• Nenhum resultado encontrado

1. Educação do campo e Planos Nacionais de Educação

1.2. Constituições nacionais: educação rural e educação do campo

Conforme parecer de Edla de Araújo Lira Soares, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) – órgão que instituiu as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002) –, todas as Constituições do Brasil trataram da educação escolar, mas a educação rural nem mesmo foi mencionada nas Constituições de 1824 e 1891. Esses textos legais representam juridicamente a influência do período colonial e escravista na educação nacional.

Muito tempo se passou até que a educação dos trabalhadores do campo fosse contemplada pelas legislações do Brasil:

Na verdade, a introdução da educação rural no ordenamento jurídico brasileiro remete às primeiras décadas do século XX, incorporando, no período, o intenso debate que se processava no seio da sociedade a respeito da importância da educação para conter o movimento migratório e elevar a produtividade no campo. (BRASIL, 2002, p. 4).

A Constituição de 1934, marcada pela influência dos movimentos progressistas e pelo Manifesto dos Pioneiros, representou avanços na concepção de Estado educador e atribuiu responsabilidades aos entes federados em relação à educação pública, prevendo um Plano Nacional de Educação e a criação de Conselhos de Educação.

Nessa Lei Maior, a referência à educação rural foi incluída no artigo 156, que assim determinava:

Art.156 - A União, os Estados e os Municípios aplicarão nunca menos de dez por cento e o Distrito Federal nunca menos de vinte por cento da renda resultante dos impostos, na manutenção e no desenvolvimento dos sistemas educativos.

Parágrafo único: Para realização do ensino nas zonas rurais, a União reservará, no mínimo, vinte por cento das cotas destinadas à educação no respectivo orçamento. Como se observa, a responsabilidade financeira pela educação dos camponeses concentrava-se na União, fato explicado pelo então ainda frágil federalismo nacional.

Calazans, Castro e Silva (1981, p. 162) observam que, a partir de 1930, houve uma preocupação dos governos em se aparelhar convenientemente frente ao processo embrionário de

industrialização nacional, com o propósito de reformular a dependência estrutural característica do subsistema econômico da época.

A Constituição de 1937, outorgada sob os ditames do Estado Novo, pouco preservou dos objetivos da Carta anterior. O foco da educação passou a ser a capacitação profissional para a incipiente indústria que ora se desenvolvia. No ano de 1946, com o Decreto-Lei 9613, de 20 de agosto, foi inserida no corpo jurídico nacional a Lei Orgânica do Ensino Agrícola, que tinha como objetivo principal a preparação profissional dos trabalhadores do campo.

A Carta de 1946 retomou alguns princípios da Constituição de 1934, como a descentralização do atendimento escolar e a gratuidade do ensino primário. Em seu texto também aparece o ensino na zona rural, agora como uma responsabilidade transferida a empresas privadas, conforme o artigo 166 – “A educação é direito de todos e será dada no lar e na escola. Deve inspirar-se nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana” – e o inciso III do artigo 168 – “as empresas industriais, comerciais e agrícolas, em que trabalhem mais de cem pessoas, são obrigadas a manter ensino primário gratuito para seus servidores e os filhos destes”.

Após o golpe militar de 1964, os militares precisavam de uma Carta que consubstanciasse e desse respaldo à nova configuração do Estado brasileiro. A Constituição Federal de 1967 prescreveu a obrigatoriedade de as “empresas convencionais” agrícolas e industriais oferecerem ensino primário gratuito a seus empregados e aos filhos deles. Na emenda à Constituição promulgada em 1969, apareceram praticamente as mesmas normas, porém limitando a obrigatoriedade da oferta de ensino primário gratuito por parte das empresas aos filhos de seus empregados que tivessem entre sete e quatorze anos.

Sobre a construção de Planos de Educação no período da ditadura militar, Calazans (1993) aponta que,

[...] com o fim de “planejar e promover o desenvolvimento”, foram produzidos cerca de 6 planos nacionais de educação, incluindo-se os capítulos dos Planos Globais de Desenvolvimento dedicados à educação. Eles programavam objetivos na mesma direção, sedimentados pelo forte aparato da tecnoestrutura estatal e do “neutro” discurso tecnicista. (CALAZANS, 1993, p. 25).

Na Constituição mais recente, a do ano de 1988, a educação é identificada como um direito público subjetivo. Ratificamos a interpretação dos movimentos sociais do campo de que o ensino deve ser oferecido, sem prejuízo, onde os cidadãos residirem, qualquer que seja o lugar: floresta, tribo indígena, quilombo, territórios ribeirinho, colônia de pescadores, campo ou cidade.

Nessa Carta não existe referência explícita à educação rural. Somente no artigo 62 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias é que se prevê a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Em seu estudo sobre as Constituições brasileiras, a conselheira responsável pelo Parecer 36/2001 do CNE, Edla Soares, observa:

Finalmente, há que se registrar na abordagem dada pela maioria dos textos constitucionais, um tratamento periférico da educação escolar do campo. É uma perspectiva residual e condizente, salvo conjunturas específicas, com interesses de grupos hegemônicos na sociedade. (BRASIL, 2002, p. 10).

Após a Constituição de 1988, vieram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei no 9394/1996) e o Plano Nacional de Educação (PNE, Lei no 10.172/2001), que teve vigência até o final de 2010.

A LDB, em seu artigo 28, trata da educação rural nos seguintes termos:

Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente: I- conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural; II- organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas; III- adequação à natureza do trabalho na zona rural.

Além desse dispositivo, também pode ser relacionado à educação da zona rural o artigo 26, que trata dos currículos e da possibilidade de sua complementação por uma parte diversificada, de acordo com as características regionais e do alunado, fato que para alguns foi um avanço:

Neste particular, o legislador inova. Ao submeter o processo de adaptação à adequação, institui uma nova forma de sociabilidade no âmbito da política de atendimento escolar em nosso país. Não mais se satisfaz com a adaptação pura e simples. Reconhece a diversidade sociocultural e o direito à igualdade e à diferença, possibilitando a definição de diretrizes operacionais para a educação rural sem, no entanto, recorrer a uma lógica exclusiva e de ruptura com um projeto global de educação para o país. (BRASIL, 2002).

Ao traçar as diferenças entre escola no campo e escola do campo, Fernandes (2002) ratifica a opinião supracitada:

Sem dúvida que esse significado do conceito foi compreendido pela relatora que no capítulo Território da Educação Rural na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, destaca a inovação, em que a LDB submete a noção de adaptação, ou seja, de ajustamento à noção de adequação que representa a inerência dos interesses de seus sujeitos em suas respectivas realidades. Desse modo, na Lei de Diretrizes e Bases está o reconhecimento da diversidade sociocultural, o direito plural, possibilitando a elaboração de diferentes diretrizes operacionais. (FERNANDES, 2002, p. 98).

Souza (2010), porém, questiona o texto legal no tocante à “adaptação” e “adequação” da educação do campo, argumentando que ele representou mais do mesmo, uma continuidade da mesma política educacional para os moradores do campo:

Embora tenha sido um avanço significativo para a educação do campo, o artigo 28 determina a “adaptação” da educação à realidade do campo. Propõe um mero ajuste da educação existente para as escolas do campo. Os artigos 23 e 24 garantem a “adequação” do calendário escolar em função das peculiaridades locais como clima, produção etc., a organização do ensino, a construção de currículo específico e diferenciado. (SOUZA, 2010, p. 158).