• Nenhum resultado encontrado

3. TELENOVELA TRANSMÍDIA

3.2.2.1. Conteúdos de extensão textual

Conforme Fechine et al (2013), os conteúdos de extensão textual são aqueles responsáveis pelos desdobramentos narrativos, estendendo o texto de referência e desempenhando uma das funções narrativas propostas por Barthes (2008): cardinal ou catalisadora. De acordo com Fechine et al (2013,

p.44) a “a função cardinal pode ser descrita como um ato complementar que abre, mantém ou fecha uma alternativa subsequente para o seguimento da história. Logo, possui uma incidência direta sobre a sequência de ações”. Permite, portanto, o encadeamento e prosseguimento das ações. Podemos, no entanto, identificar nas histórias contadas situações ou acontecimentos que contribuem apenas para caracterização dos personagens, lugares e ambientes, “para criar uma “atmosfera”, para imprimir ritmo (acelerar, retardar, recuar, antecipar), para dar autenticidade ou para imprimir tensão à trama”, sem se constituir propriamente em momentos que contribuem para ao avanço da narrativa” (FECHINE et. al, 2013, p. 45)/ Podem, por isso mesmo, ser suprimidas sem prejuízo do desenvolvimento da narrativa. As ações ou acontecimentos dotados de tais características possuem, nos termos de Barthes (2008) uma função catalisadora. No mapeamento de estratégias transmídias realizado pelo Obitel Brasil, as funções catalisadoras foram desempenhadas pelo extensões diegéticas e as funções cardinais, pelas extensões narrativas.

3.2.2.1.1. Extensões narrativas

São conteúdos que se aproximam do que Jenkins (2008) define como narrativa transmidiática. Isso porque se configuram em programas narrativos complementares ao programa narrativo principal e se desenvolvem em outras plataformas de mídia. Os conteúdos de extensões narrativas podem ser entendidos como prolongamentos da narrativa principal, apresentados muito frequentemente como acontecimentos e momentos anteriores ou posteriores ao tempo, situações e contexto no qual se passa o programa narrativo principal (o passado de um personagem para que se possa compreender melhor seu comportamento na trama). Podem também desenvolver mais a história de personagens secundários da trama exibida na TV. Ou podem ser identificados a ações que se desenrolam em paralelo à trama central, explorando novos personagens, outros pontos de vista da história, entre outras possibilidades. Como pode ser observado abaixo:

Figura 16 - Filme do personagem Crô (Marcelo Serrado) da telenovela Fina

Estampa (2011 – 2012), exibida na faixa das 21h.

Fontes: Globo Filmes. Disponível em:< http://globofilmes.globo.com/filme/cro/> Acesso em: 18 março 2016.

Um exemplo de extensão narrativa se refere ao filme do personagem Crô (Marcelo Serrado) da telenovela Fina Estampa (2011 – 2012). Crô, apelido de Crodoaldo Valério, era o escudeiro fiel da sua patroa, Tereza Cristina (Christiane Torloni). Durante a exibição da telenovela, Crô foi um dos personagens mais populares de Fina Estampa (2011 – 2012), ganhando um filme com título homônimo ao seu nome, lançado em 29 de novembro de 2013, com roteiro de Aguinaldo Silva, também autor da telenovela, na qual o personagem apareceu pela primeira vez.

3.2.2.1.2. Extensões diegéticas

São conteúdos ligados à diegese, mas que não possuem uma incidência no desenvolvimento direto das ações, e, portanto cumprem a função catalisadora. Os conteúdos de extensão diegética geralmente convidam a audiência a “entrar” no mundo diegético por meio de elementos ficcionais que são tratados como reais, propondo ao espectador uma

experiência de fabulação. São exemplos disso: blogs e redes sociais de personagens, álbuns de fotografia, certidões de nascimento, papeis de casamento e de divórcio dos personagens etc.

Como exemplo, podemos citar o blog dos personagens Bia (Thaís Melchior), Pedro (André Bankoff), Zélia (Leandra Leal), Tiago (Pedro Tergolina), Marcina (Chandelly Braz) e João Gibão (Sérgio Guizé) da telenovela Saramandaia (2013). No blog, os personagens acima citados falavam sobre os acontecimentos na cidade, inclusive sobre as questões políticas contra a corrupção e a favor do plebiscito para mudar o nome da cidade de Bole-Bole para Saramandaia. O blog pertence ao movimento dos mudancistas, que são a favor da mudança de nome da cidade. Comandados pelos jovens da cidade, esse grupo segue a ideia do vereador João Gibão, que sonhou que a cidade deveria ser chamar Saramandaia para iniciar um novo tempo. Já os tradicionalistas, contra a mudança de nome, são liderados pelo ex-prefeito Zico Rosado (José Mayer), Carlito Prata (Marcos Pasquim) e Professor Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes).

Figura 17 - Blog dos personagens Bia, Pedro, Zélia, Tiago, Marcina e João Gibão da telenovela Saramandaia (2013), exibida na faixa das 23h.

Fonte: Gshow/Saramandaia. Disponível em:<

http://gshow.globo.com/novelas/saramandaia/especial-blog/saramandaia-ja/1.html>. Acesso em 18 março 2016.

Outro exemplo de extensão diegética se relaciona com o clipe das Empreguetes, grupo musical formado pelas empregadas Rosário (Leandra Leal), Penha (Taís Araújo) e Cida (Isabelle Drummond), da telenovela Cheias

de Charme (2012). Na trama, o trio grava um videoclipe na casa de Chayene

(Cláudia Abreu), patroa de Rosário. O videoclipe é postado por Socorro (Titina Medeiros) e é rapidamente compartilhado entre os personagens da telenovela, que apareciam vendo o vídeo sem que ele tivesse sido mostrado para a audiência. Ao final do capítulo, exibido no dia 19 de maio de 2012, a Rede Globo exibiu um endereço online do vídeo para que a audiência o assistisse. Só no capítulo do dia 21 de maio de 2012, o videoclipe foi exibido dentro de Cheias de Charme (2012).

Figura 18 - Clipe das Empreguetes: Rosário, Penha e Cida, da telenovela

Cheias de Charme (2012), exibida na faixa das 19h.

Fonte: Gshow/Cheias de Charme. Disponível em:< http://gshow.globo.com/novelas/cheias-de-

charme/Empreguetes/noticia/2012/08/vida-de-empreguete-o-maior-hit-da-web.html>. Acesso em: 18 março 2016.

Em Boogie Oogie (2014 – 2015) foi lançada uma história em quadrinhos para explicar o porquê de Susana (Alessandra Negrini) buscar vingança do seu ex-amante, Fernando (Marco Ricca).

Figura 19 - História em quadrinhos: O Passado de Susana, personagem da telenovela Boogie Oogie (2014 - 2015), exibida na faixa das 18h.

Fonte: Ghow/Boogie Oogie. Disponível em:< http://gshow.globo.com/novelas/boogie- oogie/extras/noticia/2014/08/a-historia-de-um-coracao-partido-conheca-o-passado- de-susana.html>. Acesso em: 18 março 2016.