• Nenhum resultado encontrado

2 MÉTODOS E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DA

2.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Após a realização de estudos exploratórios, foi necessário identificar e analisar métodos e parâmetros de avaliação da aquisição de HSM utilizados em contextos de ambientes de treinamento reais e virtuais. Para atingir esse objetivo, foram realizados dois estudos de Revisão Sistemática (RS) envolvendo a análise de 351 trabalhos relativos ao período de 2005 a 2012.

De acordo com Kitchenham (2004), uma revisão sistemática de literatura é uma forma de identificar, avaliar e interpretar todas as pesquisas disponíveis relevantes para uma questão de pesquisa específica, área temática ou fenômeno de interesse.

Para realizar a primeira condução de RS, formulou-se inicialmente um protocolo (Apêndice A), no qual se delineou os objetivos, questões da pesquisa e fontes de buscas no banco de teses e portal de periódicos da CAPES (IEEE journals, IEEE conferences, ACM journals, ACM conferences, Springer, biblioteca digital da Sociedade Brasileira de Computação, referências acadêmicas presentes no Google Schoolar e biblioteca de teses da USP). Como resultado da primeira condução de RS, oito, de um universo de 206 trabalhos, foram escolhidos tomando como base critérios de inclusão predefinidos no protocolo de RS.

Do mesmo modo, para o planejamento e condução da segunda RS, formulou-se um protocolo (Apêndice B) no qual foram delineados os objetivos, questões da pesquisa e fontes de buscas no Portal de Periódicos da CAPES (IEEE journals, IEEE conferences, ACM journals, ACM conferences, Web of knowledge, SCOPUS, referências acadêmicas presentes no Google Scholar e biblioteca de teses da Universidade de São Paulo). Como resultado da segunda condução foram selecionados quatorze, de um universo de 145 trabalhos, sob o enfoque dos critérios de inclusão definidos no protocolo de RS. O resumo dos 22 trabalhos selecionados nos dois processos de RS pode ser observado na Tabela 6.

Mais detalhes sobre o assunto poderão ser obtidos no endereço http://www.pcs.usp.br/~interlab/formulario_conducao_rs_alexandre_anjos.zip.

47 Tabela 6 – Trabalhos selecionados nos dois processos de RS (Continua)

Referência Objetivo

1- Panait et al.

(2009) Avaliar tarefas realizadas em simuladores de RV que seguem um padrão de práticas para cirurgias laparoscópicas utilizando dispositivos com e sem retroalimentação de força.

2- Van der Meijden

e Schijven (2009) Realizar estudo de RS sobre dispositivos táteis com e sem retroalimentação de força. 3- Madan e

Frantzides (2007)

Realizar estudo de métodos de treinamento de laparoscopia nas seguintes dimensões de treinamento: i) realidade Virtual; ii) treinamento em box Inanimado; iii) combinação dos dois métodos “i” e “ii“ e iv) nenhum treinamento (informação de controle).

4- Tzafestas, Palaiologou e Alifragis (2006).

Avaliar resultados de aprendizagem em: i) cenários de educação a distância;

ii) simulação por meio de manipulação robótica e iii) experiências que acontecem em ambientes reais.

5- Dawei, Asim e

Saeid (2009) Desenvolver método para avaliar a eficácia de um ambiente virtual para o treinamento de uma tarefa ou procedimento. 6- Chowriappa et

al. (2009) Identificar padrões ou atributos centrais que caracterizam a escrita de indivíduos e especialistas. 7- Watanabe e

Katsura (2010)

Desenvolver método para avaliar o movimento humano, comparando padrões de escrita chinesa usando a teoria dos grafos.

8- Kolesnikov et al. (2009)

Desenvolver método de treinamento de HSM desenvolvido com base em simulação tátil para auxiliar em processos de aquisição de HSM em odontologia.

9- Raphael et al.

(2009) Caracterizar o perfil psicofisiológico de especialistas, de modo a retroalimentar este estado em aprendizes novatos. 10- Chalmers et al.

(2009)

Desenvolver o isolamento de características descritivas de uma sessão experimental de dados, objetivando distinguir sujeitos com Acidente Vascular Cerebral (AVC) de indivíduos sob controle, além de produzir uma métrica precisa para avaliar HSM.

11- King et al.

(2009) Investigar a utilização de uma luva de sensores sem fio em um processo de avaliação contínuo não intrusivo de movimentos da mão cirúrgica em que determinados índices de desempenho e destreza manual podem ser derivados em tarefas de dissecação laparoscópica.

12- Vuillermot et al.

(2009) Realizar estudo experimental utilizando teste computadorizado de desenho expandido (Extented Drawing Test - EDT), usado para acelerar o tratamento de AVC, e análise de desempenho com base na medida de avaliação das funções do braço e da mão.

13- Tanaka et al. (2008)

Realizar estudo experimental em um modelo robótico utilizado em jogo de tênis virtual, que se baseia em um método para avaliar HSM.

14- Yoshikawao, Koeda e Sugihashi (2007)

Desenvolver um método para avaliar quantitativamente o grau de destreza manual de uma pessoa utilizando-se de tecnologias de realidade virtual háptica

15- Stefanidis et al.

(2007) Avaliar se uma tarefa visual espacial, que mede a capacidade de atenção de um indivíduo, seria distinguível entre sujeitos com diferentes níveis de especialização em um sistema de laparoscopia, considerando a teoria da automaticidade durante o processo de aquisição de habilidades.

48

Tabela 6 – Trabalhos selecionados nos dois processos de RS (Conclusão)

Referência Objetivo

16- Solis et al. (2009) Desenvolver um robô paciente constituído de sensores e atuadores, com base em um modelo convencional humano para a realização de treinamento de suturas por meio de simulação física e mediada por computadores, capturando e processando métodos de avaliação quantitativa.

17- Baldas et al. (2010) Desenvolver um sistema computacional automatizado – SUITS (Surrey University Instrument Track ing Shystem) – que analise vídeos de cirurgias de catarata, a fim de rastrear a posição do instrumento cirúrgico durante a cirurgia.

18- Chen et al. (2010) Desenvolver um método de análise de desempenho cinemático de membros superiores de um indivíduo, a fim de avaliar

quantitativamente a distribuição da destreza e de analisar qualitativamente a capacidade de movimento.

19- Colombo et al. (2008)

Desenvolver um método para qualificar e quantificar diferentes componentes de recuperação motora em um grupo de pacientes com acidente vascular cerebral tratado por técnicas auxiliadas por robô. 20- Choi, Soo e Chung

(2009)

Desenvolver um simulador de cirurgia de catarata de baixo custo para aprendizes que praticam procedimentos de facoemulsificação em modelos gerados por computador em ambientes virtuais.

21- Stylopoulos e Vosburgh (2007)

Análise da posição e movimento de instrumentos cirúrgicos em um sistema de avaliação com a finalidade de testar um conjunto de

métricas para medir o desempenho em procedimentos em laparoscopia e endoscopia.

22- Rissanen et al.

(2006) Apresentar um framework para autoaprendizagem de habilidades cirúrgicas no campo de cirurgias laparoscópicas com base em anotação de procedimentos em simulação cirúrgica.

Fonte: Autor