• Nenhum resultado encontrado

Considerações Finais

Com base em todo o estudo feito até então, fica perceptível que a língua é de fato heterogênea, como Tarallo (1990) apresenta. Embora exista sim uma variedade padrão, ela não é a língua de fato falada no cotidiano das pessoas, pois seguir um número tão complexo de regras em situações informais não tem muita praticidade, o ser humano simplesmente quer se fazer entender, conseguindo isso através da linguagem, podendo ela ser formal ou não. A depender da região haverá diversas variantes na fala das pessoas, sejam questões de pronúncia ou palavras que tenham um valor semântico diferente umas das outras e há casos de palavras que existem em uma região, mas que não são conhecidas em outra, na qual existem outros termos para se referir àquela palavra.

A heterogeneidade linguística não se dá apenas na divisão de regiões, mas também em comunidades próximas, afinal, como foi abordado, cada grupo social tem interesses em comum, que diferem uns dos outros, causando diferenças que vão além dos objetivos dos grupos, mas que são marcados também pela sua línguagem. O grupo dos jogadores de games são fortemente marcados pelos termos técnicos usados nos jogos e que se arraigam no vocabuláro deste grupo. E ainda existem diferenças nos grupos sociais se nestes existirem outros subgrupos, como no caso dos gamers que embora possuam uma linguagem padrão que é notória e comum nos grupos de forma geral, existem subgrupos relacionados aos diferentes tipos de jogos existentes e neles surgem variantes que são específicas daquele subgrupo, como é o caso do grupo dos jogadores de Pokémon Go que é um subgrupo da comunidade gamer em geral. Mesmo usando diversos termos da linguagem gamer, no Pokémon Go existem aquelas variantes que só são compreendidas por fãs da franquia pokémon, que jogadores de games de futebol ou de luta não entenderão por completo.

Como foi possivel perceber, o principal motivo do uso dessas variantes feito pelos jogadores de Pokémon Go, dentro do corpus análisado, é a economia, seja na fala ou na escrita, pois o objetivo em uma conversa informal,

é que seja feita uma comunicação compreensível e direta, quanto mais se demorar a transmitir uma mensagem em um jogo, mais a atenção do destinatário pode ser comprometida. Jogos têm uma tendência em que o rumo pode ser mudado em questão de segundos e por conta disso a fala deve ser fácil, rápida e curta. Naturalmente existem também os casos de comodidade ou preferência pelo uso de uma palavra mais conhecida, como shadow no lugar de “sombroso”, mas a necessidade de comunicação rápida e fácil é a predominante.

É importante ressaltar que nem todos os jogadores de Pokémon Go são de fato gamers, pois gamer é aquela pessoa que consome games com muita frequência. Alguns são apenas jogadores casuais que viram o aplicativo, decidiram experimentar e gostaram, mas nem sequer conhecem bem a franquia Pokémon. Porém, mesmo que alguns não sejam gamers, eles acabam se apropriando dessa linguagem devido ao contato que tem diariamente com os demais jogadores, que sempre falam e digitam usando todo o arsenal de variantes que conhecem, assim, encontramos mais uma vez o caso que Carvalho (1984) discutiu, que por mais estranha e incompreensível que pareçam os neologismos usados que ainda nos são diferentes, o contato frequente permitirá que nosso cérebro possa digerir e passar a reconhecer essa informação a ponto de se tornar natural para aquele que a estranhava.

O game continua em constante processo de atualização, pois, em 2019 três diferentes mecânicas já foram inseridas no jogo, e quanto mais novidade o jogo tem, mais termos surgem e incorporam e se transformam na linguagem desse grupo., surgem mais siglas, mais palavras de língua inglesa, ocorrem transformações em algumas delas para aportuguesar e deixar assim, mais cômoda aos falantes do português, existem ainda as puras criações neológicas, seja as que vem do jogo ou as que são criadas pelos fãs com intuito de facilitação ou simplesmente diversão e humor.

E sim, de certa forma o constante uso dessa linguagem influencia a comunicação e noção dos jogadores com o mundo real, pois determinados locais no mundo real passam a ser nomeados pelos jogadores pela forma como são chamados no jogo, fato que já levantou histórias de jogadores que

acabaram se referindo a determinado lugar pelo nome do jogo enquanto conversavam com pessoas que não conhecem o Pokémon Go, isso além das referências do jogo que acabam afetando a visão de mundo do jogador, como nos exemplos citados de trocar Deus por “Arceus”.

Dessa forma, concluímos que o grupo de gamers é uma das provas de que a linguagem é heterogenea e que se encontra em constante processo de transformação, levando em conta que surgem novas variantes com frequência, e naturalmente algumas delas desaparecem também. Além disso, embora ainda existam muitos jovens que achem o estudo sobre linguagem “chato”, a utilização de atrativos aos jovens como games e redes sociais pode ser um passo para mostrar o quanto a línguagem é interessante, e que vale a pena ser estudada. Existem os mais diversos grupos além dos gamers em todos eles existem variantes próprias que os diferenciam da linguagem de outros grupos e da língua padrão de um modo geral.

REFERÊNCIAS

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é e como se faz. 49. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Manual de Sociolinguística. São Paulo: Editora Contexto, 2014.

CARVALHO, Nelly de. O que é neologismo?. São Paulo :Editora Brasiliense, 1984.

CHOMSKY, Noam. Aspects of the Theory of Syntax. Cambridge, Massachu- setts, the MIT Press, 1965.

FIORIN, José Luiz. A linguagem Humana: do mito à ciência. In:______. FIO- RIN, josé Luiz et al.(org.). Linguística? o que é isso?. São Paulo: Editora Contexto, 2013.

LABOV, W. Padrões sociolingüísticos. Trad. de M. Bagno; M. M. P. Scher- re; C. R. Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008 [1972].

LARANJEIRA, Pablo; PORTO, Ed; PINHEIRO, Pablo Ramon de Lima. Além da arena: Análise das estruturas de organização e comunicação surgidas em co- munidades de jogadores de jogos tipo MOBA. In: XII SBGames, São Paulo, v 18, n.1, p. 80-87, 2013.

LIMA, Wesley Oliveira. Direto da Cozinha: De lixo a luxo - O estranho dia que os Regis (Ice,Rock e Steel) viraram deuses no Pokémon Go – 285. 2019.

(16min38s). Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=kOoG5RzD_EU. Acesso em: 16 nov. 2019. _______ Direto da Cozinha:Obrigado equipe Rocket! Finalmente 100% - Ditto Shiny e Kecleon, como chegarão no Pokémon GO – 294. 2019. (17min19s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=R2SDP476i9Y&t=926s. Acesso em: 16 nov. 2019.

______ Direto da Cozinha: Como entender os termos de Pokémon Go, um glossário necessário – Pokémon Go – 161. 2019. (10min14s). Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=bcS-h6jcj5o. Acesso em: 17 out. 2019.

NÃO ENTRE AKI. Pokémon brasileiros.Dísponível em: httpwww.naoentreaki.com.br8586047-pokemon-go.htm. Acesso em: 17/11/2019.

NÃO ENTRE AKI. Pokémon brasileiros.Dísponível em: httpwww.naoentreaki.com.br10093174-pokemons-brasileiros.htm. Acesso em: 17/11/2019.

PAIVA, Maria Conceição da. Mudança em tempo real e em tempo aparente. In:______. MOLLICA, Maria Cecilia; JUNIOR, Celso Ferrarezi (orgs.). Socio- linguística, Sociolinguísticas: uma introdução. São Paulo: Editora Contexto, 2007.

PAREDES, Luciene Cristina; FERREIRA, Giselle Vasconcelos dos Santos; GOMES, Nataniel dos santos. A linguagem dos jogos de vídeo game e sua in- fluência na formação de neologismos: reflexões preliminares sob a perspectiva da linguística.In:XI JNFLP,22., 2016, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: Revista Philologus, 2016. p. 191 – 200.

POKÉMON GO. Desenvolvido e Lançado pela Niantic, Aplicativo para Android e ios, 2016.

POKÉFRIENDS. WhatsApp:[grupo]. Garanhuns, 2019. POKEMON GO UAG. WhatsApp:[grupo]. Garanhuns, 2019.

TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. São Paulo, Ática, 1990.

ANEXOS

ANEXO 2: Prints dos grupos 1

ANEXO 3: Prints dos grupos 2

ANEXO 4: Prints dos grupos 3

ANEXO 5: Prints dos grupos 4

ANEXO 6: Prints dos grupos 5

ANEXO 7: Prints dos grupos 6

ANEXO 8: Prints dos grupos 7

ANEXO 9: Prints dos grupos 8

ANEXO 10: Prints dos grupos 9

ANEXO 11: Prints dos grupos e do jogo

ANEXO 12: Vídeos do Canal “Direto da Cozinha” em DVD

O DVD anexado traz três vídeos do Canal Direto da Cozinha. Dois deles tiveram trechos analisados, podendo nesta mídia ser feita mais uma análise através dos vídeos completos, e inclui também um uma vídeo aula sobre algumas palavras e termos do jogo que foram abordados neste trabalho.

Documentos relacionados