• Nenhum resultado encontrado

A dissertação ora sob relatório teve como objetivo analisar a situação ambiental do Município de Fortaleza, com foco no conceito de sustentabilidade. Para isso, desenvolveu-se um índice de sustentabilidade – IS, que buscou retratar o estado da população ante o acesso dos serviços básicos de saneamento, imprescindíveis aos padrões socioambientais e necessários a uma boa qualidade de vida.

De acordo com os dados obtidos neste experimento, na perspectiva da proposta investigativa expressa, o Município de Fortaleza pode ser considerado sustentável, uma vez que no fechamento do processo investigativo denotou níveis desejáveis, com IS de 7,945, valor considerado alto no método utilizado nesta pesquisa. Evidencia-se que, mesmo assim, foi possível identificar importantes assimetrias dentre os bairros que integram o Município. Estas resultam de inúmeros fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais.

Faz-se necessário destaca o fato que os serviços que compõem o saneamento básico fazem parte de um conjunto maior, formado pelas demais infraestruturas disponíveis na Cidade: energia elétrica, telecomunicações e eixos viários, como exemplos. Também a pesquisa evidenciou que o Estado, setores organizados da sociedade e as corporações imobiliárias definem os rumos conflitantes da distribuição da infraestrutura pela Cidade.

O Estado aparece no papel de provedor de bens e serviços essenciais à vida humana para a o desenvolvimento socioeconômico da população e seu bem- estar. Considera-se que o Estado não é igualitário no provimento dos serviços públicos na cidade, concentrando fatia maior de investimentos em determinadas regiões, havidas como espaços nobres em razão do elevado valor financeiro do metro quadrado no conjunto do Município. Enquanto isso, outras regiões permanecem engessadas e à margem desses benefícios/direitos. Assim, formam-se grandes centros periféricos, enormes aglomerados populacionais, que intensificam o adensamento urbano e tornam complexas as disparidades sociais, dentre os diversos setores da população, em virtude do provimento desigual de investimentos pela cidade.

Outro fator preponderante é o constante aumento da população na Capital cearense, fazendo com que a especulação imobiliária aumente. Com efeito, o valor do metro quadrado oscila bastante de local para local. Bairros com maior infraestrutura possuem os maiores valores por metro quadrado, sendo, consequentemente, ocupados pela população de maior poder financeiro, de modo a elitizá-los.

Enquanto isso, a população de menor poder aquisitivo e mais dependente dos recursos públicos – que, por sua vez, luta por um fragmento do solo urbano - é obrigada a ocupar as reentrâncias menos valorizadas pelo mercado fundiário na cidade, como áreas alagadas, margens de rios, encostas íngremes e bairros longínquos das localizações mais dinâmicas quanto à economia e aos serviços urbanos.

À medida que a cidade se expande, em termos populacionais e de infraestrutura, menos espaços são disponibilizados para moradia popular. No momento em que avenidas são abertas e as redes de saneamento são expandidas nas localizações menos atendidas, este vão sendo alvo da especulação imobiliária, destinando-se às populações de maior rendimento. Assim, a população mais pobre se movimenta, migrando para outros espaços em lugares ainda desprovidos das ações públicas.

Nessa perspectiva, é justificada a criação de meios sensíveis para identificar esses fenômenos contemporâneos típicos da urbanização. Nesse sentido, a criação do índice se faz válida, pois subsidiar o direcionamento de políticas públicas, com recorte social e ambiental para essa finalidade.

Em tal circunstância, a utilização do Índice de Sustentabilidade - IS como instrumento didático e metodológico, proposto nesse trabalho, se mostrou eficaz. Isto porque, depois de análise do IS, foi possível identificar a existência de espaços de concentração e de escassez de assistência básica, revelando uma espacialização contínua desses serviços em um território que abrange o Centro histórico e seus bairros circunvizinhos. Fora dessa concentração mais expressiva da infraestrutura, apareceram algumas exceções, exemplificadas pelos conjuntos habitacionais que, no processo urbano, se reconfiguram, transformando-se em bairros, tendo um bom atendimento desses serviços.

Os investimentos estatais em serviços públicos em conjuntos habitacionais, como os Conjunto Ceará I e II, Conjunto Esperança, Conjunto Palmeiras, Guararapes e Cidade 2000, foram determinantes para a valorização desses locais, tendo suas características residenciais alteradas, o que atraiu estabelecimentos comerciais e famílias de maior poder aquisitivo, uma vez que possuem melhor infraestrutura para aporte da população, proporcionando, assim, melhor qualidade de vida.

Em contrapartida, no que concerne aos bairros periféricos, à medida que se distanciam do Cento histórico, o IS vai revelando valores baixos. Isto é explicado pelo menor acesso à infraestrutura por parte da população. Essa precariedade de infraestrutura se dá pelo fato de desses bairros não possuírem planejamento urbano, sendo, na sua maioria, resultantes de invasões e/ou ocupações impróprias. Além da precariedade ao acesso de sistema saneamento, há também deficiência nos serviços básicos de educação e saúde.

Em adição às disparidades de infraestrutura, após a análise dos indicadores socioeconômicos, o estudo revelou que essa realidade não destoa. Foi verificado que a periferia possui também os piores IDH’s. Tal sucede e razão de inúmeros fatores, como ínfima taxa de alfabetização, baixa renda, precariedade no acesso a serviços de saúde, elevado índice de criminalidade e algodo percentual de concentração demográfica, que são piores à medida os locais que se distanciam do centro histórico.

Aliado a pouca infraestrutura, observou-se que os baixos índices socioeconômicos também contribuem para menor índice de sustentabilidade. Uma vez que uma população marginalizada não é devidamente orientada pelo estado para fazer o bom uso do solo, torna-se recorrente o uso de práticas indevidos, que contribui para a degradação e o mau uso dos recursos naturais. Exemplo disso são os recursos hídricos de Fortaleza, altamente poluídos, casos do rio Ceará, rio Maranguapinho e o rio Cocó.

Com efeito, essa modalidade de poluição incide na ocorrência de endemias periódicas e, consequentemente, incide na menor qualidade de vida da população local. Além disso, as iterações desses fatores contribuem de

determinantemente para uma redução continua das condições ambientais dessas áreas.

Conclui-se, com este ensaio que, para melhora no Índice de Sustentabilidade - IS de Fortaleza, serão necessários aportes de recursos na infraestrutura e no âmbito social. Isto porque, para se ter melhor qualidade de vida e mais qualidade ambiental, é necessário, além do acesso e da melhor apropriação da infraestrutura pela população, que sejam implantados processos educativos de informação sobre a temática ambiental, a fim de garantir o uso adequado e a manutenção dessa infraestrutura.

Conclui-se que, malgrado o Município de Fortaleza haver obtido um valor alto para o Índice de Sustentabilidade proposto, no que concerne ao acesso a infraestrutura de saneamento, é indispensável promover melhorias. Caso esta melhoria na infraestrutura não se conjugue a medidas socioeducativas, esses esforços podem ser em vão, uma vez que práticas inadequadas podem continuar ser executadas, o que contribuirá para manutenção dos problemas ambientais e não globalização da sustentabilidade.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, F. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

ALMEIDA, S. W. C.; BUENO, L. M. M. Urbanismo e qualidade habitacional. In: LABHAB, FAUUSP, Relatório final da pesquisa Parâmetros para urbanização de

favelas. São Paulo, 1999.

ALMEIDA. L. Q. Vulnerabilidade socioambientais de rios urbanos: Bacia

hidrográfica do rio Maranguapinho, Região Metropolitana de Fortaleza/CE. Rio

Claro/SP, 2010.

ALVES, L. C.; VIDAL, C. B. Resíduos sólidos urbanos e seus impactos

socioambientais na cidade de Fortaleza/CE, Campina Grande/PB, 2016

ARAÚJO, A. M. M. Fortaleza, metrópole regional: trabalho, moradia e acumulação. Fortaleza: Eduece, 2010.

CEARÁ. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Org.). Mapa das

Regionais de Fortaleza. Disponível em:

<http://www2.ipece.ce.gov.br/atlas/capitulo1/11/pdf/Mapa_Regionais_Fortaleza.pdf>. Acesso em 20 julho 2016.

CARVALHO, A. R., OLIVEIRA, M. V. C. Princípios Básicos do Saneamento do Meio. 10 Ed. São Paulo, SENAC, 2003.

HAMMOND, A. et al. ENVIRONMENTAL INDICATORS: A Systematic Approach to

Measuring and Reporting on Environmental Policy Perfomance in the Context of Sustainable Development. Waschigton, DC: World Resources Instituit, 1995.

Disponível em:<http://pdf.wri.org/environmentalindicators_bw.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2016.

BAFFI, M. A. T. Modalidades de pesquisa: um estudo introdutório. Pedagogia em

Foco: Petrópolis, 2010.

BARONI, M. Ambiguidades e deficiências do conceito de desenvolvimento sustentável, Revista de Administração de Empresas, São Paulo, 1992.

BELL, S.; MORSE, S. Measuring sustainability: Learning by doing. Londres:

Earthscan Publications, 2003.

BELL, S.; MORSE, S. Sustainability Indicators: Measuring the immeasurable? Londres: Earthscan Publications, 1999.

BELLEN, H. M. V. Indicadores de sustentabilidade: uma análise comparativa. 2.ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006.

BENTO, V. R. S. Centro e Periferia em Fortaleza sob a ótica das disparidades na infraestrutura de saneamento básico, Fortaleza, 2011.

BITAR, O.Y & ORTEGA, R.D. Gestão Ambiental. In: OLIVEIRA, A.M.S. & BRITO, S.N.A. (Eds.). Geologia de Engenharia. São Paulo: Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE), 1998.

BRASIL, INSTITUTO TRATA. Ociosidades das redes de esgotamento sanitário

no Brasil, 2015.

BRASIL, INSTITUTO TRATA. Ranking do saneamento do Brasil, São Paulo, 2017.

BRASIL, INSTITUTO TRATA. Ranking do saneamento do Brasil, São Paulo, 2016.

BRASIL, MINISTÉRIO DAS CIDADES. Diagnóstico dos serviços de água e

esgotos – 2015. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento 2015.

Disponível em: < http://www.snis.gov.br>. Acesso em: 14/06/2017.

BRASIL, MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Anuário Estatístico de Energia

Elétrica 2016, Brasília, 2016. Disponível em

<http://www.epe.gov.br/AnuarioEstatisticodeEnergiaEletrica/Forms/Anurio.aspx> acesso em 15/6/2017.

BRASIL, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Cadernos de sustentabilidade da

RIO+20. Brasília, 2012. Disponível em

<http://www.mma.gov.br/images/noticias_arquivos/pdf/dezembro_2012/caderno- sustentabilidade.pdf> acessado em 15/02/2017.

BRASIL: Câmara dos Deputados. Agenda 21. United National Conference on Environmental and Development. Rio de Janeiro, 1995.

BRÜSEKE, F. J. O problema do desenvolvimento sustentável. In CAVALCANTI, C. (organizador). Desenvolvimento e natureza: Estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez, 1995.

CARVALHO, M. L. F. Coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos

domiciliares de Fortaleza – Ceará: desafios, Fortaleza, 2016. Disponível em

<http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2427> acessado em 15/06/2017

CAVALLIERI, F.; LOPES, G. P. Índice de Desenvolvimento Social - IDS: comparando as realidades microurbanas da cidade do Rio de Janeiro. Coleção Estudos Cariocas. Rio de Janeiro: Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, 2008.

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso

Futuro comum. Rio de Janeiro, 1988.

COSTA, M. C. L. Fortaleza: expansão urbana e organização do espaço. In: SILVA, J. B.; CAVALCANTE, T. C.; DANTAS, E. W. C. Ceará: Um Novo Olhar Geográfico. 2. Ed. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2007

EASTMAN, J. R. Idrisi Kilimanjaro: Guide to GIS and Image Processing. Worcester: Clark University, Manual. 2003.

FORTALEZA, PREFEITURA MUNICIPAL. Avaliação do Plano Plurianual 2014-

2017, Biênio 2014-2015, Fortaleza, 2016.

FORTALEZA, PREFEITURA MUNICIPAL. Plano Municipal de Saneamento

Básico de Fortaleza Convênio de cooperação técnica entre Companhia de Água e

Esgoto do Ceará – CAGECE e Agência Reguladora de Fortaleza – ACFOR,

Fortaleza, 2014. Disponível em <

https://urbanismoemeioambiente.fortaleza.ce.gov.br/images/urbanismo-e-meio- ambiente/infocidade/diagnostico_do_sistema_de_esgotamento_sanitario.pdf>, acessado em 15/02/2017.

FORTALEZA. Estudo de Impacto Ambiental e Social – EIA do programa de infraestrutura básica em saneamento do estado do Ceará - SANEAR II. Relatório de

Plano de Controle Ambiental (TOMO IV). Fortaleza, 2005.

FORTALEZA. Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Urbanos (PMGIRS). 2012.

GOMES, S.; SEPE, P. M.; Indicadores ambientais e gestão urbana: desafios para a construção da sustentabilidade na cidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indicadores de desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em <http://www.ibge.gov.br>. Acessado em 10/03/2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indicadores de

desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em

<http://www.ibge.gov.br>. Acessado em 10/03/2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indicadores de

desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em

<http://www.ibge.gov.br>. Acessado em 10/03/2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indicadores de

desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em

<http://www.ibge.gov.br>. Acessado em 10/03/2017.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ.

Indicadores Sociais do Ceará 2012, Fortaleza, 2014. Disponível em

http://www.ipece.ce.gov.br/ipece-informe acessado em 13/05/2017.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ. Informe Nº

61 - Infância em Fortaleza: Aspectos socioeconômicos a partir de dados do censo

2010. Fortaleza, junho de 2013. Disponível em http://www.ipece.ce.gov.br/ipece- informe acessado em 13/05/2017.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ. Informe Nº

42- Tema VII: Distribuição espacial da renda pessoal. Fortaleza, outubro de 2012.

Disponível em http://www.ipece.ce.gov.br/ipece-informe acessado em 13/05/2017. INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ. Informe Nº

38 - tema V: Aspectos educacionais. Fortaleza, agosto de 2012. Disponível em

http://www.ipece.ce.gov.br/ipece-informe acessado em 13/05/2017.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ. Informe Nº

44 - tema IX: As condições domiciliares dos Bairros, novembro de 2012. Disponível

em http://www.ipece.ce.gov.br/ipece-informe acessado em 13/05/2017.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ. Informe Nº

47 - tema XI: Perfil do analfabetismo nos bairros, agosto de 2012. Disponível em

http://www.ipece.ce.gov.br/ipece-informe acessado em 13/05/2017.

INTERNATIONAL INSTITUTE FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT.

Compendium: a global directory to indicator iniciatives. Disponível em:

<http://www.iisd.org/measure/compendium> acessado em: 10/03/2017.

KRAMA, Márcia Regina. Análise dos indicadores de desenvolvimento

sustentável no Brasil, usando ferramenta painel de sustentabilidade. Curitiba,

2008.

LEITE BARBOSA, A. P. L. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UECE, 2001.

MALHEIROS, T. F.; PHLIPPI JR., A.; COUTINHO, S. M. V. Agenda 21 nacional e indicadores de desenvolvimento sustentável: contexto brasileiro. Saúde soc., 2008. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. São Paulo:

Atlas, 2006.

MOTA, Suetônio. Urbanização e meio ambiente. Rio de Janeiro: ABES, 2003. OLIVEIRA, C. P. O. Método de avaliação por múltiplos critérios como apoio ao

Brasil. Dissertação (Mestrado). Fundação Universidade Federal do Amapá. Macapá, 2009.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaration of the United Nactions

Conference on the Human Environment, Stockholm, 1972.

PHILIPPI Jr, A.; MALHEIROS, T. F. Indicadores de sustentabilidade e gestão

ambiental, São Paulo, 2012.

RAMOS, R. A. R. Localização Industrial – Um Modelo Espacial para o Nordeste de Portugal. Dissertação de Doutorado. Universidade do Minho. Braga, Portugal. 2000. RIBEIRO, M. A. P.; Estudo comparativo entre uma ocupação espontânea

urbanizada e outra não espontânea na cidade de Fortaleza com base no modelo ISA/F, Fortaleza, 2007.

RODRIGUES, M. S. T.; Logística reversa de eletroeletrônicos em Fortaleza/CE: analise multicritério e modelagem matemática para escolha de locais de pontos de coleta de resíduos. Fortaleza, UFC: 2014.

SAATY, T. L. A scaling method for priorities in hierarchical structures. Journal of

Mathematical Psychology, v.15, n.3, 1977.

SAATY, T. L. The analytical hierarchy process: planning, priority setting, resource allocation. New York: McGraw-Hill, 1980.

SAATY, T. L.; VARGAS, L. G. Prediction, projection and forecasting. Boston: Kluwer Academic. 1991.

SANTOS, G. O; RIGOTTO, R. M. Possíveis Impactos sobre o ambiente e a saúde

humana decorrentes dos lixões inativos de Fortaleza/CE. 2008. Disponível em:

<http://web-resol.org/textos/117-607-1-pb.pdf>. Acesso em: 15/06/2017.

SÂO PAULO, PREFEITURA MUNICIPAL. Indicadores ambientais e gestão

urbana: desafios para a construção da sustentabilidade na cidade de São Paulo /

Patrícia Marra Sepe, Sandra Gomes – São Paulo: Secretaria Municipal do Verde e do Meio ambiente: Centro de Estudos da Metrópole, 2008.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de

SOUTO, R. D. Desenvolvimento sustentável: da tentativa de definição do

conceito às experiências de mensuração. 2011.

WCED - WORLD COMMISSION ON ENVIRONMENT AND DEVELOPMENT. Our

Commom Future. Oxford and New York: Oxford University Press, 1987.

OECD - ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT:

Core set of indicators for environmental performance reviews: a synthesis report

by the group on the state of the environment. Paris: OECD, 1993.

AMORIM, B. P.; CÂNDITO. G.A. Diagnóstico da Problemática dos Resíduos Sólidos Urbanos: Uma aplicação do sistema de indicadores de sustentabilidade Pressão- Estado-Impacto-Resposta (PEIR) na cidade de Campina Grande – PB. In: Encontro Nacional da Anppas, 5., 2010, Florianópolis. Anais da Anmpas Florianópolis: Associação nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade., 2012.

BITAR, O.Y.; BRAGA, T.O. Indicadores ambientais aplicados à gestão municipal. Indicadores de Sustentabilidade e Gestão Ambiental/editores Arlindo Philippi Jr, Barueri, SP; Manole, 2012.

POLAZ, C.N.M.; TEIXEIRA, B.A.N. Utilização de indicadores de sustentabilidade para a gestão de resíduos sólidos urbanos no Município de São Carlos/SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 24., 2007, Belo Horizonte. Anais do CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL Belo Horizonte: ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007.

Documentos relacionados