tópicos da matemática da educação básica, em especial, quando se utiliza o próprio Teorema de Pitágoras.

As principais conclusões da presente pesquisa são:

a) os teoremas e propriedades dos ternos pitagóricos podem ser didaticamente demonstrados, de forma razoavelmente simples e compreensível a estudantes das últimas séries do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio;

b) inúmeras curiosidades são associadas aos ternos pitagóricos, podendo algumas delas também ser demonstradas de forma acessível a estudantes da educação básica;

c) os ternos pitagóricos podem ser associados, de modo geral, à resolução de problemas que envolvem o teorema de Pitágoras, com aplicações em matérias diversas na educação básica;

d) os conhecimentos sobre os ternos pitagóricos podem ser utilizados na resolução de problemas do dia a dia das pessoas.

Ficou demonstrado que os ternos pitagóricos podem ser utilizados como auxiliar no desenvolvimento de estratégias de resolução de alguns tipos de problemas, constatação essa que, por si só, já credencia este tema como importante meio de facilitação da aprendizagem da matemática na educação básica. Além disso, os teoremas e propriedades dos ternos pitagóricos podem ser demonstrados a partir de técnicas não tão complexas, de modo que podem ser plenamente trabalhados com os alunos dos últimos anos do ensino fundamental e em todo o ensino médio.

Outra importante contribuição que os ternos pitagóricos podem dar ao ensino de matemática na educação básica é no aspecto lúdico, uma vez que há inúmeras curiosidades associadas. Curiosidades estas que servem para despertar e incentivar os discentes ao estudo e aprofundamento do conhecimento matemático, sendo este fator também de relevância no resgate da melhoria do ensino e da aprendizagem em matemática.

A grande questão que se coloca, à vista da situação atual do ensino de matemática na educação básica, seria como introduzir os conceitos tratados nesta dissertação no cotidiano dos professores que trabalham efetivamente nessa etapa do ensino. É que o conteúdo não é explicitamente incluído nos conteúdos dos livros didáticos disponíveis, de modo que uma

estratégia deve ser desenvolvida para que tal conhecimento e as formas de sua aplicação em sala de aula possam ser disseminadas.

Não há dúvidas que o desenvolvimento de material didático auxiliar e a realização de oficinas seriam formas de implementação dos ensinamentos junto aos professores, de modo que se percebe a necessidade de ampliação do estudo e a sua continuidade, para transpor os limites do texto dissertativo e tornar-se meio efetivo de melhoria do ensino da matemática.

Por fim, considerando os objetivos do Programa de Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT, conclui-se que o objetivo geral da pesquisa foi atingido, uma vez que ficou clara a importância dos ternos pitagóricos para o ensino da matemática e a sua aplicabilidade à educação básica.

Quanto aos objetivos específicos, relacionar e demonstrar os principais teoremas e propriedades que caracterizam os ternos pitagóricos, estabelecer uma relação dos ternos pitagóricos com outras áreas da Matemática, mostrar a importância dos ternos pitagóricos no ensino da matemática na educação básica e apontar formas de aplicabilidade dos ternos pitagóricos aos conteúdos matemáticos da educação básica, também foram plenamente atingidos, a partir do detalhamento do conteúdo abordado nessa dissertação.

REFERÊNCIAS

BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo Padrões Pitagóricos: geométricos e numéricos. São Paulo: Atual, 1993.

BEZ, Edson Tadeu. Relacionando Padrões entre Sequência de Fibonacci, Secção Áurea e Ternos Pitagóricos. Licenciatura em matemática, Universidade Federal de Santa Catarina,

Florianópolis, SC, Brasil, 1997. Disponível em

<http://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/96816/Edson_Tadeu_Bez.PDF? sequence=1>. Acesso em: 13 fev. 2013.

CAVALCANTI, José Airton; BARROS, José Severino de; ALMEIDA, Jaelson Dantas de. Ternos Pitagóricos: aprofundamento de um conceito aplicado na educação básica. VI

EPBEM – Monteiro, PB, novembro de 2010. Disponível em

<http://www.sbempb.com.br/anais/arquivos/trabalhos/MC-19496965.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2013.

FEITOSA, Hércules de Araújo. Quanto um deus está além de outro deus? Elementos de matemática na Babilônia. Mimesis, Bauru, v. 21, n. 1, p. 25-38, 2000.

FILHO, Homero Gomes. Teoremas Pitágoras – FERMAT – resolução dos trios pitagóricos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2010.

______. Resolução de Pitágoras - os triângulos retângulos pitagóricos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2011.

FOSSA, John A.; ERICKSON, Glenn W. Uma Heuristica Platonica para Ternos Pitagóricos. Principios, v. 4, n. 5, p.147-158, 1997.

MAGALHÃES, Cícero Thiago B., Sequência de Fibonnacci. Disponível em <http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=propriedades%20da%20sequencia%20de%20 fibonacci&source=web&cd=3&cad=rja&ved=0CD4QFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.ob m.org.br%2Fexport%2Fsites%2Fdefault%2Frevista_eureka%2Fdocs%2Fartigos%2Fsequenci

a_fibonacci.doc&ei=PONIUcW-I8SY0QGlu4CgAg&usg=AFQjCNHMkIKLrsX_SctNTGpPhFPyC9zHiA&bvm=bv.4382854 0,bs.1,d.eWU>. Acesso em: 19 mar. 2013.

SBM. Sociedade Brasileira de Matemática. Regimento do PROFMAT 2012. Disponível em:

http://www.profmat-sbm.org.br/regimento.asp. Acesso em 07/01/2013.

SILVA, Georgiane Amorim. Ternos Pitagóricos: uma Ferramenta Pedagógica no Ensino

do Teorema de Pitágoras. Disponível em

<http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/111-1-A-gt4_amorim_ta.pdf >. Acesso em: 11 fev. 2013.

______. Estudo histórico e pedagógico sobre ternos pitagóricos à luz de Eugène Bahier. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil, 2009. Disponível em <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp129489.pdf >. Acesso em: 11 fev. 2013.

SCHOENFELD, Alan. Porque toda esta agitação acerca da resolução de problemas? In P. Abrantes, L. C. Leal, & J. P. Ponte (Eds.), Investigar para aprender matemática (1996) (pp. 61-72). Lisboa: APM e Projecto MPT. (Artigo originalmente publicado em 1991 na

revista ZDM). Disponível em

<http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/fdm/textos/schoenfeld%2091.pdf>. Acesso em 10 fev. 2013.

WAGNER, Eduardo. Teorema de Pitágoras e Áreas. _lp_Pitágoras, 2009/8/17, Estilo OBMEP. Disponível em <http://server22.obmep.org.br:8080/media/servicos/recursos/>. Acesso em: 10 fev. 2013.

Sites consultados:

EQUAÇÕES DIOFANTINAS IV – O PRINCÍPIO DA BOA ORDEM. Disponível em <http://www.somatematica.com.br/coluna/gisele/06112001.php>. Acesso em: 28 mar. 2013.

NÚMERO DE FIBONACCI. Disponível em

APENDICE

De acordo com Magalhães (1997?), dentre as propriedades básicas da Sequencia de Fibonacci, temos que:

(II) Se

m ³1

e n >1, então

f

n m+

= f

n-1

f

m

+ f f

n m+1 Prova: Vamos fazer indução sobre m:

1 1 1 2 1

1:

n n n n n

m= f

+

= f

-

f + f f = f

-

+ f

(verdadeira) 2 1 2 3 1 1 1

2 :

n n n n

2

n

(

n n

)

n n n

m= f

+

= f

-

f + f f = f

-

+ f = f

-

+ f + f = f + f

+ (verdadeira) Seja q > 2 e suponhamos a propriedade válida para todo

k, 2£k<q,

e para todo n > 1. Esta suposição, mais o fato de que a propriedade vale também para k = 1, nos garante:

( 2) 1 2 1 n q n q n q f + - = f - f - + f f -( 1) 1 1 n q n q n q f + - = f - f - + f f

Somando membro a membro essas igualdades e levando em consideração a fórmula recursiva que define

( ) :f

n

1 1

n q n q n q

f + = f - f + f f +

Ou seja, a fórmula vale também para q, sempre que n > 1. O princípio da indução nos garante então que vale para todo

m ³1

e qualquer n > 1.