• Nenhum resultado encontrado

1. Organização Didático-Pedagógica

1.5 Conteúdos curriculares

O currículo do curso de Ciências Contábeis do UNIPTAN foi elaborado com período de integralização de 04 (quatro) anos, sendo ofertado sob o regime de 8 semestres. O currículo atende ainda ao homologado na Resolução CNE/CES n° 10, de 16 de dezembro de 2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares do Curso de Ciências Contábeis.

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, Bacharelado estabelecem que o Projeto Pedagógico do Curso deverá conter, pelo menos, os seguintes elementos estruturais:

I - objetivos gerais do curso, contextualizados em relação às suas inserções institucional, política, geográfica e social;

II - condições objetivas de oferta e vocação do curso;

58

IV - formas de realização da interdisciplinaridade; V - modos de integração entre teoria e prática;

VI - formas de avaliação do ensino e da aprendizagem;

VII - modos de integração entre graduação e pós-graduação, quando houver;

VIII- incentivo a pesquisa, como necessário prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para iniciação cientifica;

IX - concepção e composição das atividades de estágio curricular supervisionado, suas diferentes formas e condições de realização, observado o respectivo regulamento;

X - concepção e composição das atividades complementares; e XI – inclusão opcional de trabalho de conclusão de curso (TCC).

Além disso, as DCN’s definem alguns componentes curriculares obrigatórios:

1) Estágio Curricular Supervisionado

Componente curricular direcionado à consolidação dos desempenhos profissionais desejados inerentes ao perfil do egresso, na forma disposta em regulamento próprio.

2) Atividades Complementares

Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.

3) Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Componente curricular desenvolvido na modalidade de artigos centrados em áreas teórico-práticas e de formação profissional relacionadas com o curso, na forma disposta em regulamento próprio.

 Quanto à interdisciplinaridade

A proposta da estrutura curricular do Curso de Ciências Contábeis do UNIPTAN baseia-se em adotar um caráter interdisciplinar no seu Projeto Pedagógico. Constitui, portanto, grande desafio a ser enfrentado por todos os envolvidos na sua execução. Para operacionalizar a prática interdisciplinar, fazendo com que ela não seja apenas uma

59

previsão, mas uma realidade, é preciso dotar a estrutura curricular do curso de mecanismos que propiciem colaboração entre seus operadores.

Para fazer face ao desafio de provocar a interação e integração entre disciplinas, visando a habilitar o aluno a encarar temas complexos que exigem a dissolução das fronteiras disciplinares, procura-se:

a) Dotar as ementas das disciplinas de um caráter mais geral, permitindo-se que o conteúdo programático, flexível a alterações, possa ser elaborado de forma mais ampla, inclusive para abranger questões de diversas áreas do conhecimento, além de outras;

b) A integração entre os professores e coordenadores responsáveis pela condução das atividades de prática, através de reuniões periódicas;

c) Empregar os mecanismos de integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão; d) A descentralização da condução do Projeto Pedagógico, por meio do Núcleo

Docente Estruturante – NDE, e da atribuição de responsabilidades aos

professores no que diz respeito ao Ensino, Pesquisa e Extensão, Estágio Supervisionado e Atividades Complementares.

São essas as ações básicas a serem seguidas e incentivadas para alcançar a interdisciplinaridade, as quais devem possuir caráter dinâmico e de interação recíproca, pois uma dessas ações isoladas não é capaz de sustentar o processo de interação disciplinar.

 Quanto à articulação teórico-prática

A elaboração do currículo pleno do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis do UNIPTAN e a definição de seu respectivo ementário foram feitas de forma coerente com o perfil desejado para o egresso do curso. Houve cuidado no sentido de estabelecer a forma, a distribuição e o equilíbrio entre os conteúdos teóricos e práticos, o que é evidenciado pela avaliação da estrutura curricular, ementário e bibliografia indicada para o curso.

 Quanto às Atividades Complementares

O curso de Ciências Contábeis do UNIPTAN apoiará a realização de Atividades Complementares, as quais são práticas acadêmicas que devem possibilitar o

60

reconhecimento, por avaliação, de habilidades e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar.

Compreendem-se como atividades complementares, portanto, as atividades enriquecedoras e implementadoras do próprio perfil do aluno, visando o seu crescimento intelectual, especialmente, nas relações com o mundo do trabalho, nas ações de envolvimento técnico e nas ações de extensão junto à comunidade. Abrangem a prática de estudos e atividades independentes, transversais, interdisciplinares, de permanente contextualização e atualização. Dependem exclusivamente da iniciativa e da dinamicidade de cada aluno, que deve buscar as atividades que mais lhe interessam para delas participar.

Estas práticas acadêmicas têm a finalidade de reforçar e complementar as atividades de ensino e extensão dos cursos de graduação desta instituição.

A carga horária será de 120 horas/aulas acumuladas nas atividades específicas de cunho complementar, que devem ser desenvolvidas no decorrer do curso, entre o primeiro e o oitavo semestre.

 Quanto ao Estágio

O Estágio Supervisionado consiste na aplicação de conhecimentos teóricos e humanos adquiridos pelos alunos em atividades práticas relacionadas à Ciência Contábil. O aluno é o centro do processo de Estágio Curricular Supervisionado, considerado em todos os momentos como ser humano em formação e cidadão consciente de seus direitos e deveres, conforme rege o Regulamento de Estágio Supervisionado.