• Nenhum resultado encontrado

Consolidação do produto

Como citado na seção 3.1, o produto está dividido em três momentos, que foram aplicados em três encontros de cem minutos cada.

O primeiro momento, que ocorreu no início do primeiro encontro, teve uma função dupla, sendo a primeira delas a de levantar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito da natureza da luz e, a segunda, teve a função de motivação/provocação para o estudo que viria a seguir.

No que diz respeito ao levantamento dos conhecimentos prévios, conforme análise feita na seção 4.2, constatamos que os alunos apresentam diferentes modelos a respeito da natureza da luz. Nos grupos que aplicamos o nosso produto, predominou a natureza ondulatória e a associação da luz com energia. No que diz respeito a este resultado, acreditamos que isso está relacionado ao fato dos alunos já terem estudado fenômenos ondulatórios anteriormente. Quanto a associação da luz com energia, podemos destacar que este tema se encontra no nosso cotidiano, pois em diversos momentos nos deparamos com a mídia, ou até mesmo em projetos dentro da escola, que divulgam questões a respeito de energia solar e outros temas correlatos.

É inegável que os nossos alunos já chegam com conhecimentos prévios a respeito de diversos temas que trabalhamos em sala de aula. De acordo com a teoria da aprendizagem significativa (seção 2.6), estes conhecimentos prévios são os subsunçores que irão servir de “âncora” para os novos conhecimentos. Cabe a nós professores identificá-los e desenvolvê- los, de forma adequada, para que os conteúdos que estão por vir sejam assimilados de forma significativa.

O outro objetivo para este momento era o de provocar e estimular os alunos no estudo da natureza da luz. Para atender esse objetivo, a atividade em grupo foi essencial, pois assim eles tiveram seus modelos confrontados com os de seus pares e isso, pelo que observamos, surtiu de forma positiva, pois eles se sentiram “instigados” a conhecer qual seria o modelo “correto”. Como apresentado na seção 2.6, para que a aprendizagem seja significativa o aluno deve estar pré-disposto a aprender, ou seja, nós iniciamos a aplicação do nosso produto tentando alcançar este objetivo.

O segundo momento do nosso produto teve início ainda no primeiro encontro. Aqui nós realizamos uma apresentação histórica a respeito da natureza da luz. Nesta apresentação, que foi breve, abordamos alguns modelos que foram adotados em diferentes períodos da história da ciência. No decorrer desta apresentação, provocamos os alunos para que eles tentassem localizar similaridades, caso existissem, entre os seus modelos e os apresentados nessa etapa. No final deste encontro, foi fornecido para os alunos um texto, a respeito do efeito fotoelétrico, o qual eles deveriam fazer a leitura individualmente em casa e responder a cinco questões (exercícios) para a aula seguinte.

Como objetivos traçados para o segundo momento tínhamos:

 Conhecer diferentes modelos para a natureza da luz e relacioná-los a sua época;  Compreender que o conhecimento científico é uma construção humana e, portanto, está sujeita as interações sociais, culturais e políticas de cada época. Associado a este objetivo, o aluno deve compreender também que a ciência não é fruto da “genialidade” de homens isolados.

No decorrer do segundo momento, os alunos foram apresentados aos modelos da natureza da luz ao longo da história até o século XIX, com as ondas eletromagnéticas. Acreditamos que ao apresentar estes modelos, novos conhecimentos foram criados e estes interagiram com seus conhecimentos prévios (subsunçores). Conforme apresentado na seção 2.6, quando a aprendizagem é significativa os novos conhecimentos adquiridos ao interagirem com os conhecimentos prévios, geram novos subsunçores e os conhecimentos antigos são fortalecidos. Na verdade, este foi um dos motivos pelo qual não iniciamos o nosso produto diretamente com o efeito fotoelétrico, pois assim o aluno teve a oportunidade de adquirir novos subsunçores que o auxiliaram a aprender de forma significativa o efeito fotoelétrico. No início do terceiro momento, que iremos descrever a seguir, a atividade proposta irá provocar estes novos conhecimentos que o aluno foi apresentado no decorrer do segundo momento.

O terceiro momento foi dividido em duas partes, sendo que na primeira, os alunos em grupo, manipularam a simulação do “Efeito Fotoelétrico” do Phet Simulations, seguindo um roteiro que lhes foi fornecido, assim como descrito capítulo 4. Esta atividade foi importante, pois novamente os alunos tiveram a oportunidade de confrontar seus conhecimentos com os pares, gerando novas discussões no decorrer da atividade. Na seção 4.2, analisamos as respostas fornecidas pelos alunos ao roteiro da simulação “Efeito Fotoelétrico” e constatamos que a

maioria dos grupos, após as discussões, forneceram respostas para os itens que tabulamos como RESPOSTA ESPERADA, ou seja, a maioria dos alunos demonstrou compreensão dos fatores que influenciam no efeito fotoelétrico. Para o encerramento do nosso produto ainda faltava discutir com os alunos a questão da quantização da energia, a dualidade da luz, e outros detalhes do efeito fotoelétrico. Estes tópicos ficaram para o encerramento do terceiro momento que foi aplicado no último encontro.

Para o encerramento, e já de posse dos resultados dos roteiros de atividade aplicados, fizemos uso da mesma simulação que os alunos haviam manipulado na semana anterior. Conforme apresentado na seção 4.2, discutimos as respostas de cada questão do Roteiro de atividade 3 e dos demais assuntos que ainda não haviam sido tratados. Este encontro teve efeito além do esperado, pois foi marcado pela grande participação dos alunos no decorrer da aula, mesmo em uma situação como esta que tinha um caráter um pouco mais expositivo, os alunos se colocaram como protagonistas assim como nos encontros anteriores.

Como descrito anteriormente, o nosso produto conciliou a História da Ciência com o uso de tecnologias em sala de aula, fundamentamos a nossa proposta na aprendizagem significativa ou também conhecida como teoria de Ausubel. Mostramos, portanto, que é possível conciliar dentro do ensino de física essas duas ferramentas distintas e que essa união conquistou o interesse dos alunos surtindo efeito positivo na aprendizagem dos mesmos. Estes resultados confirmam que a sequência didática apresentada se mostrou eficiente e acreditamos que o produto esteja apto à aplicação.

Figura 9 - Diagrama em V da aplicação do produto.

A Figura 9 apresenta um diagrama em V como síntese do produto e sua sequência de aplicação. As Questões foco referem-se as questões que nortearam o nosso produto. O lado esquerdo do “V” corresponde as atividades e procedimentos que serão executados no decorrer da aplicação do produto. Para cada procedimento estão relacionados os seus objetivos metodológicos, representados do lado direito do “V”. Na sua base encontram-se os objetivos a serem alcançados no final da aplicação do produto.

Documentos relacionados