• Nenhum resultado encontrado

5. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS

5.3 Materiais didáticos: um olhar do aprendiz sobre os aspectos motivacionais.

5.3.3 A construção da confiança

Não obstante o fato de que a atenção, a curiosidade e a relevância das atividades propostas sejam elementos importantes na constituição do material didático, elas não são condições suficientes para motivar um indivíduo quando se trata da aprendizagem de um novo sistema linguístico. Keller (2010) irá argumentar que a confiança, a terceira categoria do Modelo ARCS, é essencial para que os aprendizes possam estar convictos de suas próprias capacidades, ampliando o grau motivacional perante determinadas situações.

Diante destas afirmações, a questão cinco tinha por objetivo investigar se o material didático, elaborado pelo Programa, apresentava instruções claras sobre como utilizá-lo para a realização de uma estipulada atividade. Assim, como parte dos alunos indicaram que podiam perceber as habilidades que eram trabalhadas em atividades específicas na questão anterior, o gráfico 5 demonstrou que 75% dos informantes não apresentaram problemas com as instruções existentes no material didático. Porém, 16,70% dos respondentes também concordaram, mas de forma parcial e outros 8,30% discordaram parcialmente.

Gráfico 5 – O material didático do Programa apresenta instruções claras sobre como utilizá-lo para a realização de uma determinada atividade.

A transparência nos enunciados permite que o aprendiz estabeleça um paralelismo de intencionalidade e de esforço para realizar a ação necessária. Se a inteligibilidade interfere na compreensão da relevância de uma atividade, logo, a desconfiança do aprendiz em relação às suas próprias capacidades poderá resultar num baixo desempenho e, consequentemente refletir na motivação. Compreendo que o sentimento de confiança pode ser alcançado quando o material didático é capaz de oferecer subsídios que permitam o desenvolvimento de novos níveis de competência comunicativa, proporcionando experiências de sucesso e despertando a autonomia do aprendiz.

Quando analisamos os resultados da questão seis cujo objetivo era saber se o material didático era capaz de oferecer suporte para atingir os objetivos do curso, 41, 70% dos informantes afirmaram ver o material do curso Inglês para Vida no Exterior como um recurso facilitador do processo de aprendizagem e outros 50% concordaram parcialmente com a afirmação.

75% 16,70% 0% 8,30% 0% CONCORDO PLENAMENTE CONCORDO PARCIALMENTE NÃO CONCORDO NEM DISCORDO DISCORDO PARCIALMENTE DISCORDO PLENAMENTE

Opinião dos alunos

N ú m e r o d e A l u n o s

Gráfico 6 - Apesar de eventuais dificuldades minhas, o material me dá suporte para atingir os objetivos do curso.

O resultado, visto como positivo, pode ser consequência de algumas características citadas por Keller (2010) como propiciadoras do desenvolvimento da autoconfiança. O material não só possibilita que o aluno se sinta instigado a participar dos debates gerados pelo contexto de aprendizagem, como também permite o uso constante da língua-alvo. Além disso, a abordagem presente no material didático oferece um momento específico para trabalhar os aspectos linguísticos que possam emergir da interação (fase de foco na língua- análise e prática), criando um espaço para discussão e prática de conteúdo.

Ademais, a possibilidade de o professor modificar o material didático para que possa atender às expectativas e interesses de aprendizagem do público-alvo é um fator primordial para que o aluno se sinta motivado e confiante para atingir os objetivos do curso. O fato tornou-se evidente através da observação da aula corresponde ao plano de aula 23 (Anexo c). O professor solicitou que os alunos elaborassem uma apresentação oral na língua-alvo acerca de um tema escolhido. Os aprendizes teriam cerca de 15 minutos para se preparar expondo suas próprias ideias, bem como a preparação para possíveis questionamentos externos. Os estudantes sentiram-se inseguros em face de uma temática totalmente desconhecida. Essa nítida insegurança foi observada pelo professor que, imediatamente, realizou algumas modificações na

41,70% 50% 0% 8,30% 0% CONCORDO PLENAMENTE CONCORDO PARCIALMENTE NÃO CONCORDO NEM DISCORDO DISCORDO PARCIALMENTE DISCORDO PLENAMENTE

Opinião dos alunos

N ú m e r o d e A l u n o s

proposta da atividade. A possibilidade de o aluno discutir a sua apresentação com seus pares reduziu expressivamente o nível de ansiedade, gerando um sentimento de controle da situação. A alteração da atividade foi positiva e essencial, pois viabilizou o atendimento ao ritmo e aos estilos de aprendizagem dos estudantes, além de contribuir para o desenvolvimento de confiança entre alunos, professor e material didático.

Quando analisamos isoladamente os 50% dos informantes que concordaram de forma parcial e, os 8,30% que discordaram parcialmente com a questão seis, percebeu-se que a desconfiança existente em relação à aprendizagem e ao material didático advém da imprevisibilidade que a abordagem metodológica pode provocar na execução das tarefas. Notou-se nas aulas observadas que o aluno era constantemente exposto às situações em que necessitava interagir, resolvendo as situações apresentadas pelo material, emitindo julgamentos e opiniões. Porém, algumas atividades fugiram do controle do aprendiz, fazendo-o recorrer a outros meios para expressar o seu ponto de vista. A imprevisibilidade tirou o aluno da zona de conforto, fazendo-o recorrer a novos recursos.

Em diversas situações, o aluno buscou no material didático alguma informação que fosse ao encontro de suas lacunas linguísticas. Percebendo uma aparente incapacidade do suporte do material, o aluno recorria à figura do professor na tentativa de consultar algum vocabulário que não dominava. Em outros momentos, quando a interação fugia do tópico principal, avançando para fronteiras desconhecidas, o aluno fazia uso de dispositivos móveis, coletando informações relevantes para acrescentar na discussão.

Logo, é mister a assistência do professor na construção de expectativas positivas de sucesso através da elaboração dos recursos didáticos. Estes instrumentos de ensino devem servir de apoio para as experiências de aprendizagem, reforçando assim, as crenças positivas no desenvolvimento de habilidades. As atividades devem ser organizadas de uma maneira clara, apresentando instruções de fácil assimilação. O nível de dificuldade das tarefas deve ser ajustado de acordo com um público-alvo específico, mais do que com o nível de proficiência apontado por testes de competência linguística, pois cada aluno apresenta aptidões distintas. Ademais, atitudes positivas devem ser reforçadas não somente em relação ao material didático, mas também quanto à emergência de novos saberes e à

imprevisibilidade que a abordagem metodológica propicia. Entendo que um recurso pedagógico que dialogue com o sujeito é essencial para o despertar da confiança em torno de suas capacidades, do sentimento de satisfação advindo da aprendizagem, contribuindo assim, com a motivação para aprender.

Documentos relacionados