• Nenhum resultado encontrado

Constatação 8 – Análise do conteúdo das seções/itens: Relacionamento com a sociedade

No documento RELATÓRIO DE AUDITORIA INTERNA (páginas 64-67)

4. CONSTATAÇÕES

4.2. ANÁLISE DE CONTEÚDO DO RELATÓRIO DE GESTÃO 2017

4.2.4. Constatação 8 – Análise do conteúdo das seções/itens: Relacionamento com a sociedade

-4.2.4. Constatação 8 – Análise do conteúdo das seções/itens: Relacionamento com a sociedade

Constatamos que parte dos conteúdos dos itens a seguir estão em desacordo com as orientações disponibilizadas pelo TCU no Sistema e-Contas e/ou não atendem plenamente as orientações.

a) RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE: Carta de Serviços ao Cidadão

De acordo com as orientações do TCU para elaboração do item de informação “Carta de serviços ao cidadão”, o conteúdo desse item devem observar o seguinte:

2. As informações referentes à elaboração e divulgação da Carta de Serviços ao Cidadão devem ser apresentadas pelas unidades que prestam serviços diretamente ao cidadão e deve contemplar, entre outras, o detalhamento do caminho de acesso a seu conteúdo em sítio eletrônico da unidade na rede mundial de computadores, conforme previsto no §4º do art. 11 do Decreto 6.932/2009. (grifo nosso)

O item “6.2 Carta de Serviços ao Cidadão”, do Relatório de Gestão 2017, informa que “A Carta de Serviços está disponível em meio eletrônico e pode ser acessada por meio do site da Universidade. Na página inicial do portal da Instituição, é possível selecionar a aba “Institucional” e acessar a Carta de Serviços ao Cidadão”.

A AUDIN verificou o caminho de acesso informado no item 6.2 e observou que, após acessar a “página inicial” do portal institucional, deve-se selecionar o menu “Institucional” e, dentro deste, ainda selecionar a opção “Universidade” para, assim, ter acesso ao documento “Carta de Serviços ao Cidadão”. Dessa forma, sugere-se o detalhamento do caminho de acesso à Carta de Serviços ao cidadão, de forma a contemplar todas as opções de seleção e clique.

b) RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE: Mecanismos de transparência das informações relevantes sobre a atuação da unidade

De acordo com as orientações do TCU, na elaboração do conteúdo do item informação “Mecanismos de transparência das informações relevantes sobre a atuação da unidade” deve-se observar o seguinte:

Este item deve compor o arquivo que tratará do capítulo RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE e tem por finalidade informar o caminho de acesso no portal da unidade prestadora da conta na

Internet às informações referentes a sua atuação, consideradas úteis e relevantes à sociedade e que contribuam para a transparência da gestão, inclusive os relatórios de gestão e, sempre que existentes, os relatórios de auditória de gestão e acórdãos do TCU concernentes.

No item “6.4 Mecanismos de transparência das informações relevantes sobre a atuação da unidade”, do Relatório de Gestão, informam-se como mecanismos de transparência da Universidade o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e a Ouvidoria. Não há detalhamento a respeito do caminho para acesso ao SIC no portal da Unipampa. Além disso, no texto referente ao SIC, informa-se que “No sítio eletrônico do Acesso à Informação da Universidade, estão disponíveis informações que contribuem para a transparência da gestão, inclusive informações referentes a auditorias e relatórios de gestão.” Porém, não foi informado o caminho de acesso, no portal da Unipampa, para o referido sítio eletrônico do Acesso à Informação.

Sendo assim, consideramos pertinente que seja explicitado o caminho de acesso no portal da Unipampa (links) ao “Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)” e, principalmente, ao “Acesso à Informação”, no qual estão disponíveis informações que contribuem para a transparência da gestão, inclusive referentes a auditorias e relatórios de gestão.

4.2.4.1. Causas

✔ Não atendimento das orientações do TCU referentes à elaboração do conteúdo das seções/itens do Relatório de Gestão 2017.

4.2.4.2. Consequências

✔ Conteúdo do Relatório de Gestão em desacordo com as orientações do TCU.

4.2.4.1. Critérios

✔ Orientações disponibilizadas no Sistema e-Contas para a elaboração dos conteúdos.

4.2.4.1. Evidências

✔ Relatório de Gestão 2017, versão de 19/02/2018.

4.2.4.1. Análise do gestor sobre a constatação

A manifestação foi enviada à AUDIN através do Mem. nº 116/2018 – UNIPAMPA/GR:

a) RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE: Carta de Serviços ao Cidadão (parágrafo corrigido) A Carta de Serviços está disponível em meio eletrônico e pode ser acessada através do site da Universidade. Na página inicial do portal da Instituição é possível selecionar a aba “Institucional” e, dentro deste, selecionar a opção "Universidade", para então acessar a Carta de Serviços ao Cidadão: http://novoportal.unipampa.edu.br/novoportal/sites/default/files/carta-servicos-cidadao-11-09.pdf

b) RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE: Mecanismos de transparência das informações relevantes sobre a atuação da unidade (parágrafos inseridos)

O sítio eletrônico do Acesso à Informação da Universidade pode ser acessado através do portal principal da UNIPAMPA, por meio de ícone localizado próximo ao rodapé, no canto direito do site: http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/acessoainformacao/

Planejamento/Divisão de Planejamento Estratégico/Relatórios de Gestão. Também poderá ser acessado através do link: http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/proplan/coordenadoria-de-planejamento-e-desenvolvimento/planejamento/relatorios-de-gestao/

4.2.4.1. Conclusão da auditoria

Com base nas manifestações apresentadas sobre a constatação e sobre as recomendações e também nas alterações feitas no Relatório de Gestão, versão de 05/03/2018, decidimos não manter, neste Relatório Final, a Recomendação nº 11 do Relatório Preliminar de Auditoria, dirigida à PROPLAN: Realizar as correções e inclusões de conteúdo sugeridas na Constatação 8, com vistas a adequar o conteúdo do Relatório às orientações disponibilizadas pelo TCU no Sistema e-Contas.

4.2.4.1. Recomendações

-4.2.1. Constatação 9 – Análise do conteúdo das seções/itens: Conformidade da gestão e demandas

No documento RELATÓRIO DE AUDITORIA INTERNA (páginas 64-67)

Documentos relacionados