• Nenhum resultado encontrado

Na primeira fase do projeto foi elaborada pelos integrantes da área de matemática, uma lista dos conteúdos mínimos estimados essenciais em qualquer plano de estudos que habilite matemáticos em nível de graduação. A Tabela 5 descreve esses conteúdos. Tabela 5 – Conteúdos mínimos de Matemática por área.

Área Conteúdos mínimos

Álgebra Abstrata Conjuntos, relações e aplicações, estruturas algébricas elementares: Z, Zn, Q, R, C, polinômios, grupos, subgrupos, subgrupos normais, anéis, subanéis e ideais.

Álgebra Linear Sistemas de equações lineares e matrizes, espaços vetoriais e aplicações lineares, valores e vetores próprios.

Análise Matemática Topologia de Rn, continuidade e diferenciação de funções reais e de várias variáveis, integral de Riemann, sucessões e séries de funções, teorema da função inversa, teorema da função implícita.

Cálculo Sucessões e séries numéricas, continuidade, diferenciação e integração de funções de uma e várias variáveis reais, integrais de linha e de superfície e teoremas clássicos do cálculo.

Ciências Sociais e Hu- manidades

De acordo com as especialidades presentes na instituição.

Didática da Matemá- tica

De acordo com as características presentes na instituição ou disciplinas em estágios de modalidade.

Equações Diferenciais Equações Diferenciais de primeira ordem, equações diferenciais lineares de ordem superior, sistemas de equações diferenciais lineares, introdução à análise qualitativa das equações e aplicações.

Física Mecânica clássica e do meio contínuo.

Geometria Elementar Congruências de figuras, aéreas de figuras planas, semelhança de figuras, circunferência, polígonos regulares.

Geometria Analítica Geometria elementar do plano e do espaço, sistemas de coordenadas e cones. Geometria Diferencial Curvas e superfícies.

História e metodologia da matemática

Visão panorâmica do desenvolvimento histórico da matemática e de seus problemas filosóficos fundamentais

Lógica e fundamentos Linguagens e sistemas formais, cálculo de enunciados e predicados, computa- bilidade e decibilidade.

Medida e integração e análise funcional

Resultados fundamentais da teoria da medida e da integração, análise funci- onal e teoria de operadores.

Matemática Discreta Combinatória, análise de algoritmos e teoria de grafos.

Métodos Numéricos Estudo de erros, aritmética de ponto flutuante, métodos para a resolução de equações e sistemas de equações lineares e não lineares, polinômios de interpolação, interpolação numérica, diferenciação e integração numéricas, método dos mínimos quadrados, funções de aproximação, resolução numérica de equações diferenciais ordinárias.

Concluída a etapa da construção do meta-perfil da área de matemática para a América Latina efetuou-se então uma comparação com os planos de estudos vigentes nas universidades dos países participantes do projeto e contatou-se que na maioria deles não há um perfil elaborado explicitamente em termos de competências, apesar de conter de forma explícita ou, muita vezes implícita, boa parte das competências que estruturam o meta- perfil da área de matemática do Projeto Tuning América Latina. É importante mencionar que inúmeras instituições estão reestruturando seus planos de estudos buscando a inserção do desenvolvimento das competências desejadas, bem como promovendo atividades que reforcem as competências na dimensão relacional, considerada uma dimensão tão pouco explorada.

A cada dia, os novos profissionais de matemática são levados a atuarem em cenários multidisciplinares, com especialistas de outras ciências que contribuíram com seus conhecimentos e experiências diversas, daí a necessidade de uma formação focada em uma nova mentalidade, adotando uma visão ampla do mundo em constante transformação.

Um dos grandes desafios do matemático do futuro será não apenas solucionar os problemas atuais, mas também estar preparado para atuar nos problemas da sociedade de forma eficaz e consciente, ou seja, encontrar a harmonia entre a matemática fundamental e básica e a matemática aplicada.(PANIAGUA et al., 2014)

A educação e a formação dos novos matemáticos exigem uma aprendizagem ativa, através da realização e análise de experiências sobre práticas didático-pedagógicas, onde os estudantes possam ser incentivados e passem a valorizar a apropriação do conhecimento de modo a desenvolverem seu potencial.

4 A Relação do Projeto Tuning América La-

tina com as Diretrizes Curriculares Nacio-

nais para a Licenciatura em Matemática

4.1

Introdução

Este capítulo será destinado à comparação entre as DCN dos cursos de Licencia- tura em Matemática e o Projeto Tuning América Latina, analisando as convergências e divergências entre as duas propostas. Para tanto se faz necessário assimilar o propósito do Parecer CNE/CES 1302/20011 (BRASIL, 2001a) o qual trata das DCN para os cursos em

Matemática. O referido Parecer abrange tanto o curso de licenciatura quanto o curso de bacharelado, mas, como o foco aqui é a licenciatura, todas as referências sobre o documento se restringirão ao que compete à Licenciatura em Matemática.

No Brasil, desde 2001, todos os projetos pedagógicos dos cursos de graduação devem estar em concordância com as respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais. Esse documento apresenta o perfil profissional de formação desejado, as competências as serem desenvolvidas ao longo da formação e os conteúdos curriculares a serem abordados. Para dar maior dinamismo ao texto será apresentado ao longo do capítulo o que propõem as DCN à medida que se fizer necessário para a comparação com o Projeto Tuning América Latina.

De acordo com o dicionário da Academia Brasileira de Letras, Academia Brasileira de Letras (2008, p. 446), a palavra diretrize significa conjunto de princípios e normas de procedimentos; diretiva; linha normativa de um procedimento. Com vistas na definição, as diretrizes são critérios que determinam e direcionam o desenvolvimento de algo. Assim é importante salientar que as DCN não são regras a serem seguidas, mas, sim, orientação para melhorias e transformações na formação do licenciado em matemática, assegurando uma formação adequada para os futuros professores de matemática.