• Nenhum resultado encontrado

2 ANÁLISE DAS AÇÕES DA EQUIPE GESTORA NA PERSPECTIVA DA

2.3 Apresentação e análise dos resultados da pesquisa

2.3.6 Considerações sobre a análise dos dados

O caso de gestão estudado discutiu a gestão de programas/projetos implantados na Escola Francisco Holanda Montenegro, tomando como base o desempenho da escola em Língua Portuguesa e Matemática no SPAECE, no período de 2010 a 2014.

A partir da hipótese de que a implantação e a articulação entre programas/projetos contribuem para o desempenho da escola no SPAECE, realizamos um estudo de caso para analisar as práticas da gestão da escola no desenvolvimento e articulação entre os programas/projetos. O estudo envolveu a

aplicação de questionários junto aos professores e a realização de entrevistas com a diretora e o coordenador escolar.

Após consolidar e analisar os dados da pesquisa concluímos que a gestão da escola fez a adesão a um conjunto de programas/projetos disponibilizados pela SEDUC para as escolas da rede estadual do Ceará. Essas políticas foram incluídas no Projeto Político Pedagógico da escola através de discussão coletiva envolvendo gestores e professores. A incorporação dos projetos ao PPP indica uma preocupação com a continuidade do trabalho, o que em si já é um aspecto positivo para os resultados.

Os resultados da pesquisa apontam para a existência de articulação e integração entre os vários programas/projetos e que essa estratégia impacta na aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, nos bons resultados das avaliações externas, especialmente o SPAECE e o ENEM.

Observamos que os gestores dividem com os professores a coordenação dos programas/projetos. Entretanto, a pesquisa identificou que a participação dos alunos na coordenação dos projetos é fraca. Apesar de os estudantes participarem nas funções de articuladores no Projeto Células Cooperativas, e articuladores e multiplicadores no Projeto Círculos de Leitura, a coordenação dos projetos fica a cargo dos gestores e professores.

Ficou evidente, a partir da opinião dos professores, que a participação dos alunos nos programas/projetos é quase sempre compulsória, ou seja, apenas em projetos pontuais a participação é optativa, o que mostra que o caráter participativo e coletivo ocorre mais ao nível da gestão e dos professores. Mas isso revela também que a escola constrói e consolida uma identidade forte na comunidade ao desenvolver um trabalho com foco no ensino-aprendizagem. A estratégia, para tanto, é a articulação entre programas/projetos, a partir de um PPP e de uma pedagogia de projetos.

Os dados da pesquisa indicam existir relação entre os programas/projetos desenvolvidos na escola e os resultados da escola em Língua Portuguesa e Matemática no SPAECE. Porém, essa evidência é fraca por tratar-se apenas da opinião dos professores e gestores da escola. Não é possível, nesse caso, isolar um projeto específico e estudar o seu impacto nos resultados do SPAECE.

A pesquisa não encontrou evidências de um forte protagonismo estudantil, entretanto, ficou claro o envolvimento dos alunos nos programas/projetos. Isso ocorre porque a escola passou a escolher para liderar os estudos nas células cooperativas e a leitura nos círculos de leitura, aqueles estudantes com boa capacidade de liderança e com melhor desempenho nas disciplinas do currículo.

Os resultados das entrevistas com os gestores e a resposta ao questionário pelos professores mostram também que os pais se envolvem no desenvolvimento dos programas/projetos da escola. Esse envolvimento é mais forte nos projetos: Células Cooperativas, Professor Diretor de Turma e no Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais. No projeto Células Cooperativas ocorre uma ação direta no acompanhamento de alguns pais nos estudos dos alunos nas células. Os demais apenas de forma indireta nas reuniões, nos trabalhos do NTPPS para casa e nos eventos promovidos pela escola.

Pelo exposto, é possível concluir que ocorre articulação e integração entre os programas/projetos desenvolvidos na Escola Francisco Holanda Montenegro, que os projetos apresentam maior número de articulações são os projetos PPDT e “ENEM: chego junto, chego bem!”. É possível concluir também que é em torno do ENEM que as ações da escola estão articuladas e integradas e o Professor Diretor de Turma é o ator que conecta os pontos dessa teia de relações.

Chama atenção a forma como a cultura de avaliação está repercutindo na escola estudada. Em primeiro lugar, porque a pesquisa indica que existe na escola a prática de utilizar as matrizes das avaliações para o planejamento das aulas. Se as matrizes estão sendo usadas no lugar do currículo, na verdade o que acontece é que os alunos estão sendo treinados para as provas. Isso pode ser reflexo da forte política de bonificação do estado mencionada no primeiro capítulo ao destacar a legislação que institui premiação para profissionais da escola e estudantes. Sendo assim, não podemos afirmar que a escola tenha um ensino de qualidade e seja de sucesso, pois o conceito de sucesso transcende os resultados das avaliações e diz que sucesso tem a ver com aprendizagem em dimensão ampla e plural.

Nesse sentido, percebemos também que os projetos com maior envolvimento de professores e alunos são aqueles ligados, direta ou indiretamente, à cultura da avaliação. Isto significa que toda a escola está sendo mobilizada em prol dos resultados de desempenho, o que reforça a cultura de avaliação.

Por fim, o projeto sobre o ENEM é o que mais se destaca em articulação e participação, além da participação dos alunos ser compulsória. Isso sugere que a preparação para o ENEM, que virou a maior preocupação da escola, pode estar influenciando os resultados do SPAECE.

Com isso, somos levados a concluir que a articulação entre os projetos/programas está sim influenciando os resultados do SPAECE. Contudo, esta influência é via à consolidação de uma cultura de avaliação, que privilegia os resultados de desempenho em detrimento de ações pedagógicas intrinsecamente comprometidas com a aprendizagem. Assim, apesar dos resultados apresentados pela escola no SPAECE, percebe-se que o pretenso sucesso advém de uma prática que se distancia das discussões atuais no campo da educação, que tendem a condenar ações adotadas pelas escolas que identificam as avaliações externas com a própria finalidade da escola.

Por fim, os fatores que influenciam os resultados no SPAECE e ENEM da Escola Francisco Holanda Montenegro na gestão dos programas/projetos, que podem ser tomados como ponto de partida para a melhoria dos indicadores das demais escolas da CREDE 16 são o acompanhamento, o monitoramento e o suporte dado aos professores pelos gestores da escola.

Tomando por base as conclusões desse estudo, a seguir apresentamos o plano de ação educacional que consiste em um plano de formação para os gestores escolares da CREDE 16.

3 PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL: PLANO DE FORMAÇÃO DE GESTORES