• Nenhum resultado encontrado

ensino, considerando as especificidades da diversidade e inclusão, em cooperação com os entes federados, estimulando a participação social

No documento Senhores Membros do Congresso Nacional, (páginas 110-113)

061V - Ampliação para 32% a oferta de vagas em cursos de graduação presencial em universidades federais em turno noturno.

·

061W - Fortalecimento das ações de assistência estudantil, atendendo com bolsa permanência os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que atendam os demais requisitos definidos em normativo específico, contribuindo para permanência e rendimento acadêmico do estudante na educação superior.

·

061X - Fortalecimento das atividades de regulação e do aprimoramento dos instrumentos de regulação, supervisão e avaliação das instituições e dos cursos superiores, contribuindo para a promoção da qualidade da educação superior.

·

061Y - Realização de ações voltadas para a efetividade da expansão da educação superior, com a indução da oferta alinhada às necessidades regionais e às metas de desenvolvimento econômico e social do país.

·

0621 - Democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível, por meio do Portal de Periódicos.

·

0622 - Ampliação do apoio aos programas de pós-graduação stricto sensu integrantes do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), aos projetos de pesquisa e à realização de eventos científicos.

·

0623 - Ampliação e consolidação institucional do Programa Idiomas sem Fronteiras, preparando linguisticamente a comunidade acadêmica para programas no exterior e atraindo pesquisadores e estudantes estrangeiros para universidades brasileiras.

·

0624 - Promoção da mobilidade internacional de professores, pesquisadores e estudantes, visando à internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras.

·

0625 - Ampliação do apoio a projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias, em nível de pós-graduação, no âmbito das ações de cooperação e mobilidade acadêmica e científica internacional.

·

0627 - Articulação, em conjunto com o Conselho Nacional de Educação, da inclusão de conteúdos de acessibilidade e desenho universal nas diretrizes curriculares da educação profissional e tecnológica e do ensino superior dos cursos de Engenharia, Arquitetura e correlatos.

·

0628 - Consolidação da implantação das novas diretrizes curriculares nacionais da graduação em medicina em todos os cursos das instituições federais de educação superior abertos a partir de 2014, em colaboração com as universidades federais.

·

0629 - Consolidação das atividades de supervisão e acompanhamento a programas de aperfeiçoamento e integração ensino-serviço e provimento emergencial de profissionais de saúde.

·

062A - Expansão, reestruturação, manutenção e funcionamento dos hospitais universitários federais, com fortalecimento da formação de recursos humanos na área da saúde.

·

06RK - Implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

·

06RW - Implantação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

·

06RX - Implantação da Universidade Federal do Cariri - UFCA

·

06RY - Implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFESBA

·

06RZ - Implantação do Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima

·

06S0 - Implantação do Hospital Universitário da Universidade Federal do Tocantins

·

06S1 - Implantação do Hospital Universitário da Universidade Federal de Rondônia

·

06S2 - Implantação do Hospital Universitário da Universidade Federal do Acre

·

06S3 - Implantação do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá

·

06S4 - Construção de Prédios do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

·

06S5 - Implantação do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora

·

OBJETIVO: 1011 - Aprimorar os processos de gestão, monitoramento e avaliação dos sistemas de

ensino, considerando as especificidades da diversidade e inclusão, em cooperação com

os entes federados, estimulando a participação social.

Ministério da Educação

Órgão Responsável:

Metas 2016-2019

04L6 - Realizar o monitoramento e a avaliação do Plano Nacional de Educação.

·

Ministério da Educação

Órgão responsável:

04L7 - Promover, em cooperação federativa, o aprimoramento da gestão pedagógica e administrativa, considerando o princípio constitucional da gestão democrática.

·

Ministério da Educação

Órgão responsável:

04L8 - Implementar o Plano de Ações Articuladas 2015-2018, pactuando com as secretarias de educação de estados, Distrito Federal e municípios a execução de metas dos planos subnacionais consonantes ao Plano Nacional de Educação.

·

Ministério da Educação

Órgão responsável:

04LJ - Implementar a política de gestão da Educação Escolar Indígena por meio da ampliação de 25 para 41 territórios etnoeducacionais (TEEs) em regime de colaboração com os sistemas de ensino.

·

Ministério da Educação

Órgão responsável:

04L9 - Criação e disponibilização de sistemas informacionais e gerenciais integrados, em colaboração com os sistemas de ensino, visando ao aprimoramento da gestão e da avaliação educacionais.

·

Ministério da Educação

Órgão responsável:

04LA - Fortalecer a gestão escolar por meio da criação e disponibilização de mecanismos que facilitem a interpretação pedagógica dos resultados de testes educacionais e a interlocução com a sociedade.

·

Ministério da Educação

Órgão responsável:

Iniciativas

062B - Coordenação da agenda instituinte do Sistema Nacional de Educação.

·

062D - Prestação de assistência técnica a estados, Distrito Federal e municípios, mediante adesão, para monitoramento dos planos estaduais, distrital e municipais de educação.

·

062E - Apoio à realização das conferências nacionais de educação, em todas as suas etapas, promovendo o acompanhamento de suas deliberações e fortalecendo a gestão democrática da educação.

·

062F - Apoio à realização de conferências nacionais de educação específicas da diversidade e inclusão, entre elas, a Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e a de Educação Escolar Indígena.

·

062G - Apoio ao Fórum Nacional de Educação (FNE) no cumprimento de suas funções, inclusive no monitoramento e avaliação do Plano Nacional de Educação, fortalecendo a gestão democrática da educação.

·

062H - Oferta de vagas em cursos de formação continuada, em colaboração com os sistemas de ensino e instituições públicas de educação superior, para o aprimoramento da gestão pedagógica e administrativa e o fortalecimento da gestão democrática.

·

063B - Apoio e fortalecimento das práticas de gestão educacional e escolar próprias da diversidade.

·

062J - Realização do monitoramento e da avaliação de políticas e programas educacionais implantados pelo Governo Federal.

·

062P - Concepção e implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, incluindo a avaliação da educação infantil, em colaboração com os sistemas de ensino.

·

062Q - Concepção e implantação do Sistema de Avaliação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

·

062R - Fortalecimento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

·

062S - Aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

·

062T - Promoção do uso, em todos os levantamentos estatísticos, de número único de identificação dos estudantes, de forma a viabilizar o acompanhamento de sua trajetória escolar.

·

062U - Concepção e implantação de sistemas informatizados para realização de testes adaptativos.

·

062V - Implementação de formas de registrar a aquisição de habilidades socioemocionais dos estudantes.

·

062W - Disseminação de informações educacionais especializadas por segmentos: gestores de educação, instituições educacionais, pesquisadores, educadores, estudantes, sociedade civil e organismos internacionais.

·

062X - Fortalecimento da cooperação internacional nas ações de estatísticas internacionais comparadas e nas avaliações da educação básica e superior.

·

Educação de qualidade para todos

99

061Z - Definição de marco regulatório para a educação profissional e tecnológica a distância e sua sistemática de avaliação.

·

No documento Senhores Membros do Congresso Nacional, (páginas 110-113)